Mensagens

Perdoe

17 de Fevereiro 2013

Perdoe

Quando perdoamos a quem nos ofendeu, concentramo-nos naquilo que podemos controlar: as nossas responsabilidades. Agindo assim, aumentamos a nossa energia e desenvolvemos o nosso potencial.”

Pesquisas e estudos têm vindo a ser desenvolvidos nestes últimos anos para comprovar o poder e os benefícios do perdão.

Uma professora de psicologia dos EUA, juntamente com os seus colegas testou cientificamente os benefícios do perdão. Numa amostra de 71 voluntários, foi-lhes pedido que se lembrassem de uma ferida antiga ou alguma situação que os tivessem magoado; naquele momento foi verificada a subida dos batimentos cardíacos, pressão sanguínea e da tensão muscular; factores semelhantes aos que sucedem quando as pessoas sentem raiva.

Quando lhes foi pedido que imaginassem perdoar a quem os ofendeu mostraram-se mais calmos e com a pressão e batimentos a aproximarem-se da normalidade. É espantoso o valor e os benefícios que traz o acto de perdoar.

Existem circunstâncias que em certos momentos o ser humano não pode controlar, no entanto, o perdão é algo controlável e é da nossa total responsabilidade. Essa decisão tem que partir de nós e mais ninguém o pode fazer. É notório que quando existe o perdão o individuo se torna mais activo, mais feliz e com uma vida mais saudável para poder desenvolver em pleno o seu potencial.

Amigo leitor, pense em alguém que o ofendeu e dentro de si perdoe essa pessoa! Agora, que as correntes se soltaram dentro do seu interior está livre para sonhar e conquistar!

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!

Anterior

14fev

Seguinte

15fev


69 comments
  1. Rodrigo Leng - FJ Almada

    Perdoar é uma das capacidades que o ser humano pode controlar , e isto tem o seu lado bom , porque quando perdoamos alguém de quem guardamos uma mágoa , sentimo-nos mais saudáveis , aliviados e libertos daqueles maus sentimentos, e são só beneficios para nós mesmos.

  2. Sara Freitas - FJ ALMADA

    Antigamente eu tinha mágoa de uma pessoa, só de falar o nome dela eu já tinha raiva, vontade de lhe bater. Mas a partir do momento que decidi perdoá-la deixei de vê-la com maus olhos e foi como um peso que estava sobre as minhas costas tivesse sido arrancado. A magoa é como um veneno, contamina o nosso corpo todo. E a única pessoa que perde, somos nós mesmos. Perdoar não é uma tarefa fácil mas é a única solução.

  3. João Ferreira - FJ Almada

    Boa Tarde O perdão é muito importante na nossa vida , seja espiritual , sentimental , seja o que for . Porque quando nós perdoamos a pessoa que nos magoou ou ofendeu, estamos a ajudar a outra pessoa , e a ajudar-nos a nos próprios , porque aquele sentimento de raiva e peso , sai da nossa consciência e do nosso coração. E ao perdoar-mos a pessoa que nos magoou estamos a evitar confrontos e conflitos com essa pessoa , porque se perdoarmos a pessoa estamos a rejeitar um inimigo e a aceitar um amigo de volta. Obrigado e que Deus o abençoe

  4. jose de ribamar

    Hola. Bispo Julio. Buenas Noches..... Perdonar es como cultivar las buenas amistades. Un bueno amigo es un tesoro cada dia más valioso, del cual no se puede prescindir. Es como en mensajero de Dios a su disposición. Tenemos que perdonar a quién nos ofende, es una palabra amiga para su desánimo o abatimento moral. Es una felicidad poseer buenos amigos. No todos los poseen. Un saludo especial.

  5. Neuza Matos

    Muitos pensam que perdoar é uma humilhção, é uma perda. Antes eu, tambem, pensava assim. achava que perdoar q quem foi mão comigo era uma injustiça. Mas hoje penso diferente, porque fiz justamente, o exercício, simples mas eficaz, que está acima mencionado. Na realidade quando perdoamos, tornamo-nos os mais ricos, livres, pois nada nos domina. Já quem não consegue perdoar, fica magoado, sente um peso, fica doente, não é feliz e só nutre sentimentos angustiantes. O sentimento provoca estragos, não só quando chega, mas principalmente quando sai (do coração).

  6. vera lúcia

    Boa tarde Bispo,esse post sobre o perdão é muito importante pois,muita gente sofre com mágoa,ressentimento,ódio como tem muitas pessoas doentes devido uma mágoa,e pior não requem perdoar.mais para nós que somos de Deus sabemos á importancia de perdoar,o perdão nos traz paz,leveza,boa conciência,alegria,saúde,bem estar etc.Perdoar sempre essa é á vontade do mestre. Que Deus lhe conceda mais e mais sabedoria

  7. Damares Bispo

    Boa tarde Bispo, Muito forte este post, pois se somos nascidos de Deus eu posso ate me irar, mas não pecar, eu pode ate me irar, mas não me magoar ficar com ressentimento com remorso das pessoas, mas devo seguir o que Deus me disse amar o meu próximo como a min mesmo, orar pelos que me fazem mal.

  8. Daniel Rodrigues - FJ Almada

    Bom dia Bispo O perdão é das maiores forças libertadores que existe á face da terra. Quem aprende a perdoar esse sim é forte, quem não perdoa auto-intitula-se de fraco.. "Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade. Provérbios 16:32"

  9. Paula Matos

    A mágoa é prejudicial não para quem provocou a situação ,mas sim para quem guarda como se fosse um troféu no seu interior.

  10. Andréia Machado

    Bispo, Inspirador, devemos praticar diariamente. Deus abençoe

  11. elziane de jesus

    E verdade, quando perdoamos, fazemos bem até para a nossa saúde, e principalmente da nossa salvação.

  12. Vânia FJ ALMADA

    Quando perdoamos alguém, vivemos de uma forma agradável, ficamos sem preocupações, todo mundo erra, a melhor forma é ir falar com a pessoa e perdoar, porque o nosso coração tem que estar limpo, não pode ter dessas preocupações, perdoar para que depois Deus nos de o perdão maior.

  13. Marinaldo - Ajuda

    A pessoa que tem mágoa, é como se ela tivesse bebendo um copo de veneno todos os dias, ou seja vai matando a pessoa aos poucos, já o perdão, é um poder que faz com que sejamos realmente livres e que voltemos a sonhar e a ter forças para realizar os nossos sonhos.

  14. Raquel - Ajuda

    Ao lermos esses texto vemos que tem mágoa só se prejudica a própria pessoa, a mágoa como mencionado no texto é um dos causadores de doenças quer sejas físicas ou psicológicas e do desequilibro emocional. Ao perdoarmos estamos a dar um grande passo tanto para a cura física como emocional/psicológica.

  15. Vanessa Alvarado Vzla. Edo. Zulia

    Buenas Sr. Obispo;muy interesante esta publicación; el perdón es de Dios; si Dios nos perdona con todos los errores y pecados que cometemos contra Él; cuanto más nosotros debemos perdonar las faltas de nuestro prójimo; solo de esta forma podemos tener paz y recibir el nuevo nacimiento en nuestras vidas.. Que Dios lo siga usando!!

  16. João Lourenço FJE ALMADA

    boa tarde A força de perdoar é muito forte porque para além de estarmos bem interiormente,pois também não ficamos sempre a pensar no que a pessoa que nos ofendeu nos fez. Mas isso so acontece se nao perdoarmos

  17. Pâmela Carvalho- FJ ALMADA

    A algum tempo atrás existia em mim um sentimento horrível, que nao permitia que a minha vida andasse para frente, eu sentia magoa de uma pessoa, nao podia pensar nela que o meu sangue ja subia, nao podia nem sequer ouvir o nome dela, mesmo que fosse outra pessoa que tivesse o mesmo nome que o dela eu ja me sentia nervosa e lembrava-me dela, era horrível. Quando decidi perdoar essa pessoa foi como se um peso enorme de vários anos estivesse saído das minhas costas e a partir daquele momento a minha vida começou a andar para frente. A magoa é como se fosse um veneno, contamina o nosso corpo todo e faz mal para nós mesmos, a própria pessoa é quem perde. Perdoar nao é fácil mas é a única solução.

  18. Vanda Pascoal - Ajuda, Lisboa

    Boa tarde. A MÁGOA(análise pessoal): - MAU é ter mágoa... - PÉSSIMO é não perdoar... - PIOR é o fruto da mágoa: o cancro no corpo. Basta uma atitude para a vida mudar 180º. Fique na paz.

  19. Sandra Guerreiro - Almada

    Vocês já se questionaram o que fariam para se curarem caso tivessem um cancro físico? Certamente a maioria vai responder: "Eu?! Faria de tudo! Ia ao fim do mundo se necessário!" Então se magoa é o cancro da alma! E se para a salvação da TUA alma basta o PERDÃO... Será assim TÃO difícil perdoar???? Medita nisso... Na fé!

  20. Paloma Lopes, FJ Almada

    Eu ja senti muita magoa E isso fazia de mim uma pessoa fria , uma jovem que so pensava em como fazer aquela pessoa pagar pelo que me tinha feito. Por mais que tentava esquecer nao conseguia era algo constante que me perseguia de dia e de noite. Para mim a magoa é como se fosse uma tortura. Quando verdadeiramente decidi perdoar foi como tivesse tirado uma tonelada d minhas costas.

  21. Beatriz Motta

    Bom dia sr Bispo, é verdade o perdão é algo que esta completamente sobre a decisão daquele que foi magoado. A mágoa não leva ninguém a lado nenhum, e na maioria das vezes, esta só afeta quem a tem dentro de si, prejudicando-o a varios níveis, tantos emocionais, espirituais e físicos, por isso vemos muitas vezes pessoas que estão sempre mal dispostas, sempre a criticar tudo e nada a satisfaz, e tal comportamento só tira a paz da própria pessoa, por isso perdoar vale a pena. Obrigada. Na fé.

  22. mafer2013

    E o perdao que Deus ten para mim a cada dia...; eu nao sou quem para no me perdoar quando nao reago como eu pensava que o faria;nem para condenar aqueles que no meu redor nao reagem como eu queria.Muito obrigada,Bom dia!

  23. Tamiris Dos Santos Oliveira

    Bispo sabemos que perdoar não é fácil,é uma decisão as vezes muito dolorosa mas agrada a Deus,nossa carne não quer que perdoemos,mas quando deixamos o querer de Deus falar em nossa vida,essa decisão não se torna difícil.

  24. wanessa

    Temos que primeiramente ter a consciência de que o Senhor Jesus nos perdoa, quem somos nós para não perdoar aquele que nos tem ofendido.

  25. Carla

    Boa noite se eu não perdoar, como posso esperar ser perdoada? Além do mais como o Sr. falou trás beneficios à minha saúde.

  26. inácia serra

    Boa noite SR Bispo. Em tudo na vida para recebermos primeiro temos que dar,eu aprendi isso no Centro de Ajuda ,então diante de DEUS para nós sermos perdoados temos que perdoar,podemos dizer que não é fácíl mas é possivel,assim assim como tá escrito tudo é possivel aquele que crê eu ceio e vivo esta palavra na Fé DEUS ABENÇOE

  27. Vanessa Jorge

    Lembro-me perfeitamente de quando não perdoei uma pessoa e essa estava sempre na minha cabeça às voltas... Eu queria esquecê-la, mas era muito difícil, ela fazia-se sempre presente como o símbolo dum canal de TV que aparece no canto superior da televisão. Perguntava-me sempre o porquê de não a esquecer! Quando lembrava da situação que motivou tudo, ficava muito nervosa, mal humorada e sem paciência. Era horrível!! Até que houvi falar sobre o perdão. Todos os sintomas que denunciavam quem não sabia perdoar, foi certeiro na minha direção. Quando decidi perdoar, porque era o mais correto fazê-lo, porque não ganhava nada em guardar mágoa, mas pelo contrário só perdia, porque deixava-me num estado horroroso, tudo foi mais fácil. Toda a situação foi esquecida e todo o meu ser foi limpo. Foi um peso que saiu de cima de mim e onde aprendi que perdoar é a coisa mais acdertada a fazer seja em que circunstância for. É algo racional, inteligente.

  28. LEANDRO BRANDÃO-FJE-LEIRIA

    se tens alguma coisa contra alguem pedoe e pessa força a Deus pra perdoa-lo, devemos armar ao roximo como a mim mesmo. perdoa é um dos primeiros passos para ter comunhão com Deus.

  29. Bruna - FJE Figueira da foz

    Boa noite. É de facto de suma importancia o perdao. Não o podemos desprezar nem ceder à nossa vontade de não o dar.

  30. Pedro Ferreira - FJ Almada

    Boa noite bispo. As vezes nos pedimos desculpa as pessoas sem nós termos feito nada e outras vezes não e deixo aqui uma pergunta para toda agente, é mais fácil perdoarmos ou pedir desculpa? Boa noite pessoal da fé!

  31. RUI BAPTISTA-FJE AVEIRO-J

    Boa-noite,Sr.Bispo.Tem razão,nós temos de perdooar aquilo que as pessoa nos dizer.Como Deus perdooa e perdoou os pecados dos seus seguidores.

  32. Junior - FJE Pombal

    Boa noite bispo, para impedir actuação do espirito de magoa do meu coração, independentemente do que aconteceu, da situação, de quem quer que for, se fui culpado ou não, SEMPRE PEÇO PERDÃO PRIMEIRO, LOGO DE IMEDIATO!!! Com essa atitude quebro totalmente as forças do mal. Vamos continuando firmes na comunhão com o Criador!

  33. Gisele P C de Souza

    Mesmo que a pessoa esteja longe deve pedir perdão em voz alta e falar para o Sr Jesus,pois como está escrito que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! A magoa prejudica quem tem .

  34. Jeremias - FJE Figueira da foz

    Olá bispo! Está comprovado o poder e beneficios que o perdão traz. Para toda a ação, há uma reação e neste caso sempre que perdoamos, causamos uma boa reação. Mas quando é o contrario, causamos também uma ma reação

  35. Micaela Sofia - FJE Figueira da Foz

    Boa Noite Bispo E muito importante perdoar as outras pessoas porque deus tambem nos perdou por todos os pecados que conetemos. Muito obrigada por ista mensagem fez nos ver que temos de perdoar as outras pessoas.

  36. Nilcéia Almeida

    Muito interessante bispo, o ato de perdoar nos torna pessoas de bem com a vida. Guardar um ressentimento é o mesmo que carregar um enorme peso nas costas e quando ficamos livres desse peso, nos sentimos leves e prontos para continuar nossa caminhada.

  37. MICAEL - FJE ALCOBAÇA

    Boa Tarde Bispo O perdão trás paz e liberdade. É muito importante dar o perdão para que mais tarde nós sejamos perdoados. Bom tema. Obrigado. Fique com Deus. Até uma próxima.

  38. Luisa,oxford

    Boa noite,muito forte bispo,nao e facil mas e possivel tudo posso naquele que me fortalece,e por ELE pelo meu Rei,ELE perdoou assim eu farei igual,enquanto estivermos aqui na terra neste corpo,vai sempre haver ofensas,uns contra os outros nos e que temos que estar em alerta,afinal o diabo quer que guardemos magoa,obrigado e que Deus abencoe.

  39. Angelica

    El beneficiado es la persona que perdona

  40. LEANDRO - FJE POMBAL

    Perdão...atitude fundamental que todos nós que queremos agradar a Deus devemos tomar, pois como o senhor referiu a cima o ato de perdoar faz bem não só a nossa saúde física como principalmente a nossa saúde espiritual, pois Deus perdoa nossas falhas e erros quando nós primeiro tomamos a atitude de perdoar aqueles que nos fazem mal.

  41. Nilton - FJE POMBAL

    o perdão é um fator de extrema importância,se formo a ver em tempos que andamos muitas pessoas andam doentes, com problemas na familia e não sabem qual a origem desse problemas. Para alem da idolatria, feiticaria e outros a falta de perdão também condiciona, deixando as pessoas amarradas e assim fecha as portas as benção que Deus tem para nos. Por isso acho importante perdoar .

  42. William - FJE POMBAL

    Perdoar só faz bem a nós mesmos, quando perdoamos, há um alivio em nosso ser, um bem estar, sem dizer que, para termos o perdão de Deus, temos que perdoar quem nos ofendeu.

  43. paulo diego - FJE POMBAL

    perdoar é lavar a alma com o espirito de DEUS e deixar o odio,raiva para que o amor entre e contamina a vida de quem nos magoa, perdoar é sentir sua alma flutuar nos braços de DEUS tirar um peso da alma e se sentir livre..

  44. Mariana Gonçalves - FJE Figueira da foz

    Olá. há coisas para mim que são imperdoaveis, mas a minha visao abre-se agora neste instante e quero mudar esse ciclo

  45. Otilia - FJE Figueira da foz

    Boa tarde bispo julio temos que manter os nossos croações limpos, sem magoas contra quem quer que seja. custe o que custar

  46. José Silva FJE Figueira da foz

    Quando há o perdão, as pessoas tornam-se mais ativas e muito mais felizes. Então esta é a receita para uma vida longa e com felicidade.

  47. Umbelina FJE Figueira da foz

    O perdão é o ato mais lindo que uma pessoa pode ter. Todos erramos, e todos merecemos o perdão quando nos arrependemos de verdade. E Jesus nos dá gratuitamente o perdão de todos os nossos pecados. Ele sim, é digno de toda a honra e louvor.

  48. Joana Fonseca FJE Figueira da foz

    Bispo, já me fizeram muitas coisas. coisas que talvez não consigo perdoar, mas sei que se eu perdoar estou a fazer isso para o meu proprio bem, por isso vou fazer de tudo para mudar esta minha situação. Obrigada

    • Bjf

      Sim Joana, é isso mesmo. Você pôde!!! Ainda que o seu coração que é o centro das emoções diga que não, com a sua mente-razão, diga que sim. E perdoe. Caso tenha dificuldade, diga o nome de quem te ofendeu. Deus conta contigo, e eu também! Bjf

  49. Andreia Valente - FJE Figueira da foz

    Muito forte bispo. A sua mensagem me tocou muito. Eu quero ser assim e vou ser.

  50. Gonçalo Valente FJE Figueira da foz

    Se Jesus perdoou todas as humilhações, perseguições, calúnias, criticas, gozos, fofocas, agressões que lhe fizeram, quem sou eu para não o fazer? Tenho que seguir o seu exemplo, pois Ele o deixou para isso mesmo. Para aprendermos o amor que ele tem para com todos e para agirmos de igual forma.

  51. Walace - FJE Figueira da foz

    Acredito nisso bispo. E como o senhor disse, podemos controlar o perdão (há coisas que não podemos controlar, mas o perdao podemos). Então vamos usar e abusar desta ferramenta QUE DEUS O ABENÇOE

  52. Evandro FJE Figueira da foz

    Boa tarde! Muito verdade o que disse. Concordo em tudo!! Temos que tirar as mágoas do nosso coração logo que nos magoem!

  53. Fatima FJE Figueira da foz

    Realmente é verdade. QUando não perdoo, fico mais triste, mais em baixo. o perdao traz boas coisas, traz a paz que preciso

  54. Bianca Valdes FJE Figueira da foz

    Quando perdoamos, estamos livres. Livres da má consciência, etc. É quando o fazemos que podemos sonhar e conquistar o que tanto queremos, pois não gastamos tempo e energia naquilo que não nos faz mal, e sim no que faz bem.

  55. Beatriz Silva - FJE Figueira da foz

    Se guardamos mágoas, tornamo-nos impuros e onde há impureza o Espírito Santo não está presente. Pensemos e analisemos o que está dentro do nosso coração!

  56. Leonor - FJE Figueira da foz

    Boa tarde bispo, é muito importante perdoarmos. eu sei que tenho que perdoar, embora eu não queira, tem que ser, pois isso é para o meu bem. e só assim posso estar bem comigo mesma

  57. Maria - FJE Figueira da foz

    É dificil, mas não é impossivel. A magoa so nos faz tar carregados. o perdão não, ele nos faz leves.

  58. Vanessa FJE Figueira da foz

    Olá bispo. é dificil perdoar, pois muitas vezes as pessoas ofendem-nos de tal maneira que parece ser imperdoavel o que elas fizeram, mas quando queremos de facto agradar a Deus, nós conseguimos e aí perdoamos.

  59. Joao Limas FJE Figueira da foz

    Temos que perdoar. este é um mandamento de Deus e temos que obedecer, pois Ele e só Ele é o Senhor.

  60. Barbara Torres - FJE Figueira da foz

    Boa tarde bispo. É isso mesmo. Até os estudos comprovam que o perdão faz bem...

  61. francisco

    ta ligado bispo

  62. Alessandra Santos Conceição

    Olá bispo é verdade pois o nosso Senhor Jesus é um grande exemplo,ele nos ensinou a perdoa e também nos perdoou os nossos pecados.Muito forte

  63. katia Afonso - FJE AVEIRO - D

    e verdade bispo. nos devemos perdoar , pois Jesus também perdoou e perdoa os nossos erros, falhas e pecados, e não devemos guardar rancor de ninguém . por isso perdoar sempre.

  64. verdade bispo Júlio. Pois nos temos que saber perdoar e não guardar rancor de ninguém , pois Jesus também perdoou e perdoa os nossos pecados, e por isso devemos perdoar, e quando sabemos que estamos errados também devemos pedir perdão.

  65. Sarafina Antonio

    Perdoar sr bispo é seguir os passos do sr Jesus,nao tem numeros de vezes,perdoar sempre é imitar o sr Jesus,quantas vezes cometemos pecados,até pecados da morte,mas Deus nos tem perdoado,ele acredita na nossa mudança,o que custa agente perdoar,vamos perdoar,assim sendo podemos nos sentir leves,condicionados para novas coisas que a vida nos prorciona e Deus sempre estara connosco,Deus abençoe o sr.

  66. vanessa barros FJE ALMADA

    Se nós perdoarmos as pessoas que nos magoaram, vamos-nos sentir muito mais leves e sem rancor, assim Deus pode entrar dentro de nos pois .Em muitas pessoas é isso que está a causar que se concretizem. Aprendi muito e vi onde estava a errar obrigada bispo

  67. Vitor / Garibaldi-RS

    Boa tarde Bispo ! Perdoar é dom de Deus. Quando perdoamos alguém,estamos abrindo a porta do nosso coração para Deus. Porém,quando nos magoamos,damos espaço para o diabo entrar na nossa vida. O lema é:perdoar para ser perdoado. Um grande abraço.

  68. Joana - FJE Alcobaça

    Bom dia Bispo, é muito importante perdoar os outros, uma vez que, se assim não for, Deus também não nos poderá perdoar pelos nossos pecados... Sem contar, também, que quando perdoamos sentimos que tirámos um peso de cima das nossas costas. Muito obrigada por essa palavra. Que Deus o abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.