Mensagens

As 7 Manifestações do Espírito Santo

8 de Maio 2013

As 7 Manifestações do Espírito Santo

Repousará sobre Ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” (Isaías 11.2)

Os Sete Espíritos, mencionados no livro de Isaías, não significam “Sete Espíritos Santos”. São atribuições que identificam o Poder do Espírito de Deus. Nada Lhe falta e nada Lhe pode ser acrescentado. Ele é absolutamente perfeito!

Cada virtude totaliza a Plenitude do Espírito Santo, que repousaria no corpo físico de Jesus. Ele reuniria todas as condições necessárias para suportar os trancos do inferno, durante a Sua missão terrena.

N’Ele estaria o Senhor, a Sua sabedoria, o Seu Entendimento, o Seu Conselho, a Sua Fortaleza, o Seu Conhecimento e o Seu Temor.

Esta plenitude em Jesus é exatamente a mesma que o Espírito Santo continua a realizar nos Seus filhos. Estes também têm o Espírito do Senhor, o Espírito de Sabedoria, de Entendimento, de Conselho, de Fortaleza, de Conhecimento e de Temor.

Significa dizer que não há nenhum problema humano que esteja fora do alcance das sete virtudes do Espírito Santo.
Do Senhor, da Sua Sabedoria, do Seu Entendimento, do Seu Conselho, da Sua Fortaleza, do Seu Conhecimento e do Temor do Senhor, há solução para todos os problemas à face da Terra, inclusive para o seu!

Mas, onde estão os sentimentos na descida do Espírito Santo em Jesus?

Espírito do Senhor;
 Espírito de Sabedoria; 
Espírito de Entendimento; 
Espírito de Conselho;
 Espírito de Fortaleza;
 Espírito de Conhecimento; 
Espírito de Temor do Senhor.
Em qual destas 7 virtudes do Espírito há envolvimento de emoção, coração ou alma?

Todas elas envolvem somente o intelecto, razão ou consciência.
 Aí está a diferença entre alma e espírito. 
O primeiro Adão foi alma. O último Adão (Jesus) é espírito.

“… assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante.” (I Coríntios 15.45)

Qual é sua escolha: continuar a ser alma ou lutar para ser espírito?
Se quiser ser espírito, você tem que exercitar o seu intelecto na Palavra de Deus.

Não dê ouvidos à voz dos sentimentos.

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!
Bjf


47 comments
  1. simone

    Invoco o senhor digno de todo o louvor e fico livre de todos os meus adversários mas fortes do que eu, porem infinitamente mas fraco do que o meu deus que peleja por mim dia e noite.

  2. Wilson D'anjos Barbosa

    Deus é Deus, se ele olhar pra mim e diser eu vou te ajudar...ai meu irmão, como um leão que espreita sua caça com caltela para não perde-la.Tambem farei eu para conquistar os meus objetivos da vida, faria da minha mão direita minha espada e da esquerda meu escudo.

  3. Vanessa Barros FJ Almada

    Muitas vexes o diabo coloca sentimentos e isso afasta nos de Deus, temos de pensar com a nossa mente inteligente e NUNCA com o coracão, isso é uma das estrategias do diabo para NUNCA termos um encontro com Deus. Mas temos de por um ponto final nessa situacão e comecar a vigiar, pedirmos ajuda a Deus pois nós temos de fazer de tudo para que os 7 virtudes do espirito santo de manifeste em nós e deixarmos de ser alma e lutar para ser espirito.

  4. Simone Tateishi

    Como é bom ler a respeito das coisas de Deus escritas de forma tão profunda e tão inteligente ao mesmo tempo, tornando a leitura um verdadeiro aprendizado!

  5. Ola Boa Tarde Bispo Julio Agradesso muito a DEUS, por esta mensagen inteligente, que abre os meus olhos, Bispo. Acredito sempre que para ser Espirito e ter Suas manifestassoes, precisamos 'mergulhar' e 'aprunfundar-nos' nas Palavras de DEUS. Ao 'mergulharmos' nas Palavras de DEUS usando o nosso intelecto, estaremos a absorver o Espirito e os pensamentos de DEUS. Entao esses exercicio, e essencial para aqueles, que querem ser Espirito. DEUS Abenssoe Muito.

  6. Daniela G. A. Costa

    Muito forte, pois o sentimento realmente não tem nada a ver com a fé.

  7. sem esses sete Espiritos nao a condiçois de vivemos a fe plena no SENHOR JESUS pois as lutas vem, e sem o Espirito Santos nao vencemos nenhuma delas..

  8. Matheus Costa - FJE Samora Correia (R. Alhandra)

    O Espírito Santo é completo. O sentimento não faz falta, só atrapalha. Então eu sigo em frente, sem sentimento!

  9. Sandra FJE Alverca

    Sem sombra de duvida que o sentimento é enganoso, e é por isso que devemos escolher exercitar o nosso intelecto na palavra de Deus

  10. alessandra almada

    Muitas das vezes o diabo coloca na mente e no coração das pessoas que o Espírito Santo é sentimento. E isso impossibilita a pessoa de ter o verdadeiro encontro com Deus porque o sentimento e a emoção são barreiras que afastam as pessoas de Deus.

  11. Patrícia Costa - FJE Samora Correia

    Muitas pessoas dizem que o mais importante neste mundo (só se for neste mundo mesmo), na vida é seguir a ''voz do coração''. Pessoas tão ''sábias'', como Fernando Pessoa, Saramago, eram adeptos deste famoso dito. O que eles dão a entender é que o coração é algo puro, bom, sem rancores, sem ódio etc. (o que é irracional, pois é no coração que a maldade nasce por exemplo nasce: onde é guardado o ódio? no coração)Enfim, se as pessoas PENSASSEM, jamais disseminariam tal coisa. Pois é justamente por causa disso que a violência, a intolerância etc. acontecem. Por exemplo: Porquê que os assassinos matam? PORQUE SEGUEM A FAMOSA E MALDITA VOZ DO CORAÇÃO - o rancor, o ódio que é guardado no coração é quem leva estas pessoas a cometerem tais barbaridades. A principal arma de Satanás e o sentimento, por isso devemos custe o que custar neutraliza-lo.

  12. Rafael - FJE CARREGADO

    O Espírito Santo é a resposta pra tudo! Costumo dizer que quem O tem recebe esse "pacote" das 7 atribuições do Espírito Santo, é impossível aceitar uma vida miserável e não ter a nossa vida como testemunho vivo desse Deus maravilhoso quando se tem essa experiencia é pra Arrebentar!

  13. Glenda Costa - FJE Samora Correia (Região Alhandra)

    Muito forte Bispo! O "engraçado" é que hoje estava pensando sobre não dar voz ao sentimento! O sentimente é realmente uma "praga" que nos afasta de Deus. Temos que vigiar. Eu tenho que vigiar.

  14. Keli

    Eu escolho dia após dia exercitar o espírito, viver pelo Espírito de Deus. Já sofri demais por viver pelas emoções. O Espírito de Deus quando passa a dirigir a vida da pessoa, todas essas virtudes e frutos automaticamente se manifestam na pessoa. Não que ela seja perfeita, mas sua vida é diferente. Se não prazer não mas esta em satisfazer as suas vontades, mas sim as de Deus. E mas uma vez se cumpri a palavra do Senhor ao dizer: Toda árvore é reconhecida por seus frutos. lc 6:44

  15. Vanessa Barros FJ Almada

    Apenas existe um espirito santo mas com sete manifestacoes diferentes, e isso só acontece quando ha uma entrega verdadeira, Deus nao falha a um servo fiel pois, Deus nao chega tarde nem cedo ele chega na altura certa, e ai temos de estar bem preparados, pois será que ja estamos preparados para termos o Espírito De Deus? Nos temos de arrancar a acomudacão, os sentimentos, pois isso fax com que Deus se afaste de nós temos de nos esvaziar por completo tudo o que vai cá dentro, e ai eu creio Deus irá se manifestar na minha vida, e terei o seu poder magnifico!

  16. fernando santos fj carregado

    Nao podemos deixar levar pelos sentimentos,se pomos toda a nossa FÉ em DEUS tudo acontece.

  17. Ana Ramos-FJ Almada

    Eu posso vencer meus sentimentos quando me dou mais para Deus pois estando na presença dele e na palavra dele me sinto forte

  18. Leticia Figueiredo

    Muito forte! Eu so posso vencer meus sentimentos, quando fortaleço minha comunhão com Deus, quando escolho estar atenta a Sua voz, usando a razão e a inteligência. Assim eu luto para ser Espirito!!!

  19. Iolanda Figo - FJE COIMBRA

    É por isso que todos os dias devemos questionar os nossos sentimentos e perguntar porquê! Confrontamos com a fé inteligente, baseada no que está escrito, no que é pretendido de nós enquanto espírito e com certeza alcançamos as respostas de Deus, a seu tempo!

  20. Tânia Gomes

    Muito esclarecedor bispo. O Espírito do Deus Vivo nada tem haver com sentimentos, Ele é RAZÃO. Enquanto exercitar o meu intelecto na Palavra de Deus, estarei atenta, vigilante à investida dos sentimentos, que devem ser neutralizados imediatamente segundo aquilo que digo crer.

  21. Cléa Souza

    Somos matéria e espírito, emoção e razão, para que possamos viver pacificamente com o nosso eu interior, se faz necessário manter o equilíbrio entre o ser emocional e o ser racional que nos completa. O SENHOR JESUS CRISTO enquanto matéria, muitas vezes parecia insensível diante de situações de extrema comoção das pessoas que os seguiam, ELE sempre agia calmo, sereno e tranquilo mostrando aquele povo que, a ação emotiva não nos leva a lugar nenhum. Então, exercitamos verdadeiramente o nosso intelecto, quando somos unos com o FILHO do DEUS VIVO.

  22. Valterlene (Val)

    Verdade, quando se trata do Espírito Santo, se trata também de inteligência, por isso para sermos espírito temos que usar o intelecto.

  23. Seminarista Diogo Gomes- FJE Coimbra

    Boa noite Bispo, O que mais encontramos neste mundo é emoção e sentimento, isto está presente em toda a parte, aliás é uma das coisas que mais me revolta. Se as pessoas agissem mais com a mente e exercessem uma fé inteligente de certeza que a situação delas mudaria. Eu penso, ainda hoje vi um monte de peregrinos a irem em direcção aoum santuário de Fátima, eu penso naquelas almas que fazem dezenas de kilometros por algo que não lhes vai adiantar de nada e muitos ainda morrem pelo caminho, eu fico imaginando se as pessoas exercessem essa fé para o Deus vivo e que realmente transforma vidas... Que maravilha que seria ver tantas vidas realmente realizadas... pois isso é o que o Deus que nós servimos realmente faz...

  24. seminarista Márcio Castro

    Boa noite Sr. bispo. Muito forte e é a realidade pois para servirmos a Deus não há que agir pelos sentimentos e sim pela razão. Deus o abençoe abundantemente.

  25. Ingrid Amoras- FJ Leiria

    Olá. Nós temos que perceber que não devemos viver de sentmentos, os sentimentos só nos magoam. Por isso eu prefiro lutar pelo Espírito Santo, porque ele é a nossa única salvação.

  26. ISAEL SILVA- FJ ALMADA

    Não existe setes Espíritos Santos, mas sim mas manifestações que são acrescentadas. O Espírito Santo, Ele nos ajuda a ter sabedoria para navegar com as situações que o diabo coloca na nossa frente, Ele nos ajuda a prevalecer firmes contra o mal. Não devemos em momento algum dar ouvidos à voz do sentimento, mas sim usar a razão, e exercitá-la a cada dia, porque se usamos a razão ontem, hoje também iremos usá-la, como também amanhã.

  27. Katia Taborda

    Boa noite Bispo Julio, E verdade o Espirito Santo e poder e Ele e razão, por isso quando a pessoa de Deus mesmo, ela usa a razão e nao usa a sentimento, porque Espirito Santo tem dentro dela e Ele ensina ela usa a razão e nao agi pelo sentimento.

  28. Yasmin Amoras- FJE Leiria

    Boa tarde Bispo; eu escolho exercitar o meu intelecto na Palavra de Deus, muitas pessoas pesam que Jesus é sentimento, que é bom, mas não, Deus é justo, é sabedoria,é entendimento, é fortaleza, é temor e conhecimento, logo não há nenhum problema humano que estaja fora do alcance das sete virtudes do Espírito Santo!! Bjs que Deus lhe abençoe e à sua família também!

  29. Pr.Fernando monteiro. Portugal

    Boa tarde bispo A caracteristica da pessoa Batizada com o espirito santo e ela ser revoltada.

  30. Hugo Varela - FJE Benfica

    Bispo através desta palavra podemos ver que não tem como recebermos o Espiríto Santo pela emoção pois Ele não tem nada a ver com sentimento, por isso que desde que veio em mim uma vontade de receber o Espirito Santo sempre me ensinaram que para recebe-lo eu tinha de ser sincero e usar a razão quando lhe busca-se, a verdade é que durante um longo tempo fui teimoso pois só o busquei através de emoção pensava que quando o recebe-se seria algo de outro mundo mas cai em mim e vi que para recebe-lo tinha de usar a fé inteligente comecei a buscá-lo com toda a sinceridade, e como prova que não era preciso sentimento quando O recebi não senti nada, simplesmente havia uma certeza que Ele estava comigo.

  31. Flávio Fortes - FJE Benfica

    Boa tarde Bispo. Esta mensagem nos mostra que o Espírito Santo não desce sob o ser humano por pena, porque se Deus fosse sentimento, ele não seria valorizado, e a nossa entrega seria algo emotivo. Por isso que Ele nos deu o poder de escolha, para usarmos o nosso entendimento e tomar a nossa decisão para que desde o momento em que decidimos entregar a nossa vida, seja algo racional em que nós tenhamos a consciência de que não é facil, é uma guerra todos os dias e se nós não estivermos revestidos com o Seu Espírito, nos fortalecendo na meditação da Sua Palavra, não venceremos as guerras que se levantam no nosso dia-a-dia.

  32. Daniel Rodrigues FJE ALMADA

    Boa Tarde Bispo, escolho efectivamente exercitar o meu intelecto na Palavra de Deus, pois nela não encontramos sentimento em acção mas Espírito.

  33. Liliana Carvalho - FJE Carnaxide GR

    Eu estou a lutar para ser espírito. Neste ultimos dias estou a fazer a quarentena da D.Nanda Bezerra onde ela (que está sendo guiada pelo Espírito Santo) está a mostrar-me coisas que nunca tinha feito antes por exemplo, eu não percebia o que era ter intimidade com Deus mas depois dela ter explicado até quando a minha irmã fala demais eu só penso Deus mostra a ela que ela ao ser assim não te está a agradar ou a orar por ela. Uma vez ela estava a falar e eu não estava a dizer nada mas estava a falar com Deus em pensamento e ela perguntou, se eu estava bem.Quando eu estou a falar com Ele eu estou a usar a cabeça e não o coração, pois tudo o que provém do coração é enganoso e o Espirito de Deus não é enganador é a certeza.

  34. Edmilson Monteiro FJE PORTIMÃO

    É verdade as sete manifestações do ESPÍRITO SANTO todas elas requerem para o uso da inteligência pois DEUS é espírito e espírito requer intelecto e não emoção que vem da carne dos nossos sentimentos,e quem quer tomar posse das promessas de DEUS obviamente que terá de usar uma FÉ inteligente pois sem ela usamos uma FÈ emotiva,cega que não traz nenhum resultado nass nossas vidas!!! DEUS ABENCOE O SR BJF

  35. Denis de Barros SEDE-FJE

    Boa tarde Bispo! Escolho lutar para ser Espírito, exercitando o meu intelecto na palavra de Deus.

  36. Seminarista Helder-Figueira da Foz

    Bom tarde bispo. É muito forte o que está postado, as pessoas religiosas pesam que JESUS é sentimento! O que faz penssar que podem iludir DEUS com o sentimento, mas as 7 Manefestações do ESPIRiTO SANTO, não tem essa de emoção. Para ser espírito sem duvida que se tem de meditar-se cada fez mais na PALAVRA D'ELE.

  37. Clelia Luduvico

    Bom dia! A melhor escolha a ser feita é ser espírito. Qual for melhor alimentado esse sobresairá!

  38. seminarista vera santos

    Boa tarde Sr. Bispo. Para sermos espírito e estarmos em espírito temos que viver de acordo com a Palavra de Deus, mas isso só é possível se meditarmos Nela. Se não for assim como saberemos a vontade de Deus para nós e para a nossa vida? Se as coisas deste mundo não nos passam espírito e quando passam é um espírito ruim, por isso temos que nos agarrar ao que nos passa um bom espírito.

  39. jacyra Barros-FJ Almada

    A nossa Vida se for centrada somente em Deus e o colocarmos em primeiro lugar da nossa vida, não há nada que não nos faça receber as 7 virtudes do Espirito Santo, agora quando o sentimento e emoção prevalece fica complicado.A Busca do Espirito Santo é essencial e importante na nossa vida e tem que ser sempre alimentado cada dia.Para que nossos frutos correspondam a vontade do nosso Deus.

  40. Se o espirito do senhor jesus é sabedoria entedimento,fortaleza entao de facto nao ha problemas neste mundo que nao haja soluçao para quem o tem. Por isso que eu mim falo quando estou a passar por um problema na minha vida poxa si eu tenho o Espirito santo eu nao tenho que ter medo deste problema mas sim de encontrar a soluçao.

  41. elisangela

    Muito forte tenho sempre que usar minha fe e ignorar meus sentimentos, quando esses querem me impedir de usar uma fe racional.

  42. Angela Varela

    Bom dia bispo, a sua Palavra de hoje ajudou-me pois estava com o meu pensamentos em coisas do passado, mais especificamento em sentimentos do Passado. Mas a Palavra de Deus me fortaleceu!

  43. João Marques (Portugal)

    É mesmo verdade. O Espirito de Deus tem estas caracteristicas e vai até muito mais além da nossa capacidade de imaginação.

  44. Fábio Medeiros- FJE Açores

    Boas Este pensamento que nos surge na cabeça de que JESUS CRISTO é emoção, já vem desde que frequentamos a Igreja Católica, devido aos ensinamentos em que eles diziam que JESUS CRISTO perdoava a humanidade mesmo que morressem nos seus pecados, logo fica lógico que devido ao ouvir isto tanta vez da Igreja Católica, esta expressão de falso amor fica em nossas raízes, daí nasce a confusão entre a verdadeira Fé e a fé emotiva...Como ver se livre desta raíz? Obedecer a DEUS com sinceridade "(...)e por causa desses falsos mestres muitas pessoas vão falar mal do Caminho da verdade." 2 Pedro 2.2

  45. Jana Gomes

    Bom dia Bispo! Eu escolho exercitar meu intelecto na Palavra de Deus! Sigo em frente, sem sentimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.