Mensagens

Tem tudo a ver…

26 de Junho 2015

Tem tudo a ver…

Abraão não fez nada ao acaso, em cada passo dado, em cada decisão tomada… na verdade, existia uma lógica por detrás de todas as suas ações e esta lógica era a LÓGICA DIVINA

“Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda essa terra que vês, Eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre. Farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, então se contará também a tua descendência. Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque Eu ta darei.” (Génesis 13.14-17)

Deus não deu toda aquela terra a Abraão e aos seus descendentes “gratuitamente”. Além dos constantes sacrifícios oferecidos por Abraão, Deus ordenou-lhe que “percorresse toda a terra”, ou seja: ele teria que chegar, fisicamente, a todos os lugares que Deus lhe havia mostrado e que tinha prometido dar-lhe a ele e a toda a sua descendência, e “colocar a planta dos seus pés”.

Isto implicava:

  • O esforço de mobilizar todos os seus bens e as pessoas que o acompanhavam;
  • Correr muitos perigos durante diferentes viagens;
  • Enfrentar inimigos e levar uma vida nómada.

Tudo isto quando o que todo o ser humano mais procura é a segurança e o conforto ao longo da sua vida. Todas as pessoas procuram um bom lugar para se estabelecerem, comprar uma bela e confortável casa e permanecerem lá até ao fim dos seus dias, em paz e sossego.

Abraão renunciou também a isso, e viu os seus familiares, concubinas, parentes, amigos e servos a morrer ao longo do caminho e a serem enterrados em lugares diferentes, sem que ele tivesse uma morada fixa.

Esta também é a vida do Pastor da Igreja Universal, feita em grande parte do sacrifício que oferecemos, como o fez Abraão, como faz o Bispo Macedo e todos os que fazemos parte desta tribo nómada, escolhida por Deus.

Enquanto Abraão percorria a terra para possuí-la, as pessoas que iam e permaneciam com ele estavam a ficar cada vez mais fortes, formando-se, organizando-se num povo e unindo-se cada vez mais entre si.

Tenho chamado a atenção para esta reflexão sobre estes versículos, que temos lido inúmeras vezes e que nos têm inspirado tanto.

Bispo António De Francisco Cantúa – Espanha

Anterior

26 junho

Seguinte

27 junho


44 comments
  1. Emanuela

    Tudo que Abraão teve foi porque vivia em constate sacrifício. Ele não apenas ofereceu o sacrifício de oferta a Deus, ele sacrifica sua carne, seu estado de conforto. Deus mostrou o que ele tinha que pisar para ser dele, e ele não perdeu tempo, ele foi em busca.

  2. Paulo Cabral-São Carlos

    Bom dia A vida de um servo de Deus é um verdadeiro sacrifício, somente o espírito santo é de dar força ânimo e disposição para o servo de Deus viver uma vida semelhante a de Abraão uma vida nómada sem onde morar, a graça de Deus sustenta os servos e as servas de Deus. Deus abencoe a todos que fazem parte desta obra.

  3. Quem está no sacrifício sabemos que entramos numa guerra espiritual, pois mesmo sendo para mim um prazer dar o que Deus me pede, existe coisas que Deus me pede que me custa, mas, não é por acaso Ele quer moldar-me segundo a Sua vontade e daí eu ter que tomar decisões tomar atitudes pois de nada adianta sacrificar se eu não tomar atitude. É impossível eu crer num Deus tão grande e não sacrificar pois Deus não falha, pode não ser no nosso tempo, mas jamais a Sua palavra deixou-se de cumprir .

  4. Está mais do que provado que o verdadeiro sacrifício para o Deus Vivo é a única arma que tem poder para transformar qualquer vida e trazer a existência a realização dos sonhos. Para isso quem crê e obedece,conquista. uma vida maravilhosa.

  5. Breno

    Não existi fé sem Sacrificio não

  6. Vitor FJE Sao João da Madeira

    Nada se conquista sem sacrifício, quanto maior o sacrifício maior será a recompensa. Se queremos algo temos que lutar contra todas adversidades, muitas vezes abdicar do que gostamos ser fortes e acima de tudo NÃO desistir no primeiro obstáculo.

  7. Fernando Branco-Povoa T

    A vida com Deus exige sacrifício constante.Para isso é necessário estarmos atentos à voz do Altíssimo para fazermos a Sua vontade a todo o momento, pois a vida do verdadeiro cristão é pela fé e não pelo sentimento.

  8. Juliana Queiróz

    Para se estar na fé temos que sacrificar, e para sacrificar temos que estar 100% no altar, obedecendo a voz de Deus, sacrificando a nossa vontade pela vontade de Deus na certeza que Ele tem o melhor para nós.

  9. Leticia P.

    Todo Sacrificio es valioso cuando se basa en la Obediencia a Dios

  10. Eurico

    Olá Bispo, Este post é muito lógico e a interpretação da Palavra, fantástico. Porque na realidade é o que acontece Abrãao era o Pastor da sua "tribo" dele partia o exemplo, assim como deve partir do Pastor e dos seus companheiros, Obreiros, membros evangelista, resumindo - do corpo de Cristo! Não é fácil, a luta é constante, de fé em fé, de guerra em guerra, de vitória em vitória, mas Deus prometeu!!! e isso nada nem ninguém pode retirar de mim e de todos! A promessa! " Levanta-te (a atitude), percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura (a Ação), porque Eu ta darei.( a promessa) - Deus nos dará!!! mas para isso o sacrifício( a atitude) é inevitável! é impossível alcançar sem o sacrifício!! Todos nós sabemos isso - que doí ( a ação) - mas que resulta!! Boa reflexão!

  11. De fato os servos da Universal tem vivido como nomadas. Otimo exemplo para o pouvo pois porque nao devemos estagnar a nossa fe num so sitio mas sim com ela alcansar tudo o que Deus nos deu por direito como filhos de Abraao.

  12. Alésia Mendes

    O que Deus promete, cumpre. A única forma de podermos assegurar essa benção na nossa vida é realmente pelo meio do sacrifício. É uma troca justa, trocar o que mais me custa, o que faz parte de mim por um sonho impossivel. Se hoje em dia, para poder termos algo temos de dar algo em troca porque não haveríamos de fazer o mesmo com Deus? Lá fora não nos dão a garantia da resolução do problema, de que esse algo que tanto queríamos irá durar; enquanto com Deus, nada do que vem dele tem defeito, não é imperfeito.

  13. Yara Santo

    Boa noite bispo, tudo que abrão fazia nao tinha espaço para o sentimento mas Deus falava e na razão, no intelecto Abrãao obedecia. Para mim eu não posso ver aquilo que Deus me manda com o sentimento, perguntando onde quando ou até o porquê, mas como abrãao sempre fazia dizia eis-me aqui.

  14. Pedro Ferreira / Almada

    Boa noite sr.Bispo, bom nós no nosso dia a dia não recebemos nada em troca se não fizermos por isso, então trazendo isso para a nossa vida com Deus e a mesma coisa nós temos que provar e sacrificar a Deus para que Ele nos dê algo em troca mas não e algo pequeno mas sim GRANDE. Foi o que Abraão fez ele creu não temeu e mostrou a Ele a confiança que ele tinha pelo Senhor e Deus em troca fez com que Abraão foce pai de grandes nações e dono de muitas terras não só porque mostrou mas porque ele teve FÉ (por isso é que ele é o pai da fé). Deus abençoe todos voces grandiosamente.

  15. Rafael Semedo - Almada

    Boa noite Sr. Bispo, A verdade é mesmo essa, ou seja, quem quer servir a Deus de verdade tem que estar disposto ao Sacrifício e á Renúncia. Tem que estar disposto a Renunciar e a Sacrificar o seu eu, as suas vontades e tudo aquilo que não o liga a Deus. Pois o que segue o Sacrifício e a Renúncia é a Vitória, e, o que provem do prazer momentâneo nos leva á derrota.

  16. Nadine Almada

    Esta mensagem nos ensina que para servirmos a Deus temos que renunciar as nossas vontades, tem que haver sacrifício da nossa parte e temos ficar totalmente na dependência de Deus! ABRAÃO é um exemplo a seguir ele ouviu a voz de Deus não teve medo de sacrificar ele confiava em Deus 100%.

  17. Diego freitas/ Almada

    Boa noite Bispo bom é entender que Abraao renunciou toda a casa, família e prazeres pelo altar. Desta feita, saliento que Abraao teve em conta todos os perigos da sua viagem em busca da conquista que outrora foi sugeria por Deus. O importante no meio disto tudo é dizer que mesmo com as dificuldades do mundo moderno e a correria do dia a dia, não devemos ter medo de almejar algo maior (seja ela sugerida por Deus ou não) obviamente dentro dos parametros do que é de boa fama. finalizo assim, concluindo que o sacrifício é a base de uma vida realizada, Abraao podia não ter sacrificado quando Deus ordenou, porem, a sua vida não teria sido a mesma. afinal de contas, nao é à toa que Deus diz para olharmos para Abraao.

  18. Rayane (Almada)

    Muito forte, para termos algo de Deus tem que haver primeiro o sacrificio,único!!!

  19. Sandra Guerreiro - Almada

    Quando abraçamos a fé e nós dispomos a servir a Deus deixamos de ter vontade própria, é a vontade de Deus que passa a comandar as nossas vidas. De outra forma não seria possível, imagine o que seria Deus dizer a Abraão vai e ela dizer: "agora não Senhor, não posso ou não quero" servir a Deus para além de sacrifício tem de ser obediência!

  20. alessandra-Almada

    O tempo passava mas a fe de Abraão nao ,ele permaneceu firme e sacrificava cada vez mais,a verdade e que o Abraão era o proprio sacrifício.

  21. Sabrina (Almada)

    Muito forte! Isso me faz ver que não é possível servir a Deus sem sem sacrifício, sem renúncia. Temos de provar à Deus que estamos dispostos a tudo por ele. Assim como Abrãao, temos de estar dispostos a sacrificar tudo por Deus, só assim estaremos 100% entregues a Ele e Deus nos honrará grandiosamente.

  22. Nidio Mendes

    Nidio fje Barcelos. Boa tarde. Deus quer fazer coisas grandes em nossas vidas, e para isso Ele dá exemplos de homens da fé, que no passado também usufruiram das suas maravilhas. E para tal acontecer, também não é diferente de outrora, temos que sacrificar aquilo a que estamos apegados. Para isso nada melhor que o exemplo de Abraão. Não é à toa que é chamado o nosso Pai na Fé. Por isso Deus diz"olhai para Abraão ".

  23. Jailson Pereira - Barreiro

    Boa tarde. A verdade é que tudo o que Deus nos dá tem um preço . Abraão seguiu a direcção de Deus e sacrificou em todos os aspectos e também foi abençoado em tudo . Para todos nós que queremos seguir o exemplo do nosso pai na fé , o segredo está no sacrifício permanente no altar do Deus vivo .

  24. Luciano Silva - Amadora

    Boa tarde a todos, esta passagem bíblica deixa mais claro do que nunca que sem sacrifício não à conquista, e a cada sacrifício o nível aumenta, as forças aumentam, nos tornando mais capazes de ir cada vez mais alem. Vemos este comparativo entre Abraão e sua nação e os IURDanos. Sacrifício, Sacrifício e Sacrifício. Deus abençoe.

  25. Armando

    Porquê devo fazer isso? Abraão não questionava isso a Deus porque tinha simplesmente a certeza que se Deus estava sob o controle de tudo então TUDO daria certo,podia não ter lógica aos olhos humanos mas oque importava mesmo era ter lógica aos olhos dos de Deus! É com esta visão que temos que OUVIR e OBEDECER a Deus! Armando-Cda Odivelas

  26. Carla - Malta

    A obediencia a' Palavra de Deus e' o que produz o resultado, a vitoria, a conquista dos sonhos. Quem somos nos para questionar Deus? Se Ele nos pede algo, e' porque concerteza quer-nos dar algo infinitamente maior, pois Ele sabe de tudo, ve tudo e esta em todos os lugares. Cada vez mais tenho aprendido a nao questionar Deus, mas a obedecer ainda que por vezes nao entenda, e ate hoje nunca fui decepcionada ao contrario Ele sempre me surpreende. A Obediencia e' a chave. Obediencia a' Palavra que vem da boca de Deus.

  27. Fernanda (Almada)

    Boa tarde sr.Bispo Nós temos que nós separar de lo,pois tenho que ser obedientes a Deus fiéis perseverantes,e todos os dias temos que levantar este altar para Deus,com as qualidades que existiu dentro de Abraão,para finalizar eu vejo o altar como uma oportunidade única,de transformação de vida assim como Abraão,eu serei também a própria benção!

  28. Catarina - Malta

    Em tudo vemos um grande exemplo neste Homem de Fé! Todo o ser humano quer algo que o conforte, que o deixe na sua zona, na sua área, pois ali já sabe como ser, fazer e se comportar, dia após dia e nada acontece, o problema é querer coisas diferentes, vivendo da mesma maneira. E Abraão podia ter olhado para isso, mas não o fez. Ele sabia para ter o que queria, o resultado , tinha que obedecer, ouvir a voz do Deus que ele conhecia, que ele acreditava com todas as suas forças. Isso aconteceu comigo, e se não vigio, se não estou atenta a voz de Deus , se não estou em constante sacrificio contra o meu "eu" já era! Obrigado por compartilhar!

  29. Amanda - Almada

    Boa tarde, o exemplo de Abraão deve ser seguido pois ele não teve medo de ouvir a voz de Deus e com isso cada vez mais ele estava a ficar forte na sua fé. E com esse exemplo sem sacrifício não conquistamos nada.

  30. Catarina - Almada

    Boa tarde, sr. Bispo! Muito forte o que é passado neste versículo! E eu creio que se eu fizer como Abraão fez, atentar à voz dEle, olhando a Quem me pede e não ao que me é pedido o "Isaque" chegará e farei parte desse povo cada vez mais forte! Deus abençoe!

  31. Diogo - Almada

    Boa tarde, isto tudo mostra que devemos seguir os passos de Abraão e te-lo como exemplo a seguir! Deus dá-nos sempre força para chegar ao sacrifio, lugar esse que é no altar. Foi isso que Abraão fez chegou com toda a força para apresentar o seu sacrificio a Deus!

  32. Daniel R - Almada

    Boa tarde Bispo, è a pura verdade, quem ouve a voz de Deus e realmente obedece, tudo se firma, o impossível acontece, o fraco torna-se forte. E quando hà essa confiança na palavra de Deus; toda a pessoa avança e conquista; e assim tem sido com a Universal, onde tem posto o seu "pé", tem conquistado e glorificado ao Deus Ùnico.

  33. Patrícia Silva- FJ Paredes

    Todo o exemplo de Abraão mostra esforço, sacrifício e renúncia constante.

  34. Paulo (Almada)

    Boa tarde, assim são os que são descendentes de Abraão. Sacrificam os seus desejos e vontades pessoais, se desprendem de tudo que é material para fazer a vontade de Deus porque que crêem que os planos do altíssimo são maiores. Sem sacrifício não há realização das promessas de Deus, Abraão creu, sacrificou e foi a própria bênção e quem crê segue o exemplo.

  35. Wellington- Almada

    Abraão não teve medo de ouvir a voz de Deus, por isso ele deixou tudo para trás na esperança de que os seus sonhos seriam realizados. A cada passo que ele dava juntamente com o povo que o seguia, Deus lhe fortalecia, vemos isso como cada sacrifício que fazemos, Deus sempre nos dá força para chegarmos ao lugar do sacrifício que é o altar. É Abraão chegou nesse lugar com toda força para apresentar a Deus o seu maior sacrifício.

  36. Fábio Medeiros - FJE Açores - Ilha de São Miguel

    Boa tarde sr.Bispo, Somente quem habita no Reino de DEUS consegue viver este tipo de Vida Sacrificial, e não somente os Pastores, como também Obreiros e Membros. "Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros." Romanos 12:4,5

  37. Suelena (Costa da Caparica /almada )

    Boa tarde . A exemplo de Abraão , como referencial de fé , nós devemos nos submeter a total dependência e obediência a Deus , não temos nada , mas tendo tudo ao mesmo tempo , e só quem é da fé ... Entende !

  38. Diego Antonio Da Silva (Queluz)

    olhai para Abraão, certamente quando olhamos para o mesmo vemos a sua obediencia a voz de Deus, a caminhada da fé é longa e traz consigo desafios barreiras em poucas palavras (sacrificios) que somente aqueles que estão na fé de Abraão irão suportar mais principalmente vencer ainda que as circunstancias não estejam ao seu favor o mais importante é que Deus esta e ele não falha.

  39. José Saldanha Neto - Évora - Portugal

    Bao tarde!!! O que me chamou atenção foi que antes de Deus prometer a Abraão o norte o sul o ocidente e o oriente, Ele disse; ergue os olhos e olha desde (onde estas) temos o privilégio de sermos herdeiros das promessas mais nao podemos esquecer de onde ele nos tirou, de um mundo sujo e nos fez essa grande (nação universal) e sempre vivendo em sacrifício a exemplo do sr Bispo Macedo, Abraão e todos os que vivem na fé sacrificial, em TOTAL dependência da fé, enquanto tivermos vivendo a seguir os exemplos de fé o norte o sul ou em qual quer lugar desse mundo onde nos formos será nosso pela fé... Privilégio é fazer parte dessa nação. Nação universal Nação sacrificial. Deus abençoe.

  40. Dione

    Boa tarde bispo Não tem outra não há vitória sem ter uma vida de sacrifício,que dizer obedecer a voz de Deus e executar a sua vontade Dione de Almada

  41. Lennon Lopes

    Boa tarde, Enquanto muitos procuram um lugar seguro e sossegado para ali ficar, Abraão abriu mão de tudo isto para obedecer a voz de Deus e por isso em tudo ele foi abençoado. E quando a pessoa sai da zona de conforto, e percorre obedecendo a voz de Deus, então em, tudo Deus a abençoa.

  42. Alexandre santos -Lisboa Pt

    Boa tarde a todos Quando abrimos mão do nossos sonhos em obediência a voz de Deus, como fez Abraão, o sonho De Deus se realiza em nós. Quantos são mortos vivos, por que não querem obedecer a voz de um único Deus, mais querem servir a si e outros deus querem fazer as coisas de sua forma, vivem perguntando porque sacrificar, Sendo que Abraão nunca se perguntou porque Senhor mais sempre disse esme aqui, assim é todo servo de Deus. 1 E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Deus abençoe a todos

  43. Alexandre (Costa da Caparica)

    Bom dia , os filhos de Abraão seguem os passos da fé, da dependência de Deus , da direção e da consciência que nos leva na direção da vontade de Deus , se estamos assim , temos a segurança e a certeza que depois de obedecermos incondicionalmente e nos submetermos a Sua vontade , teremos benefícios não só no nível terreno ,mas principalmente a nível espiritual .

  44. Magalhães dos Santos

    Mesmo em meio as lutas dificuldades e ate mesmo mortes, Abraão não desistiu de cumprir o que Deus Lhe ordenou. Eu creio que Abraão não duvidou que a promessa de Deus iria se cumprir, pois a palavra dEle não falha e jamais falhou muito menos falhara. Em toda sua vida Abraão nunca ouviu alguem como ouviu a Deus! E isso faz toda diferença. Deus não fala como o homem, Quando Ele fala, transmite certeza e vida Dentro de nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.