Mensagens

Você tem o seu coração endurecido?

15 de Dezembro 2010

Você tem o seu coração endurecido?

“‘Assim, pois, como diz o Espírito Santo …’ (Hebreus 3.7), também os espíritos malignos falam. E Cristo deixou bem claro que quando o mal fala produz insegurança, dúvida, medo, acomodação e tristeza, mas que quando o Espírito Santo fala produz, certeza, segurança, disposição, coragem e revolta. ‘Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos’ (Hb 3.7-9). Quando o Espírito Santo fala dentro de si, enche-o de segurança e coragem para abrir o seu negócio, para perdoar aqueles que um dia lhe fizeram mal e por quem ainda guarda mágoa. Ele pede-lhe que entregue por completo o passado, o presente e o futuro nas suas mãos, mas para isso é necessário abandonar os erros, os vícios e as falsas amizades.

‘Não endureceis o vosso coração’, pois é você que decide se o seu coração vai ser endurecido pela dúvida, pelo medo, pela desobediência e pelo orgulho, ou se vai obedecer, como sucedeu no dia da tentação no deserto. Três milhões e meio de pessoas saíram do Egito com Moisés e atravessaram o deserto, sem água nem comida, onde só havia escorpiões e serpentes. Muitos endureceram o seu coração, no dia em que o tentador começou a criar uma rebelião contra Moisés. Tentador esse (o diabo) que aproveita sempre para se aproximar nos momentos difíceis, depois de você sacrificar e de ficar na dependência de Deus, trazendo a dúvida, a renegação e a blasfémia, sendo justamente aí que você terá que decidir se vai guardar o seu coração ou não.

‘Onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova’ (Hb 3.9), pois, quando eles O colocaram à prova, Ele fez sinais: ‘e viram as minhas obras por quarenta anos’ (Hb 3.9). Deus manifesta-se na sua vida através de provas, mas Ele não precisa de nada. Contudo, o dinheiro que você investe é aquilo que precisa para se manter vivo e que, no Altar, representa o seu suor, a sua entrega e a sua dependência de Deus, fazendo com que Ele entre em ação e lhe prove que nada é impossível!

Deus provou durante 40 anos, fazendo a água sair da rocha, abrindo o Mar Vermelho, fazendo a carne e o pão caírem do céu e as crianças andarem e as solas dos seus sapatos não se gastarem. ‘Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom’ (Salmo 34.8), pois, quem quer ver a bondade de Deus tem que O provar. E quem O tenta faz a sua vida andar, mas para trás, porque quer ver para crer, só que com Deus primeiro sacrifica-se e somente depois é que Ele faz e se manifesta.

‘Por isso, me indignei contra essa geração e disse: Estes sempre erram no coração; eles também não conheceram os meus caminhos’ (Hb 3.10), ou seja, o erro do ser humano está no seu coração. Se tomou a decisão com o coração não vai perdoar quem lhe fez mal, mas se usar a cabeça/a razão perceberá que guardar mágoa de alguém lhe fará mal, porque não será perdoado e ficará amargurado. Deverá, então, fazer como Deus manda, reconciliar-se e perdoar a pessoa, fazendo a sua parte e usando a razão. Afinal, o coração faz as pessoas errarem, pois, é o sentimento de medo, de insegurança e de dúvida que cria as fantasias. ‘Estes sempre erram no coração; eles também não conheceram os meus caminhos’, então, se se deixar levar pelo seu coração nunca irá conhecer o caminho de Deus.

Foi Deus que perguntou a Moisés: ‘que é isso que tens na mão?’. Era um cajado, só que ele desprezava-o, ou seja, desprezava a sua fé. Porém, Deus veio a libertar o povo da escravidão através de Moisés, que usou o seu cajado, e de todas as vezes que ele sacrificava, Deus agia; de todas as vezes que ele usava a cabeça, Deus mostrava-lhe o caminho. A verdade é que Deus mostra o Seu caminho para quem não endurece o coração e se entrega a Ele através do sacrifício. ‘Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso’ (Hb 3.11), pois, Deus não obriga ninguém a sacrificar, mas dá a oportunidade a todos e os que decidem fazê-lo são guiados para a realização do seu maior sonho.

‘Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo’ (Hb 34.12). Se você está com o Deus vivo, toda a sua vida será viva, isto é simples de entender, mas o mais difícil é sacrificar, ignorar o coração e usar a razão.

‘Pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje …’ (Hb 34.13). Todos os dias há um testemunho que motiva, exorta, mostra o caminho de Deus e que diz que o que passou, passou, por isso, não olhe para ontem. Você não pode ficar preocupado com o amanhã, nem triste pelo ontem, pois, você tem que viver o hoje e o agora, afinal, o amanhã está nas mãos de Deus e o ontem já passou e não volta mais.

O engano do pecado é não sacrificar, fazer de qualquer maneira e pensar que Deus entende, tal como foi o caso de Caim, que ficou chateado com Deus pelo facto de Ele não ter aceite o seu sacrifício. Caim ficou com raiva e o seu coração permitiu que fosse enganado, pois, em vez de se humilhar e de pedir desculpa a Deus, virou-Lhe as costas e foi ter com o seu irmão Abel e matou-o. Deus ficou indiferente? Claro que não e quis que ele servisse de exemplo para todos. E você tanto pode ser um Caim como um Abel, pois é você que decide! Se começou bem e teve confiança desde o início, deve guardá-la até ao fim, para que o seu sonho seja realizado e para que possa ser uma pessoa completa, de modo a que o seu testemunho não fique pela metade”.

Por seu servo em Cristo, Bp. Júlio Freitas

Anterior

Inúteis

Seguinte

S-A-C-R-I-F-Í-C-I-O


17 comments
  1. Isabel cristina

    Obrigado Bispo Julio, que Deus continue abençoando e lhe dê a cada dia mais direção para nos abençoar e nos ajudar a lutar a cada dia pela nossa salvação em nome de Jesus.

  2. Janete

    Obrigado!!!!!!

  3. Marisa

    Bispo, Sacrifío é antes durante e depois, e como o sr. sitou a fé é nosso cajado esse é o caminho para ter uma vida completa. Obrigada pela direção, Que Deus o abençoe.

  4. Deus é Bom e nos ensina qual os planos do diabo. Obrigado bispo por essa palavra. Deus abençoe

  5. Elisabeth Soares /Pinhal Novo

    Sr. Bispo vou sempre agradecer a Deus pelo ensinamento e direcção que nos através do sr.. Deus o abençoe.

  6. Nao devemos permitir que o diabo nos engane, pois ele é muito astutu, sabe que o coracao humano é repleto de sentimentos por isso quer que tenhamos sentimentos e nao usemos a razao , a fé inteligente para alcancar as promessas de Deus, e quando sacrificamos ele procura nos destrair com as coisas suteis de mundo pois ele sabe que depois do sacrificio vem as bencaos, temos que vigiar muito, nao relaxar e nem descancar nesta batalha, muito menos que as coisas deste mundo enviadas pelo mal arranquem a nossa concentracao do alvo que almejamos

  7. Belmira Branco

    Que este coração remendado seja sempre barro nas mãos do Oleiro. Bispo, Deus abençoe sobremodo seu precioso ministério. Respeitosamente, Mira

  8. Ta ligado bispo!!! Essa palavra só testifica mais e mais o que Deus pôs no meu coração. porque é realmente assim que acontece, o diabo logo entra em ação após a decisão; cabe a nós vencê-lo!

  9. viviane pereira

    muito forte bispo,o senhor falou tudo o q eu precisava ouvir,estou sacrificando tudo q ñ podia,e dói muito,estou muito tempo na igreja e nunca passei por isso,meu coraçao diz não,é uma dor insuportavel,mas é como o Bispo Macedo diz é tudo ou nada.Muito obrigada,o senhor me ajudou muito

  10. Kaellen

    Essa palavra foi como uma espada de dois gumes, falou muito comigo.

  11. Renata

    Boa Tarde Bp. Júlio Freitas!! É verdade devemos sempre olha para Deus manter sempre firme a nossa confiança Nele pois sabemos que se estivermos com Deus sempre iremos agir conforme as nossas vontades a acaba nos levando a ruína.

  12. ALCINA PINTO catedral da FE

    O maior milagre de DEUS na minha vida foi a total trasformaçao no meu ser \meu EU\.Ter um encontro com ele na nossa vida e obedecer a sua SAGRADA PALAVRA.Muito bom estou muito feliz em paz,coisa que antes ter minha vida entregue DEUS nao sabia a ultima vez que sorri,DEUS ABENÇOE TODOS

  13. NEIVA

    PARA QUEM QUER VER AS PROMESSAS DE DEUS CUMPRIDA EM SUA VIDA,SÓ TEM UM CAMINHO O SACRIFICIO,NÃO EXISTE OUTRO CAMINHO QUE NÃO SEJA ESSE, ATE DEUS TEVE QUE SACRIFICAR IMAGINE NÓS.SÓ DEPENDE DE CADA UM,SE EU QUERO TOMAR POSSE DAS PROMESSSA ENTÃO TENHO QUE ABRIR O CORAÇÃO E ME LANÇAR POR COMPLETO NO SACRIFICIO ,IR ALÉM TENHO QUE SER O SACRIFICIO PARA QUE DEUS VENHA SE MANIFESTAR NA MINHA VIDA>>>>ATÉ MAIS BISPO!!!!

  14. rosemary

    bispo, so eu sei o que estou passando,pelo deserto, antes mesmo de sacrificar,peço a DEUS que me de coragem até o ultimo dia e que me faça ser fiel e vitoriosa,pois preciso de uma resposta urgente, mas sei em quem tenho crido.DEUS nos abençoe e nos honre em nome de JESUS.

  15. O filho de DEUS tem de ser sensivel a voz de DEUS e é impossivel que isso aconteca quando estamos presos a voz do nosso coracao que é terrivelmente corrupto e enganador! Quem consegue endurecer o coracao, consegui controlar a voz da carne porque temos que tomar em conta que: Se nao estamos sendo usados por DEUS é porque estamos sendo pelo diabo!! Marlenne-Mocambique

  16. depender de Deus é muito díficil pra quem não teve um encontro com Ele e não O conhece.

  17. Ana Paula

    Tá ligado Bispo!! Vivendo a fé crendo nas promessas de Deus, sacrificando e sendo surda para as emoções e sentimentos do "coração enganoso e desesperadamente corrupto quem o conhecerá?" É como diz aquela canção: " olhar somente a ti Senhor e não olhar pra trás, seguir seu caminhar Senhor, seguir sem desmaiar Senhor PROSTRADO EM TEU ALTAR Senhor e não olhar atrás..." Abraço Bispo!! Na fé!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.