Mensagens

O veneno do espírito

5 de Abril 2011

O veneno do espírito

[audio:/05042011.mp3]

Tal como existe o “bom” e o “mau” colesterol, o orgulho também pode ser bom ou mau… no caso do colesterol, o primeiro é benéfico, mas o segundo pode matar. O mesmo acontece com o orgulho, pois um pouco de brio em si mesmo é positivo, já a arrogância pode tornar uma existência árida

O Orgulho

Para muitos, o orgulho é um factor determinante na caminhada para o sucesso, no âmbito familiar e profissional. Em certa medida, o orgulho é a confirmação e afirmação natural dos nossos sentimentos, conquistas e alegrias, ou seja, um sentimento positivo e bom, para consigo e com o próximo.

O “Bom Orgulho”: Dignidade ou brio

Algumas pessoas consideram que o orgulho para com os próprios feitos é um acto de justiça para consigo mesmo. Ele deve existir, como forma de elogiar a si próprio, dando forças para evoluir e conseguir uma progressão individual, rumo a um projecto de vida mais amplo e melhor. Isso aplica-se tanto a si próprio quanto ao próximo, embora, socialmente, uma pessoa que tenha orgulho pelos outros seja geralmente vista no sentido da realização, sendo associada a uma atitude altruísta, enquanto o orgulho por si mesmo costuma ser associado ao sentimento de capacidade e egoísmo.

O “Mau Orgulho”: Soberba ou arrogância

Para Deus, o “mau orgulho” ou a soberba é um dos piores pecados, manifestados precocemente por Lúcifer, o anjo caído que quis ser igual a Deus (Isaías 14.1-14). Este é um exemplo claro de como o orgulho em excesso se pode transformar em vaidade, ostentação, soberba, sendo visto apenas como uma emoção negativa: a Arrogância.

Outras pessoas classificam o orgulho como exagerado quando se torna um tipo de satisfação incondicional ou quando os próprios valores são sobrestimados, acreditando serem melhores ou mais importantes do que os outros.
O orgulho sufoca, destrói e, eventualmente, mata, pois dele nascem outros males como a inveja, as discussões, as divisões e a mágoa. Sentimentos que começam por contaminar o espírito e que, gradualmente, alastram para a alma e o corpo, muitas vezes manifestando-se em doenças físicas, como o cancro.

Como detectar o orgulho como pecado? Preste atenção:

– Quando não aceitamos a exortação do pastor, líder ou até mesmo dos companheiros de ministério;


– Quando achamos que estamos sempre certos;


– Quando não damos nenhuma importância ao que dizem as outras pessoas;

– Quando achamos que somos melhores do que alguém;


- Quando achamos que somos dignos de receber alguma glória e louvor;


– Quando achamos que a obra que executámos está a ter sucesso pela nossa capacidade;


– Quando achamos que a nossa forma de proceder é a mais correcta perante Deus;


- Quando humilhamos, subestimamos ou não valorizamos o nosso próximo;

Observe: Quando fazemos tudo isto, estamos a ser orgulhosos! E o único antídoto para o orgulho é cultivar a humildade de espírito, “porque deles é o reino dos céus”, como Cristo disse. “A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra.” (Pv 29.23)

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!


27 comments
  1. Aventino Pinto de Moura

    Sr. bispo Julio, estou enfrentando muitas lutas, parece que o inferno se levantacom grande furia , mas não vou desistir vou lutar até ao fim porque sei que Deus me vai responder com a vitória no dia 17, vou gritar bem forte. Ah que diaaaa.´ que Deus abençõe mais e mais o sr. bispo e toda a família...

  2. lucas

    ola bispo sou lucas , participo do Cenaculo do Espirito Santo de leme , sou do tf teen e estou na fe e creio que logo logo serei selado com espirito santo . DEUS O ABENCOE

  3. teresa cristina barros da silva

    Enquanto estava lendo o veneno do espirito,DEUS FALAVA COMIGO E AO MESMO TEMPO ME MOSTRAVA MEUS ERROS E MINHAS FALHAS. AGRADEÇO A DEUS, primeiramente por tudo que ele fez, e está fazendo na minha vida.e ao senhor, que DEUS continue sempre a lhe usar,neste seu ministério.DEUS O ABENÇOE EN NOME DE jesus.

  4. Reyna Robles

    Oi Bispo es muito forte este estudo

  5. ola bispo tudo bem? vivo com uma pessoa assim ,o q devo fazer alem de orar para que DEUS quebrante seu coraçao? abçs

  6. Aventino Pinto de Moura

    Boa noite sr. bispo Julio, é muito forte este ensinamento dado por Deus atravez do sr. bispo para mim tambem serve porque reconheço que preciso de mudar muitas coisas na minha vida, que Deus abençõe mais e mais oseu ministério.

  7. Filipa_ESTORIL

    Olá Sr Bispo, Gostei mt deste artigo postado. Que Deus o abençoe mais e mais. Cenáculo do Espírito Santo - ESTORIL

  8. RAYLEIDE SILVA (SALVADOR)

    OLÁ BISPO CONCERTEZA A HUMILDADE SÓ É ENCONTRADA NAQUELES QUE SÃO FILHOS DE DEUS POIS SABEM RECONHECER QUE NÃO SÃO MELHORES QUE NINGUÉM. UM FORTE ABRAÇO!

  9. edna cardoso - de cascais

    Ola sr.Bispo antes de mais quero lhe parabenizar pelo blog que tem ajudado muita gente inclusivé a mim, é como a biblia diz; A soberba do homem o abaterá significa que o orgulha mau so nos destroi a nos mesmos ao contrario do humilde de espirito obterá honras. quâo abençoada é essa mensagem. Bispo, que DEUS abençoe mais e mais o sr.

  10. Rayanne Silva

    Ola bp. Julio ah que dia!! concerteza o orgulho é um veneno mortal pois a pessoa passa a encher o seu ego a pensar que é alguma coisa,que é melhor que a outra.por isso temos que ter um coração despojado de tudo que nao agrade a DEUS.

  11. Edilane

    Oi Bp, adorei a ms, e gostaria de lhe falar que o Sr tem sido muito usado por Deus, continue assim, que ele abençoe cada vez mais os seu ministério, gostaria de mandar um abraço pra D daniela que Deu a opinião dela, quero que ela saiba que ela foi muito usada por Deus, quando me respondeu aquela ms,QUATRO POR UMA

    • Daniela

      Oi Edilane, respondendo aquella sua pergunta... podemos nos encontrar no Facebook (Daniela.s.Freitas@Facebook.com) Antes tarde do que nunca rsrsrs, te espero.

  12. Aline Dias

    Ola Bispo agradeço a Deus por Ele ter dado ao sr a inspiração de ter criado esse blog que tenho aprendido muito por aqui!!! que Deus o abençoe muito Na fé sempre

  13. maria izabel dias

    boa tarde bispo julio e muito forte! o que osenhor escreveu temos que orar a deus pedindo um coraçao segumdo a vomtade dele despojado de tudo um coraçao como de uma criamça simples e humilde arrebemtou! BISPO DEUS O ABEMÇOE! NA FE DO JEJUM DE DANIEL! IZABEL CENACULO DO ESPIRITO SANTO COPACABANA RJ BRASIL

  14. Excelente postagem BJ Júlio, muito bom para que possamos refletir sempre nossa condição humana ; ai de nós se não estivermos sempre debaixo da misericórdia e graça de Deus . Se o sr. me permite , vou postar no meu blog sobre esse assunto.

  15. FATIMA MARQUES

    Boa tarde senhor bispo,é muito forte este ensinamento,Que Deus nós abençõe cada vez mais a todos .

  16. SERGIO COSTA- PORTO AEGRE-BRASIL

    BOA TARDE BP.JULIO ME FEZ PENSAR QUE AS VEZES AQUELE OBREIRO NOVINHO OU PASTOR DE POUCA IDADE NAO TERIA CONDIÇOES DE NOS ATENDER,UNGIR,ABENÇOAR,POIS QUEREMOS UM PASTOR COM MAIS EXPERIENCIA,SERA QUE ESPIRITO SANTO FAS SEPARAÇAO?CLARO QUE NAO!!! SE O SELO DO ALTISSIMO ESTA ALI NO OBREIRO,PASTOR,NAO IMPORTA A IDADE,RAÇA,SEXO E SIM O ESPIRITO SANTO. NA FE. obreiro sergio costa partenom-porto alegre-rs-brasil

  17. Daniela

    FORTISSIMO! E muito esclarecedor tambem. Refletindo sobre isso, (sem querem parecer fanática) acho que pode se dizer que entrega verdadera é quando alguem deixa os dois tipos de orgulho ñas maos de Deus, ainda que eventualmente, ela poderá orgulhar de maneira positiva; assim como quem entregou a vida a Jesus continua a usa la, porem ja nao é um factor indispensavel ña vida... Ja ouvi muitas pessoas dizerem, "ahh, eu tambem tenho orgulho proprio" quando alguma situaçao exigía que ela se submetesse mesmo estando certa... E por isso termino perdiendo tempo. Nós só podemos receber TUDO de Deus, quando entregamos tudo a ELE. Obrigada, Daniela - Argentina

  18. Ana Paula

    Deus dá graça aos humildes mas resiste aos soberbos.Tiago 4:6. Temos que orar como Davi... "Cria em mim ó Deus um coração puro e um espírito reto". Salmos 51:10. Na fé! ♥

  19. Fernando Vital

    Boa Tarde Bispo! Muito forte este estudo sobre o orgulhor. Quando eu enteri na igreja eu tive que lutar muito comigo mesmo pra me libertar disso, mas quando recebi o Espírito Santo, Ele mudou me carater e colocou em mim a humildade de Espírito. Antes eu não era nada e me afundava no meu orgulho, hoje sou Tenente do Exército e humilde. Tudo para honra e glória do Senhor Jesus Cristo.

  20. Isabel Nascimento

    Boa tarde Bispo muito forte temos q vigiar sempre q Deus abencoa .

  21. oolá bispo! Concordo plenamente com o que Deus falou através do senhor nesta msg. Por isso que temos que sempre nos humilhar na presença de Deus e reconhecer que não somos nada a não ser SIMPLES SERVO diante dele.Para que o orgulho não nos domine... Bem aventurados os humildes de espírito,porque deles é o Reino dos Céus. Forte abraço pro senhor e toda tua familia.

  22. Sara

    *Boa tarde, Bp. Júlio. Muito forte essa msg. * AAAAAAAh que DiA! Humildade!

  23. João Marques (Portugal)

    Mais uma vez obrigado bispo Julio pelos seus ensinamentos. Eu tenho aprendido muito aqui neste blog.

  24. Isaque Rodrigues-Força Jovem Mogi Mirim SP

    Muito forte essa msg, é uma auto-avalição p/ não cairmos no msm erro q o diabo, devemos sempre ser humildes e podemos avaliar isto no caso do fariseu e publicano qd subiram a orar a Deus. Passarei adiante essa msg Bp, um abraço da Força Jovem Mogi Mirim p/o Sr.

  25. Tiago Aguiar - Cenáculo da Fé - Asa Sul - DF - Brasil

    Bispo, no velho testamento sempre vemos Deus falando em abater o orgulho dos altivos. e essa é uma das piores caracteristicas que uma pessoa pode ter, pois, é uma ''qualidade'' do próprio Diabo! Grande abraço Bispo Júlio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.