Blog Destaque Mensagens Obreiros

10 sinais de quem está perdendo a Salvação

22 de Janeiro 2021

10 sinais de quem está perdendo a Salvação

Conquistar e manter a Salvação é a mais importante tarefa do cristão. Todos os dias temos de lutar contra os problemas, maus pensamentos, o diabo e contra nós mesmos. Mas, se olharmos para nossa caminhada com o Altíssimo, vamos perceber que muitos que começaram conosco, hoje, já não estão mais na fé.

Essas pessoas ficaram pelo caminho, porque não cuidaram do bem mais precioso: a Salvação. Engana-se quem acredita que um servo do Deus Altíssimo cai de um dia para o outro. Pelo contrário, ele apresenta sinais que, se ignorados, podem levar à morte eterna.

Esses sinais devem ser bem conhecidos entre os cristãos para serem combatidos. Acompanhe comigo quais são:

1° sinal: Falta de disponibilidade para Deus

O tempo que, antigamente, era dedicado a Deus agora é dedicado a si mesmo e a seus prazeres. O trabalho, a vontade de ganhar dinheiro e até a família passam a tomar seu tempo e os momentos com Deus já não são mais prioridade.

2° sinal: O contato com Deus já não é mais o mesmo

O cristão que está fraco em sua fé já não tem mais prazer em falar com o Altíssimo. Sua oração é vazia, repetitiva e cheia de pedidos, sem nenhum agradecimento. A verdade é que esses momentos com o Deus-Vivo já não são mais sua prioridade.

3° sinal: A leitura da Bíblia se torna cansativa

Se não consegue mais orar, tampouco conseguirá ouvir a voz de Deus, por meio de Sua Palavra. Basta pegar a Bíblia para ler que é tomada por um sono, um cansaço e desânimo. Por isso, vive ansioso e desesperado pelas coisas passageiras.

4° sinal: Não enxerga mais o espiritual como seu maior bem

Esse sinal faz com que a pessoa não tenha mais a mesma confiança em Deus. Não consegue mais discernir as obras de Deus das obras da carne. Em alguns casos, deixa também de acreditar que Ele virá para nos salvar. Ela fica completamente cega.

5° sinal: Tem medo da morte ou da vinda do Senhor Jesus

Por saber que seus comportamentos não estão de acordo com a Palavra de Deus, a pessoa que apresenta esse sinal tem medo da morte, pois sabe que não é digna do céu. Também vive com medo da volta do Senhor Jesus. Ela pensa: “Vou dormir. Espero que Jesus não volte hoje”, porque sabe que se Ele voltar, ela não subirá ao Seu lado.

Ela sabe que sua vida baseada em prostituição, fornicação, adultérios, vício, malícias, maus olhos e quaisquer outros pecados escondidos não a deixará herdar o Reino dos Céus.

6° sinal: Preocupa-se em agradar mais as pessoas do que a Deus

Quando uma pessoa chega a esse sinal, ela começa abrir concessões para sua carne para estar “bem” entre amigos, clientes e familiares. Ela não se importa mais com a opinião de Deus, apenas com a das pessoas que estão ao seu redor.

Por isso, acha normal manter amizades íntimas com pessoas que não são da mesma fé que ela. Acredita que uma “mentirinha” para agradar o chefe é apenas uma bobagem e que “Deus entende”. Pensa que deixar de ir à igreja para sair com amigos não é um problema tão grande, afinal de contas, os amigos a veem como uma “cristã legal”.

7° sinal: Já não tem mais o mesmo temor com as coisas Santas

A reverência ao chegar à igreja já não é a mesma. Se antes chegava cedo, orava e tinha momentos a sós com Deus, antes do culto. Hoje, ela chega atrasada, sem sua Bíblia e olhando o celular a cada nova notificação.

Os propósitos de fé não são mais levados a sério. Deixa seus envelopes jogados, sem reverência e, inclusive, os esquece em casa. E o que falar da Bíblia Sagrada? É tratada como qualquer outro livro, fica empoeirada na estante e não é aberta há dias.

8° sinal: Quando está na igreja, não se concentra na mensagem e oração

A pessoa que apresenta esse sinal até vai à igreja, mas não se concentra em absolutamente nada do que é dito. O teto é mais interessante que a Palavra da Salvação. Não consegue deixar o celular desligado por 1h30 ou 2h para se concentrar na reunião.

Na hora da oração, seus pensamentos vão longe. Não consegue focar em falar com o Deus Altíssimo. Rapidamente seus pensamentos são tomados por afazeres, preocupações e dilemas. Seu corpo físico está ali, mas o espírito está distante.

9° sinal: Não tem mais a alegria da Salvação

Diante de uma vida desregrada e longe do Altíssimo, a pessoa já não tem mais o brilho da Salvação. O medo da morte é maior do que qualquer sentimento de prazer em Deus.

Está sempre de mau humor, indisposta e não resplandece a alegria da Salvação. Briga por tudo, não consegue estabelecer um relacionamento de paz em sua casa e está sempre em meio a brigas e discórdias.

10° sinal: Ela acha que a pregação nunca é para ela

Quando ela consegue prestar atenção na reunião, não aceita o sermão dado pelo próprio Deus, por meio do seu servo. Acredita que, por ter muito tempo de igreja, a Palavra já não é para ela, mas para o membro que está começando a frequentar a igreja agora.

Por isso, meu amigo, convido você a se analisar. Será que você não tem um ou todos os sinais de quem está perdendo a Salvação?

“Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” 2 Coríntios 13:5

Esteja alerta. Sua Salvação é o bem mais precioso que você pode ter. Não brinque com sua alma e sua eternidade. Os sinais são claros, basta que você faça uma autoanálise para saber se, realmente, está na fé.

E se identificar algum destes sinais, arrependa-se. Fale ao Deus-Vivo sobre sua real situação e comece a trilhar um novo caminho ao lado dEle, para que, então, volte a sorrir e ter a certeza da Salvação.

Nos veremos na IURD ou nas nuvens!

Bispo Júlio Freitas.