Mensagens

Passar ou aproveitar o tempo?

10 de Maio 2014

Passar ou aproveitar o tempo?

Retirado da Revista “The Love School” – Edição Abril 2014

Ao contrário do que muita gente pensa, um hobby pode quebrar a rotina e enriquecer o seu dia a dia. Além de ser sua oportunidade de fazer o que realmente gosta, ter um passatempo pode melhorar sua vida em todos os sentidos

Quando se fala sobre hobby, frequentemente algumas pessoas entender como uma conversa sobre fazer nada, ou , em alguns casos, é falar em fazer algo apenas para “passar o tempo”. Aliás, nossa Língua Portuguesa colabora para isso, pois traduz a palavra inglesa hobby como passatempo. Mas, o que é um passatempo para a maioria das pessoas? Normal- mente, é algo associado à diversão, ao lazer e que não tem nada de intelectualmente proveitoso, educativo ou inspirador. É nestes momentos que muitos aproveitam para fugir das suas responsabilidades, mas, do meu ponto de vista, não fazer nada, já é fazer algo!

Particularmente, escolhi a fotografia como hobby e, porque considero que todo meu tempo é importante, para mim, fotografar não é um simples passatempo, mas, sim, uma atividade muito produtiva. Sempre que posso, fotografo, pois desta atividade extraio três coisas muito boas:

• É relaxante – não me refiro a uma descontração física, pois, quando saio para fotografar caminho bastante e estou sempre em busca do ângulo certo. Tirar fotos (especialmente da natureza, meu ambiente de eleição) me ajuda a relaxar psicologicamente, a meditar e a pensar sobre decisões que foram ou que serão tomadas.
• É produtivo – todo hobby deve fazer com que a pessoa se sinta bem e, de alguma forma, lhe proporcionar benefícios, sejam físicos, emocionais ou ainda espirituais.
• É contemplativo – me dá a possibilidade de ver a grandeza de Deus refletida em toda a Sua criação. A fotografia me permite captar e transmitir a beleza de cada detalhe da magnitude da criação divina.

Conselho de IntelliMan: Procure escolher uma atividade que, além de lhe proporcionar prazer, lhe ofereça outros benefícios, tanto para si, quanto para outras pessoas. Um hobby lhe permite se socializar, conhecer pessoas novas, aprender com elas e aliviar o stress – o que, consequentemente, vai melhorar a sua qualidade de vida. Um bom hobby aumenta a sua criatividade, torna sua mente mais atenta e, o melhor, sem a pressão de “já não ter idade para isso…”, de ter de provar alguma coisa a alguém ou de ser sempre o melhor. Experimente, pois, certamente, ficará mais em paz consigo mesmo, será mais realizado, de bem com a vida e feliz!

Clique aqui e veja algumas das fotos que já tirei em Portugal e pelo mundo na galeria de fotos do blog.

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!
Bjf

Anterior

A profecia

Seguinte

11 de maio


18 comments
  1. Silvana Amaral

    Gostei demais desta mensagem, hobby é algo que nós temos prazer em fazer e relaxa a nossa mente, fazemos algo prazeroso e ao mesmo tempo nos traz uma satisfação. Obrigado por compartilhar a sua experiência conosco.

  2. Filipa M Leite

    Bom dia, Neste momento a minha vida está tão preenchida, que o meu hobby é dormir! Ótimo artigo! Obrigada

  3. seleyna diogo

    é verdade bispo já tive uma experiência assim, e senti-me tão bem, é como se sair da rotida, tornasse nossa mente leve e livre, e ainda melhor quando tras resultados positivos, não só fisicos, mas em tudo. recomeçei agora a pratica da ginastica,com os estudos e trabalho,já não tinha tempo. Soube tão bem, deu para relaxar e pensar em atitudes e decisões a tomar. SELEYNA FJE SEDE

  4. Quaresma fj sede internacional

    Desde Pequeno que os professores me questionavam o que fazia nos tempos livre e eu radiante respondia "jogar a bola" só que cresci e vi que essa actividade que tinha não era apenas de tempos livres logo não podia responder daquela forma! Hj meu hobby e buscar inovações procuro coisas novas...investigo muito tudo o que não posso fazer no dia a dia. Me sinto bem com estes novos hábitos que tenho praticado nos meus tempos livres. Óptima noite p/ Sr.

  5. Diego Mendes

    Olá Bispo. Gosto muito de desenhar desde pequenininho. Desenho Super Heróis, Mangá, Desenhos Artístico, Natureza e outros estilos. Minha família e conhecidos dizem que eu tenho muito talento e deveria investir nisso. Bispo eu queria saber: Ha alguma forma de eu contribuir para a obra de Deus com esse Hobby ? Se sim como ?

  6. willians

    o meu hobby é assistir filmes não tenho outro ainda rsrs

  7. Luana Nunes

    Muito bom fazer um hobby. O meu é artesanato e ver filmes.

  8. Fabiana FJE Alcobaca

    Boa tarde, o hobby é um passatempo relaxante e produtivo para a nossa vida. Eu também tenho o meu, quando eu tenho um pouquinho de espaço livre faço sempre. É uma forma de estarmos ocupados com alguma coisa, não só mas também. Obrigado Deus o abençoe.

  9. João Marques (Portugal)

    Posso deixar outra sugestão; que tal andar de bicicleta?

  10. Ricardo Arcanjo

    Obrigado!

  11. Joana Custódio - FJE Alcobaça

    Boa noite Bispo, de facto muitas pessoas pensam que hobbies são para passar o tempo, mas são mais que isso, permitem-nos relaxar das responsabilidades e, assim, podermos focar em outras coisas da nossa vida, por exemplo, pensar sobre decisões importantes na nossa vida... Que Deus a abençoe.

    • Joana Custódio - FJE Alcobaça

      *Que Deus o abençoe.

  12. Alex - Marinha Grande

    Olá bispo, vou seguir o exemplo do senhor, ainda não tenho uma máquina fotográfica, mas assim que possa vou adquirir uma. Gostei muito da dica. Tenho como hobby também a leitura de livros, desde muito novo gostava de frequentar bibliotecas e ler bons livros, e recentemente passei a cozinhar nos meus dias livres para minha esposa, ela diz ter gostado.... (Kkkkkkk Não quer me desagradar).

  13. Micael Ferreira - FJE Alcobaça

    Boa noite, sim um hobby ajuda muito para fugir um pouco da rotina. Também gosto de fotografar e costumo ir muitas vezes fazer esse hobby. Ultimamente também tenho escolhido a natureza como principal foco, gosto das cores, do brilho, do cheiro, as vezes fico parado a observar a natureza e penso como Deus é tão prefeito, fez para nós coisas maravilhosas, detalhes impressionantes é realmente magnifico. Muito obrigado Bispo por partilhar esse texto. Deus abençoe.

  14. julio c. f. cvonceição

    Tenho coleção de selos que começei com 14 anos e jah estou com 55. Alem da correpondência com outros países fiz muitos amigos e alem de ser uma terapia eu aconselho a todos a começarem um hobby pois alimenta a alma e diverte-nos imensamente.

  15. Tiago Neto-FJE ALCOBAÇA

    Ola boa noite, muito interessante hobby é algo que nós temos prazer em fazer e que nos dá alegria e nós conseguimos extrair ensinamentos e aprender através do mesmo muito Obrigado por me ter ensinado através do seu post.

  16. Jailson Pereira - FJE Barreiro

    Boa noite Bispo . Felizmente eu já sabia o significado de hobby e por tento sempre tirar o melhor proveito para mim e para quem está ao meu redor . O meu hobby preferido é o ténis e sempre que encontro uma oportunidade eu vou a um court e ainda levo um amigo comigo . Para além de me sentir realizado , posso proporcionar bons momentos aos meus amigos . Eu tiro uma conclusão bastante interessante no ténis . É um desporto onde a pessoa precisa estar bem fisicamente para poder deslocar-se e devolver a bola ao adversário . Ganha o encontro (match) quem tiver acumulado o maior numero de partidas (sets) . Trazendo para o lado espiritual o jogo de ténis é a nossa vida , que temos de lutar pela salvação e por uma vida de qualidade , no caso é chegar ao fim do jogo ou da vida com a vitoria . A boa forma fisica refere-se a estar bem com Deus , e ter um sem numero de planos para cada adversário . O mesmo acontece na vida , devemos ter um plano , um projecto . E por fim as bolas que vem na nossa direcção durante o jogo e que temos de devolve-las de forma a ganhar o ponto e o jogo . Essas bolas sao os problemas , as tentações , o pecado . Temos de ser fortes para saber lidar com isso para poder sair ileso . No final do jogo e da vida sai-se com a vitoria caso se saiba fazer uma boa combinacao entre boa forma fisica (estar bem com Deus) , estrategia de jogo (ter projectos) e devolver todas as bolas (saber resolver os problemas , desviar-se do pecado , manter salvação) e no final a vitoria que sera o galardão nos céus e o troféu no final do encontro .

  17. Jacira Lopes FJ Sines

    Boa tarde a todos, Já tive muitos hobbys, por vezes mais do que um ao mesmo tempo; mas desisti dos mesmos por achar que não tinha tempo para um "passatempo". Mas percebi que um hobby não é algo que se faz, mas algo que se vive, faz parte da minha vida! E se faz parte da minha vida não pode ser qualquer coisa, tem que ser algo que eu quero viver e não fazer! Obrigado Bispo, por me ter exclarecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.