Mensagens

Quando é que esperar é certo?

27 de Novembro 2011

Quando é que esperar é certo?

10. Não sou negativo: Esta premissa é essencial quando se espera por determinado objetivo, já que ser negativo tem o mesmo efeito sobre a fé que a água sobre o fogo. Cada vez que somos negativos, é como se voltássemos atrás e tivéssemos que recomeçar tudo novamente. Na verdade, esperar da forma correta é como construir um edifício, ou seja: orçamenta-se a obra; lança-se os alicerces; cimenta-se as fundações; erguem-se paredes, divisões, tetos, até que resulta na obra final. Quando somos negativos falhamos partes importantes na construção que, a médio ou longo prazo farão com o nosso edifício venha a ruir, sem possibilidade de recuperação. Ou seja, ser negativo é uma perda total do tempo de espera!

9. Não desanimo: Manter a constância na obtenção de um determinado objetivo é uma das coisas mais difíceis para o ser humano, especialmente se isto implica um grande tempo de espera. Pedimos aquilo que queremos, mas raramente estamos dispostos a pagar o preço. E porque vivemos numa ‘sociedade do imediato’, o que acontece é que a grande maioria começa algo sempre com grande entusiasmo, que a curto ou médio prazo dá lugar a um certo esmorecimento misturado com uma revolta negativa. Manter o ânimo, ou seja, o estado do seu espírito em alta, é uma tarefa diária, pois dela depende a realização do seu sonho. Lembre-se que a Promessa de Deus sempre esteve lá, mas apropria-se dela quem aprende a esperar, sem desanimar.

8. Não duvido: Imagine cada percurso de um indivíduo como uma estrada, um caminho que o levará a determinado destino. À medida que ele faz esse trajeto, esse percurso que ele vai traçando, na verdade, corresponde à “espera”que ele tem de efetuar até alcançar a realização do seu objetivo, que corresponde ao chegar do seu destino. Agora, imagine o próprio indivíduo a colocar minas pessoais ao longo desse mesmo percurso… assim é a dúvida, o maior ato de auto-sabotagem que existe e que faz a espera parecer uma idiotice. Por isso, se quer que a sua espera seja a certa, afaste a dúvida do seu coração!

7. Não culpo os outros: Não queira chamar a participação de terceiros quando se trata da sua realização pessoal. A conquista dos sonhos é sempre um filme com um protagonista apenas: você! E isto só acontece quando existe um comprometimento verdadeiro. Desta feita: você é fiel, corajoso, revoltado, temente, obediente, etc., tudo sempre na 1ª pessoa. E quando chega o momento de assumir a responsabilidade, tanto pelo fracasso como pelo sucesso, nunca o remete para terceiros! Na verdade, esta é a grande prova da sua coragem, pois não existe maior coragem que a de assumir os próprios erros ou culpas.

6. Não murmuro: Ao contrário do que se pensa, o murmúrio, na maior parte das vezes, é inaudível. Este é o murmúrio que nasce e se propaga no nosso próprio coração e que acaba por ser o mais prejudicial, pois vai-nos minando o interior, devido à sua alta corrosividade. Quando, finalmente, ele, o murmúrio, sai da nossa boca é porque o nosso coração já está cheio do seu veneno. Por isso, cuide do seu coração, porque a morte dos sonhos começa pelo interior.

5. Obediente: Ser obediente não significa ser amorfo ou passivo, pelo contrário, a obediência implica uma atitude, um comprometimento em seguir um plano definido e ser cumpridor das ordens pré-estabelecidas, no caso, as de Deus. Na verdade, obedecer é um ato que está intimamente interligado às capacidades já ressaltadas, como a fidelidade, a coragem, o temor e até mesmo a revolta, já que para obedecermos a Deus temos que ter a capacidade de nos revoltarmos contra o erro e a vontade do nosso próprio ego.

4. Temente: É o facto de apresentarmos esta qualidade quando esperamos algo que não nos permitirá rebelarmo-nos ou insurgirmo-nos de forma desrespeitosa contra a Pessoa de Deus que, no caso, é de quem aguardamos a realização do que mais desejamos. Ao apresentarmos temor, mostramos que sabemos quem nós somos, quem é Deus e o que significa aquilo por que esperamos: a nossa realização e a Sua glorificação.

3. Revoltado: Parece quase a antítese da qualidade de quem espera, mas quando falamos em “revoltado”, estamo-nos a referir ao aspeto positivo da palavra. Sim, pois a revolta positiva não deixa esmorecer ou morrer o objetivo pelo qual se espera, pelo contrário, mantém-no aceso e fervilhante, sabendo que o mesmo se realizará a qualquer momento.

2. Corajoso: Quando se espera algo, a coragem age, simultaneamente, como um “escudo protetor” e um catalisador, pois ela não nos permite esmorecer, pelo contrário, impulsiona-nos, já que é o oposto do esmorecimento. E sim, mais do que uma qualidade, a coragem é um estado, passível de ser desenvolvido a todo o instante, desde que o indivíduo se proponha a isso.

1. Fiel: Existe algo “reconfortante” na fidelidade, especialmente naquela que revelamos e mantemos para com Deus. Ser fiel não é uma proposta a curto prazo, sendo avaliada e confirmada apenas a longo prazo. Na verdade, trata-se de uma garantia, algo que nos assegura de que tudo não só correrá bem, como os objetivos pretendidos serão plenamente alcançados. Quando existe fidelidade não há margem para erros, falhas ou fracassos.

Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti. Confiai no SENHOR perpetuamente, porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna.”

Isaías 26.3-4

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!


42 comments
  1. Roselene Oliveira

    Olá Bispo Júlio. Amei a mensagem!!! O SR FOI DIRETO AO PONTO. POIS O PRIMEIRO PASSO PARA TER SUCESSO NA VIDA, COMO TAMBÉM A CONQUISTA DA SALVAÇÃO, CHAMA-SE FIDELIDADE A DEUS. VEM COM A D. VIVIANE PARA O BRASIL. TENHO CERTEZA QUE O ESPÍRITO SANTO VAI TRAZÊ-LOS UM DIA COMO TROUXE O BISPO RENATO E A D. CRISTIANE. ESTOU SEMPRE NOS BLOS DE VCS. ( BISPO MACEDO, D. ESTER. D. CRISTIANE, ETC.) ABRAÇOS....

  2. Chloé

    Bispo, gostei muito desta mensagem. Preciso aplicar! Obrigada!

  3. Fabiola

    Boa Noite bispo que Deus abençõe o senhor e sua familia, todos os dias procuro ler as suas mensagens, elas não são apenas interessantes, mais para mim, são de imensa importancia na minha vida espiritual. Pois, tenho aprendido muito com o senhor.

  4. GEICIANNE BRASIL

    Ta ligado! Vou praticar!

  5. António Francisco (Portugal - Queluz)

    Boa senhor Bispo. A pessoa só espera se ela tem a mais absoluta certeza de que DEUS é com Ela e que a resposta chegará. Ela espera pacientemente em DEUS sem olhar para o tempo. O tempo que eu espero, é um preparo para que eu amadureça. O PAI SABE O QUE FAZ BEM AOS SEUS filhos. Muito obrigado, e que DEUS abençoe o senhor e a família mais e mais e também a todos os companheiros de GUERRA.

  6. Geisi

    ta ligado!! essa é a fé

  7. RIBEIRO - LEIRIA

    Existem alguns ditos populares muito comuns entre os quais se destacam os dois a seguir: "QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA". Qual o perfil da pessoa que sempre alcança?FIEL,CORAJOSO,REVOLTADO,TEMENTE,OBEDIENTE,NÃO MURMURA,NÃO CULPA OUTROS,CONVICTO,ANIMADO,POSITIVO. " Quem espera desespera"Qual o perfil da pessoa que desespera. INFIEL,MEDROSO,CONFORMADO,IRREVERENTE,DESOBEDIENTE,MURMURA,CULPA OS OUTROS,DUVIDOSO,DESANIMADO,NEGATIVO. Ao analisar os perfis consegue-se ver uma grande diferença,são opostos.Daí os resultados também serem diferentes e opostos. Somente se pode esperar e alcançar de Deus o que queremos se nos colocarmos a disposição de aprendermos a possuir essas qualidade preciosas.

  8. Alice Mota / RJ

    Olá Bispo Júlio. Excelente esta mesagem. Eu, particularmente estou vivendo este momento, tenho cumprido cada item que destacou e estou firme na Fé e crendo sempre nas Promesssas de Deus. Dúvida, desâmino, negatividade e murmuração pra bem longe. Deus abençoe, o senhor, sua esposa e seu ministério cada dia mais.

  9. Rosana Santos (Cenáculo de Lisboa-Chelas)

    B.noite, Sr: Bp.Júlio, esse estudo só veio confirmar a minha vitória. Há exatamente um ano atras na campanha do Monte Sinai. Lancei me, acreditei e perseverei durante td o ano e agora o Sr.Jesus me abriu uma porta e me mostrou o caminho. Estou a tomar posse do que é meu, para honrar e glorificar o meu Deus. Que me realizou o sonho, atraves do sacrificio e perseverança.

  10. Carlos

    TEMOS QUE ESTA SEMPRE ATENTOS PARA OUVIMOS A VOZ DE DEUS E PRATICARMOS....dEUS ABENÇOE A TODOS

  11. Madrino- Mercês

    Boa Tarde, Sr.Bispo, é verdade é muito forte este estudo que o Senhor, publicou. Porque só permanece firme, quem persevera porque quem não persevera não permanece. Só não murmura quem tem a certeza e convicção daquilo que espera. Por isso, que diz a Sagrada Escritura:"Se permaneceres em mim, e as minhas palavras permanecerem em voz, pedires tudo o que quiseres, que vós darei." Deus abençoe

  12. forçajovemqueluz

    o segredo é seguir os passos acima mensionados e usar no tempo oportuno.

  13. Claudiane Monteiro (Lausanne Suiça)

    Boa noite bispo Julio, estou passando por um momento na minha vida em que a espera é fundamental, e tenho buscado forças no Espírito Santo para chegar até a realização do meu sonho, que não é financeiro, é maior do que tudo que se pode imaginar, porque é o meu lar fundamentado na Rocha, e isso ninguém pode fazer, a não ser o Senhor Jesus através do Espírito Santo.

  14. Paulo

    Quando faço algo na duvida, já tenho pelo menos 50% do fracasso garantido. Já aconteceu de você ir atravessar a rua, ai vem o carro em você não sabe se vai ou se fica? Se não decidir logo em ir ou volta vai morrer. Sim sim, não não, ambos são certos desde que não fiquemos na duvida. Ta muito interessante o post. Abraçao bispo e a todos.

  15. Thiago L. Alves

    Boa tarde Bispo! Tudo bem com o Sr.? Com respeito ao que o Sr. tem falado sobre Quando esperar é certo... Geralmente a primeira coisa que as pessoas na Igreja pensam quando ouvem a palavra “esperar”, é o versículo nos Salmos que diz “Esperei pacientemente no senhor...”, isto infelizmente porque as religiões, seitas e tradições desta vida somente fazem a pessoa entender o que o diabo quer que elas entendam. E ao ouvir essa palavra, lembram-se deste versículo, e associam “esperar” com ficar parado, com os braços cruzados, sem ação, pensando que tudo vai mudar e que Deus resolverá seus problemas. Pensam que esse “esperar” é o mesmo que quando estamos parados no meio do tráfego e temos de “resignadamente aguardar que o mesmo lhe permita seguir em frente com o seu caminho”. Ou seja, a maioria pensa em esperar como um estado de resignação para com as circunstâncias atuais, sendo que biblicamente não é nada disso. A palavra paciência é a mesma usada quando é dito que temos a necessidade de PERSEVERAR. Esperar PACIENTEMENTE = Continuar a agir a fe com PERSEVERANÇA. Ir até o fim com aquilo que começou, e não aceitar ficar como está até que um dia mude (não se resignar)... Achava que devia dizer isso pro senhor, creio que arrancará o espírito da religiosidade de muitos com respeito a espera e a paciência... P.S. Quando Davi esperou RESIGNADAMENTE por alguém que tivesse compaixão, se deu mal... (SALMOS 69.20)

  16. Christiane Neres, Teresina/PI

    Olá Bispo. O senhor é muito usado por Deus. Essa mensagem arrebentou. Deus lhe abençoe ABUNDANTE E TRANSBORDANTEMENTE no nome do Senhor Jesus. Amém.

  17. Sheila Mercês

    Boa tarde Bispo, realmente a dúvida é o que mais impede não só as pessoas de alcançarem os seus sonhos como até mesmo de sacrificar. Podem até mesmo crer em Deus, mas se duvidarem de si mesmas nunca vão acreditar que são capazes de chegar a alguma lado, crêm em Deus mas duvidam que o Seu poder se possa manifestar em suas próprias vidas. Tanto esse tipo de dúvida como aquele que aparece durante o nosso percurso, seja por circunstancias ou pela boca de outras pessoas, devem ser anulados e aniquilados da nossa mente porque a partir do momento em que alimentamentos esse pensamento, cria raíz e se torna mais dificil de arrancar. Deus o abençoe !

  18. Sara

    Se o Senhor Jesus ficar em silêncio não se preocupe!! Ele está trabalhando em nosso favor! Nossa parte é Confiar. ".A parte de Deus começa quando a minha termina." Obrigada, Bispo Júlio por partilhar:) Sara*

  19. Bispo, realmente o que li tem alta veracidade, pois comprovei com várias experiências na minha vida com Deus. Por esperar com confiança não vi o tempo passar, não pensei nem em murmurar, simplesmente sacrifiquei e confiei, ao contrário das outras vezes que criticava, falava que Ele me equeceu, enfim coisas dignas de uma pessoa neófita, mas hoje a minha fé amadureceu e o que eu pedi a 4 anos atrás, chegou essa semana, sem esperar até o que não pedi veio como bonús. Que Deus o guarde. Judith de Carvalho- Angola

  20. aline olivera

    gostei do que li as vezes achamos as pessoas injustas ate mesmo pastores mas nem imaginamos que e deus provando nossa fidelidade e a intençao do nosso coraçao.deus abencoe.

  21. Petra Tavares, Mercês-Portugal

    "Quando, finalmente, ele, o murmúrio, sai da nossa boca é porque o nosso coração já está cheio do seu veneno." A boca fala o que está cheio o coração, é uma grande verdade Bispo porque o murmúrio é dúvida, e quem deixa que palavras de dúvida saiam pela sua boca é porque não confia no que fez no Altar e não tem certeza que é Sacrifício, porque quem tem certeza que o seu sangue está clamando no Altar, não murmura mas espera confiando em Deus. Deus o abençoe !

  22. Nádia Tavares, Mercês

    Muito forte, principalmente a parte de não murmurar. Murmurar anula qualquer oração, qualquer clamor. Revela desconfiança, que é o contrário de confiança, e quem não confia é porque duvida, e quem duvida, não está na fé, e quem não tem fé.. " Sem fé é impossível agradar a Deus".

  23. cassia

    Poxa, aprendi bastante... Abraços francisco morato

  24. Beto - Força Jovem .- Mercês

    Boa tarde Bispo Júlio. O esperar garantidamente é certo quando sabemos esperar ( Confiar)em Deus. Mas não basta só sentar e cruzar os braços e ta feito! Não! Tem que existir da nossa parte Sacrifício, físico, espiritual e financeiro. E quando assim for, temos a plena certeza de que tudo que é esperado é alcançado e será muito satisfatório. Quando fazemos a nossa parte, é impossível de Deus falhar. Deus o abençoe.

  25. Cidália

    Para mim, esperar não é sinonimo de acomodar. É a plena certeza de que ainda que o pretendido não seja alcançado no IMEDIATO, o que A MOVE e NÃO A DEMOVE da certeza de que um dia irá alcançar, é baseado numa ALIANÇA MÚTUA E FIDELIDADE, minha Naquele de quem eu espero e na esperança Dele em mim, que aja segundo a SUA vontade. Como assim: quando eu esperooooooooooooo, qual é o pensamento que vem na nossa mente? Resolver a minha situação pelas minhas próprias mãos! Mas sabe qual é a vontade que pesa dentro de mim? Penso no que é correcto e no que Deus espera de mim, e que Ele quer o melhor par amim e isso não me deixa ser vencida pela minha própria vontade e, sinceramente, nesse momento ganho mais força para ir em frente, porque o objectivo alcançado pode até ser passageiro mas o que eu espero realmente alcançar é eterno e esse sim vale a pena lutar e esperar: a minha salvação. Que um dia Bispo nos encontremos com milhares e milhares de pessoas nas nuvens com o nosso Deus! Bem haja! Cidália

  26. Obr: Bruna

    Ás vezes ficamos tão ansiosos em quere receber logo nossa benção ,que não agimos nossa fé como deveriamos.. Deus Perfeito como ele é jamais deixaria de nos responder!! Obrigado Bp por essas mensagem sempre me abrem a visão...abraços na fé !!

  27. Poliana

    Sabias palavras bispo Julio! Muito Forte! Vou seguir a receita direitinho para ser um referencial de Deus nesse mundo!

  28. muy interesante es verdad EN LA VIDA HAY QUE TOMAR DESICIONES CREER EN DIOS EN PRIMERO LUGAR PEDIR AL ESPIRITUS SANTO QUE LE DE SABIDURIDIA Y INTELIGENCIA Y VISION PARA DECIDIR Y DEFINIR MI PROYECTO DE VIDA. REALMENTE FUNCIONA QUE DIOS BENDIGA ABUNDANTEMENTE

  29. João Marques (Portugal)

    Realmente é mesmo necessário a obediência. Quando nós somos obedientes a Deus também o somos às autoridades instituidas por Deus. É claro que a obediência a uma autoridade tem que estar sempre de acordo com a Palavra de Deus. Têm sido muito bons os ensinamentos do bispo. Temos que os colocar em prática.

  30. Thaires

    Ás vezes ficamos ansiosos em receber algo do qual desejamos muito e isso não adianta só atrapalha, pois o que devemos fazer é entregar o nosso caminho ao Senhor , CONFIAR Nele que o mais Ele fará... Permanecer fiel , na certeza da vitória. Na fé, Thaires

  31. Olá Bispo. Realmente esta é questão é bastante pertinente. A maioria das pessoas não tem paciência para esperar. Querem tudo para agora e normalmente as coisas não correm bem, porque se precipitaram na tomada da decisão. Mas quando somos fiéis, corajosos, revoltados e tementes a Deus então esperar faz todo o sentido, porque temos a certeza que aquilo porque estamos a esperar vai se concretizar. Perseverar, sacrificar e crer é o segredo.

  32. Sonia Tavares

    Bispo, existe algo chamado perseverânça que não nos deixa esmorecer e me faz lembrar daquele viúva importuna que não desistiu mesmo sabendo que aquele juiz não respeitava homem algum e não havia temor diante dele, ela foi corajosa e insistiu e o juiz julgou a causa dela. Tem situações que temos que saber esperar e outras agir e se revoltar também. Deus abençõe!!!

  33. Claudia Boeno

    A espera é prazerosa quando temos a certeza que alcançaremos e mais ainda quando aquilo que esperamos nos trará alegria e satisfação . Com Deus a espera não é penosa nos traz experiências.

  34. ISABEL PEREIRA

    SER VERDADEIRAMEMTE FIEL É CRIAR UMA LINHA DE CRÉDITO COM DEUS. COMO PODE DEUS NÃO FACULTAR AO FIEL TUDO O QUE ELE NECESSITA? NA HORA CERTA SEMPRE DEUS AGE, E SUPRE AS NECESSIDADES DO SEMPRE E ETERNO FIEL; EU SOU TESTEMUNHA DESSA FIDELIDADE.

  35. Débora Alcântara

    Saber esperar é crer em silêncio... Deus é Fiel!

  36. Elsa Francisco

    Obrigado por partilhar. É verdade temos que saber esperar pacientemente pq a paciência é uma virtude. Pode parecer demorado enquanto esperamos mas o nosso Deus não Falha.

  37. Virginia Lago

    Boa noite Bispo Júlio. Como sempre as suas sábias palavras me trazem alguma mensagem na hora certa. Eu creio realmente que ser fiel é reconfortante especialmente para com Deus, embora seja por vezes uma caminhada longa e penosa, mas com fé e perseverança conseguimos alcançar os objetivos que nos propomos. Quanto à coragem, embora esteja de acordo com tudo que acima escreveu, devo dizer que às vezes me canso de ser corajosa e esmoreço mesmo. Talvez me falte a força necessária para a desenvolver a todo o instante, ou ainda não me propus fazê-lo como deveria. Muito obrigada e Deus o abençoe e lhe dê toda a força para prosseguir e com suas palavras ajudar quem precisa. Aguardo a continuação.

  38. João Marques

    Os estudos do bispo Julio neste blog e os estudos do blog do bispo Macedo são muito bons. Seria optimo que todas as pessoas dentro da igreja tivessem acesso a estes blogs para estarem sempre actualizadas e assim saberem quais as orientações que vêm da liderança da igreja. Desta forma seria possivel resistir a algumas orientações distorcidas que vêm por outras pessoas. Eu agradeço a Deus por poder usar a internet e assim me manter actualizado e assim resistir às religiosidades, permitindo assim eu continuar a caminhar em frente sempre conquistando.

  39. Daniela S. Freitas

    Respondendo a pergunta do titulo: Quando eu tenho a certeza de que vou alcançar o que espero!

  40. Luciana Mendes - Cenáculo do Espírito Santo - Chelas

    Na minha opinião, além do mencionado, quando existe uma promessa na qual se crê e se aguarda o seu cumprimento. Aguardarei a continuação... Na Fé!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.