Mensagens

Por quê… hein?

23 de Dezembro 2015

Por quê… hein?

Tal como eu e você, Gideão não era um homem perfeito, mas nele havia características que chamavam a atenção de Deus e que todos nós podemos desenvolver…

Não era indolente, acomodado, malhava o seu trigo no lagar (onde se trabalhava a azeitona ou a uva) local que, na maioria das vezes, era pequeno, fechado. Ou seja, Gideão estava num lugar pequeno a fazer algo que exigia um espaço grande e ele fazia isso, derivado ao medo que os oprimia, ao facto de, a qualquer momento, ser roubado…

Deus não escolhe qualquer pessoa para fazer algo que O coloque em evidência, é preciso que essa mesma pessoa tenha a característica de ser Revoltado, Ativo, tal como Gideão o era, mesmo em amargura de espírito pela situação em que vivia. Ainda que diante da sua grande família, Gideão não se acomodou.

Gideão e a sua família viviam oprimidos, escravizados e só não eram mortos por um único motivo: continuar a plantar para, no ano seguinte, os seus inimigos voltarem a roubar tudo. Ele e a sua família viviam escravizados, aprisionados, porém, sem ser numa prisão de quatro paredes, sem estarem amarrados, agrilhoados ou sem serem chicoteados… tal como a prisão em que, quem sabe, você tem vivido, recriada pela doença, pela miséria, pela falta de condições permanente, seja para si como para os seus filhos, por um casamento ou relação sentimental fracassada ou até mesmo infernal, da qual você não sabe como sair…

Porém, quando o Anjo (representando o Próprio Deus) apareceu para Gideão, este apelou para a sua razão. Gideão não orou, não adorou, não fez silêncio, não jejuou, mas questionou, simplesmente apelou para sua Fé Racional, perguntando sobre as Maravilhas que os seus pais lhe contaram. Ou seja, já da primeira vez que Deus apareceu a Gideão, ele mostrou-se um homem consciente e revoltado, sem nunca antes ter tido uma experiência com Deus.

E Deus apareceu para ele naquele momento, precisamente porque Gideão estava Revoltado! Noutras alturas, Gideão já se tinha revelado um homem trabalhador, empenhado, mas ainda não Revoltado!

Da mesma forma, Deus aparece para cada um de nós, dando-nos oportunidades quando estamos Revoltados… pois, até podemos ser trabalhadores, honestos, obedientes, mas, o que realmente chama a atenção de Deus para nossa vida é a Revolta.

Se em mim ou em si não existe Revolta, Deus não dá Direção, Ele não nos desafia e acabamos por não fazer aquilo que precisa de ser feito.

Mentalize-se de uma coisa: Deus só aparece quando a nossa Fé atinge o auge, e o auge da Fé é a Revolta-Inteligente! A Revolta contra tudo o que é contrário às Promessas de Deus para as nossas vidas, o que nos impede de glorificar a Deus.

Gideão era consciente de que a sua vida, família, situação, não era uma maravilha e isso o revoltava! E, por esse motivo, Deus apareceu para ele. Deus aparece para as pessoas que se revoltam na Fé para que Ele fique em evidência, pessoas que querem ver o problema resolvido para que Deus possa APARECER = SER GLORIFICADO, HONRADO.

Por e para isso, faça o que nunca fez, entregue-se de espírito, alma e corpo, sacrifique para o Deus Vivo e Ele resolverá todos os problemas da sua vida!
E não se engane, pois não será tudo de uma vez, mas, um a um, serão superados os seus problemas e os sonhos serão realizados.

Lembre-se, a situação de Gideão era desesperante, sim, mas ele mantinha-se revoltado, e o que mais o revoltava era, precisamente, a sua situação diante da sua Fé! Ele trazia dentro de si uma Fé num Deus Grande, sendo que Deus apenas escolhe quem apela para a sua Fé-Inteligente, pois, esses revoltam-se com inteligência, com a perceção de que terão de fazer alguma coisa para resolver o(s) seu(s) problema(s).

Para finalizar, deixo-lhe uma pergunta para que você responda:

“Como posso crer num Deus tão Grande…?”

… e aceitar as doenças como cruz, cara, destino, provação;
… e aceitar viver na miséria;
… e ter a família destruída por vícios, brigas;
… e ser traído, abandonado infeliz no amor;
… e viver perturbado por depressões, traumas, pânico, oprimido…

O máximo da Fé acontece quando nos Revoltamos com base no Prometido por Deus, pois, a nossa Fé vai além da resolução de problemas, a nossa Fé resolve problemas e leva-nos à maior de todas as conquistas: A SALVAÇÃO DIÁRIA DA NOSSA ALMA!

Deus é contigo e nós também!

Bjf

Anterior

23 dezembro

Seguinte

24 dezembro


10 comments
  1. Marta

    Quando entrei na igreja essa revolta que havia foi despertada porém à medida que ia conseguindo ver mudanças em vez de continuar foi diminuindo, até que entrei em acomodação. Tinha uma vida razoável. Houve uma vez que pensei que não valia a pena continuar na igreja se não visse uma transformação e cheguei mesmo a ter vergonha de ver ao meu redor pessoas crescendo espiritualmente e eu do mesmo jeito. Felizmente consegui perceber isso a tempo e agora é continuar perseverando na luta até ao fim. Não basta apenas ter fé, ela tem de ser conjugada com revolta, obediência e sacrifício.

  2. Michelle Sena

    Para resolvermos a situação contrária temos que fazer o uso da Fé Inteligente, que nos leva a uma revolta contra a situação, e por consequência a resolução dos problemas.

  3. Antonio Carlos

    Bom dia bispo muito forte ,não devemos aceitar o q não provém de Deus em nossa vida,temos q nos lançar de corpo alma espírito, e se revoltar .Deus abençoe o senhor bispo.

  4. João Ferreira

    Boa noite Bispo Júlio, por outras palavras aquilo que Gideão tinha dentro de si, era não haver espaço dentro dele para o facto de saber que Cria em um Deus tão Poderoso, saber daquilo que Deus já havia feito no passado, e saber que ele estava em uma situação completamente contrária aquilo que ele projectava ser uma vida abençoada por Deus. Gideão tinha Visão, e quando nós não temos visão então não conseguimos usar a Fé- Inteligente, porque Gideão via como Deus vê, e por conta dessa ''forma de ver'' a sua situação, fez com que ele ficasse indignado/revoltado contra aquela vida. Particularmente creio que a Revolta vem acompanhada da Visão que nós temos, pois, se eu tiver uma visão pequena, fraca, miserável então nunca me REVOLTAREI contra o meu problema, porque acabarei por me limitar à minha ''vidinha''. Obrigado, Deus abençoe a si e a todos!

  5. Maria Fernanda - Israel

    Eu creio! Só a revolta despertada diariamente mantém a minha Salvação em dia. E estando salvos és impossível aceitar uma vida que no O glorifica , eu não aceito isso!!! Por isso invisto nesta revolta. Muito obrigada.

  6. Fábio Medeiros - FJE Açores - Ponta Delgada

    Boa tarde sr.Bispo, O inferno existe porque DEUS é revoltado, se Ele não fosse revoltado o inferno não existiria, assim acomodando-se com o pecado no céu; Porém nele não existe pecado e só de vê-Lo fica furioso ao ponto de castigar por toda a eternidade. Quando Ele vem alguém que odeia a "humilhação"(inferno) então revela-lhe a Fé, sendo assim glorificado.

  7. Caio Reis

    Vemos que fé somente não basta mas é necessária a materialização da revolta. Eles tinham fé mas essa fé não agradava a Deus, e por isso não superavam aquela situação. Quando Deus viu a fé Revoltosa que Gideão tinha, e é essa fé que Ele espera encontrar em cada um de nós, ali já havia começado a obra de Deus na vida só povo. A fé Revoltosa nos leva ao Sacrifício e o Sacrifício a realização dos nossos sonhos e objetivos.

  8. João Pedro Varela - S J Estoril

    Boa tarde Sr. bispo Júlio, Uma vez que Deus é omnipresente e omnisciente, Ele sabia que Gideão não era um homem perfeito porém tinha as características que a Deus agrada, alguém racional e REVOLTADO, pois mesmo diante de uma longa situação de opressão ele se mantinha activo, mesmo diante de uma situação de escravidão dentro dele borbulhava o pensamento de que aquela situação não era justa nem fazia sentido. Gideão chamou à atenção de Deus devido à sua REVOLTA e quando o anjo apareceu o mesmo disse “Deus é contigo”mas como é que Deus podia ser com Gideão se aquela situação permanecia? O factor que mudou a história daquele povo e de Gideão e igualmente muda a nossa vida só pode ser a REVOLTA, porque se for por eu ser um bom cidadão, bom colega, bom pai/mãe, bom funcionário/patrão então ficará tudo igual ou pior, o factor que pesa para Deus é a REVOLTA! O que impressiona a Deus e faz com que Deus se revele na nossa vida e muda a história da mesma é a REVOLTA racional!

  9. celia fonseca

    Bispo a justica esta so ouvir a mentira que fasso para a juiza ouvir a verdade e nao a mentira.

  10. Antonio Volpin

    Bom dia Bispo e à todos, Essa Revolta tem que nos acompanhar todos os dia, pois ela nos move a fazer o que precisa ser feito, e ainda ir além. Deus viu isso em Gideão e não tardou em tirá-lo daquela situação. Com o Sr sempre menciona, o pecado dos nossos dias chama-se acomodação. E a proposta das trevas com ela, é, justamente impedir o ser humano de ser realizado e salvo. Muito obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.