Mensagens

Seja uma pessoa presente (continuação)

13 de Janeiro 2011

Seja uma pessoa presente (continuação)

O Livro de 1 Samuel conta a história de um homem justo que tinha duas mulheres, Penina e Ana, uma injusta e a outra justa. ‘Tinha ele duas mulheres: uma se chamava Ana, e a outra, Penina; Penina tinha filhos; Ana, porém, não os tinha’ (1Sm 1.2). A primeira esposa de Elcana era Ana, que não podia ter filhos e, naquele tempo, tal como até hoje acontece em algumas culturas, os homens tinham o direito de ter mais do que uma mulher, caso a sua primeira esposa não fosse fértil. Elcana tinha este direito, por isso, mesmo crendo não quis esperar por Deus.

E Ele respeita a decisão de cada um, no entanto, se você quiser resolver os problemas à sua maneira terá mais probabilidades de gerar outros, foi o que aconteceu sempre comigo e penso que será igual com todos vocês. Também aconteceu o mesmo com Elcana, que não quis esperar e decidiu arranjar outra mulher. ‘Este homem subia da sua cidade de ano em ano a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos, em Siló. Estavam ali os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, como sacerdotes do SENHOR (…) Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?’ (1Sm 1.3-8).

Ana não conseguia responder às suas perguntas, porque uma coisa é ser esposa, mas outra é ser mãe. A Bíblia não diz que Elcana amava Penina, mas que ela fora apenas “usada” para gerar filhos, pois a mulher que ele amava era Ana. Só que esta última era estéril e a sua rival irritava-a e humilhava-a, dizendo “não sou a esposa legítima e mesmo assim dei filhas e filhos ao teu marido”.

Ana é que era a amada e por ela ele fazia mais do que o normal, provando assim o seu amor e fé. E o que fez Deus? Nada, porque Ele respeita a fé de cada um, que é individual e pessoal. Como a fé é pessoal, era Ana que a tinha de usar. Ela ia ao santuário e ao Templo, mas apenas fisicamente e não espiritualmente, tanto que como dizem as Escrituras, ela ficava triste e abatida na própria casa de Deus. Também, hoje existem muitas pessoas a quem acontece o mesmo, que ficam tristes e abatidas dentro da Igreja, quando vêem os outros a dar testemunho, quando se sentem irritadas por causa de uma pregação ou de um propósito.

Se você está apenas presente física e não espiritualmente, as palavras entram a 100 e saem a 1.000, assistindo à reunião e não entendendo nada. Você é único e a sua fé é única, por isso, use-a em seu beneficio e Deus será glorificado, a sua família será beneficiada e até os seus inimigos serão evangelizados através do seu testemunho, do seu exemplo de realização e de equilíbrio emocional.

Continua amanhã…

Por seu servo em Cristo, Bp. Júlio Freitas

Veja na página 2 a continuação deste texto


14 comments
  1. João Marques (Portugal)

    Eu procurei este artigo antigo porque precisava de voltar a ler. O bispo devia voltar a publicar este artigo para evitar que dentro da igreja as pessoas sejam levadas a cometer o mesmo erro de Elcana e de Ana. Existe um livre arbitrio, existe uma individualidade que Deus respeita e é a própria pessoa que tem que fazer o seu voto com Deus, mas há religiosos que ainda não perceberam isso. Jó tambem tentou fazer isso com os filhos, mas acabou por os perder.

  2. É VERDADE BISPO AS VEZES NAO ESPERAMOS EM DEUS E MUITAS DAS VEZES NUS DECEPICIONAMOS.TUDO DEPENDE DA NOSSA FÉ.O PRINCIPAL É CONFIARMOS EM DEUS,E ESPERARMOS NDELE. POIS TUDO QUANTO PEDIMOS EM ORAÇAO ,CRENDO,RECEBEMOS.POIS O NOSSO DEUS COLOCA QUANTO O QUERER ,QUANTO O REALIZAR!

  3. bispo esses 21 dias é para avivar a nossa fé vai doer mais quando vazemos o nosso tudo de todo coração e confiar nele, no sacrifício Deus ele tem obrigação de responder o nosso sonho se-tornar em possível e também vamos arrebentar

  4. monica sebastiao

    e mesmo Bispo quantos vezes ficamos chorando pensando que por causa das nossas lágrimas Deus vai mudar a nossa situação, embora seja da vontade de Deus que a nossa situação mude, nos e que temos de dar sempre o primeiro passo caso contrario vamos encher uma cidade de lágrimas e nada vai mudar. vamos fazer a nossa parte que a outra Deus fará, temos de crer e confiar porque Deus e Fiel e nunca falhou.

  5. Sara

    *Olá, Bp.Júlio Realmente eu concordo e amo esta mensagem do voto de Ana. Pois um dia também fiz o mesmo voto com Deus, para ser baptizada com o Espírito Santo! Obrigada por partilhar esta maravilhosa mensagem de Fé,que me renovou/despertou mais uma vez:) *Deus abênçõe a todos na Fé!

  6. neiva

    Obrigada,por suas palavras BP.,pois as mesmas tem me ajudado muito!!!

  7. João Marques

    Eu estive na reunião de domingo dia 9 e ouvi esta pregação. Eu descobri que fiquei com a vida amarrada durante 10 anos dentro da igreja por não ter dado a devida importância aos ensinamentos do bispo Macedo e me ter deixado levar por ensinamentos distorcidos que nos levam a tomar atitudes semelhantes às de Elcana e ficar à espera que Deus vá contra o livre arbitrio da pessoa. Obrigado bispo Julio pelos seus ensinamentos.

  8. Heydi Casal

    Bispo, Boa Noite! Verdadeiro! Pois não é possível ter descanso. Se paro de usar a fé a minha vida pára também. Deus não tem culpa pois depende de mim. Obrigada

  9. fabIana alves

    OLA BISPO. ESTA PALAVRA É MUITO FORTE,POIS CADA UMA DE NÓS CRISTAOS ESTAMOS INCLUIDO NESSA HISTORIA,OU SOMOS ANA ANTES DO VERDADERO SACRIFICIO O SOMOS ANA APOS O VERDADERO SACRIFICIO. QUANTAS VEZES RECLAMAMOS OU FICAMOS TRISTES POIS NAO RECEBEMOS O QUE TANTO DESEJAMOS,,FOI O CASO DE ANA,ELA FICAVA TRISTE E CHORAVA E CERTAMENTE RECLAMAVA.ISSO ACONTECIA PORQUE ELA SEMPRE OFERECIA A DEUS UMA OFERTA MORTA SEM VIDA,OU SEJA UMA OFERTA QUE NAO LHE CUSTAVA ABSOLUTAMENTE NADA POIS ERA SEU ESPOSA QUE LHE DAVA,,ELA ERA TRISTE,MAS A HISTORIA DELA MUDOU QUANDO ELA DESPERTOU E OFERECEU A DEUS ALGO QUE SAIRIA DELA,ALGO QUE LHE REALMENTE DOLERIA,QUE ERA O TAO ESPERADO E SONHADO FILHO,APARTIR DALÍ ELA NUNCA MAS FOI AQUELA MULHER TRISTE.ENTENDI O SEGUINTE,QUANDO REALMENTE DAMOS O QUE NOS DOI,ENTAO A CHAMA DO SACRIFICIO PERMANECE ACESSA E NADA E NEM NINGUEM NOS DERRUBA,ATE MESMO NO SEMBLANTE DA PESSOA EXISTE UM RESPLENDOR,AGORA QUANDO O NOSSO SACRIICIO NAO TEM DOR E NEM VALOR, ENTAO É ONDE PASSAMOS A SER POR DENTRO E POR FORA UMA PESSOA TRISTE E ABATIDA.

  10. Francinele

    Amém , por mais incrível que pareça hoje acordei me sentindo assim ,já orei ,chorei ,suspirei ... creio que este texto tenha sido uma resposta pra mim nessa hora ,aguardo a continuação e peso a Deus força para agir entao a fé em meu beneficio e para glória de seu reino ...

  11. Muitas pessoas estão ausentes na casa de Deus por dar importâncias a coisas sem importância. E outras são como Ana, estão ausentes devido a escorar-se na fé de outra pessoa, escorada na fé do marido, da esposa, da mãe etc. Tornando-se uma pessoa infrutífera na igreja. Tornarmos presentes é algo que ninguém pode fazer por nós, pois mesmo com os sacrifício de Elcana, a qual tinha filhos com Penina, ou seja beneficiado com os seus sacrificios, porém Ana mesmo com a porção dobrada, não recebia beneficios.

  12. È BEM VERDADE, SOU PROVA DISSO, MUITAS VEZES TENTEI RESOLVER OS PROBLEMAS DO MEU JEITO E ACABEU CONTRAIDO OUTROS, AS VEZES BEM PIORES....APRENDIR, QUE, DEUS ESTARÁ SEMPRE NA DIREÇÃO DO BARCO, E SENDO ASSIM, JAMAIS ELE AFUNDARÁ. TENHA UM ÓTIMO DIA, DEUS O ABENÇOE,SEMPRE!

  13. Joe

    E verdade!... A nossa Confianca e que nos faz permanecer com fidelidade naquilo no qual esperamos que Deus realise na nossa vida!...

  14. Ana Paula

    É verdade quantas vezes tentamos resolver nossos problemas por achar que "Deus está demorando pra responder" e o que conseguimos é mais um problema. Que nossa fé seja despertada sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.