Mensagens

Porquê tirar as sandálias?

31 de Outubro 2011

Porquê tirar as sandálias?

[audio:/31102011.mp3]

Moisés foi educado em todas as ciências egípcias e preparado para ser o futuro faraó. Ele tinha todos os conhecimentos humanos necessários para ser o líder da maior nação existente até então, além disso, segundo o historiador Josefo, Moisés chegou a ser general das hostes do faraó, pelo que estava preparado para grandes guerras e havia feito grandes proezas na liderança do exército egípcio.
Somado a tudo isso construiu, segundo o mesmo historiador, cidades para faraó.

Diante de tudo isso encontramos um Moisés forte, líder, ousado, destemido, aparentemente preparado… até que ele vai visitar os seus irmãos e vê um egípcio a maltratar um hebreu e isso provoca uma indignação que leva Moisés a tomar uma decisão impensada, ou melhor, bem premeditada, pois, penso eu, que naquele momento Moisés pensou: “os hebreus são mais fortes e numerosos que os egípcios, eles só precisam de um líder e essa pessoa sou eu. Castigando este egípcio, o povo unir-se-á a mim e logo com todo o meu conhecimento de guerra e estratégia de batalha derrubaremos o Egito e seremos livres!”. Isso na teoria parece muito bonito, só que Moisés não entendia que a libertação viria da Mão de Deus e não da força do braço humano, pois se assim fora, o próprio povo já o houvera feito!

Moisés fracassou, pois teve de fugir para não ser morto, e aí começa a sua decadência, pois aquele homem tão “preparado” não estava preparado para um fracasso. A fé não é somente para conquistar, ela também nos sustenta e dá força para superar essas deceções que todos estamos sujeitos a passar. Moisés foi para o deserto e lá ficou por 40 anos, e nesse intervalo aquele grande homem apagou, converteu-se num homem medroso, cheio de complexos, sem iniciativas, a tal ponto que em 40 anos não foi capaz de fazer nada pela sua vida. Transformou-se num empregado do sogro, não tinha casa, nem ovelhas próprias, pois cuidava das do seu sogro.

O que aconteceu com aquele homem, com aquele general? E quantas não são as pessoas que depois de uma desilusão, um fracasso, um tropeço, não passam pelo mesmo? Ficam sem chão, como diz sempre o bispo “sem eira nem beira”, deprimem-se a tal ponto que os anos passam e elas não fazem mais nada, pois ficam presas ao passado, têm medo de perder de novo, medo de que as coisas saiam mal, medo de tentar de novo, transformam-se em verdadeiros escravos dos seus fracassos e do seu passado.
Pois bem, Moisés, quando chega ao SINAI, depara-se com fogo numa sarça, justamente o que a ele fazia falta, FOGO para a sua vida tão apagada e sem sentido, mas, quando ele trata de se aproximar, DEUS disse: “Não te chegues para cá, TIRA AS SANDÁLIAS DOS PÉS…” ou seja, vença os seus medos, os seus complexos, os seus fantasmas do passado, as suas DÚVIDAS, pois tudo isso é o isolante que impedirá essa ENERGIA de entrar no seu seu ser e fazer de você uma pessoa iluminada, cheia desse fogo.

Quem quiser esse poder, esse fogo, tem que tirar as sandálias dos pés e subir no altar com toda a sua força. Não pode haver nem uma sombra de dúvida, nada absolutamente, pois só assim a Glória de Deus será manifesta! Ninguém se pode aproximar d’Ele calçado, é tudo ou nada!

“Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que estão indignados contra ti; serão reduzidos a nada…” (Isaías 41.11)

Bp. Franklin Sanches
México


23 comments
  1. Lucas Sousa

    A melhor interpretação para a o que Deus Disse "tire as sandálias dos teus pés" é exatamente a continuação da frase, porque o lugar onde pisas é Terra Santa". O que realmente quer dizer isso? Veja bem, a nação do Egito era imensa e rica em todas as ciências, por outro lado, assim como todos os grandes impérios que buscavam a vida eterna, o Egito tinha uma religião, vários rituais e os faraós tinham seus magos e feiticeiros. O império do Egito era um lugar cheio da presença maligna, uma verdadeira habitação de demônios, não atoa seus magos faziam proezas pela força desses demônios (transformar cajado em cobra). Na religião egípcia havia uma tradição de que aquele entrar na presença de uma divindade esse deveria tirar as sandálias como forma de respeito, sendo assim, tirar as sandálias era um sinal de que a pessoa estava na presença de uma divindade. Ao ouvir a voz de Deus Moisés poderia questionar de quem era essa voz, ou melhor, que tipo de ser estava falando com ele, daí a ordem de tirar as sandálias. Um costume conhecido que logo tirou quais quer dúvidas que Moisés poderia ter. Foi encontrado numa das pirâmides desenhos que tinham exatamente essa representação: um faraó que estava em contato com um deus e seu serviçal segurava suas sandálias. Muitas coisas não sabemos os significados porque não encontramos referência na nossa cultura, daí a necessidade de conhecer o contexto onde ocorreram os fatos.

  2. Carlos

    Amém muito bom muito falam da sandália de Moisés com o Egito e a sandália de Josué 5:15 ?

  3. Deusmair

    Conforme o que eu estudei, as sandálias eram do Egito e assim como na atualidade cada material que compramos tem uma marca, assim também era objetos do Egito (costume tipico do Egito). Sendo assim, na sandália tinha um emblema de um deus do Egito o que levou Deus falar para ele tirar. Diante disso chegamos a conclusão de que temos que tirar tudo que é do Egito(Costumes do mundo) quando apresentamos diante da presença de Deus.

  4. Paloma

    Paz a todos! Acredito as sandálias representam todos os ensinos que Moisés teve no Egito. A palavra diz que devemos estar calçados com a preparação do Evangelho. Deus de certo nos faz deixar tudo que é sujo e errado para então nos preparar para ser usado em suas poderosas mãos. Foi o que ele fez com Moisés. Que possamos deixar todo engano para nos chegarmos a Deus e então o próprio Deus irá nos preparar para fazer sua vontade.

  5. uriel

    Apaz do senhor a todos sim oq nosso companheiro escreveu esta correto Moisés fugiu e ainda possuía evidências em seus pés q não era do agrado de Deus na quele tempo os egípcios possuia um símbolo em suas sandálias de um Deus pagão por isso q Deus mandou ele as tira lás

  6. Mailton

    todas as explicações que já ouvi acerca do tirar as sandálias me parecem sem sentido,imagine um homem que cometeu três crimes.homicidio, ocultação de cadáver e foragido dá justiça se apresentando diante do Deus santo é justo?

  7. Dennis Amorim

    Sinceramente, isso não tem nada a ver com o que ocorreu. No livro de Levítico 11:8 diz "Das suas carnes não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos.", portanto Deus é Santo e não aceitaria que Moisés entrasse em sua presença com uma sandália feita de couro de animal morto. Mas você pode me dizer que isso ocorreu em Êxodo 3:4-5 e a regra estabelecida apenas em Levítico 11:8, mas vale ressaltar que Deus já havia estabelecido suas leis desde o princípio de tudo, é só olhar para Noé e ver que Deus lhe ordenou que colocasse na arca 7 casais de animais puros (limpos) e apenas 2 casais de animais impuros (não limpos), mesmo antes de Moisés entregar as leis ao povo de Israel, na verdade Israel nem existia na época de Noé, mas as leis de Deus sim.

  8. Monteiro

    Oque tinha de errado com as sandálias dele? Se a sandália for o erro todos os judeus tinha que anda descanso

  9. Alberto Sozinho

    Amem..

  10. Jônatas Martins

    Muito bom! Uma benção!

  11. Amilton José Marques

    A pergunta correta é: "O que acontecerá com os celibatários que não deixam descendência?"...

  12. Amilton José Marques

    ... no que concerne a Deus, e agora? O que deve ser feito? Qual é o procedimento correto? Buscar a Deus segundo as Escrituras? Quem foi crucificado lá no Calvário, o Senhor Jesus ou Maria? Aqui, no comercio existe um produto alimentício em cuja embalagem está escrito: "Tudo com Jesus e nada sem Maria". O cânone do ano de 1.229, que proíbe a leitura da bíblia pelo católico romano vai durar até quando? Deus em nossa vida é estilo ou meio de salvação?... Eis que o SENHOR Deus nos diz em Dt 30.19 "os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; ESCOLHE, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,...". O acontecerá com os celibatários que não deixam descendência?!...

  13. Antonio do Carmo

    Meus queridos Moises foi treinado para ser o Farao, em idade de dezeseis anos ele teve um desafio que consistia em conhecer sua bravura(um de muitos teste e estudos ao qual foi submetido para o preparo) ir ao rio Nilo e matar um m jacare e do couro de sua vitima fazer uma sandalia. Porem a emenda da sandalia ia um enfeite em sua tala uma pedra representando o olho do deus raah do egito ( pagao). Por isto Deus disse tire as sandalias. SIMBOLO DO PAGANISMO NAO A SANDALIA EM SI POREM SEU EMBLEMA.

    • Rafael Santos

      Qual é sua fonte para esse explicação? Onde está registrado esse fato? Obrigado. Abs,

  14. Camila Marques

    "A fé não é somente para conquistar, ela também nos sustenta e dá força para superar essas deceções que todos estamos sujeitos a passar." Boa Tarde Bispo, Vamos ter que nos preparar para subir ao Altar , nao podemos de subir com sandalias, muito menos de qualquer maneira, temos que tirar o medo, a duvida, para que a Energia de Deus entre na nossa vida!!! Me abençoou muito, obrgada Bispo Julio! Que Deus abençõe o Senhor mais e mais!

  15. Bom dia Bispo Julio, Mais uma vez obrigadissimo por este envio. Até esta estamos convencido na grandeza do homem, o grande Moïse que tanto fez para sair o seu povo do Egypto. Sabemos do relato biblico sobre o facto que ele nâo entrou na terra prometida por ter - minimamente mas, mesmo assim, duvidado do poder de Deus depois de tantos e tantos milagres... Hoje, depois de ler essa palavra podemos compreender muitas outras facetas do homem que muitas vezes passam inespercibido. Agradeço o Deus Pai Todo Poderoso en utilizar os seus servos para ir ao encontro das suas ovelhinhas por vezes com a perninha quebrada sem saber que rumo tomar para sair do buraco!!! Obrigada bispo, que Deus abençoe cada dia mais o seu Ministèrio et certamente, vamos tirar as sandalhas dos péz, encher-se dessa energia divina e subir com fé até a montanha do Senhor para receber as bençôes sem medidas. ALLELUIA! GLORIA A DEUS.

  16. Claudiane Monteiro (Lausanne Suiça)

    Boa noite bispo, Eh isso ai estamos nesta fé. E vamos arrebentar!!! em o nome do Senhor Jesus Cristo.

  17. Luciana Mendes - Cenáculo do Espírito Santo - Chelas

    "Porquê tirar as sandálias?" Ora, o Monte SINAI é um Lugar Santo e as sandálias pisam em todo o lugar, suas solas estão sujas, toda essa sujeira é representada por tudo aquilo que é do mal, como referido, os medos, os traumas, os complexos, as dúvidas..., então quando Deus disse: "Tira As Sandálias dos Pés" está dizendo: tira tudo o que é sujo. Ou seja, para subir o SINAI e RECEBER O PODER DE DEUS, A SUA ENERGIA, primeiro temos que estar limpos de todo o mal. O mesmo acontece que, a criatura só recebe o ESPÍRITO DE DEUS e se torna FILHO(A) DE DEUS, após a conversão dos seus maus caminhos e entrega da sua vida a Deus. Então, temos que analisar como estamos subindo, limpos ou sujos? TODOS QUEREMOS SUBIR LIMPOS(descalços), COM A CERTEZA DE RECEBER O PODER E O FOGO DO DEUS VIVO E VERDADEIRO! Que assim seja com todos os sinceros de coração.

  18. Jardene Cândido

    Temos que dar o melhor pra Deus para que nos venhamos ter grandes vitorias na vida.

  19. Nagoma Daniela

    Boa tarde bispo Júlio, É muito interessante que Moisés era um general, decerto que quando tinha objectivos por cumprir, não reclamava que era pesado de língua e também não dava lugar a outro... Mas com Deus, ele disse que não era capaz, e pedio que Deus enviasse outro. Duas pessoas completamente diferentes! Faltava aquele FOGO, A ENERGIA, e certamente descalçar, diante de Deus. Mto Forte! Um abraço! NG

  20. Bárbara

    è isso mesmo bispo! Vamos ter que nos preparar para subir , nao podemos de hipotese alguma subir com sandalias, temos que estar certos !Deus nos ajude!

    • Guilherme

      Sobre as sandálias: trata-se de uma ação em que o remidor confirmar o negócio acertado. Uma confirmação de pagamento (remissão). Leia Rute 4:7. Tetelestai!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.