Mensagens

10 passos para uma evangelização eficaz

19 de Janeiro 2011

10 passos para uma evangelização eficaz

10. Acompanhar os primeiros passos do evangelizado até que este se baptize nas águas:

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, baptizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19).

Evangelização significa:

1. acto ou efeito de evangelizar; 2. pregação do Evangelho; 3. ensino ou vulgarização de uma doutrina ou sistema.

A evangelização, no sentido do cristianismo, teve início com o próprio ministério de Jesus Cristo que, ao escolher os Seus doze discípulos, os preparou para espalhar a Sua mensagem.

9. Apresentar o evangelizado ao seu pastor local e orar pela pessoa até que a mesma se firme na Verdade:

O acompanhamento é de suma importância. A pessoa precisa de apoio e atenção espiritual até se tornar independente – ela e Deus. E um dos mandamentos de Cristo é: orai uns pelos outros.
“sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados” (Tiago 5.20).

8. Marcar um encontro com a pessoa na Igreja – dia e horário, se não puder levá-la no momento:

Existe uma diferença entre convidar e levar as pessoas ao Reino de Deus. Não estamos a falar em forçar a pessoa a algo, mas do espírito com que se sai para evangelizar: levar as pessoas à salvação ou não.

“… Sai depressa para as ruas e becos da cidade e trazei para aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos” (Lucas 14.21).

7. Tirar as dúvidas relacionadas com a Bíblia, com Deus e com a Igreja, na hora:

A fé é a crença sem limites, por isso toda a dúvida deve ser eliminada. Um conselho: duvide da sua dúvida.

“… porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele” (Marcos 11.23).

6. Avisar o evangelizado de que sentimentos e pensamentos negativos surgirão, pessoas falarão mal da Igreja, tudo para o confundir e desanimar, para que não venha à Igreja. Ele tem que ser forte e superar tudo isto:

Vacinar a pessoa de que o mal vai contrariar a sua convicção, usando os incrédulos para falar mal da Igreja e da sua fé. A pessoa tem que ter a consciência de que uma coisa é crer em Deus e outra, completamente diferente, é buscar a Deus. E por que motivo é importante ir à Igreja? A Igreja tem uma atmosfera propícia para se ter um encontro com Deus, pois ali se ouve a Palavra de Deus, os casos verídicos e as palavras positivas, que tornam uma pessoa forte e motivada.

“O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera” (Mateus 13.22).

5. Profetizar e determinar que aconteça o necessário:

Poucas pessoas sabem que a palavra tem espírito. Entre outras finalidades, Jesus usava o poder da palavra para curar os enfermos e libertar os oprimidos. Todo o Seu trabalho resumia-se ao uso da palavra.

“Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. (…) Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mateus 18.18 e 20).

4. Desafiar o evangelizado e nunca colocar em questão a sua vida pessoal e espiritual (por exemplo, afirmar que se Deus não fizer isto, não creio mais n’Ele, saio da Igreja, não falo mais da Bíblia…):

Deve desafiar a situação em que o evangelizado vive (doença, vícios, problemas familiares, desemprego…), pois para Deus não há impossíveis. Nunca colocar a sua vida pessoal e espiritual em perigo, mas desafiando que se nada acontecer na vida da pessoa, ela não precisa de voltar à Igreja.

“… Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o que nele se refugia” (Salmos 34.8).

3. Falar do que Deus fez na sua vida e das suas experiências:

A evangelização eficaz não é aquela que começa por falar da Igreja, da reunião x ou y, mas sim aquela que começa por falar do poder de Deus na sua vida; do que Ele lhe proporcionou através do uso da fé (cura, libertação de vícios, prosperidade, paz…).

“Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demónios; de graças recebestes, de graça dai” (Mateus 10.8).

2. Ir ao encontro dos necessitados (ruas, hospitais, estabelecimentos prisionais, manicómios, etc.):

Sabemos que o diabo não permite que as pessoas procurem a ajuda de Deus. Então, não podemos ficar à espera! Orar e jejuar ajuda-nos a ter capacidades espirituais para auxiliar o necessitado, mas precisamos de ir ao seu encontro.

“Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la?” (Lucas 15.4).

Seguem-se alguns pontos-chave que nos mostram como a tornar eficaz:

1. Evangelizar os sofridos, os desesperados:

Evangelizamos todas as pessoas, as que estão bem e as que estão mal, as alegres e as tristes, as pobres e as ricas. Contudo, devemos dar prioridade à pessoa que está sofrida e desesperada, porque está mais propensa à loucura, que é o suicídio.

“Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes (…) pois não vim chamar justos, e sim pecadores (ao arrependimento)” (Mateus 9.12-13).

Por favor, divulgue este ensinamento na sua igreja local, regional e estadual!

Do seu fiel escudeiro, Bjf


34 comments
  1. Alvaro de Souza

    Estamos juntos...

  2. Maria Calvo

    Bacana bispo vou passar para o grupo de evangelização daqui!!

  3. luiz

    A paz,meu irmão,estou necessitando de ajuda,pois sou evangelista da Primeira Igreja Batista em Faria Lemos-MG,e desejo realizar um discipulado com pessoas com dificuldade com a bebida,necessito de orientação,obrigado figue na paz. Gostei das orientações de como evangelizar.

  4. Claudio

    Adorei. Eu to começando e nao sai muito como chegar nas pessoas pra falar fe Jesus. Na verdade nao sabua nem por onde começar. Deus abençoe Bp Joao Freitas. Obg pelo esclarecimento.

  5. BIll francisco

    esta ligado bispo vai arenbetar vou passar par os jovem envagelista da minha igreja ca em mocambiqui

  6. BRENDA

    ARREBENTOU EU E MINHA MÃE GOSTAMOS MUITO. QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO O SENHOR E DANDO MUITA SABEDORIA

  7. Rosany

    Muito bom Bispo Julio! Isso serve para que venhamos a aprender mais sobre como chegar, e falar com os mais necessitados! Deus abençoe ao senhor!

  8. helder

    muito forte Bp, obrigado pelo encinamento q Deus abençoe o senhor abondantemente

  9. Geison

    Bacana ! Bp. Já passei para os grupos, gostaram muito da mensagem. um abraço.

  10. Carlos Silvestre

    Muito bom este conteudo. Dez passos para "Qualidade de um bom serviço e vida", não só para o evangelista, mas tb para o evangelizado.

  11. silas

    que Dios le de su bendición y muchas gracias por enseñarnos tanto que Dios siga haciendo esta obra tan maravillosa en su ministerio Saludos

  12. João Paulo

    Muito bom, Porque o principal objetivo da I.U.R.D é salvar vidas e levar a palavra de Deus a todos.

  13. Raelson Rosa

    Muito forte mesmo bispo!!! arrebentou!! tenho acompanhado sempre o seu blog e cada dia mais tenho aprendido muitoooooo com o senhor obrigado bispo, pela disposição do senhor em sempre estar atualizando o blog e nos alimentando com as suas mensagens!!!

  14. daniel

    ta ligado bp jl eu vau passar esse espirito para os grupo da minha iurd que deus o abençoe

  15. manuel cruz

    tou compeletamente dacordo temos ser fortes na fe pois satanas ainda tem muitas ovelhas do lado dele e essas ovelhas que temos que ganhar para cristo pois muitos ainda vao em falsas criticas a igreja de alguns ignorantes que nao sao mais que cegos tentando giar outros cegos pois jesus ja adeverteu em sua palavra se 1 cego guiar outro e se ouver 1 poco diante deles e mais que certo que ambos vao cair no poco por isso vamos orar para que mais pessoas se rendam e aceitem jesus como seu unico senhor e salvador pessoal paz em cristo bjf

  16. Carlos Eduardo

    Olha bp. Júlio, muito bom esse estudo viu, aprendi muito vou divulgar sim, ahaa se todos que falam da palavra de Deus pudessem ler isso, concerteza 99,9% dos evangelizados teriam um enorme desejo de conhecer o senhor Jesus.

  17. Saint Juste

    obrigado senor, eu vo traducir isso agora em francès para aprender le e transmitir o meu grupo de evangelisacao... Vaï muito ajudar meus jovem eu tambem. obrigado

  18. ARREBNTOU BISPO.. IREI COLOCAR NO MURAL DA FORÇA JOVEM. BISPO SE POSSIVEL DIVULGA MENSANGENS PARA OS JOVENS 10 PASSOS PARA A LIBERTAÇÃO DOS JOVENS.. DEUS ABENÇOE!

  19. jessica

    olá muito obrigada vou arrebentar ganhar muitas almas para meu Deus!

  20. William Fernandes

    Vou acompanhar os próximos passos. Quero presentear o Meu Deus com muitos frutos. Quero frutificar para o Seu Reino. Na fé!

  21. Christiane Neres

    Tá ligado!É assim que deve acontecer. Que Deus nos capacite cada dia mais para podermos resgatar do inferno essas almas sofridas. Em nome de Jesus. Na fé!

  22. Nanda

    e verdade Bispo temos que ir ao encontro da pessoa necessitado porque essa pessoa esta carente espiritualmente. e verdade devemos falar da experienca que Deus faz na nossa vida so assim vamos ganhar Almas para o Senhor Jesus. Falando da Igreja nao leva a ganhar almas, agrdeco bastante Bispo por esses ensinamnentos. Acredito no Senhor Jesus que vou dar bons frutos,tirando as almas que o Diabo cega para no reino dele para o Senhor Jesus. DEUS ABENCOE BISPO E A SUA FAMILIA. estou aprendendo muito Bispo no seu Blog.

  23. Albertina Vieira

    Bispo, vamos sim em busca dos doentes, sofridos, desamparados e trazê-los para Jesus através dos nossos testemunhos. Que Deus o abençoe mais e mais.

  24. Carol FJ Corumbá

    Bispo, agradeço a Deus por lhe dar inspiração e ao senhor por se importar em nos passar essas mensagens. Eu precisava disso.

  25. ANA KELLY

    Muito forte Bispo, irá nos fazer abrir nossa visão, usarmos a fé inteligente. esperarei os outros passos e colocorei na sala de campanha da minha igreja. ANA KELLY POA/RS

  26. Ana Reis

    Ta ligado senhor bispo...vou acompanhar aqui o blog do senhor. Que Deus abencoe mais e mais o senhor.

  27. M lucia Rosa

    Ola Sr Bispo agradeço a DEUS por suas mensagens de fe!E oque tem me fortalecido dia a dia! DEUS O ABENÇOE grandiosamente!

  28. MATIAS VARELA

    ESTA DETERMINADO OBISPO Y ESPERO LOS OTROS PASOS, ESTO AYUDARA A MUCHOS CRISTIANOS SINCEROS EN GANAR ALMAS Y QUE DE REPENTE NO TUVIERON EL RESULTADO OPTIMO PARA GANAR LAS ALMAS DE LAS GARRAS DEL MAL, DIOS LO BENDIGA AUN MAS SEÑOR OBISPO, SALUDOS DESDE ARGENTINA.

  29. Ana

    Por vezes temos que estar em sitios errados meus caros amigos ,para podermos chamar quem lá está tambem... se estivermos sempre perto de pessoas de Deus não salvaremos almas que provavelmente n o conhecam. . . Amo o meu Deus em nome de Jesus

  30. Elaine

    Bispo Júlio Tá ligado! Vou estar acompanhando o blog Quero dar frutos Deus o abençoe e o capacite cada vez mais para nos orientar

  31. Sara

    *Tá ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.