Mensagens

Trem da Vida

24 de Setembro 2011

Trem da Vida

[audio:/24092011.mp3]

Há algum tempo atrás li um livro que comparava a vida a uma viagem de trem. Uma leitura extremamente interessante, quando bem interpretada. Isso mesmo, a vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques, alguns acidentes, surpresas agradáveis em alguns desembarques e grandes tristezas noutros.

Quando nascemos, entramos nesse trem e nos deparamos com algumas pessoas que, julgamos, estarão sempre nessa viagem connosco. Infelizmente, isso não é verdade; em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos do seu carinho, amizade e companhia insubstituível… Mas, isso não impede que, durante a viagem, pessoas interessantes e que virão a ser super-especiais para nós, embarquem.

Chegam os nossos irmãos, amigos e amores maravilhosos. Muitas pessoas tomam esse trem, apenas a passeio, outros encontrarão nessa viagem somente tristezas, ainda outros circularão pelo trem, prontos a ajudar a quem precisa.

Muitos descem e deixam saudades eternas, outros tantos passam por ele de uma forma que, quando desocupam seu assento, ninguém sequer percebe. Curioso é constatar que alguns passageiros, que nos são tão caros, acomodam-se em vagões diferentes dos nossos; portanto, somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles, o que não impede, é claro, que durante o mesmo, atravessemos, com grande dificuldade, o nosso vagão e cheguemos até eles… só que, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado, pois já terá alguém ocupando aquele lugar. Não importa, é assim a viagem, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, despedidas… porém, jamais, retornos.

Façamos essa viagem, então, da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com todos os passageiros, procurando, em cada um deles, o que tiverem de melhor, lembrando, sempre, que, em algum momento do trajeto, eles poderão fraquejar e, provavelmente, precisaremos entender isso, porque nós também fraquejaremos muitas vezes e, com certeza, haverá alguém que nos entenderá.

O grande mistério, afinal, é que jamais saberemos em qual estação desceremos, muito menos os nossos companheiros, nem mesmo aquele que está sentado ao nosso lado. Eu fico pensando se, quando descer desse trem, sentirei saudades… Acredito que sim, separar-me de alguns amigos que fiz nele será, no mínimo doloroso, deixar os meus filhos continuarem a viagem sozinhos, com certeza, será muito triste, mas me agarro na esperança de que, em algum momento, estarei na estação principal e terei a grande emoção de vê-los chegar com uma bagagem que não tinham quando embarcaram… e o que me vai deixar feliz, será pensar que colaborei para que ela tenha crescido e se tornado valiosa.

Espero ter colaborado em algo, Bjf


16 comments
  1. Patrícia

    Bispo, amo suas mensagens! São sempre tão edificantes, diretas e verdadeiras!

  2. Rô Silva

    " Que o Senhor Jesus seja o nosso guia todos os dias, porque as vezes nestas viagens encontramos cada passageiro...rsrsrsr" Felicidades Bispo. forte abraço!

  3. JULIO CESAR BITTENCOURT

    BEM NESSES TREIXOS QUE FORAM ESCRITO NOS FAZ REFLETIR SOBRE A NOSSA VIDA,VAMOS APROVEITAR O MAXIMO ESSA VIAGEMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM.

  4. Bispo, maravilhoso, a pura verdade... a VIDA nos leva pra tantos lugares, mais depende muito de nossas escolhas também... Deus tem que ser nosso guia sempre!!! Deus abençoe

  5. Humar Santos

    Nesse comboio ou trem que é a vida, verdadeiramente é complicado, porém, desde o momento em que escolhemos o comboio certo para o qual embarcar, aí, eu digo que tudo que acontecerá nele fará com que a nossa desembarcação daquele comboio seja uma grande realização :D FORÇA JOVEM CENÁCULO DO ESPÍRITO SANTO

  6. Maiky

    bacana bispo, gostei muito! muito interessante esse post! nos leva a raciocinar...

  7. Elsa de Jesus Francisco

    É mesmo a vida é uma viagem, cabe a cada um de nós sermos aquele passageiro q quando desce deixa saudades eternas, mesmo sendo em tão pouco tempo... Ñ procurando nos companheiros de viagem apenas "O Q TIVERAM DE MELHOR" mas também os ERROS p ajurdarmos a se aperfeiçoarem contribuindo deste modo p o desenvovimento da bagagem de cada um, e mesmo sem estarmos sentados ao lado uma vez q alguém ja tinha ocupado o lugar, deixar marcas de carinho, amizade e companhia insubstituível q irão acopnha-lo (la) ao longo da viagem desembarcando no trem das experecias da vida...

  8. Sr bispo, gostei bastante da postagem, parabens, como vc está, abraço.

  9. Cléa Souza

    Reflexão valiosíssima! Esta é a mais pura realidade da vida, pois embarcamos neste trem a partir do ventre materno, conduzidos pelo nosso CRIADOR até o desembarque final. Será um percurso limitado e curto enquanto matéria, nada levaremos conosco além da consciência de que valeu a pena embarcar neste trem, ou não! Onde cada um é responsável em fazer sua parte, colaborando para que a nossa bagagem seja valiosa no desembarque da estação principal. DEUS seja LOUVADO!

  10. Luciana Mendes - Baixa da Banheira

    Muito Forte e interessante... Realmente... Tudo não passa de uma viagem! Na Fé.

  11. Garciele Petropolis RJ Brasil

    Bispo excelente mensagen, muito boa mesmo.

  12. Patrick

    pois é, e Deus é quem dirige esse trem, Ele é o único que vai estar sempre conosco, por isso, deve ser o nosso melhor Amigo.

  13. Liliana Nunes

    Mto FORTE! é bem verdade, agora que Vivo Com Deus, tenho a capacidade de pensar naquilo que "era" e na Pessoa que Agora Sou. Porque Deus Usa Seus Filhos para irem ao encontro daqueles que estão perdidos. Eu estava perdida! e Deus Colocou obreiras e esposa de Pastor, orientando. Mesmo que essas pessoas agora partem para uma nova paragem, o que interessa é que EM MIM, COMEÇOU O INICIO DE UMA NOVA VIDA! Deus Vos Abencoe!

  14. Enio da costa RS

    Muito bonito e interessante,nos faz refletir sobre a vida que levamos,darmos valor aqueles que amamos

  15. Claudiane Monteiro (Lausanne Suiça)

    Este texto é um belo retrato da realidade, sinceramente é como se um filme de minha vida, passasse na minha cabeça neste exato momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.