Blog Destaque Escolhas certas de 2021

Escolhas certas de 2021: Fazer exercício com frequência

8 de Fevereiro 2021

Escolhas certas de 2021: Fazer exercício com frequência

Quantas horas de exercícios você praticou essa semana?
Infelizmente, a resposta de milhões de pessoas para a pergunta acima é: nenhuma.

As pessoas se dedicam ao trabalho, aos estudos, aos filhos, a seriados na televisão, às redes sociais e a diversas outras atividades. Mas deixam em último plano a própria saúde física – que envolve, necessariamente, o exercício.
É claro que existem muitas coisas importantes na vida de cada pessoa. Entretanto, cuidar da saúde é essencial. E não há real saúde – física ou mental – sem a prática de atividades.

O exercício traz benefícios para a mente que vão além do bom humor e do alívio do estresse. Os especialistas e testes provam que fazer caminhadas em um ritmo acelerado, correr (se possível), por exemplo, têm o poder de deixá-lo mais produtivo, e inteligente, pois melhora a capacidade de raciocínio e a clareza de ideias. De fato, a maioria das atividades físicas proporcionam esses benefícios.

Uma pesquisa realizada em Londres há alguns anos comprovou que correr “turbina” a inteligência, já que o aumento de oxigenação promovido por essa atividade faz com que o cérebro trabalhe mais e melhor. Digo isso não somente porque sou fã de corridas, mas os asseguro que realmente funciona.

Ademais, a prática de atividade física é a principal ferramenta contra o sedentarismo – doença que acarreta outros tantos males, como diabetes, depressão, insônia, obesidade etc.

Sem trabalho físico não existe desenvolvimento psicológico e, muito menos, manutenção de um corpo saudável e ativo.
Mas atenção: não estou falando que é preciso se tornar um fisiculturista. A meta é, simplesmente, ter uma rotina saudável.

Para isso, escolha, pelo menos, três dias da semana. Em cada um desses dias, dedique, no mínimo, uma hora à atividade física.

Antes do início
Se você não tem o hábito de praticar exercícios físicos, é importante se lembrar de que seu corpo precisa de um período de adaptação. Portanto, antes de iniciar as atividades, visite um médico e um profissional de educação especializado na atividade que você escolheu.

É importante saber como iniciar a prática, quais alongamentos devem ser realizados antes e após os exercícios e qual a duração e intensidade a cada dia.

Visite também um nutricionista, para que sua alimentação seja adequada para a atividade física.
No Brasil, tanto planos de saúde quanto o sistema público oferecem essas consultas médicas.

Para ser saudável, basta querer. Faça a escolha certa em 2021.

Para conferir as mensagens anteriores da série “Escolhas Certas de 2021”, acesse os títulos abaixo:
– 1° Acordar cedo;
– 2° Falar com Deus;
– 3° Medite na Palavra de Deus;
– 4° Valorize sua família;
– 5º Tenha uma alimentação saudável.

Nos veremos na IURD ou nas Nuvens!

Bispo Júlio Freitas