Mensagens

Os Carregadores, os Edificadores e a Trombeta

3 de octubre 2014

Os Carregadores, os Edificadores e a Trombeta

Cada um com a sua tarefa na Reconstrução do muro, ou seja, a luta é pessoal, individual, ainda que o resultado final seja único e inequívoco: um mural de VIDAS RECONSTRUÍDAS!

[floatquote]»Os carregadores, que por si mesmos tomavam as cargas, cada um com uma mão fazia a obra e com a outra seguravam a arma. Os edificadores, cada um trazia a sua espada à cinta, e assim edificavam; o que tocava a trombeta estava junto a mim» (Neemias 4.17-20)[/floatquote]

Observe que cada um tinha que ocupar o seu lugar e desempenhá-lo da melhor maneira. Os carregadores não podiam querer fazer o trabalho dos edificadores, pois não tinham sido preparados para isso e não estavam capacitados para tal. E tanto para carregadores, como para edificadores, era natural a divisão do trabalho.

Eles não questionavam por que motivo cada um fazia determinada tarefa, pelo contrário, tomavam-na em mãos e executavam-na sem questionar, pois tinham em mente o objetivo principal, que era a Reconstrução do muro.

E o que tocava a trombeta?
Hoje em dia é o Espírito Santo, que nos auxilia. Ele é como um alarme que, diante de algo que estamos prestes a fazer, no mesmo instante «soa» dentro de nós para nos alertar quando estamos prestes a cometer um erro.

[floatquote]Disse eu aos nobres, aos magistrados e ao resto do povo: Grande e extensa é a obra e nós estamos aqui mui separados, longe uns dos outros.»[/floatquote]

Ainda que você não esteja as 24h do dia no CdA, não há razão para não estar no mesmo espírito que os que estão a participar no propósito dos 52 Dias de Reconstrução, pois existe uma série de auxiliadores para o ajudar, como o site CentroDeAjuda.pt, as mensagens do Bispo Macedo na rádio e na iurdtv.eu, para além de, diariamente, os Blogs!

[floatquote]No lugar em que ouvires a trombeta para ali acorrei a ter connosco; o nosso Deus pelejará por nós.»[/floatquote]

Você tem que estar atento ao som da “trombeta”, e obedecer imediatamente, sem questionar o porquê de estar a tocar, nem sequer pensar se está a deixar algo para trás (não estar apegado a nada, nem a sentimentos, nem a família, a bens materiais, etc.);

Esta é a atitude do Revoltado, do Corajoso, ele não perde tempo com perguntas, com questões que não acrescentam nada à sua fé, à sua vida. Ele age sobre a Palavra do Deus-Vivo, pois sabe que Deus é com ele!

Deus pelejará por nós quando estamos no mesmo Espírito, numa unidade, pois Ele não está na divisão, na separação, no egoísmo ou individualismo.

Muitos têm até vencido as batalhas externas, pelo uso da sua Fé, mas ainda não foram capazes de vencer as internas, pois ainda não são UM com Deus, pois não houve uma entrega TOTAL. A prova é que a Trombeta tocou e toca, mas Ele não faz caso!

Deus é contigo e eu também!
Bjf

previous post

03 Outubro

next post

04 Outubro


58 comments
  1. Elsa

    Amém Glória a Deus

  2. Fabiana Santos

    É verdade, o Espírito Santo está sempre nos alertando, quando estamos prestes a fazer algo que não O agrada, mas é verdade também que nem todos 'O' escuta, falo isso porque já aconteceu comigo, por varias vezes não ouvi o som da trombeta e quebrei a cara.

  3. Fabiana Santos

    É verdade, o Espírito Santo está sempre nos alertando, quando estamos prestes a fazer algo que não O agrada, mas é verdade também que nem todos 'O' escuta, falo isso porque já aconteceu comigo, por varias vezes não ouvi o som da trombeta e quebrei a cara. Essa mensagem me ajudou bastante.

  4. Eliane de Jesus

    O que aproxima e mantem uma pessoa perto de a eus é a sua obediência a toda e qualquer orientação e direção vinda Dele que esta toda ela expressa na Bíblia.

  5. Jucimara Pedrosa

    Quando somos sensíveis a voz de Deus, recebemos livramento, direção e vitória.

  6. Dayse

    O Espírito Santo nos avisa quando estamos a perigo, Ele nos alerta, porque não quer nos ver fazendo o que é errado, mas Ele nos conduz ao caminho do nosso Pai.

  7. Karina Cordeiro

    Ter bom senso e fazer sempre o melhor com o que foi confiado em nossas mãos. Não podemos deixar de fazer o que devemos para fazer outra coisa, pois assim nos sobrecarregaremos e acabaremos não fazendo nada bom, não agradando a DEUS vejo muitas pessoas que querem aparecer para os homens e sempre faz tudo porem fazem de qualquer jeito, não agradando o maior interessado que é a DEUS. Portanto seja pouca ou muito a responsabilidade devemos dar o nosso melhor e nos ater apenas a isso.

  8. FRANCINE GM

    Temos que sempre estar atentos a voz do Espírito Santo, cada faz a sua parte,e Deus nos dá a condição para fazermos a diferença,não podemos deixar que a nossa fé seja abalada por nada..reconstruir é necessário, não podemos deixar que os problemas e dificuldades destruam nossa comunhão com Deus e a nossa Fé!

  9. Aline Beatriz Garcia Nunes

    Muito forte essa mensagem Bispo, pois é bem como diz que Deus toca a trombeta, mas muitas vezes não damos importância. Deus tenta nos alertar sempre quando está para acontecer algo que não é de sua vontade, mas por vezes acabamos sendo egoísta e não prestamos atenção naquilo que Deus que nos mostrar.

  10. Mariana

    Muito forte bispo! Muitas vezes falta a nossa atenção ao toque dessa trombeta ! O Espirito Santo fala e orienta , mas acabamos por não dar importancia e assim "quebramos a cara "

  11. Vanessa Oliveira

    Arrebentou Bispo, quando a trombeta tocar devemos estar prontos para obedecer, assim é quando Deus fala, devemos estar prontos para ouvir sua voz e obedecer sua direção e fazer a sua vontade... Deus abençoe.

  12. ERICA ALMEIDA

    Muito forte, as lutas externas vencemos através da manifestação da fé, mas as lutas internas só conseguimos vencer quando damos ouvidos ao som das Trombetas, ou seja, a voz do Espírito Santo, que só se pode ouvi-lo quando somos um, com Deus.

  13. Marcia Yanina

    Hola Señor Obispo, es interesante saber que Dios esta alertándonos siempre a cada momento y también es interesante saber que uno muchas veces no hace caso a las alertas que nos da, tenemos que estar siempre alerta para que nada interfiera en nuestra salvación.

  14. Bruna Ariel

    Deus está nos alertando, para que tudo que for feito seja para o crescimento nosso e de sua Obra, pois quando estamos bem tudo a nossa volta muda!por tanto tenho que ser corajosa e nao aceitar a fraqueza!!

  15. Devemos estar atentos a todo momento ao som da Trombeta,para que tal alerta não passe despercebido..Principalmente com relação a nossa salvação,temos que cuidar para que os porquês não interfiram a nossa dedicação a obra de Deus..Deus mandou,então..façamos..!

  16. Monique

    É necessário querer para ser realmente fiel,amar e seguir à Deus, deve se estar disposto a tudo sem apego a nada. Essa foi a visão me passada através do post. Muito forte!

  17. Glenda Silva

    E verdade Bispo, se todos nos que fazemos a obra de Deus, trabalharmos juntos, cada um com a sua função,mas em um so espirito, vamos avançar muito mais,não podemos parar se um ou outro não faz, temos que seguir em frente, pois o Espirito Santo sempre nos estara guiando.

  18. Se todos nós que fazemos a obra de Deus pensássemos assim e se cada um fizesse sua parte a obra de Deus não teria pessoas frias na fé,questionando o porque de cada situação e nem teríamos um povo inconstante..Nesse post pude ver a união,a fé e a certeza que no final tudo ia dar certo,o povo todos unidos nenhuma só fé,determinaram e conseguiram conquistar o objetivo final "reconstruir os muros". Todos somos diferentes,porém ninguém é melhor que ninguém,mas somos contatos cada um de um jeito,somos insubstituível por sermos únicos,mas se Deus não poder contar conosco Ele colocará outro(a) em nossa lugar que estará disposto a fazer Sua vontade!!..

  19. Maria do Céu Antunes/ Almada

    Bispo, Obrigada pela mensagem. Este período de reconstrução tem sido muito especial para mim. Tudo é possível ao que crê. A fé conduz a decisões baseadas numa disciplina e obediência. As batalhas interiores têm sido as mais difíceis. Mas o vencedor é aquele que vai em fidelidade até ao fim e alcança o prémio final. É nessa confiança que permaneço.

  20. Ivone Sousa

    E verdade a forma de Deus trabalha é realmente maravilhosa e Ele dar a cada um de nos uma função bastar deixarmos ouvir a sua voz

  21. Isabella Gomes

    Olá Bispo! Realmente o Espírito Santo tem sido nossa Trombeta diária.Ele sempre nos alerta quando estamos prestes a cometer algum erro. Muitas vezes, é necessário deixar muitas vozes de lado... A voz dos sentimentos, das dúvidas, da insegurança, do medo e até mesmo a voz do nosso próprio Eu para dar atenção que ao Espírito Santo diz a cada um de nós. Assim, mostramos a nossa entrega a Ele.

  22. Joice Amorim

    Deus nos mostra a grande necessidade de reconstruir os murros que estão em ruínas. Quer dizer precisamos reconstruir na nossa vida espiritual.

  23. O Espírito Santo está a cada dia nos alertando para não cairmos em tentação. Hoje percebemos o cuidado do nosso Deus conosco a cada momento, e podemos ter a convicção dentro de nós que não podemos de nenhuma forma dizer que Ele não fala ou que não cuida de nós. Pelo contrário nós que não estamos atentos e sensíveis para ouvir Sua voz, e deixamos a nossa vontade falar mais alto.

  24. Eliana Silva - Amadora

    Ao meditar neste estudo eu vi que Deus está sempre alertando para eu me desviar do caminho errado, daquilo que me leva a perder a minha salvação, ou seja, o som da trombeta! Só por meio da obediência a Deus e estando atenta a sua voz é que vou puder ouvir a voz da trombeta!! Mesmo nos tendo erros Deus sempre nos alerta por meio da sua infinita misericórdia para que possamos nos manter sempre firme!!

  25. leticia findlay

    Cada um de nós é escolhido e preparado para Deus para determinado propósito basta nos colocarmos a disposição de Deus,pois assim como Ele nos mostra aonde estamos errando e até nos alerta para não cometermos pecado,Ele também nos mostra aonde quer nos usar e como,agora só depende de nós,nos colocarmos a disposição de Deus,assim como os servos do passado faziam,justamente por causa dessa entrega,Deus cumpria na vida deles e através deles suas promessas,e o mesmo Ele quer fazer em nós,mas tudo dependerá da nossa entrega e disposição.

  26. Devemos sempre andar em Espirito,Porque quando estamos em Espirito somos sensiveis a ouvir a voz de Deus diante de um som da "Trombeta"ou "Alerta" e é muito forte porque cada um pode se reconstruir seguindo a voz de Deus ou não,mas claro aquele que for sensivél a voz de Deus sairá bem,porém cada um tem fazer sua parte para que Deus possa fazer a obra que Ele tem preparado para cada um de nós.

  27. Huana Nascimento

    Temos que sempre estar atentos a voz do Espírito Santo, cada faz a sua parte,e Deus nos dá a condição para fazermos a diferença,não podemos deixar que a nossa fé seja abalada por nada..reconstruir é necessário, não podemos deixar que os problemas e dificuldades destruam nossa comunhão com Deus e a nossa Fé!

  28. Luciene Mota

    Deus nos mostra que devemos confiar no Espírito Santo, sem questionarmos, ou sermos bloqueados pelos nossos sentimentos, pois sabemos que o coração é enganoso.

  29. Noceth Ramos

    Bom dia sr Bispo O Revoltado ele nao olha para tras e esta sempre atento ao som da trombeta e quem esta em espirito consegue ouvir a voz de Deus , e nos nao devemos perder tempo com coisas banais e acabamos saindo do espirito

  30. Gislaine-SP

    Uma lição,foco,sem ver o que o outro pratica,mas focada em avançar..reconstruir. Eu gosto desta mensagem, pois toda vez que leio,eu me vejo lá,eles trabalhando,juntos,em sincronia ..enfim, cada um fazendo a sua parte. É assim que me empenho neste momento,foco!

  31. Camila Andrade

    É verdade Bispo! O Espírito Santo é o guia mais certo que o ser humano possa ter. Sua Santa visão do alto enxerga muito além dos nossos meros olhos mortais, e por isso aqueles que dão ouvidos ao soar da trombeta (seu alerta) e se atentam a Sua direção, jamais serão frustrados em seus objetivos e não se intimidarão em suas guerras diárias!

  32. Letícia

    Aforma de Deus agir é realmente muito maravilhosa, ele prepara cada um daqueles que Lhe pertencem para contar com ele da forma que deseja!

  33. Jéssica Santos

    O Espírito Santo sempre fala conosco em tudo e a todo momento , porém é necessário estar atento a sua voz e principalmente obedecê-la . Porque cada um tem a sua função no Reino de Deus e é Ele quem nós separa .

  34. Débora Santos

    Temos que estar atentos ao som da trombreta e obedecer imediatamente, sem questionar o porquê de estar a tocar. O Espírito Santo é como um alarme que, nos alerta diante de algo que estamos prestes a cometer.

  35. Dani Sanchez

    Muito forte, quando a trombeta toca é o Espirito Santo querendo nos alertar a algo e sempre devemos ser obedientes a sua voz, por isso devemos estar em comunhão com Deus sempre. Para sermos sensíveis a voz de Deus.

  36. Bárbara Bojczuk

    Verdade, aqueles que tem o Espírito Santo ouvem o soar d'Ele no momento em que estamos a fazer algo que O desagrada. É um alerta que nos impede de fazer a vontade do nosso eu para continuarmos agradando a Deus. Ouvir a voz do Espírito Santo não é tão fácil assim mas se estivermos sensíveis a Sua voz e tivermos o desejo de agradá-Lo essa tarefa se tornará mais simples!

  37. Andreia Costa Sesimbra

    Bom dia!estava meditando neste estudo e reflectindo para mim mesma,quando eu não sou uma com Ele,eu não consigo ouvir a trombeta tocar, ou seja,a voz do Espírito Santo não chega até mim,para a minha reconstrução do muro é necessário eu focar um objectivo principal e buscar o auxilio de Deus. A base da minha reconstrução do muro é a minha comunhão com Deus,pois quando ela é forte,tudo dá certo pois seu Espírito me conduz.

  38. Andreia Conceição - Costa da Caparica

    Bom dia bispo. Achei muito interessante. Pois quem está sempre em espírito consegue ouvir a voz de Deus falar, mas quem perder tempo com coisas banais acaba saindo do espírito. E falo por experiência própria, quando não estou estou em espírito não consigo ouvir a voz de Deus, mas quando não deixo nada me desviar o foco, me distrair, Deus fala comigo e automaticamente eu obedeço! Obrigada. Deus o abençoe!

  39. Taynara Mollica

    Deus nao trabalha em divisão... Esse post me faz lembrar exatamente das tragetorias da Igreja Universal se no passado o bispo Macedo tivesse feito um trabalho divido sem estar todos na mesma fé hoje a Igreja não estaria onde esta em quase 200 países...

  40. Rafaela dias

    Realmente bispo o Espirito Santo é unanime, não trabalha com divisão e muito menos com aqueles que não dão ouvidos a Sua voz,cada um tem uma importante função e que juntas faz a diferença, como diz o ditado "sozinho chego mais rápido, mais juntos chegamos mais longe" podemos ver exemplo claro no livro de atos onde todos eram justamente assim unanimes em uma só fé, resultado a igreja crescia cada vez mais.O Espirito Santo é família, não divisão

  41. ysaura fortaleza-ce

    É verdade Bispo Julio sobre o que o senhor escreveu no post acima. De fato é tudo o que eu estou vivenciando em minha vida nesse momento. A parte que o sr fala que devemos estar atento ao som da “trombeta”, e obedecer imediatamente, sem questionar o porquê de estar a tocar e não estar apegado a nada, nem a sentimentos, nem a família, a bens materiais, etc. É justamente o que eu precisava ouvir, é como se o Próprio DEUS estivesse me confirmando através desse post que eu estou no caminho certo. Perdendo coisas e pessoas para AGRADA-LO e também a parte onde fala que não perder tempo em perguntar a DEUS o porque daquela perda.

  42. Camila Paixão

    O trabalho em equipe é uma tarefa sem dúvida muito importante, mas que se analisada separadamente nos trará uma visão de algo pequeno, mais quando olhada como um todo, ou seja como um conjunto, percebemos a importância e a grandeza da obra em si. Este post sem dúvida é muito interessante pois também nos fala do soar do Espírito Santo, onde temos que esta atentos e sintonizados Nele para entendermos o que Ele tem a falar.

  43. Cátia Silva - FJE CENTRO - Cantanhede

    Boa tarde Bispo :-) O trabalho de equipa é muito importante. Cada qual com a sua tarefa. Se um falha, coloca em risco todo o resto da equipa, por isso é importante que nos coloquemos no nosso devido lugar. Há coisas que não nos cabe a nós fazer, mas há outras que só nós podemos fazer. Quando nos unimos a Deus, e temos como auxiliador o Espírito Santo, só perdemos a "jogada" se quisermos, pois Deus fará a parte Dele, depende de nós fazermos a nossa parte. Obrigada pelo post :-)

  44. Paula Gomes - Esmoriz

    É verdade Bispo temos que estar atentos a voz de Deus ( trombeta) todos os dias, e para isso temos que estar vivendo pela fé e renunciando nossa vontade para fazer a de Deus!

  45. António Sebastião - Setubal

    Realmente Bispo! temos que estar atento ao som da “trombeta”, e obedecer imediatamente, sem questionar o porquê de estar a tocar, nem sequer pensar se está a deixar algo para trás ou seja não estar apegado a nada, nem a sentimentos, nem a família, a bens materiais. Fomos chamados para servir incondicionalmente a Deus. Então se cada um fizer a sua parte então concluiremos a reconstrução no seu dividi tempo

  46. Adilson Campos - FJE Amadora

    Boa tarde Sr. Bispo, Por vezes nós nos perguntamos porque cometemos erros desnecessário, a razão disso esta aqui. Nós ignoramos a trombeta, fugimos a nossa posição diante da situações.. mas se fazermos ao contrario iremos ser usados por Deus para vencer tudo .. muito forte esta mensagem!

  47. Jacira Lopes - Cascais - FJE Cascais

    Boa Tarde Bispo. Queria agradecer-lhe as mensagens que se dispõe a deixar no site para ajudar o povo de Deus, pois são muito úteis e ajudam muito. Esta mensagem é muito foerte, fez me pensar que eu não posso depender de ninguém(ser humano) ou esperar que alguém faça aquilo que preciso de ser eu a fazer. Pois a Fé é individual, assim como a Salvação. Eu tenho uma função e não posso desvalorizá-la ou questioná-la mas apenas colocar em prática, pois é essa missão que irá fazer com que eu reconstrua a minha vida. Devo cumprir a minha tarefa e ouvir a voz do Espírito Santo, ou seja, devo acorrer para a trombeta. Quando Deus fala comigo eu tenho que obedecer na hora,sem questoinar ou pensar que essa voz que está a falar comigo não é a de Deus mas a do diabo. O truque é: sempre que eu questiono se aquela voz é a de Deus, então é porque é mesmo, pois é essa voz que irá levar a um sacríficio da minha parte. E com certeza o diabo não iria pedir para eu sacrificar. Se eu cumprir a minha tarefa (como fizeram os edificadores e carregadores)e deixar-me ser guiada pelo Espírito Santo eu dou mais um passo na Reconstrução da minha vida e aproximo-me mais de Deus. Que Deus o continue abençoando!

  48. Beatriz Ramos FJE/Centro Alcobaça

    Boa tarde Bispo é verdade muitas das vezes nós não damos ouvidos a "trombeta" de Deus e quando vamos a dar por nós ja cometemos milhares e milhares de erros. Obrigado por esta mensagem Que Deus o abençoe

  49. Tiago Neto FJE-Centro Alcobaça

    Ola boa tarde, muito verdade temos muito que aprender neste post.

  50. Fábio Medeiros- FJE Açores(São Miguel)

    "E todos comeram de uma mesma comida espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era CRISTO." 1Coríntios 10:3-4 Quem está na Fé, não está em divisão com o irmão, e sim, em união, pois pertencem ao mesmo corpo. Estão sempre no mesmo espírito de Fé, embora com vocações diferentes em suas vidas.

  51. Amauri Farias

    Todos nós passamos por etapas na nossa vida, infância, adolescência, adulta e idosa, na vida espiritual não é diferente, Por isso temos que para e examinar qual é a nossa função, carregador, edificador ou que toca a tropeta.

  52. Micael Ferreira - FJE - Centro | Alcobaça

    Boa tarde, muito forte essa mensagem, cada um de nós tem uma função, mas poucos assumem essa posição, cabe a nós ouvir a "Trombeta" e seguir sem questionar. Obrigado, Bispo pela sua mensagem, Deus abençoe.

  53. Cristela- FJE _ CENTRO A lcobaça

    O bom dia esta mensagem é muito forte para mim a ajuda a vencer os meus problema da vida sou Deus força.

  54. Luis Cardoso

    Bom dia Bispo, é revelador esta mensagem que abre a nossa visão, para nós e todos aqueles que resolvem dar ouvidos a Deus, Deus ele tem um plano na vida de cada um, basta estar atento e ouvir a sua voz (por meio da trombeta) que é o Espirito santo. Vamos reconstruir, fazer a nossa parte com todas as forças e Deus fará a dele com certeza.

  55. ana baia

    muito forte mesmo pois cada servo tem seu lugar e suas responsabilidades na obra mas infelizmente poucos são as que as assumem , e tem muitos que não as fazem e ainda vivem querendo amarrar a obra perdendo tempo com coisas inuteis ou agem como se a obra de Deus fosse brincadeira bom dia Bp. e que Deus o abençoe e obrigada por suas msgs abençoadas

  56. Vanilda

    Ola!Bispo é verdade para cada um de nos Deus da uma funçao, mais temos que esta sensivel a voz de Deus para saber qual è a nossa funçao , presta anteçao ao toque da trombeta. Deus nao da a mesma funçao igual para todos. Forte mensagem . Deus abençoe !!!

  57. Jailson Pereira - Baixa da Banheira - FJE Barreiro

    Bom dia . Cada um de nós desempenhamos uma função e cada uma delas tem uma importância enorme na reconstrução da nossa vida e para ajudar a reconstruir a vida dos outros . Por mais simples que essa função possa parecer , mas ninguém pode tirar o seu mérito . Todos trabalham juntos para um objectivo comum , tendo como auxiliador o espirito santo que sempre nos alerta para algo que vai acontecer . So que temos que ser sensiveis a voz d'Ele e desapegados das coisas materiais . Não podemos almejar apenas vencer as batalhas externas mas sobretudo ad internas porque se o nosso interior está bem , notar-se-á no exterior . O revoltado e corajoso é assim mesmo .

  58. anaalvesrelvas

    Amem

Leave a comment

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *