Mensagens

Perder batalhas, mas não a guerra

3 de Novembro 2013

Perder batalhas, mas não a guerra

Quem é que já perdeu muitas batalhas? Muitas pessoas têm perdido a batalha contra os problemas que foram alimentados pela maldição, inveja, crise, concorrência… E muitas outras pessoas perderam as batalhas, estou agora a referir-me ao âmbito económico e profissional, diante da crise que estamos a viver, a recessão.

Mas quem é de Deus não perde a guerra jamais. E porquê? Porque você aprende com os seus erros, para e analisa onde errou. Quem é o responsável pela sua vida? É você! Deus não o/a obriga a ser verdadeiro/a, honesto/a, a perdoar, a ofertar, a ser humilde, a orar, a praticar a Sua palavra, a ser dizimista, a evangelizar, a batizar-se nas águas? Ou será que obriga?
Quando você crê em Deus, conhece a Sua Palavra e Vontade e perde uma batalha, como é que fica? A pessoa fica revoltada, intrigada, perguntando-se o que fez de errado. E foi o que aconteceu quando o povo de Israel foi derrotado diante de uma cidade chamada Ai, a cidade da dor. Josué, o líder do povo Hebreu, ficou intrigado com aquela derrota. Como é que uma cidade pequena foi capaz de derrotar os soldados do exército do Deus Vivo? Como posso crer num Deus grande, maravilhoso e perder batalhas? Afinal, a guerra depende de batalhas ganhas.

Josué cometeu um erro, prostrou-se, lamentou-se e chorou. “Então, disse o SENHOR a Josué: Levanta-te!…” (Josué 7.10). Quando a pessoa fica a olhar para trás, para o que aconteceu, para o problema, para a deceção sofrida, fica prostrada, desanimada, desmotivada e triste.

[floatquote]
“…Por que estás prostrado assim sobre o rosto?” (Js 7.10). [/floatquote]

Deus sabia que eles tinham perdido uma batalha, não sabia? Então, porque esta questão? Eles tinham perdido a batalha, mas não a guerra. Por isso, não adiantava ficarem de semblante caído, oprimidos e prostrados. Contudo, ainda hoje é assim! Você tem visto as pessoas literalmente andarem com a cara no chão, prostradas. É só palavras negativas, de derrota, de destruição… Mas o que é que está na origem desta situação?

[floatquote]
“Israel pecou, e violaram a minha aliança,…” (Js 7.11). [/floatquote]

Quando você anda aliado com Deus, pode até ter problemas, obstáculos, mas Deus remove-os. Mas quando quebra essa aliança com Deus e já não Lhe é mais fiel, então, vai só. E quando vai só, não consegue, não tem forças suficientes para remover esse obstáculo e fica com a sua vida travada, envergonhada e perde. Quer dizer, coisas mais graves você enfrentou e superou com Deus, mas coisas mais simples não consegue. Então, tem que parar e ver onde errou ou está a errar. Mas você não tem que ficar com a cara no chão, nem prostrado/a. Segundo Deus, as pessoas erram em quebrar a aliança com Ele.

[floatquote]
“…aquilo que eu lhes ordenara, pois tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e dissimularam, e até debaixo da sua bagagem o puseram” (Js 7.11). [/floatquote]

Deus condena o que é errado, injusto, o que o/a vai destruir, enfraquecer, seja a mentira, ser desonesto/a, avarento/a, mentiroso/a. Quando é infiel a Deus nos dízimos, Ele não pode andar consigo, você até tenta, mas a sua vida não vai prosperar, porque está a andar só. Lembre-se que não adianta, esconder, fingir que tudo está bem, já que Deus sabe o que você fez e quem realmente é.

[floatquote]
“Pelo que os filhos de Israel não puderam resistir aos seus inimigos; viraram as costas diante deles…” (Js 7.12). [/floatquote]

Quando você é infiel a Deus nos seus dízimos e ofertas, não pode resistir aos seus inimigos, aos problemas. E o que é que eles fazem? Derrubam-no/a, deixam-no/a no chão, literalmente prostrado/a. Aí, você vive a fugir dos problemas e das dificuldades, quando deveriam ser as dificuldades e os problemas a fugir de si. Afinal, não é você que anda com Deus? Quem anda com Deus pode ser vítima de inveja, bruxedo, praga, recessão e crise? Não, não pode! Tudo isso existe e muito mais, mas com Deus você tem que vencer. Deus tem que remover esses obstáculos por si, já que você está a fazer a sua parte, o que é certo, dizimando, ofertando, trabalhando, estudando e mantendo o seu coração limpo.

[floatquote]
“…porquanto Israel se fizera condenado…” (Js 7.12). [/floatquote]

Quem é que se faz de condenado? É o diabo, os inimigos, a crise, a inveja, o bruxedo? Quem se faz condenado é a própria pessoa. Em roubar o que é de Deus, em tentar esconder, colocar a sujeira debaixo do tapete, enganando os outros com hipocrisia. Segundo Deus, se você faz o que é errado, está a condenar-se. Se faz o que é certo, está a abençoar-se.

[floatquote]
“…já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada” (Js 7.12). [/floatquote]

A coisa roubada eram três elementos: uma barra de ouro, 200 siclos de prata e uma túnica babilónica. Roupa, prata e ouro e Deus chamou as três coisas de “coisa roubada”, no singular, porque para Deus o que conta é a fidelidade. Se você é infiel, ainda que seja um soldado, cristão, honesto, profissional, vai lutar e perder. Agora, ainda que não seja um profissional, que não tenha muita experiência, capacidade, estudos, nem conhecimentos, mas se é fiel a Deus, você vai vencer.

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!
Bjf

Anterior

02 de Novembro

Seguinte

03 de Novembro


16 comments
  1. Elaine Farias

    Quem nunca perdeu uma batalha? em qualquer sentido de nossas vidas tanto financeiro, familiar, saúde, sentimentalmente e até mesmo espiritualmente já perdemos uma batalha. Porém o que não podemos perder de jeito algum é a guerra pois nela está o resultado final, ou a desgraça total da vida de uma pessoa ou a vitória certa e satisfatória dessa pessoa. por isso, vamos pra cima! podemos ter perdido a batalha, mas não a guerra!

  2. Sónia/Maputo

    È interessante como Deus não muda os seus ideias as pessoas é que ficam inventando outros caminhos. Deus sempre valorizou a fidelidade. Se não tivermos o cuidado de vigiar nossos caminhos facilmente caimos na ratueira da infidelidade e assim Deus ja era connosco, você so descobri quanto até pequenas coisas dão errado.

  3. Elisângela Costa e Silva

    Ola Bispo, Deus o abençoe por essa palavra sábia estava realmente necessitada em ouvir essa mensagem foi para mim me ajudou bastante obrigada!

  4. TAINA

    NOSSA EU ACHEI BACANA EU INTENDI QUE NUNCA DEVEMOS OLHA PARA TRAZ

    • TAINA

      NOSSA EU ACHEI BACANA EU INTENDI QUE NUNCA DEVEMOS OLHA PARA TRAZ

  5. elisa batista

    obrigada bispo, agora eu sei o que fazer.deus abençoe.

  6. Eduardo

    Obrigado Bispo que Deus lhe abençoe, essa palavra muito me ajudou.

  7. Elisabete/FJE ÁGUEDA

    Boa noite SR Bispo realmente quando entregamos a nossa vida ao Senhor Jesus ,automaticamente temos forças para enfrentar e resolucionar as dificuldades,barreiras e obstaculos do dia a dia,ou seja a promessa Tudo posso naquele que me Fortalece se cumpre na nossa vida.

  8. RAYSSA- FJE- AMADORA

    verdade pois oque aconteceu com Calebe no passado acontece nos dias de hoje, pelo fato de muitas pessoas perderem a batalha já acha que perderam a guerra. mas não nota que a batalha perdida foi um meio de ver onde estava o erro e aprender com o mesmo pra vencer a guerra, pode ter certeza que ao verem o que aconteceu com Acã, o povo se encheram de temor para com as coisas de Deus.

  9. Anabelli Cavalcanti

    Muito forte essa verdade que as vezes a gente esquece, quem aparentemente tem tudo, se não é fiel não tem nada e perde não só as batalhas, mas a guerra. Importante também lembrar que a fidelidade nos coloca em situação de vantagens mesmo que não as tenhamos de acordo com os olhos do mundo.E no final, Deus é glorificado. Grande Abraço para A Força Jovem Pernambuco.

  10. Amen obispo, se le saluda desde la República de Honduras - Continente Americano

  11. Lídia Melo FJE- águeda

    Boa noite Bispo, apartir do momento em que firmo uma aliança com Deus, todas as minhas escolhas, atitudes são sustentadas por essa aliança. Se respeitar essa aliança, se for fiel até o que era para dar errado dá certo, porque Deus é comigo. Mas se for infiel Deus já não pode ser comigo, porque quebrei essa aliança,condeno-me e deixo de ser digna de confiança. Tenho de me analisar e detetar o erro.

  12. maria IRLANDA DO NORTE

    Amen bispo ta ligado

  13. Valquiria FJE Agueda

    Boa Noite Bispo, As batalhas sempre vão existir, mas quando matemos a nossa fidelidade a Deus a resposta é certa, mas se deixo me levar pelo caminho da infidelidade, tocando naquilo que é de Deus, certamente não vai adiantar ficar prostrado chorando, pois Ele é com os fieis. A minha escolha vai ser vista nos resultados dessas batalhas, vitoria ou derrota. O fiel sempre tem a vitoria, pois Deus é com ele.

  14. Márcia Pires

    Quando deixamos a nossa natureza humana prevalecer nos desanimamos diante das lutas, mas o Deus-Espírito por sua vez sempre nos aviva, nos faz erguer do pó, e nos diz: levanta e segue adiante porque sou contigo,tal como fez com Josué e tantas vezes já tem feito comigo e creio que com aqueles que nEle confiam.Amém.

  15. Bruno Tambelini Reboleira, Amadora

    Boa tarde senhor bispo, Deus sempre dará o que a pessoas precisam, mais quando o egoísmo fala mais alto, e querem aquilo que não lhe pertence, começam a perder as guerras da vida, e perdem o principal a presença de Deus, e passam a andar só, sem direção nenhuma, o que egoísmo não faz. Foi isso que Deus falou comigo nessa mensagem na fé.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.