Bispos e pastores

Rachadores de Lenha e Tiradores de Água

9 de junio 2021

Rachadores de Lenha e Tiradores de Água

«Usaram de astúcia: foram e se fingiram de embaixadores, levando sacos velhos sobre os seus jumentos e odres de vinho, velhos, rasgados e cheios de remendos, calçando sandálias velhas e remendadas e vestindo roupas velhas. E todo o pão que traziam para comer era seco e bolorento.» Josué 9:4-5

Os príncipes de Gibeom, para forjar uma aliança com Josué, se fingiram de embaixadores até mesmo de forma dissimulada: se fizeram passar por servos e um povo de um reino distante. Tudo isso para alcançar um objetivo pessoal.

«Somos seus servos; façam uma aliança conosco.» Josué 9:11

Na realidade, eles nunca tiveram interesse de ser servos. Tudo isso fazia parte da arte da manipulação. Se passaram de servos, homens humildes, servidores do Deus-Vivo. Mas, por fim, o único objetivo era o interesse próprio, que, aparentemente, até possuía motivo.

Quando foram descobertos, então, se tornaram «rachadores de lenha e tiradores de água» (escravos) e se tornaram malditos.

«Agora, pois, sereis malditos; e entre vós nunca deixará de haver escravos, rachadores de lenha e tiradores de água.» Josué 9:23

Essa história tem se repetido muito nos dias de hoje: pessoas que têm se tornado escravas, “rachadoras de lenha e tiradoras de água” por viverem uma fé fingida diante dos homens. Elas até estão conseguindo enganar e alcançar objetivos pessoais, mas, sem perceberem, carregam consigo o espírito do engano (que não deixa de ser uma maldição). E, mais cedo ou mais tarde, isso acaba sendo revelado e exposto diante de todos.

Quando vivemos uma fé sacrificial, empenhando a nossa palavra com Deus e com os homens, não vivendo um fé fingida ou simuladora (como os Gibeonitas que agiram desta forma para obterem beneficio próprio), nós carregamos não uma maldição, mas, sim, o selo de Deus, que é a garantia de que nós fomos escolhidos e possuímos uma aliança com Ele, indiferentemente das situações adversas. Isso também nos revela quem somos diante dEle.

«…trazendo à memória a fé não fingida que em ti há.» 2 Timóteo 1:5

Pr. Mauricio Verzutti
Romênia

previous post

9 de junho

next post

Momento de Oração