Blog Destaque Mensagens

Por que Deus nos convida a nos humilharmos?

21 de June 2026

Por que Deus nos convida a nos humilharmos?

A humilhação é uma experiência inevitável na vida, mas nem todas as formas de humilhação conduzem à transformação espiritual. A Bíblia nos ensina que humilhar-se diante de Deus é o caminho para ser restaurado e exaltado.

Existem dois tipos de humilhação:

1 – A humilhação interna

É a sensação de ter falhado, de não ter superado algo ou de não ter alcançado o que se esperava; é sentir que você “não está à altura”. A pessoa pensa: “Falhei”, “Não consegui”, “Não fui capaz”, “Não sirvo para nada”. Embora ninguém lhe diga nada, ela mesma se condena e alimenta pensamentos negativos.

Por isso, há pessoas que, mesmo sorrindo diante dos outros, por dentro carregam uma vergonha que ninguém vê.

Mas, se essa pessoa se humilhar diante de Deus, o Espírito Santo a fortalecerá, lhe ensinará todas as coisas e, consequentemente, ela superará e conquistará os seus objetivos, os quais glorificarão a Deus.

A humilhação interna alimenta fortaleza e esperança.

2 – A humilhação externa

Vem de fora: é causada por pessoas, situações, palavras ou circunstâncias que afetam a dignidade de alguém. É quando alguém despreza, rejeita, menospreza ou aponta uma pessoa como fracassada, incapaz ou derrotada.

A humilhação externa alimenta o sentimento de inferioridade.

Há quem viva humilhado pelas circunstâncias: frustrações amorosas, fracassos profissionais, vícios, dívidas, limitações físicas ou conflitos que parecem não ter solução.

Como acabar com isso?

Humilhai-vos, pois, debaixo da Poderosa Mão de Deus, para que a Seu tempo vos exalte, lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5:6-7

Os que se humilham diante de Deus não precisam viver humilhados diante das circunstâncias, das pessoas ou de um passado cheio de fracassos.

Muitos tentam esconder a humilhação. Querem aparentar que está tudo bem, mas nunca se humilham debaixo da poderosa mão de Deus; por isso, continuam humilhados.

Com Deus não vivemos uma vida de aparências. Humilhar-se diante dEle é reconhecer: “Senhor, preciso de Ti mais do que tudo”, “Não posso mudar por mim mesmo”, “Não consigo suportar, superar nem resolver isso sozinho”.

O problema nunca foi o problema em si, mas o coração.

O povo de Deus sofria as consequências do seu orgulho, lamentava-se pela situação e sentia vergonha e humilhação. Tinham o costume (religiosidade) de rasgar as suas vestes como sinal de dor e arrependimento, mas faziam isso de forma externa e religiosa, para que os outros vissem. E o Profeta viu isso e os repreendeu:

Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus; porque Ele é Misericordioso, e Compassivo, e Tardio em irar-Se, e Grande em Benignidade, e Se arrepende do mal. Joel 2:13

A raiz do problema não estava na humilhação externa, mas na falta de humilhação interna.

Muitos querem o fim da humilhação externa, mas não querem se humilhar internamente, rasgar o coração. Querem que Deus tire as consequências, mas não querem tirar a soberba, o egoísmo, a desobediência e a incredulidade que as produziram. Querem ser exaltados, mas sem se humilharem diante de Deus.

Observe que a humilhação humana — interna ou externa — destrói, mas a humilhação espiritual diante de Deus restaura, fortalece e exalta. O caminho para vencer as humilhações e o fracasso não é aparentar nem esconder, mas abrir o coração em sinceridade e rendição total ao Senhor Jesus.

Humilhar-se diante de Deus não é derrota, é o início da verdadeira vitória.

Nos vemos na IURD ou nas Nuvens.
Bispo Júlio Freitas