Mensagens

Medo ou Medroso?

7 de Dezembro 2012

Medo ou Medroso?

SENTIR MEDO é algo inerente a todos os seres vivos; é natural; todos, pelo menos uma vez na vida, sentimos medo.

– Sensação pontual de inquietação;
– Receio de um perigo real ou imaginário;
– Terror;
– Susto;
– Temor;
– Apreensão;

Há quem diga que é um mecanismo de defesa, pois é o facto de sentirmos medo que nos indica que determinada escolha, atitude, pessoa ou decisão é, basicamente, má ou errada! Sim, você também sente medo! Na verdade, as únicas pessoas que nunca tiveram medo na vida são as que já morreram e as que ainda estão para nascer! O próprio Senhor Jesus teve medo, quando Se dirigiu ao Pai para que Ele passasse de Si aquele cálice, pois Cristo sabia que daquele momento em diante estaria separado do Pai, por amor a mim e a si. Carregando sobre Si todos os nossos pecados.

A nação de Israel, mais de 4 milhões pessoas, inclusive Gideão, vivia tempos difíceis, assim como muitas pessoas hoje em dia. Ele vivia sob o estigma do medo, por isso malhava o trigo no lagar, às escondidas. Ele e o seu povo estavam a ser oprimidos pelos inimigos, os midianitas, há 7 anos, e sempre que semeavam os midianitas vinham e não deixavam sustento algum, nem sequer gado.

À semelhança do povo de Israel, hoje em dia, há pessoas a viver nas mesmas condições. Com medo da crise, que lhes rouba o sustento, as poupanças; com medo de uma doença, que lhes rouba a saúde; com medo da droga, que lhes rouba o futuro dos filhos, etc. Por isso, cabe-nos a nós que cremos no mesmo Deus do passado, como fez Gideão (que não era medroso, mas teve medo), confrontarmos o medo, os problemas, revoltando-nos contra a situação vivida e obedecendo a Deus, seguindo os Seus parâmetros para que a conquista seja, de facto, uma realidade.

E o medroso?…

Continua…

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!

Anterior

06deDezembro

Seguinte

07deDezembro


16 comments
  1. Julia

    Muito forte! Essa mensagem também fala sobre o medo e é ótima, vejam também: http://iurdrecreio.com.br/materias/o-medo-e-a-coragem/

  2. salomao

    PASTOR DA IURD VIOLA; MATA E QUEIMA MENINA https://www.youtube.com/watch?v=2n1qIeHaMp0 ISTO È DE DEUS?

  3. Giuliana Vignolo Macher

    Boa noite Bispo Júlio, Muito obrigada pelas suas excelentes palabras! VENCER O MEDO É A ATITUDE DOS VALENTES! E ESSA SOMENTE ACONTECE DEPOIS DE SENTIR REVOLTA CONTRA A SITUAÇÃO. ESTAMOS NESSA FASE IMPORTANTE.....EU SOU MAIS QUE VENCEDORA PORQUE EM JESUS CRISTO ME FORTIFICO! AMÉM. NA FÉ DO SACRIFÍCIO, G VIGNOLO MACHER

  4. Carlos Correia

    Ninguem é livre de ter medo,mas enfrentamos o medo com a coragem, de fazermos o que tem que ser feito.

  5. Carlos Correia

    Quando obedecemos á voz de Deus no espírito da Revolta e sacrificamos basta tocar a corneta,logo Chamará a atenção das pessoas a nossa volta, a ganharem coragem para lutarem,(perderem o medo) e juntarem-se a nós.

  6. Genine Ruivo

    É verdade, ter medo todos nós temos num momento ou outro. Digamos que é a primeira reação ao problema ou obstáculo. Mas esse medo logo se converte em revolta, numa situação de negação ao próprio problema/obstáculo. O medroso é o que vive os problemas e não faz nada para os combater nem ultrapassar. Aceita a sua situação como sendo o seu destino, vive acomodado. São precisamente estas pessoas que o diabo usa e tem na sua posse. Por isso devemos em tudo ser combatentes, estar em constante guerra, pois quem crê num Deus vivo e poderoso, nunca se sente satisfeito com a vida que tem por muito boa que seja. Experimentado do poder de Deus, vai querer sempre mais e mais e nunca se conformar com o que tem ou já alcançou.

  7. Debora Suellen

    O medo é um sentimento controlável. se temos um sonho de verdade, então, se joga fora todo medo e luta. Vale muito a pena, mas só os corajosos desfrutam das bençãos pela fé corajosa.!.!

  8. herbert ferreira

    boa tarde sr bispo!meditando neste tema,aperçebi-me de que o que faz vençer o medo e partir para cima dele muitas vezes não é a minha coragem ,nem mesmo a minha força, é o inconformismo! pois assim como gideão ele não se conformava com o facto de fazer parte do povo escolhido de DEUS ( COMO DAVI E GoLIAS POR EXEMPLO ) e viver escondido nas cavernas sempre com medo dos inimigos! assim eu olho para a minha vida e vejo que quaze não tem nada a ver com o que DEUS pode fazer nela! então eu me revolto enfrentando os meus medos e inseguranças!!!

  9. Carlos Velasco - Ajuda

    Boa-tarde, o sentimento de medo vem para todos, o medo de errar, medo de fracassar, etc... Cabe a cada um de nós sermos dominados ou não pelo medo. Gideão teve medo, mas não foi dominado por ele. Obedecendo a voz que Deus superou os problemas dele, cabe a cada um de nós tomar a atitude que gideão tomou, vencer os nossos medos e vermos os nossos sonhos realizados.

  10. Abílio Pereira - Torres Vedras

    Boa Tarde! Ter medo é uma reacção normal de todo o ser humano quando surge uma luta ou obstáculo, agora ser medroso ao fugir ou ficar parado, é porta aberta para ser dominado pelo mal, o medo só se vençe com atitude de obediencia a Deus pois é ELE que sempre nos encoraja a Lutar, permanecer, e Sacrificar para vencermos todos os nossos medos! Na Revolta da Fé!

  11. Vivaldino patricio

    Boa tarde Bispo.De tudo que o ESPÍRITO revelou-lhe,há duas palavras que para mim sobressaem como fogo. o Revolta contra a situação vivida o E Obediência a Deus . Tal como Gideão eu quero ver as suas maravilhas,e sei que essas maravilhas não virão por méritos,mas por meio da Obediência,Espírito de revolta e pelo nosso sacrifício !! Obrigado Bispo.Que Deus o abençoe abundantemente em nome de JESUS !

  12. estou á passar por situações que me fazem ver,grande semelhança com a que Gideão passou,por isso sei que superando este medo e partindo para o tudo ou nada,tenho certeza que já sou vencedora,pois o DEUS de Gideão é o mesmo de hoje,vivo!que responde aos seus,e eu creio...na fé da revolta

  13. Eu tenho medo de muitas coisas, o que eu não posso permitir é que este medo tome conta da minha vida, que ele me domine cada vez que eu tomar uma decisão. O medo serve na realidade como uma mola de impulsão para superar todos os obstáculos, se eu não sentisse medo não me desafiaria e então a minha vida seria monótona, sem nenhuma progressão. Quem seria Gideão sem seus inimigos?? Seu medo fez com que se desafiasse e mostrasse a Deus a sua revolta, ele venceu porque não foi medroso. É nesta mesma fé que estou, eu parto para cima do medo!

  14. António Francisco - ODIVELAS

    Não existe chance para um medroso, alcançar o que almeja ou sonha. A não ser que ofereça resistência ao medo. E ao vencer o medo, ele trava a luta contra os causadores dos problemas que são as forças malignas, e ele vence o causador certamente alcança as metas, realiza os sonhos. Os 7 anos de opressão poderiam ser dias, semanas, ou meses, mas só depois de 7 anos é que GIDEÃO colocou para fora o que ARDIA no seu peito, e com A OBEDIENÇA A VOZ DE DEUS, ESECUTOU. DEUS abençoe o senhor.

  15. - Daniela Gonçalves

    - Qual é a diferença entre o que tem medo e o medroso ? A difrença é que aquele que tem medo , quando vem as tribulações , os problemas de saúde , na familia , na vida financeira ele sabe que tem medo de enfrentar mas ele enfrenta , ele parte para cima do problema , quando ele toma essa atitude logo supera o medo , o medroso já não , os problemas surgem na familia , saúde , vida financeira , sentimental mas ele se entrega ao problema , nao parte pata cima dele com a força que o mal parte para cima da pessoa , ai é uma pessoa medrosa e o Senhor da vida dela não é Deus não , é o MEDO , enquanto ela não tiver ódio do mal ela vai ser fracassada em todas as áreas da sua vida , vai esfriar na fé , só vai estar na igreja a aquecer o banco , assim acontece comigo se eu não partir com a força que ele tenta partir para cima de mim , eu vou ser fria na fé e nunca vou encontrar a Deus , mas quando me revolto ai Deus muda a situação !

  16. Mayone

    Quando acontece uma situação que gera medo, é para que a pessoa reaja, tome uma decisão imediata, é uma questao de sobrevivência. O medo como mecanismo de defesa deveria ser aliado da pessoa!!! Mas como? Porque se diante daquele medo a pessoa reage, toma a decisão certa ela resolve a situação e supera o medo, mas o grande problema é que a maioria das pessoas faz do medo senhor da vida dela, se entrega, e em vez de resolver só piora. Aquilo que existe para levar a pessoa se superar, se tornar um vencedor, tem feito muitos fracassados. Como mudar este quadro? OBEDECER!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.