Mensagens

Porquê Jacó e não Esaú?

5 de Julho 2014

Porquê Jacó e não Esaú?

[floatquote]Tendo-se envelhecido Isaque e já não podendo ver, porque os olhos se lhe enfraqueciam, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e lhe disse: Meu filho! Respondeu ele: AQUI ESTOU!

Disse-lhe o pai:… toma AS TUAS ARMAS, SAI AO CAMPO, e apanha para mim alguma caça, e faze-me uma comida saborosa, COMO EU APRECIO, e traze-ma, para que eu coma e te ABENÇOE.” (Génesis 27.1-4)[/floatquote]

Isaque, aqui, representa Deus, com uma observação: Deus VÊ TUDO, o INTERIOR e o EXTERIOR.

Isaque chamou Esaú, o seu filho mais velho, para ser abençoado. E os que já conhecem a Verdade, os “filhos mais velhos”, deveriam ser mais Abençoados, mas não é isso que temos visto. E porquê? Porque, infelizmente, não estão próximos do Altar, não estão ativos na Fé-Sacrificial, como não estava Esaú quando o seu pai o mandou preparar o seu Sacrifício.

A direção que foi dada para ele é a mesma que nos é dada hoje, “tomar as armas”, que representa o seu talento. Cada um tem um talento: vender, comprar, revender, consertar, limpar, cozinhar, passar, decorar, negociar, etc.

“Ir ao campo” representa sair à luta, usando o seu talento, para trazer algo que cause apreciAÇÃO em Deus, para que, então, Ele nos Abençoe.

A palavra apreciação tem 3 significados em si:

1º Preço que tem que se pagar;
2º Ação, atitude de valor;
3º Agradável.

Porém, Esaú não fez caso disso, como existem pessoas que não fazem caso de Sacrificar. Todavia, quando o seu irmão menor, Jacó, soube, adiantou-se. Quem é da Fé-Sacrificial, adianta-se. Há pessoas que já se adiantaram e estão a gerar o Sacrifício, a preparar-se para o Altar do Sacrifício desde janeiro.

E por que é que Esaú não correu na frente e Sacrificou como deveria e o podia ter feito para se manter como príncipe? Porque ele não sonhava em ser ou ter algo maior. Já o seu irmão, sim, sonhava e sonhava grande. Com a Visão do seu pai e Avô Abraão, que saiu da tenda.

Jacó, antes de receber a bênção, era homem de tenda, mas, depois que recebeu a bênção, tornou-se um homem do campo e trabalhava de dia (no calor, na chuva, no perigo dos salteadores) até durante a noite (no frio, na chuva, no perigo das bestas) porque cria na realização do seu sonho.

[floatquote]De maneira que eu andava, de dia consumido pelo calor, de noite, pela geada; e o meu sono me fugia dos olhos.” (Génesis 31.40)[/floatquote]

E, por isso, os seus sonhos tornaram-se realidade, em todos os sentidos: Espiritual; Físico; Sentimental; Económico e familiar.

[floatquote]E o homem se tornou mais e mais rico; teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos, e jumentos.” (Génesis 30.43)[/floatquote]

Uma característica de quem é da Fé-Inteligente é adiantar-se. Não ficam à espera de nada e nem de ninguém. Isso porque creem na realização do seu maior sonho e sabem que todo o Sacrifício valerá a pena. Pois sabem que o Altar do Sacrifício tem um Poder Extraordinário:

– O poder de Realização.
– Se Deus apreciar o que a pessoa apresentar no Seu Altar, Domingo, dia 13 jJulho, Ele vai trazer a RealizAÇÃO para a vida do sacrificante.

Continua amanhã…

Deus é contigo e eu também!
Bjf


16 comments
  1. Rute Fernandes - FJE CENTRO Marinha Grande

    Boa noite sr bispo Júlio. Se não fizermos uso da fé-sacrificial, vamos terminar por ser "filhos velhos" sem ver as bençãos de Deus na nossa vida, sem ver a realização dos nossos sonhos. E assim como aconteceu com Esaú e Jacó, os "filhos novos" acabaram por ultrapassar os "filhos novos". Eu quero que os outros conquistem as bençãos de Deus, mas não posso aceitar ficar para trás, ficar só a apaludir! Deus chamou-me para servi-Lo, para glorificá-Lo através da minha vida, do meu caráter e não para aquecer a cadeira da igreja! Então, que as pessoas alcancem as bençãos de Deus, mas eu, também tenho que as receber, também tenho que ver isso na minha vida, para que quem olhe para mim e para a minha vida veja o Senhor Jesus! Para isso tenho que fazer uso da fé-sacrificial, e assim, sem dúvidas que alcançarei vitórias! Obrigada sr bispo, que Deus o abençoe mais e mais!

    • Rute Fernandes - FJE CENTRO Marinha Grande

      *os "filhos novos" acabarão por ultrapassar os "filhos velhos"

  2. Emanuel FJE Centro Marinha Grande

    Boa noite sr Bispo Júlio. Quem e da fé entende que só com sacrifício consegue alcançar as coisas de Deus e que tem que se sacrificar pois também ajuda na nossa comunhão com Deus. Deus abençoe.

  3. Catia - FJE CENTRO Marinha Grande

    Boa noite senhor bispo Como filhos mais velhos não podemos trocar a nossa benção da primogênitura por um prato de lentilhas, ou seja deixarmos de sacrificar a pensar que as bênçãos virão só por vir... Temos que vigiar para nós mantermos a nossa fé-sacrificial.

  4. Analisse Camos

    Muito forte .!! É isso mesmo . Se tratando do chamado de DEUS devemos nos adiantarmos para atende-lo.

  5. maria zildeny da silva

    boa noite bispo,as mensagens do senhor tem me ajudado muito e esta nao e diferente pois sei que estou ha muito tempo na igreja só agora 2 anos atraz abrir meus olhos e estou enchegando o DEUS que sirvo,obrigada

  6. Tiago Neto-FJE Centro ALCOBAÇA

    Ola boa noite, quem é da fé-sacrificial não espera por ninguém ela mesma vai e toma a atitude de sacrificar, ela vai e faz o que tem que fazer para agradar a Deus, pois sabe se fizer isso poderá alcançar a realização do seu sonho.

  7. Micael Ferreira - FJE - Centro | Alcobaça

    Boa noite, eu creio nessa palavra e sei que Deus vai realizar os meus sonhos. Estou nessa Fé do Sacrifício, estou a fazer algo que nunca tinha feito, não é fácil mas vou até ao fim porque eu creio. Muito obrigado Bispo por suas palavras, Deus abençoe.

  8. Guilherme Martinho Luzio- FJE-Alcobaça

    Boa noite, bispo Júlio Quem sacrifica sabe que esse é o único caminho para a vitória na nossa vida. Que Deus o abençõe.

  9. Lara Martinho Luzio- FJE-Alcobaça

    Boa noite, bispo Júlio É verdade só com sacrifício é que alcançamos o que queremos, quer seja na área física, sentimental ou qualquer área da nossa vida. Temos de dar o nosso sangue e o nosso suor e entregá-lo no altar no 13 de Julho e assim os nossos sonhos se realizarão. Tenho a certeza que vai ser uma benção. Que Deus o abençõe.

  10. Joana FJE Centro Alcobaça

    Boa noite Bispo, quem é da fé e obedece a Deus, parte para o Sacrifício porque sabe que esse é o caminho para alcançar as vitórias. Além disto, adiantam-se porque já sabem que tudo quanto derem, receberão muito muito mais. Que Deus o abençoe.

  11. Ricardo Arcanjo

    Esse texto veio ao meu encontro, especialmente essa parte que fala de desenvolver o(s) talento(s) que temos. Agradeço a Deus por ter colocado a Universal em minha vida.

  12. João Marques (Portugal)

    Realmente a nossa vida depende das atitudes que nós tomamos, por esse motivo nós temos que raciocinar e aplicar a fé com inteligência.

  13. Fabiana FJE Centro Alcobaça

    Boa tarde, sem dúvida alguma se não existir o sacrifício em cada pessoa, com certeza que o seu sonho não será alcançado. Agora eu estou no sacrifício, estou na luta, para no dia 13 por tudo no altar. Temos lutas, temos todos nós temos, deveremos conseguir ultrapassa-las com garra e fé. A maioria das pessoas querem ser abençoados, para sermos abençoados nós é que temos que lutar, não são os outros que vão lutar por mim! Eu é que tenho que mostrar para Deus, aquilo que sou, aquilo que faço. Como Jacó fez, mostrou oque era, e nunca parou lutar, mediante as circunstâncias da vida do dia a dia. Muito obrigado Deus o abençoe.

  14. Fábio Medeiros- FJE Açores

    Esaú tinha todas as características por nascimento para receber a bênção de seu pai Isaque, porém devido à sua auto-suficiência, acabou perdendo tudo para Jacó, tornando-se este o herdeiro da grande promessa. Por isso que o Apóstolo Paulo afirma: "Mas DEUS escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e DEUS escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes." 1Coríntios 1:27 Jacó era fraco na carne, mas no espírito superava a Esaú, hoje não é diferente, quem é sábio segundo a carne, quase sempre é burro no espírito, pois rejeita o SALVADOR JESUS.

  15. José Costa - FJE Cantanhede

    Olá Sr. Bispo ! Eu o que compriendi é que os jovens que chegam á igreja eles foram chamados por Deus e Ele quer nos dar a benção dele , mas o problema é que muitos não o valorizão e vão ficando velhos na igreja e nao recebem a benção !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.