Notícias

Qual religião será a maior até o final do século?

15 de December 2021

Qual religião será a maior até o final do século?

O Islã não é apenas a religião que mais cresce no mundo hoje, mas é projetada para ser a maior em 2075.
O Cristianismo tem sido a religião abraâmica mais popular do mundo desde seu surgimento, há mais de dois mil anos, mas perderá seu lugar para o Islã no final do século 21, de acordo com o Pew Research Center.

No início do século 20, o Cristianismo tinha o maior número de seguidores, chegando a quase 560 milhões, enquanto havia 200 milhões de muçulmanos na época. Em 1900, os cristãos representavam 34 por cento da população global, enquanto os muçulmanos constituíam 12 por cento de todas as religiões em todo o mundo.

Mas essa margem entre as populações cristã e muçulmana mudou drasticamente ao longo do século 20 em favor do Islã, à medida que se tornou a religião de crescimento mais rápido em todo o mundo. Essa tendência continuou no século 21, de acordo com o Pew Research Center.

Em 2050, “o número de muçulmanos será quase igual ao número de cristãos em todo o mundo”, se as tendências atuais de crescimento da população continuarem, descobriu a Pew em 2015. Se isso acontecer, pela primeira vez na história, ambas as religiões terão a mesma posição.

“Na verdade, os muçulmanos crescerão mais de duas vezes mais rápido que a população mundial em geral entre 2015 e 2060 e, na segunda metade deste século, provavelmente ultrapassarão os cristãos como o maior grupo religioso do mundo”, disse outro estudo em 2017.

Embora as populações muçulmanas tenham continuado a aumentar em todo o mundo na era moderna, curiosamente, o poder político dos estados dominados pelo islã, dos mogóis aos otomanos, que governaram vastas áreas da Ásia subcontinental, Oriente Médio, Norte da África e Europa Oriental gradualmente enfraquecido no século XIX.

O poder Mughal no subcontinente entrou em colapso em meados do século 19, enquanto o fim dos otomanos veio após a Primeira Guerra Mundial no início do século 20.

Por quê?

“Em todo o mundo, cada mulher muçulmana tem uma média de 2,9 filhos, em comparação com 2,2 para todos os outros grupos combinados”, disse o estudo do Pew, referindo-se a sete outros grandes grupos religiosos não muçulmanos.

Os muçulmanos do mundo também são a população mais jovem, sendo “sete anos mais jovem do que a idade média dos não-muçulmanos”, de acordo com o estudo – o que significa que mais jovens muçulmanos substituirão os não-muçulmanos mais velhos em todo o mundo.

Embora a migração não seja uma causa direta do crescimento populacional, devido à volatilidade política e econômica, muitos muçulmanos tendem a migrar para estados de maioria não muçulmana na Europa e nas Américas, onde aumentam a parcela da população muçulmana.

De acordo com os dados do Pew, em 2050, quase 10% da Europa será povoada por muçulmanos. Nos Estados Unidos, os muçulmanos chegarão a 2% da população, ao passo que será bem menor na América Latina, de acordo com as previsões.

Há também um fator de conversão, particularmente na Europa e nos países subsaarianos da África, onde os ganhos líquidos dos muçulmanos – que são calculados subtraindo-se as pessoas que deixaram o islamismo de novos convertidos à religião monoteísta – parecem superar o número de conversões para outras religiões em o período projetado entre 2010 e 2050.

“Enquanto isso, a mudança religiosa – que deve impedir o crescimento de cristãos em cerca de 72 milhões entre 2015 e 2060 – não deve ter um impacto líquido negativo no crescimento da população muçulmana”, disse o estudo.

Um fator, ser ‘sem religião’ também favorece o crescimento muçulmano, já que a maioria dessas pessoas não reside em países muçulmanos.

“A população sem filiação religiosa de hoje, em contraste, está fortemente concentrada em lugares com baixa fertilidade e populações envelhecidas, como Europa, América do Norte, China e Japão”, sublinhou a pesquisa do Pew.

Fator asiático

Como as outras religiões abraâmicas do judaísmo e do cristianismo, o islamismo também surgiu no Oriente Médio, região localizada na Ásia. Embora grande parte da população cristã não esteja concentrada na Ásia atualmente, as previsões populacionais mostram claramente que o continente abrigará a maior parte da população muçulmana no final deste século.

A Ásia tem sido o motor do crescimento da população global na era moderna. China e Índia, dois estados asiáticos, lideram a primeira e a segunda maiores populações do mundo, respectivamente. Ambos os países também têm populações muçulmanas significativas com as quais têm uma relação difícil. A Indonésia, outro estado asiático, também abriga a maior população muçulmana do mundo.

Mas a pesquisa da Pew mostra que, três décadas depois, a Índia terá a maior população muçulmana do mundo, assumindo a liderança da Indonésia.

A mesma pesquisa também indica que a Índia ainda terá uma maioria hindu em 2050. Mas se as tendências favorecendo o aumento da população muçulmana continuarem, então, no longo prazo, a Índia também poderá perder seu status de maioria hindu.

De acordo com as projeções do Pew, entre 2015 e 2060 a população muçulmana crescerá 70% a mais, enquanto os cristãos aumentarão 34% e os hindus verão um aumento de 27%.

Fonte: TRT World