Mensagens

Tangerinas e Abacaxis

2 de Julho 2011

Tangerinas e Abacaxis

[audio:/02072011.mp3]

Quando eu era criança e pegava numa tangerina para descascar, corria para o meu pai e pedia: “- pai, começa o começo!”.
O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos.
Depois, sorridente, ele sempre acabava por descascar toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele tinha feito.

O meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) e eu não sou mais criança. Mesmo assim, ainda sinto um grande desejo de tê-lo ao meu lado para, pelo menos, “começar o começo” de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, as minhas “tangerinas” são outras. Preciso de “descascar” as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentar, sempre tão difícil, de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.
Em certas ocasiões, as minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis…

Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo meu pai quando lhe pedia para “começar o começo” era o que me dava a certeza de que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta. O carinho e a atenção que recebia do meu pai levaram-me a pedir ajuda a Deus, o meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. O meu pai terreno ensinou-me que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que o Seu Poder e Amor são a garantia das nossas vitórias.

Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus: “Pai, começa o começo!”. Ele não só “começará o começo”, mas resolverá toda a situação para você.
Não sei que tipo de dificuldade eu e você estamos a enfrentar ou encontraremos pela frente ainda este ano. Sei apenas que vou-me garantir no Poder Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: “Pai, começa o começo!”.

Espero ter colaborado em algo, Bjf


20 comments
  1. rosana - Portugal

    Bom dia Bispo, é um facto bispo para cada situação dificiel que passo " casca grossa da tangerina" tenho aprendido a resolver em cima do altar é lá que encontro a solução dos meus problemas, e o mais fundamental é o quanto crescemos diante das dificuldades, claro está quando a nossa dependencia está NAQUELE que tudo pode ( tudo o que está fora do meu alcance é com Deus). Muito obrigada pelas suas palavras.

  2. através dessa lição nós podemos entender o seguinte. que é nessa hora de descascar as tangerinas que percebemos que também temos que descascar os abacaxis.e só assimm poderemos saboriar uma deliciosa fruta que é a vida nas maos de DEUS.

  3. Vanusa Revolta Guerreira/Piracicaba-SP

    Muinto forte Bispo.Temos que sempre lembrar que existe O SENHOR DOS EXÉRCITOS para nos ajudar em TUDO.

  4. Isabel Velho

    Obrigado por ter partilhado connosco esta matéria é bom todos os dias recebermos uma ideia, uma opinião, uma experinência de vida uma das 300 revoltadas, Deus abençoe

  5. Bispo, o ser humano quer que DEUS termine de “descascar" a seus problemas mas não Lhe trazem o problema, ficam gastando todas as suas forças na tentativa de resolver sozinhas. Pois somente quando colocamos tudo no altar é que desfrutaremos, inclusive a palavra desfrutar teve origem da ação de chupar a fruta.

  6. Bispo, muito obrigada por compartilhar esta história. Estou vivendo um período de revolta e mudanças em minha vida e receber essa direção é o que eu precisava ouvir agora. Um forte abraço aqui de Salvador-Bahia! Deus continue inspirando-o.

  7. Flaviana

    Meu Deus!!! as vezes esqueço acho que posso começar tudo sozinha,mas depois desta mensagem vou pedir para o meu Deus "começar o começo"

  8. Débora Batista Assunção

    Boa Noite Bispo, Quando entregamos não só o início, mas o meio e o fim dos nossos problemas a Deus com certeza ele nós da a solução e o resultado que desejamos, mesmo quando achamos que a nossa força é pequena para começar algo que para nós é difícil ele vem com a sua mão poderosa e forte e nos ajuda a descascar nossas tangerinas e abacaxis da vida. Que Deus abençoe o sr.

  9. João Marques (Portugal)

    O começo que Deus nos dá é a fé. Nós temos que agir a nossa fé e nunca ficar à espera que Deus faça aquilo que nós temos que fazer. Não serve de nada a pessoa tomar atitudes dentro da igreja e depois ficar à espera que Deus descasque o resto da laranja. Temos que arregaçar as mangas, fazer planos, aplicar os nossos conhecimentos, trabalhar e ir em frente.

  10. Patricia

    Muito inovadora essa mensagem! É deixar Deus tomar o leme do barco, o volante do carro, o comando do avião, é tomar o controlo da situação. É isso aí, vai arrebentar e todas as situações difíceis vão ser resolvidas, em nome de Jesus!

  11. Cida Moraes - Ribeirão Pires -SP.

    Boa tarde Bispo É a mais pura verdade. Temos que realmente deixar que Deus comece o começo. E que nos dirija para que possamos continuar e junto com Ele alcançar a vitória. E esse começo é justamente no nosso sacrifício no Altar. Sempre na Fé!

  12. Luisa,oxford

    boa tarde,bispo e a todos,muito forte,eu nunca conheci meu pai biologico,bispo este post e tao forte e falou claramente comigo,eu so conheco um Pai que e o Celestial,ElE e tudo pra mim nas horas mais dificeis,sem ElE nao sou nada neste mundo,por isso preciso que ElE comece o comeco sempre ate ao fim.Obrigado bispo mais uma vez,que Deus lhe ilumine e lhe de forcas pra ir ate ao fim.

  13. Marcos Silva

    Olá, bispo, creio que a unica maneira de garantir que DEUS, comece o começo, é sem duvida através do sacrifício da vida entre ao pai ai sim todo abacaxi ele vai, começar o começo... Na fé Sempre!

  14. VERA GUIMARÃES

    `´E verdade, enfrentamos muitas "CASCAS GROSSAS" pelo nosso caminho e a vontade muitas vezes é de desistir de comer a fruta, ou seja desistiir de lutar. Esquecemos (ou nunca lembramos que temos um PAI que nunca nos esqueceu. Na FÉ e na REVOLTA! Até o altar. Abraços Bispo. Obrigado pelo seus ensinamentos. DEUS o Abençoe cada dia mais.

  15. Edilane xavier Rj

    Estou fazendo isso nesse momento...........

  16. Thayane_Natal-RN

    Ain, Bispo! Me ajudou muito. Estou indo agora orar, pedindo para O meu PAi "começar o começo"! A situação está dificil, e é quando você se ver sozinha, sem poder desabafar com ninguém, mas sei que posso contar com Deus, sei que Ele me perdoa, e cuida de mim. Sei que haverá um antes e depois da oração. Obrigada Bp. Que Deus abençoe mais e mais a vida do sr e sua família. Na fé da revolta. Natal-RN.

  17. Eilma/Recife-Pe

    Ta arrebentando!

  18. O cuidado do nosso Pai celestial, é justamente este. Nos momentos mais difíceis da vida, é quando Ele mostra-se mais presente em nossa vidas. e para mim, este, começar o começo, é quando reconhecemos que não somos capazes de encontrar a saída, porém Ele começa, justamente, em darnos a direcção a ser seguida. E uma vez seguindo a sua direcção ele nos conduz a vitoria (ou seja até o fim). Boa tarde a todos!

  19. Como agente depende do nosso Papai do Céu , eu também não tenho mais o meu pai biológico, mas nunca esqueço do seu esforço para me ensinar com tanto carinho, dedicação , tudo para ver o melhor de sua filha, ajudando sempre ! Que saudades. Mas agora , o meu Pai Espiritual é o meu Pai pra toda hora , preciso Dele sempre , e sei que nas dificuldades diárias , seja de que sentido for, Ele vai estar sempre aqui comigo , para um novo começo . Que o Senhor Jesus abençõe cada vez mais ao senhor Bispo Júlio, por compartilhar as experiências e fé conosco .

  20. ilma

    bom dia bispo muito obregada por suas mensagens. Deus abençõe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.