Bispos e pastores Blog Destaque Mensagens

O que suas mídias sociais promovem e revelam?

24 de Janeiro 2021

O que suas mídias sociais promovem e revelam?

É inegável que estamos vivendo tempos difíceis. Não porque a natureza ou o clima não estão bons. Mas porque as pessoas estão cada dia piores nos princípios e valores morais estabelecidos por Deus. E quando isso acontece, naturalmente, o ser humano se afasta do Criador. Distante dEle, só restam as obras do inferno e tudo aquilo que o diabo e seus filhos curtem e promovem.

O absurdo se torna comum e legal. A essência da queda pode se resumir em uma única palavra: EGO. Inclusive, o EGOísmo está dentro daqueles que, a exemplo de Lúcifer, só pensam em si mesmos e querem SE PROMOVER a qualquer custo.

“Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! … tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei… Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao AltíssimoIs 14:12-14

O que isso tem a ver com as Mídias Sociais?

A forma com que nos comunicamos e o conteúdo dessa comunicação revelam o que está dentro de nós. Jesus disse: “Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” Mt 12.34. O que são as mídias sociais? Uma ferramenta de comunicação. Portanto, a exemplo da boca, que é uma de nossas ferramentas de comunicação, as mídias sociais têm o mesmo propósito.

Agora vamos ao raio X do que vemos em mídias sociais:

  • Fotos Pessoais. O que a pessoa quer comunicar quando posta uma selfie? No fundo, ela quer mostrar sua beleza e espera aprovação (likes) de outros. Ou, então, promover inveja naqueles que não se enquadram no padrão de beleza atual.
  • Viagens. Normalmente, há aquele que gosta de mostrar que está viajando pelo mundo afora. Intenção? Mostrar aos outros que “está bem”.
  • Restaurantes ou Comida. Quer mostrar que está feliz, se divertindo ou tendo prazer. O que será que isso causa naqueles que não possuem as mesmas condições?
  • Orações. Existem aqueles que escrevem orações nas mídias sociais como se estivessem falando com Deus. Não é exatamente isso que os fariseus faziam nas praças públicas?
  • Sucesso. Fotos da igreja cheia, do trabalho bem-sucedido e das conquistas que têm alcançado. Intenção? Mostrar que é “mais capaz”, se promover e também gerar inveja.
  • Opiniões. Você acredita mesmo que alguém quer saber a sua opinião sobre tudo? Normalmente, damos a nossa opinião quando alguém nos pede. Opinião voluntária é sinal de querer ter voz, ser o centro das atenções.
  • Indiretas. Essa mostra claramente que a pessoa é incapaz de ser sincera para falar abertamente e pessoalmente o que é e o que pensa. Além da busca pela aprovação coletiva de uma opinião própria.
  • Caridade ou Obras Sociais. Fazer uma caridade pessoal, dar esmolas e mostrar para todo mundo “que está fazendo o bem ao próximo”. Promoção da imagem.
  • Coisas Engraçadas. O propósito aqui normalmente costuma ser para viralizar alguma coisa. Gerar curtidas, compartilhamentos etc. Promover a própria página.
  • Declarações de Amor. Quando amamos alguém, de fato, queremos que a pessoa saiba e todos vejam o que sentimos por ela. Na prática, se eu quero falar para alguém que o amo, não é melhor falar pessoalmente ou em uma mensagem privada? Por que falar para a pessoa esperando que os outros curtam? Mostrar que tem um relacionamento amoroso feliz? Não acha estranho isso?

Com raríssimas exceções (a exemplo de um testemunho de fé que é para a Glória de Deus, e não própria), agora você entende porque não é normal para uma pessoa espiritualmente saudável ter um comportamento como esses, dentre tantos outros. Mesmo sob o pretexto de “ganhar almas”. Sério, ganhar almas??? Normalmente, quem está bem interiormente pensa nas consequências de suas atitudes, de suas intenções e o que isso pode causar na alma de outras pessoas. E decide se deve fazer ou não fazer.

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Jr 17.9, e: “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias” Mt 15.18-19

Vemos situações na Bíblia, em que homens de Deus cortaram o mal (EGO) pela raiz:

“E foram ter com João, e disseram-lhe: Rabi, Aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tu deste testemunho, ei-lo batizando, e todos vão ter com Ele.  João Respondeu: É necessário que Ele cresça e que eu diminua.Jo 3.26-30

Ninguém melhor do que o Senhor Jesus que, durante toda a sua vida humana, reduziu Sua própria vontade e Seu EGO a nada, e exaltou somente o Seu Pai: “E, indo um pouco mais para diante, prostrou-Se sobre o Seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de Mim este cálice; todavia, não seja como Eu quero, mas como Tu queres. Mt 26.39

O que posso então fazer com minhas mídias sociais? O que postar? A Palavra de Deus nos orienta bem a respeito disso:

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Fp 4:8 – Nisto pensais; Isto faleis; Isto publiqueis.

Deus o abençoe e ilumine seu entendimento.

Pr. Paulo Cezar- SP- Brasil.