Mensagens

A semente!

6 de Janeiro 2011

A semente!

“A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho” (Mateus 13.19).

O semeador saiu a semear e uma parte das sementes caiu à beira do caminho, o que significa aquele grupo de pessoas que ouve a Palavra de Deus, mas, infelizmente, não a compreende. E porque não a compreende, o maligno, que é o diabo, vem e arrebata-a, ou seja, rouba, retira-a do coração da pessoa.

Então, o que é que tem que fazer para entender a Palavra de Deus? Depois da reunião, tem que se dirigir a um dos pastores, ou a um dos obreiros, e esclarecer, tirar as dúvidas. É para isso que estamos aqui! O que não pode é você permitir que a Palavra de Deus seja arrebatada do seu coração. E quando é que Ela é arrebatada? Quando não a entendemos.

Não podemos vir à Igreja apenas para ouvir, temos que escutar e entender, pois quando se entende, pratica-se. Mas se, por exemplo ouviu falar: de perdão e não perdoa; de fidelidade e não é fiel (à sua esposa, aos seus filhos…); de prosperidade e não a pratica; do Espírito Santo e não O prioriza na sua vida; então, é porque não A entendeu. E, mais cedo ou mais tarde, essa Palavra vai ser arrebatada. O maligno, o diabo, está a espreitar cada um de nós e a vigiar, apenas à espera de uma oportunidade para arrebatar a Palavra de Deus do nosso coração.

E porquê a Palavra de Deus? Porque Esta produz fé! É a Palavra de Deus que produz certeza e o diabo não quer que você a tenha.

“O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza” (Mt 13.20-21).

Então, existem aqueles que também ouvem a Palavra e A entendem, mas fazem-no de forma emocional. Não têm raiz própria, pois, são pessoas infantis, neófitos, que vivem na dependência dos outros, da fé do pastor, do obreiro, do bispo, da/o amiga/o, do esposo… Mas a fé é individual e a nossa comunhão com Deus é pessoal. Por isso, você tem que ouvir a Palavra de Deus e ter raiz própria, independentemente do bispo, dos pastores, dos obreiros, dos evangelistas, dos membros, dos amigos, da família, das circunstâncias e permanecer firme. Quando? Quando surgir a angústia. E o que é a angústia? É aquele sentimento de impotência diante de uma situação que foge do seu controlo, do seu poder de resolver, como, por exemplo: alguém pode mudar o coração de alguém? Se você quer que o seu esposo seja um homem mais carinhoso, que a sua esposa seja uma mulher mais aplicada e uma mãe mais presente, então fala, aconselha, briga e chora. Mas alguém pode fazê-lo por ela ou por ele? Não! E isso produz angústia. Então, quando surgirem os momentos de angústia, neste ano de 2011, mantenha-se firme, tenha raiz própria. Não permita que seja levado/a pelos ventos, pelas correntes ou pelas tempestades que surgem na vida.

Continua amanhã…

Por seu servo em Cristo, Bp. Júlio Freitas

Anterior

Cume do Sinai!

Seguinte

A semente (cont)


10 comments
  1. Veruska

    Bom dia! Muito proveitosa essa meditação, é preciso colocar toda força pra guardar dentro de nós a palavra de Deus e ficar atento ao que Ele quer de nós e não permitir que essa palavra que nos trás fé e vida se perca.

  2. Jane Cleyze

    Olá bispo Júlio, muito forte essa palavra,pois todos ouvem a mesma palavra,mas são compreendidas e praticadas de maneira muito diferente;e como o senhor mesmo diz no artigo,o diabo está a espreita e a vigiar,esperando um momento para arrebatar a palavra de Deus de nosso coração,aí cabe a cada um de nós vigiarmos,ouvirmos e está sempre colocando a palvra de Deus em prática em nossa vida.Deus abençõe o senhor!

  3. Benvinda

    Muito importante esta mensagem, pois temos que ter raiz própria, não permitindo ser levadas pelos ventos; quando ouvirmos a Palavra de Deus temos que colocar em prática aquilo que ouvimos. MG - Belo Horizonte

  4. AMANDA

    Bispo muito obrigada por esta mensagem é tudo que eu precisava ouvir e por em pratica,neste momento. Eu vejo que o senhor tem realmento amor as almas e tem um imenso prazer em nos ajudar.Só fazem 5 dias que descobri o seu blog e está me ajudando muito ,gostaria muito de particpar de uma reunião do senhor....pena que o senhor não está no Brasil.Na fé!

  5. Ana Paula

    Obrigada pela mensagem!

  6. marilda

    Muito linda e muito lógica essa mensagem.Muito obrigado bispo essas mensagens são muito edificantes.

  7. Muito boa essa mensagem, clara e simples. Ajudou-me.

  8. Luisa Teixeira

    Muito elucidativo esse artigo! Eu tenho que ter a plena consciência de que a minha vida é o solo...e se este não está preparado, consequentemente, a semente que é a Palavra de Deus, não é frutífera em mim! Se a terra não produz, ela é estéril! Então, para que serve? Obrigada Bispo Júlio!

  9. Mércia Santos

    MT FORTE BP. JF .. REALMENTE NÃO PODEMOS SER LEVADOS PELA FÉ DOS OUTROS MAIS SIM.. SEGUIR SOMENTE O EXEMPLO DO NOSSO SENHOR JESUS..

  10. LOPES

    boa noite ainda esta semana li esta mensajem na biblia mas quando li agora tudo ficou mais claro me ajudou muito que DEUS ABENÇOI OSENHOR + E + E SUA ESPOSA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.