Mensagens

Limite imaginário

29 de Janeiro 2011

Limite imaginário

Numa granja, uma galinha destacava-se entre todas as outras pelo seu espírito de aventura e ousadia. Ela não tinha limites e andava por onde queria. O dono, porém, estava aborrecido com ela. As atitudes dela estavam a contagiar as outras, que já estavam a copiá-la.

Um dia, o dono fincou um bambu no meio do campo e amarrou a galinha a ele, com um fio de dois metros. O mundo tão amplo que a ave tinha foi reduzido até, exactamente, aonde o fio lhe permitia chegar. Ali, ciscando, comendo, dormindo, estabeleceu a sua vida. De tanto andar nesse círculo, a relva dali foi desaparecendo.

Era interessante ver delineado um círculo perfeito à sua volta. Do lado de fora, onde a galinha não podia chegar, a relva verde, do lado de dentro, só terra.

Depois de um tempo, o dono compadeceu-se da ave, pois ela, tão inquieta e audaciosa, era agora uma apática figura. Então, soltou-a.

Agora, estava livre! Mas, estranhamente, a galinha não ultrapassava o círculo que ela própria havia feito. Só ciscava dentro do seu limite imaginário. Olhava para o lado de fora mas não tinha coragem suficiente para se aventurar a ir até lá. E assim foi até ao seu fim.

Nascemos tendo os nossos horizontes como limite, mas as pressões do dia-a-dia fazem com que, aos poucos, os nossos pés fiquem presos a um chão chamado rotina. Há pessoas que enfrentam crises violentas nas suas vidas, sem a coragem de tentar algo novo, que seja capaz de tirá-las daquela situação.

Admiram os que têm a ousadia de recomeçar, porém, elas próprias procuram algum culpado e vão ficando dentro do seu “círculo”.

O mercado sempre coroa com reconhecimento aqueles que inovam, criam e chamam a atenção. O segredo do sucesso está na criatividade.

Criar é pôr em prática algo que não existe. É correr riscos. Isto é um facto, mas como se poderá saber o final da história se não se caminha até ao fim?

Espero ter colaborado em algo, Bjf


12 comments
  1. Filipa_ESTORIL

    Aquele espaço circular onde a galinha tinha estado durante tanto tempo, tornou-se a sua "zona de conforto" e por isso, a galinha tinha medo de sair dali. O limite físico imposto para a galinha, passou a existir tbm dentro da sua mente. Ela já não acreditava q era possível sair daquela situação. Pobre galinha... Mas o facto é q isso tbm acontece com as pessoas. Ficam tanto tempo numa situação frustrante, q quando vêm as oportunidades, elas não conseguem aproveitá-las, devido ao medo, insegurança...

  2. Belmira Branco

    É verdade. Parar é morrer. Caminhar é nosso dever. Porque um dia fomos resgatados. Porque hoje somos resgatadores. Nosso dever é caminhar, sempre, até ao fim. Felizes e de cabeça erguida para o Nosso Deus. Deus abençoe o senhor, seu precioso ministério!

  3. É a pura verdade Bispo somos tão capazes temos um Deus extraordinario,magnifico,soberano,e as vezes nos limitamos mas nossa vida são resultados de nossas escolhas,temos aprendido a ter visão grande e conquistar coisas grandes,mas é necessario arracar de si o limite,não posso,o não é algo horrivel temos que estar aptos a dizer sim e se não sabe como chegar.... ao menos dizer "quero oportunidade e aprendereia chegar",a uma diferença entre o que sonhar e o sonhador= a pessoa que gosta de sonhar vive a cada dia seus sonho ela os realiza,o sonhador so vive sonhado e não faz nada.quando nos Limitamos nos impedimos de Vencer de ser grande!

  4. Raquel Melo Fortaleza-Ce

    Muito bacana bispo, não devemos ser como essa galinha que se acomodou e morreu praticamente, pois não tinha mais prazer em mais nada, estava na mesmice, acomodada, temos que fazer a diferença, não podemos nos calar, principalmente nós que somos de Deus, temos que perseverar. na fé sempre bispo julio.

  5. Alice Mota

    Muito bacana este texto. Traz uma mensagem muito importante. Realmente temos que ser corajosos, ousados, criativos, capazes para mudar e recomeçar, sempre.

  6. Caroline

    Todo momento uma nova peça de roupa, um sapato, um penteado está sendo lançado no mundo. O diabo tem trabalhado com muita criatividade para prender as pessoas no mundo, principalmente os jovens. Todo dia tem uma banda nova, uma bebida nova, uma loucura a ser feita e nós que trabalhamos para salvar as almas não podemos ficar de braços cruzados. A todo momento precisamos criar algo novo para atrair as pessoas para Deus e isso depende de nós. Quando tomamos o passo de criar e fazer algo que ninguém nunca fez até Deus se agrada.

  7. RUI

    Ora aí está o perfeito exemplo de como nos limitamos Bispo.A galinha tinha uma delimitação de 2 metros, mas quantas pessoas não andam nem 1cm se for para dar um passo para o desconhecido, para algo inesperado? E é por causa da falta de coragem de tomar esses passos e atitudes, que não vemos o que poderíamos ver e ter... O ser Humano é por natureza curioso e aventureiro mas ultimamente temos visto uma decrescente em acções corajosas e uma crescente em dúvidas e retrocessos, ora se não andamos em frente (e com o estado das coisas ao nosso redor neste momento se não andamos), a situação prevê-se cada vez pior, por isso cabe a mim e a todos nós tomar-mos passos corajosos e como o sr. Bispo bem diz inovar, pois o mundo inova de dia para dia, e se nós não fizer-mos o mesmo iremos irremediavelmente tornarmos-nos obsoletos e sem brilho.

  8. juliana

    hahaha legal essa historia e verdade

  9. Com certeza colaborou sim Bp. Júlio , inclusive vou imprimir este post e dá para uma pessoa aqui que conheço , pois pelo que percebi isso já está acontecendo com ela faz mais de um ano, e apesar de sempre está sendo orientada a inovar , não tem mais conseguindo , tenho certeza que vai abrir os olhos dela, até mais !

  10. SOLANGE GRAÇAS

    NOSSA ESTA FOI PRA MIM, TENHO A CONVICÇÃO AS VEZES DE QUE POSSO MAIS E POR FALTA DE CORAGEM MESMO, FICO ADIANDO O QUE PODEREI FAZER DE IMEDIATO QUANDO AS OPORTUNIDADES VEM. SR.BISPO JULIO, MEUS CUMPRIMENTOS E OBRIGADO POR ME LEMBRAR DE SAIR DO CIRCULO QUE NA VERDADE ACABA DANDO SEMPRE NOS MESMOS LUGARES.NA FÉ SOLANGE GRAÇAS ALBUFEIRA- ALGARVE

  11. VERA GUIMARAES

    A cada dia que passa mais eu aprendo maravilhas com suas mensagens! DEUS é maravilhoso nos dando a cada dia uma oportunidade de nos melhorarmos, independente de idade ou qualquer coisa mais. È só ficar ligado "NELE" e querer.

  12. Ana Paula

    É verdade Bispo, o comodismo é o nosso maior problema, o ser humano tem a capacidade de "adaptar" a tudo seja bom ou ruim. Somente um revoltado é capaz de mudar, agir,correr riscos, porque quem está revoltado não liga para o que os outros pensam, falam ou deixam de falar, porque ele sabe que pior do que está conserteza não vai ficar, então para essa pessoa há esperança. Mas o que esperar de uma pessoa que acha que o seu modo de vida está bom? Obrigado pelos posts, é bacana entrar no seu blog todo dia e saber que TODO DIA tem uma nova palavra aqui, isso mostra o carinho que tens para com seus seguidores. Um forte abraço ao Senhor e a Dona Viviane!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.