Mensagens

O Tripé da Alma

27 de Janeiro 2016

O Tripé da Alma

Eles sustentam a nossa alma e garantem a conquista, seja espiritual, sentimental, familiar, profissional ou física

A única forma de se estabelecer a conquista – a Salvação da nossa alma –, é fazendo 3 coisas: ORAR, MEDITAR E JEJUAR!

Fique ciente que o nosso inimigo, o diabo, sempre irá trabalhar com sugestões como: “você não precisa de orar tanto assim… nem jejuar… ler, então, torna-se desnecessário, já que na Igreja ouve a Palavra de Deus…” e isso tira o nosso foco (objetivo), fazendo abalar o nosso tripé, pois ele sabe que a ORAÇÃO, a MEDITAÇÃO e o JEJUM, são os três elementos fundamentais que nos aproximam de Deus.

ORAÇÃO

Comunicar… esta é a palavra de ordem neste ano. Você fala com familiares, com amigos e até desabafa com o Pastor ou Obreiro… e com Deus? Será que você se lembra de falar com Ele? Não sabe o que dizer? Por onde começar? Abrindo os seus lábios, formando palavras, dizendo o que lhe vai na alma, como se do seu melhor amigo se tratasse… pois Ele o é! A nossa relação com Deus é desenvolvida através da oração, e a oração eficaz é a que é feita com sinceridade. Não é que Deus precise dela, nós, sim, é que precisamos de orar, porque a nossa oração demonstra que precisamos e dependemos d’Ele. Quando oro revelo a minha dependência de Deus e, assim, reconheço os meus limites, que há coisas impossíveis para mim, mas não para Deus. Obs.: Deus já sabe de tudo, mas criou a oração para que o ser humano desenvolva a sua comunhão e demostre a sua dependência em relação a Ele.

MEDITAÇÃO

As pessoas querem que Deus faça tudo num estalar de dedos, que faça magia. Porém, Deus não é mágico e sim o Criador, Ele faz milagres. E o milagre requer a minha participação para que Deus, então, faça a Sua parte!

E, para isso, a meditação na Palavra de Deus é fundamental, porque ela alimenta a Fé-Inteligente. E os propósitos no CdA, as reuniões específicas, e tudo o que fazemos, tem por base a Palavra de Deus. Todavia, quando a pessoa conquista ou recebe os benefícios da Fé, ao invés de se envolver mais ainda, pensa que agora a sua participação deverá ser menor, quando é justamente o contrário.

A minha participação, a minha obediência à Palavra de Deus, não deve depender das minhas necessidades, mas sim da minha comunhão com Ele. É a Palavra de Deus que instrui, exorta, revela o que está escondido, aponta o que é certo e o que é errado. O vencedor é aquele que humildemente ouve e pratica a Palavra de Deus, custe o que custar. A Salvação precisa de ser conquistada a cada momento da vida. Como? Observando e praticando a Palavra de Deus!

Através da meditação há também um reconhecimento, de que não sabemos tudo, de que necessitamos da Orientação de Deus, de que Ele tem os melhores Conselhos, os melhores Mandamentos, Promessas que nos motivam, que nos fortalecem e quando você e eu meditamos nas Suas Palavras, também demonstramos que não queremos fazer do nosso jeito e sim do Jeito de Deus. Não queremos que prevaleçam os nossos costumes, ideias ou vontades, mas sim que prevaleça a Vontade de Deus.

JEJUM

O Jejum serve para aprendermos a subjugar a carne, a fortalecer o espírito e a mostrarmos que não aceitamos ser guiados pelos nossos sentimentos. Quando nos abstemos de informações seculares, festas, tradições, músicas, literatura, que não vão acrescentar nada de bom, que não são educativos, e optamos por nos alimentar e ficar em espírito de oração neste período de tempo, então, passamos a estar estruturados, fortalecidos. E é esta mesma estrutura que sustenta a conquista, a realização, ou seja, não dependem de experiência, de tempo de igreja, de conquistas, de idade ou do exterior e sim, EXCLUSIVAMENTE DO NOSSO INTERIOR! E tanto é verdade isto que numa ocasião nem 9 homens puderam controlar, ajudar ou expulsar os demónios que estavam no corpo de um jovem.

A estes Jesus revelou que há castas de demónios que só saem através do Jejum e da Oração (Mateus 17.14-21). Jesus já vivia permanentemente em Jejum e Oração, por isso, bastou a Sua Voz para expulsar o demónio e ele saiu pois reconheceu a Estrutura de Jesus, que Ele tinha uma Unção e Estabilidade que os outros não tinham!

E lembre-se, o Jejum é entre você e Deus, ninguém tem que saber ou interferir, serve para fortalecer o seu espírito, dominando a sua vontade, a sua carne, as suas manias, vigiando o que você fala, o que você pensa, o seu tempo… se você faz isso e resiste, então, está em Jejum! E o Jejum não é apenas de líquidos ou alimentos, pois de nada serve abster-se de líquidos ou alimentos se não existe submissão à Vontade de Deus! Mas, em primeiro lugar, temos que nos estruturar a nós próprios, daí termos que fazer um Jejum em nosso próprio favor, sempre em primeiro lugar!

Por isso, invista em si mesmo, na sua alma, entregando-se, orando, meditando e jejuando, pois a sua alma é a coisa mais importante neste mundo!

Deus é contigo, e eu também!
Bjf


49 comments
  1. Karla Patricia

    Um cristão Deve orar, jejuar e meditar sempre

  2. O tripé da alma , poxa muito forte realmente a nossa comunhão com deus não deve depender da nossa necessidade e sim da dependência de Deus

  3. MONICA MARIA ALVES DOS REIS

    Que venhamos seguir com estes três ingredientes para nos manter de pé e com Deus: oração, meditação e jejum!

  4. Raquel Sousa

    Pois a oração, jejum e a meditação são essencial na vida de um cristão que quer ter uma comunhão com o senhor Jesus, pois através da oração a Deus que conseguimos se manter de pé, jejum é o sacrifício que oferecemos a Deus, e a meditação é Deus falando conosco.

  5. Dayzzy

    Deus é maravilhoso como Ele cuida de nos,muito forte esse post,a importância de mantermos o tripe da Fé que é a Oração,Meditação e o jejum,usando esse tripé vamos estar fortes e vigilantes contra as armadilhas do diabo,muito desprezam por que acham que pelo tempo de igreja ou de obra,já não precisa mais fazer. Temos que sempre nos colocar na condição de servos e que todo dia aprendemos algo que vai nos ajudar,como também ajudar outras almas a serem salvas.

  6. luciene

    temos que ter comunhão com DEUS ;orar jejuar ;meditar para que tenhamos comunhão com DEUS

  7. lucia paula

    orar meditar jejuar 3pilares importantes, oramos por alguém ou quando precisamos de algo, meditamos pouco e não conseguimos ouvir a Deus, jejuamos quando estamos em situações difíceis ou por alguém raramente por nós mesmo, como errado estamos obrigado por abrir meus olhos. Deus o abençoe

  8. Se não estivermos em comunhão com Deus através das nossas orações ,jejum,leitura da biblia como tempo a nossa fé acaba se esfriando até perdemos as nossas forças para voltar e se afastamos da presença dele cada um de nós temos que avaliar a nossa comunhão com Deus será mesmo que estamos no centro da sua vontade.

  9. jeissa

    muito forte!!! temos que orar ,meditar e jejuar para estabelecer a salvação da nossa alma .DEUS quer que nos tenhamos comunhão com ELE ,temos quer praticar a palavra de DEUS custe o que custar ,a nossa vontade nao importa o mas importante e a vontade de DEUS .Jejuar nao e ficar sem comer por varias horas e sim uma estrutura ,unção e estabilidade Espiritual e o fortalecimento do Espirito .

  10. Vanusa Dos Santos

    Realmente sem o tripé não vamos conseguir chegar a salvação porque necessitamos das três coisas por isso,não tem como ser só uma.

  11. martinha

    É verdade Bispo , preciso investir em mim todos os dias ,principalmente naquele dia em que não estou muito afim,certamente sera o dia que mais Deus ira falar comigo, eu me policio muito, pois já vivi situações assim. obrigado por esta mensagem.Deus abençoe o senhor mais e mais.

  12. Daniele Oliveira

    Boa noite Bispo, essas três atitudes fazem muita diferença quando praticada. Deus o abençoe mais e mais .

  13. sara

    Devemos orar sempre, meditar na palavra de Deus e jejuar também. Quando a pessoa que algo a mais de Deus , ela faz tudo isso , e que fazer mais porque quanto mais ela sabe de Deus , menos ela que sabe do mundo !!

  14. Fernanda Ferreira

    Temos que viver em oração, meditação e jejum, pois a cada dia o diabo se levanta para nos afastar de Deus e se ele achar brechas ele faz a "festa" temos que ser vigilantes e estar ligada ao nosso Senhor Jesus 24hs por dia.

  15. karina

    Temos que vigiar para nunca perder essa comunhão, pois esse tripé é o que nos sustenta nos momentos difíceis.

  16. Keila Moreira da Rocha

    Quando usamos esse tripe em nossa estamos investindo na nossa vida Espiritual e garantido a nossa comunhão com Deus.

  17. Nayra Guedes

    Muito forte!!o jejum,a oração e meditação na palavra de Deus são essenciais para manter nossa comunhão com Ele

  18. Camila Oliveira

    Boa tarde Bispo, Muito forte esta palavra. Se havia alguma dúvida sobre os pilares da nossa fé e vida com Deus, aqui aprendemos e temos a certeza do que precisamos fazer para permanecer firmes na caminhada com Deus, Tenho me esforçado diariamente para praticar os 3 e sem duvida nenhuma tenho visto os resultados de ter uma fé mais confiante nas promessas e palavra de Deus. Deus abençoe a todos.

  19. Camila Vieira

    Tripé perfeito e usual no nosso dia a dia; esta parta das castas de demonios que só saem com oração e jejum me chamou muita atenção pois entendi mais do que nunca as palavras do Senhor Jesus nessa passagem, que devemos ser de oração e jejum, é a nossa comunhão com Deus constante que nos mantem em espírito e nos faz vencer o mal e nos salva acima de tudo.

  20. Maria Lurdes

    Boa noite sr bispo Devemos de envistir sempre a cada dia nos três pontos , que São assenciais para manter a minha comenhão com Deus . Oração o jejum e a meditacão da palavras de Deus , Estes três tem que estar sempre em videncia na minha vida , mesmo indo encontro a minha vontades .Deus sabe de Tudo a nosso respeito mas mesmo assim Ele quer ver a nossa sinceridade a travès da nossa Oração .

  21. A Salvação é pela graça, e uma vez que recebemos a Jesus como nosso Salvador, estas coisas acima passam a fazer parte da nossa vida!

  22. Olga Dzhugastranskaya Ucrania

    Amem sr. bispo! "Deus não é mágico e sim o Criador, Ele faz milagres. E o milagre requer a minha participação para que Deus, então, faça a Sua parte!" Meu milagre começa dentro de mim. Mas que eu sabia como agir, eu preciso a direção de Deus. E a direção vem quando eu reflito sobre a Palavra de Deus. Deus me mostra o que fazer. E então eu faço a minha parte, e Ele - a sua parte. E o milagre acontece! Mas primeiro eu tenho que fazer a minha parte! E eu sempre tenho que fazer esses três partes para minha alma, meu salvação: ORAR, MEDITAR E JEJUAR!

  23. Ariane - Sao Peterburgo- Russia

    Boa Noite Bispo, Essa foi, é sempre será a base da fé daqueles que querem desenvolver a Salvação em Jesus, a oração é a minha comunicação com Ele, ainda como o sr escreveu que ele me conhece e sabe de tudo que há dentro de mim, mas Ele que ouvir da minha boca, mostrando minha dependência Nele. A meditação é a minha busca diária em entender a vontade de Deus e coloca-la em pratica, e o jejum indo contra as minhas vontades para se santificar. Obrigada.

  24. Raísa Soares

    A importancia desses três para que podemos fortalecer a nossa alma pois acima de tudo a salvação dela é o que é mais importante pra Deus mesmo tendo algum títulos ou tempo igreja nada importa se não tivermos em constante zelo com ela... Temos que lutar por ela a cada instante.

  25. Edinilson Ramos

    Bispo Júlio Muito obrigado realmente está palavra me ajudou bastante venho acompanhado o senhor Deus abençoe

  26. Andréia

    Com certeza esse é o segredo, a comunicação com Deus, o meditar em Sua palavra e a santificação no jejum pois assim como o sr Bispo disse acima, nos tornaremos estruturados como o Senhor Jesus era. Agora só colocar em pratica.

  27. taligado bispo, e bem verdade que se nos servos de deus , vivemos em espirito jejum oracao e meditacao , certamente teremos a estrutura e estabilidade para vencermos qualquer mal nao importa em qual area da vida esteja ele agindo . na fe

  28. JULIA DAVID

    Muito boa noite Sr. Bispo! Apenas 3 meios de comunicação com DEUS e nada mais! DEUS nos dá apenas 3 condições infalíveis para nos comunicarmos com ELE. Eu Medito na sua Palavra com Sede de conhecer a Sua Vontade na minha vida, eu Oro com Sede de Te-lo na minha vida,eu Jejuo para Sacrificar os meus desejos carnais e deixar que ELE tenha a liberdade de se manifestar na minha vida. Agradeço pela mensagem. Que DEUS o abençoe grandemente!

  29. Paulo Cabral

    Boa noite Mensagens praticas e inteligentes, este texto resume tudo o que é necessario para ter uma relação intima com Deus, quem colocar isto pratica forte e vai além do mundo fisico.

  30. Suely

    Boa tarde, muito forte este post. Realmente, investir na salvação da nossa alma é um bem precioso que não tem preço.

  31. Yolanda lina

    Good afternoon Bispo, I notice when I am fasting or praying or doing more for God we see that we are more carefully with our attitude or speaking because we are in espirit... but when we are not in spirit we are more in sentimental and so the devil have room do work.... this tree things should be the fundamental of a true christ... ..

  32. Yolanda lina

    Good afternoon Bispo, I notice when I am fasting or praying or doing more for God we see that we are more carefully with our attitude or speaking because we are in espirit... but when we are not in spirit we are more in sentimental and so the devil have room do work.... this tree things should be the fundamental of a true christ... ..

  33. Francisco Silva-CACEM

    Bom dia Bispo, Creio Bispo e viverei esta orientação intensamente! E, assim como o nosso corpo é sustentado pelos nossos pés, e temos o equilibrio exterior. Assim este tripé sustenta a nossa alma. para que não venhamos perder nosso equilibrio interior. Qtas pessoas infelizmente por falta da oração, da meditação e do jejum tem visto sua alma de rastos, e estão sempre a cair das cordas bambas da vida. Estão desanimadas, sem forças para lutar, sem experança, etc... e tem visto a cada dia o seu inimigo prevalecer contra ela e tudo que esta em seu redor. Penso que sem este tripé a alma estará sempre ao chão e não há que a possa levanta-lá. Um abração Bispo Júlio e obrigado

  34. Júnia Drumond

    Muito forte essa direção. Esse tripé espiritual é a base para uma comunhão com Deus forte. Devemos investir cada dia nos três itens: Oração, meditação e jejum pois é necessário o cuidado com aquilo que tenho de mais especial: a minha alma. Nunca desviar o foco!

  35. João Ferrreira

    Boa noite Bispo, há uma grande importância neste tripé, porque assim como, se um dos ''pés'' do tripé for mais pequeno então ele acaba por cair pois não haverá equilíbrio, assim também somo nós quando não investimos nestes 3 pontos importantíssimos para a nossa Alma, porque não adianta eu orar muito, se eu não medito, assim como não adianta eu jejuar muito se eu não oro, ou seja, tem que haver um equilíbrio para que possamos investir em nós e nos manter em pé, pois caso contrário, vamos acabar por cair na Fé. Obrigado pois acrescentou na minha vida. Deus o abençoe.

  36. Carlos Godói

    Olá bispo e a todos, "Percebemos claramente que o Sr Jesus em todo o seu caminho, se preocupou em praticar esse tripé. E por isso conseguiu prevalecer contra todas as dificuldades enfrentadas por ELE." Obs: Essa é a Base que deixará a nossa Fé cada dia mais Sólida.

  37. Beatriz Ferreira

    Muito forte essa exortação. Podemos analisar que as hastes do tripé possuem o mesmo tamanho. Assim, percebo que deve haver equilíbrio entre a oração, meditação e jejum. Não podemos nos dedicar a um e desprezar o outro, para que consigamos desenvolver a nossa vida com Deus, devemos dar igual importância a esses 03 tópicos. Que Deus o abençoe cada dia mais. Obrigada Bispo Júlio.

  38. Ana Flávia Przysiesny

    Esses três itens é o princípio de uma vida com Deus , não é fácil vencer a nossa natureza carnal ,pois muita das vezes não sentimos o desejo de fazê-las mas quando contrariamos a nossa vontade é aí que agradamos a Deus pois estamos fazendo aquilo que O agrada e não o que agrada o nosso ego !

  39. Larissa Garcia

    O "tripe" no começo até parece árduo, pois desagradamos a nós mesmos. Desagradamos quando jejuamos e sepultamos nossa carne, desagradamos quando deixamos de nos "divertir" para meditar na Palavra de Deus e também desagradamos quando ao invés de tentar falar com todo mundo falamos primeiro com Deus. Mas ao mesmo tempo nos satisfazemos, pois nos aproximamos de Deus e Ele nos da força, ânimo, vida abundante!

  40. claudio santos

    Boa tarde senhor bispo. Muito forte pois! a oração ela muda qualquer situação e nos ajuda desabafar colocando para fora o que está preso dentro de nós. A meditação é o nosso alimento e guia para fazermos a sua vontade. Eu creio que o jejum serve mais para nos aproximarmos de Deus e buscarmos mais intimidade com Ele.

  41. Fábio Medeiros - FJE Açores - Ponta Delgada

    Boa tarde sr,Bispo, Obrigado por estes ensinamentos.

  42. Francisco Baiadori

    Boa tarde Bispo! Realmente esta é a base da nossa vida espiritual e o que sustenta a IURD até os dias de hoje. Lembrei-me da parábola da Casa Edificada na Rocha, pois quando praticamos este "tripé", estamos edificando nossa vida na Rocha, ou seja, no Senhor Jesus. E nada, absolutamente nada, poderá nos derrubar e nos atingir. Podem vir os problemas, provações, dificuldades que não iremos nos abalar. Por isso, devemos estar sempre em espírito de oração, meditando na Palavra de Deus e jejuando para assim anular a nossa carne. Quem assim não faz, está edificando a sua vida na areia e, infelizmente, a sua queda será grande. Obrigado pela atenção e cuidado!

  43. Kesia

    É isso mesmo, sem esses 3 nossa comunhão com Deus se enfraquece cada dia, por isso temos que viver de fé em fé e obedecendo a Deus, pois sem Ele nada podemos fazer!? Muito forte!

  44. Jennifer Cruz

    Muito forte. Essas três coisas realmente são extremamente importantes para a nossa alma. A oração nos faz depender de Deus, a meditação nos faz entender a vontade de Deus para nós. E o Jejum é o que nos aproxima de Deus!

  45. Camila Laís

    Muito forte ! Três coisas essenciais para nossa comunhão com Deus estar em dia!

  46. Maria do Rosario Cardoso

    Bom dia Sr. Bispo Julio. Obrigada por mais esta Sabia orientacao. Quando entrei na Universal ha 19 meses, em S. Joao Estoril, tinha uma enorme necessidade quanto a procurar ajuda , em Pastores , e muito grata estou ao Pastor Fabio Queiroz. Parecia me normal, e ainda hoje nao vejo como desnecessario, Deus e Espirito, vinda de tradicao catolica , embora nao fundamentalista, nao o sou nem na vida, em nada, e uma orientacao Sabia e humilde por parte de um Homem de Deus, foi fundamental para a minha caminhada na Fe Inteligente Racional. LI muito ... busquei.... seleccionei as reunioes , Accoes e eventos , onde me ENVOLVI importantes para o meu crescimento interior... cada um de nos e unico... nao somos " clones" de ninguem, eu nao sou . HOJE cada vez menos , procuro e peco ajuda de Pastores e Obteiros/as.... a minha relacao e com Deus..... ate porque a PALAVRA e a mesma... quem tem ouvidos para ouvir que ouca.... quem busca encontra.... e Deus fala atraves da minha MENTE. Medito, oro por palavras , Deus quer ouvir as minhas palavras, embora tudo conhecendo, e Jejuo , tanto ou mais importante que o Jejum de alimentos solidos e liquidos. E o Jejum relativamente as situacoes do mundo, priorizando o meu lado Espiritual, tudo o resto e efemero, passageiro, embora faca parte da minha cultura geral.... "" Amaras o Senhor teu Deus, com toda a tua Alma .. todo o teu Entendimento.... """. Referencias como Homens de Deus... sim tenho duas... e nao escondo .... o Sr Bispo Julio Freitas ... e o Sr Bispo Macedo

  47. Antonio Volpin

    Bom dia Bispo e à todos, O tripé é formado de atitudes básicas, mas que fazem toda a diferença. Pra quem é espiritual não há nada melhor e mais valioso que a Comunhão com Deus, orando, jejuando e meditando. Viver sem o uso deste tripé, é trocar a vitória pela derrota. Muito obrigado

  48. Mayone Cesar

    Bom dia a todos. Na minha opinião não existe nada melhor do que exercitar este TRIPÉ logo pela manhã. Porque? A nossa concentração é maior, a nossa mente esta descansada, não nos "enchemos" da correria e preocupação do dia a dia, além de já começar o dia fazendo DEUS participar dele. Não são poucas as pessoas que se queixam de um dia difícil, mas se lembram de participar DEUS só no fim, ou estão com a cabeça tão cheia no fim do dia que não conseguem entender nada, não tem "ouvidos" para ouvir o que DEUS quer lhe falar. É algo que tem me ajudado e tenho certeza que te ajudará. Vamos-lá, se disponha!

  49. Mário Mata

    Bom dia Bispo Júlio, muitas pessoas se afastaram da presença de Deus e nos seus depoimentos à maioria só caiu em pecado porque parou de dar atenção a um desses elementos do tripé, e aí veneno desequilíbrio espiritual e consequentemente a queda ! Pois nós dependemos da oração para nos expressar, falar, abrir o nosso coração para Deus , e é através da sua palavra ele nos mostra o caminho, nos orienta oque fazer, oque ele quer e com o Jejum aprendemos a dizer não às nossas vontades, sacrificamos o nosso EU quando o fazemos em verdade é em espírito ! Muito forte essa mensagem

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.