Mensagens

O Terceiro Mandamento de Deus

12 de Novembro 2014

O Terceiro Mandamento de Deus

3omandamento

É o Terceiro Mandamento, todavia, um dos mais importantes e cuja compreensão explica o nosso passado, o nosso presente e determina o nosso futuro…

3º MANDAMENTO:
“Não tomarás o Nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o Seu Nome em vão.”

O que seria tomar o Nome de Deus em vão?

Tomar o Nome de Deus em vão é o mesmo que:

  • Esperar que Deus o livre de todos os males sem você fazer o que é certo;
  • Cobrar d’Ele o Cumprimento das Suas Promessas, sem querer obedecer aos Seus Mandamentos;
  • Prometer que vai fazer algo, se Deus, primeiramente, fizer isto ou aquilo outro.

Imagine que você vai a uma consulta médica e o médico receita-lhe um determinado medicamento. Para além da receita, ele indica-lhe o que deverá ou não comer, acrescido de exercício físico. Ao abandonar o consultório, o que é que você faz? Não toma o medicamento, come os alimentos contraindicados e não faz qualquer exercício físico, ou seja, não pratica nada do que o médico lhe disse!

A minha pergunta é: A sua ida ao médico foi o quê? Em vão, inútil! Pois bem, o mesmo se aplica a uma pessoa “não tomar ou invocar o Nome de Deus em vão”, ou seja, é o mesmo que falar de Deus, mas não praticar o que Ele ensina! Este é o caso dos religiosos, dos fanáticos, ou seja, eles falam, pedem, falam, cobram… porém não praticam.

As pessoas que “tomam o Nome de Deus em vão” são aquelas que falam, mas não têm atitude! Houve uma época em que isso acontecia muito, que foi nos dias do Profeta Elias. O povo estava dividido, entre acreditar em baal e crer no Verdadeiro Deus. Mas, será que as pessoas daquela época não invocavam a Deus? Com certeza que sim, todavia, Ele não era Visível nas suas vidas. E porquê? Porque não havia por parte destas mesmas pessoas a ATITUDE de Sacrificarem para Deus! E quando não há atitude de Obedecer, Sacrificar, então, é inútil dizer que se crê ou segue a Deus, porque a pessoa está acomodada, e é este tipo de pessoa, por excelência, que toma o Nome de Deus em vão!

Chega até a ser vergonhoso, pois ela diz que crê em Deus, mas a sua vida revela exatamente o oposto! A adoração desta gente é religiosa, sistemática, fanática. O seu caráter não exalta a Deus, porque é mau. E as suas vidas não Glorificam a Deus, porque tudo é destruído.
E todas as pessoas à sua volta ficam sem saber, na realidade, quem é Deus, já que Ele não se vê e é responsabilidade minha e sua mostrarmos a este mundo quem Ele é!

Já a postura dos que não usam o Nome de Deus em vão, é totalmente contrária! Se Deus diz “vai”, ele vai… se Deus diz “faz”, ele faz… se Deus diz “não faça”, ele não faz… ou seja, ele obedece à Sua Voz! Por isso, ele perdoa, tem bons olhos, desafia a sua própria Fé e Sacrifica, se necessário for, já que ele não toma o Nome de Deus em vão!

Muitos afirmam que se sentem sozinhos e que parece que Deus os abandonou, todavia, são estes mesmos que têm tomado o Nome de Deus em vão, pois, caso agissem de outra forma, com certeza, jamais se sentiriam sozinhos… Elias parecia que estava sozinho, pois apenas ele assumiu a Fé-Sacrificial no Deus-Vivo e se opôs a tudo de mal e errado, alimentado pelo rei, pela sua esposa e os profetas de baal que eram 450, com mais 400 do poste-ídolo.

Porém, ele não estava só, pelo contrário… e porquê? Porque ele não tomava o Nome de Deus em vão! Por isso, reflita no que Deus lhe tem pedido para fazer e você ainda não fez… naquilo que Deus lhe pediu para deixar e você não deixou…

Então, se não o tem feito, passe a tomar o Nome de Deus da forma correta, renunciando à sua vontade, ao seu “Eu” e, acima de tudo, fazendo a Sua Vontade!

E não se esqueça que o Nome do Único Verdadeiro, Vivo Deus foi Revelado a José, quando o Anjo lhe disse: “Se Chamará Jesus”. Até então, o Nome de Deus era: “Eu Sou o que Sou!”

Quando alguém invocava a Deus, diziam: “Oh, Deus Todo Poderoso, O Sou o que Sou! …”

Isso significa dizer, que quem O invocava, tinha feito, estava a fazer e iria fazer a Vontade do Deus-Vivo e não a própria.

Obs.: Depois, todos os homens e mulheres de Deus, só usaram o Nome de Deus, depois que fizeram a sua parte, por isso não foi em vão.

Analise como você tem usado o Nome de Deus. Pois Ele nunca deixou e jamais deixará de funcionar!!!

Deus é contigo e eu também!
Bjf

Anterior

12 novembro

Seguinte

13 novembro


12 comments
  1. Bárbara Silveira Alves

    Invocar o nome de Deus é o que temos que fazer! Invocar o nome do Todo Poderoso! Por isso que muitas pessoas não mudam, não saiam da vida que leva porque usa o nome de Deus em vão! Temos que usar de maneira correta o nome de Deus, para que não somente o Nome dEle, como a nossa fé mude a nossa vida!

  2. Mikia- FJE Quinta do Conde

    Boa noite bispo, realmente o que o senhor disse e bem verdade, existe muitas pessoas no mundo que dizem ser ateus ou seja não crê na existência do nosso Deus todo poderoso, como o senhor disse a melhor forma de lhes mostrar que realmente Deus existe é com a nossa própria vida, com o testemunho que damos todos os dias, com as nossas atitudes, ai sim elas poderão ver que a existência de Deus não é um mito ou um blasfémia.

  3. Fábio Medeiros- FJE Açores(S.Miguel)

    "Tu, que te glorias na lei, desonras a DEUS pela transgressão da lei? Porque, como está escrito, o nome de DEUS é blasfemado entre os gentios por causa de vós." Romanos 2:23-24

  4. Julia David - FJ E -Povoa de Santo Adrião

    Muito bom dia sr. Bispo! Muito forte esta mensagem porque normalmente nós estamos acostumados a ver cair do ceu a chuva, agora Fogo!!! Nunca se viu tal coisa. Mas ai esta o Poder que tem o Nome de DEUS, quando usado com certeza e sabedoria Ele move montanhas,cura os enfermos, liberta os cativos e faz milagres inacreditaveis quando faço uso de uma Fe viva pautada no DEUS de Israel. Aqui estão os 3 mandamentos crussificiais 1º Não teras outros deuses alem de Mim; eles creram em baal (no homem) 2ºNão faras para ti imagens de esculturas e não as adoras; eles fizeram 400 posts idolos e os adoraram ( não falam, não ouvem e não vêm). 3ºNão tomaras o nome do teu SENHOR teu DEUS em vão; trocaram o Nome de DEUS pelo nome de um homem que não tem Autoridade e Poder e por isso não houve a tão desejada resposta. O Profeta Elias usou o Nome do Seu SENHOR com Autoridade, Reverencia e com Revolta e Sacrificio a minha resposta chega como um raio para envergonhar todos aqueles que zombaram da minha FE no DEUS de Israel. Se eu acredito mais no simples papel do que no Nome de DEUS a minha fe se torna inoperante e todas as maravilhas que vejo na vida daquele que crê se torna imposssivel na minha vida. Logo se eu sirvo um DEUS grande, o Nome Dele tem que se toornar evidente na minha vida atravez da minha crença e da minha fé sacrificial. Que DEUS o abençoe mais e mais!

  5. Temos que analisar muito como estamos usando o nome de Deus, se realmente é verdadeiro se realmente obedecemos, se queremos cobrar algo de Deus temos que estar andando em obediência se não nos tornamos hipócritas.

  6. Rosa Cristina Povoa de Santo Adrião FJE Odivelas

    Boa Noite Bispo, O nome de Deus tem de ser usado de forma correta. Assim como a prescrição que o doctor passa para o paciente, tem de ser seguido arrisca, deste modo é com Deus, pois temos de sacrificar para Fazer a Sua Vontade. Quando Seguimos a SUA LEI, ELE nos justifica. Portanto, devemos sempre ter como base para a nossa vida o ensinamento contido nas Sagradas Escrituras: " o meu justo viverá pela sua fé".

  7. Emilia Cunha Povoa de Santo Adrião FJE Odivelas

    Boa Noite Bispo, Antes de frequentar o Centro de Ajuda também dizia o nome de Deus em vão, Mas a medida que fui participando das reuniões, foi-me ensinado a abandonar esta prática. Hoje sei que o nome de Deus tem de ser reverenciado, que a base do carater de Deus em nós é o temor, assim uso nome de Deus de forma correta de modo a que tudo seja feito consoante a Sua Vontade.

  8. Beatriz Ramos FJE/Centro Alcobaça

    Boa tarde Bispo nossas attudes tem de mudar e temos de refletir nelas pois se continuar mos assim desagradamos a Deus. Obrigado por esta mensagem Que Deus o abençoe

  9. Renata Siqueira

    Toda ação traz uma reação! Como poderia eu requerer alguma coisa de DEUS, quando eu não fiz primeiro, Ele é o primeiro em nossa vida e nós somos o primeiro a tomar a iniciativa da nossa vitória. É a mesma coisa de plantar morango e querer colher banana, não dá não existe!Nós ouvimos a voz do Nosso DEUS, e depois Ele Ouve a nossa voz. Tem me ajudado muito os post's' do senhor Bp.Júlio agradeço. Que DEUS continue abençoando grandiosamente para que o senhor, possa continuar nos abençoar com sábias direções.

  10. Tiago Neto Leiria- FJE-Centro Alcobaça

    Ola boa tarde, devemos reflectir as nossas atitudes para com Deus e devemos procurar mudar.

  11. Albertina Vieira

    Aprendendo todos os dias! Quantas vezes O invocamos em vão e até com juramentos banais, por tudo e por nada, de forma rotineira e corriqueira! Aqui está o que de facto Deus ensina, como e quando devemos invoca-Lo. Muito obrigada.

  12. Catarina Medeiros - FJE Açores Ilha de S.Miguel

    "7 Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: 8 Este povo me honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens". Mateus 15 Na verdade de que vale dizer que sirvo a Um Deus grande se na prática não quero negar a minha vontade? De nada vale. De que proveito tenho em clamar pelo Nome de Deus: Jesus Cristo, se penso só em mim, de nada vale.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.