Mensagens

O Temor ao Deus Vivo (Parte 1)

18 de Setembro 2014

O Temor ao Deus Vivo (Parte 1)

No passado, as pessoas não sabiam o Nome de Deus e, em muitas ocasiões, apenas chamavam-NO de SENHOR. Elas não tinham a Palavra nem o Espírito Santo, porém, tinham o TEMOR, e era isso que as livrava, muitas vezes, de caírem em tentação.

Os cristãos de FÉ hoje em dia, têm o Nome de Deus, que é o Senhor Jesus; têm a Palavra de Deus, através da leitura e meditação da Bíblia e têm o Espírito Santo, quando por Ele já foram seladas e batizadas, porém, o que muitos não têm ou deixaram de ter é o TEMOR a Deus.

É tão verdade, que vários homens e mulheres de Deus no passado sequer tinham o Batismo com o Espírito Santo, mas, através deste TEMOR, resistiam ao pecado para não desagradarem ao Senhor.

No Egito, quando José foi assediado sexualmente pela esposa de Potífar, ele mostrou o seu TEMOR não aceitando deitar-se com ela, pois tinha consciência de que desagradaria a seu Senhor, o Deus Criador:

[floatquote]… como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?” (Génesis 39.9)[/floatquote]

Aqui está o TEMOR de um homem que não sabia muito sobre a Palavra de Deus, ele não tinha o Espírito de Deus, mas cria em Deus, e, embora não soubesse o Seu Nome, ele tinha o fundamental, que é o TEMOR.

O TEMOR guarda e protege, ilumina e fortalece, mas a falta do TEMOR faz-nos sentir o contrário: desprotegidos, em trevas e enfraquecidos espiritualmente.
Noé, Jó e Daniel, foram três homens que Deus amou muito, não pela fé que tinham, mas pelo grande TEMOR que apresentaram a Deus na hora das tentações:

NOÉ: “… era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.” (Génesis 6.9)

JÓ: “… homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal.” (Jó 1.1)

DANIEL: “Daniel se distinguiu destes presidentes e sátrapas, porque nele havia um espírito excelente;” (Daniel 6.3)

Estes homens tinham a consciência de que a falta do TEMOR os faria desagradar e ferir a Deus, e por isso rejeitavam com todas forças o pecado.

Nos nossos dias, a falta deste TEMOR tem feito cair a muitos cristãos e também obreiros e obreiras. Muitos, num momento de tentação, acabaram por se entregar às paixões do mundo, fazendo facilmente a vontade da sua própria carne, e isso é simplesmente por causa
da falta de TEMOR a Deus.

Deus é contigo e eu também!
Bjf

Anterior

18 setembro

Seguinte

19 setembro


22 comments
  1. Beatriz Lima

    O temor é o princípio de tudo. Não adianta apenas conhecer a Palavra de Deus.o Temor a Deus nos faz permanecermos em pé. Devemos aprender com os grandes exemplos da bíblia e colocar em prática em nossas vidas.

  2. Mariana

    Bispo, muito forte esse post. Ao ler, comecei a refletir na qualidade de cristãos que somos hoje em dia diante de DEUS. E é verdade, o temor que é o princípio da sabedoria, é uma qualidade encontrada em poucos. Infelizmente, as coisas de Deus normalmente são levadas na brincadeira, e o motivo de tantos escândalos que ocorrem no nosso meio é a falta do temor ao Deus vivo. Há um versículo no livro de Salmos capítulo 2, que diz: "Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor."

  3. Raquel verdan-Es

    Realmente so aquele que tem temor se preocupa em agradar a Deus em suas atitudes e em fazer a vontade de Deus,fugindo ate mesmo simplismente da aparencia do mal.

  4. Danyela Freitas

    O que nos ajuda a manter-nos de pé é o nosso temor a Deus, pois quando há este temor no nosso coração nos afastamos do pecado, nos afastamos de amizades que podem nos levar para o mau caminho, ter temor é ter respeito, consideração para com Deus. Nos dias de hoje as pessoas tem tudo a disposição delas e mesmo assim elas não tem tido temor para com Deus.

  5. karem Andrade

    O temor Deus faz com que sua mão nos guarde , proteja e seu espirito nos fortaleça.

  6. Rosilene Maria de Araujo

    Boa tarde bispo. É verdade com respeito ao temo o Senho me fez me lembrar de jose que ,passou o que passou,sofreu até mesmo injustiça com seus irmãos e não possuia o Espirito Santo...Jose poderia questionar com Deus,se rebelar contra o Criador e questionar o porque que ele estava,passando por tudo aquilo... Simplesmente ele se manteve fiel,pois ele sabia que tudo era seu próposito e as vezes bispo perdemos este temor de atememos a confiarmos em Deus e até com nossas atitudes desesperadora não permitimos a obra do Espirito Santo se concretizar em nossas vidas vejo,com a fala de Temor.

  7. daleth costa

    this post is very powerful because this showed me how fear make us to be rightous women and men because when you have fear you act wisely in everything you fo because you don't want to unplease God but please Him .because as is written in the bible fear is the brigining of wisdom and when you fear God you put yourself away from darkness because you love and respect God and showing Him with actions that He is the first in ourlives. this message came to stregth and make grow spiritually and showed me how can I can become as the men and women from the bible.

  8. Hermenegildo Anjos Ribeiro

    LOUVADO SEJA DEUS, NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

  9. António Sebastiao -Setúbal

    É bem verdade que, falta de Temor a Deus tem levado a muitos para as ruínas da vida e no nossos dias então ,tem feito cair muitos cristãos. sedendo facilmente a vontade da sua própria carne, e isso é simplesmente por causa da falta de respeito, consideração a Deus .

  10. Naiara

    Amigos, só depois que comecei a temer a Deus foi que estou me livrando de mais coisas que sei que desagradam ao meu Senhor. Nada é mais importante para mim do que fazer a vontade de meu pai. Que a paz de Jesus esteja conosco. Bispo Julio obrigada pelos ensinamentos. Que você e sua família sejam mais e mais instrumento para a glória do nosso Deus.

  11. Daniela - FJE Santarém

    Bom dia Bispo Júlio, a verdade é que o temor é um elemento chave para a comunhão com Deus, pois como é possível ter uma aliança com Deus se não o temo, se não existe preocupação em agradá-Lo, se não há consideração e respeito? Posso perceber que é o temor que tenho a Deus que me desperta em diversas situações, quando me vejo diante de uma situação e penso "como Deus gostaria que eu agisse", "será que determinada palavra ou atitude vão agradar a Deus"? É o temor que me faz querer ser justa diante de Deus, ou seja, que me faz viver pela fé. E outra coisa que Deus acabou de falar comigo, é que cabe a mim conservar esse temor e aquilo que o conserva é dar ouvidos e praticar a palavra de Deus, ou seja, quando mais eu pratico o temor, mais ele se desenvolve dentro de mim. Deus é maravilhoso! Obrigada por partilhar esta mensagem. Deus abençoe abundantemente o seu ministério.

  12. Rafael Carneiro FJE CENTRO Coimbra

    Bom dia sr Bispo vejo o Temor a Deus ligado directamente a Consideração a ELE, sendo ELE nosso Senhor e Salvador, a falta de Temor é semelhante a traição em um casamento, pois o Temor é o Respeito, a Fidelidade e a Consideração e na quebra do mesmo, automaticamente consequências negativas serão colhidas, quem almeja não perder o Temor para com o Deus vivo deve estar ciente de que seus olhos e coração jamais devem se inclinar para sua carne, mantendo a vigilância constante! #FJECentroNãoPara!

  13. Micael Ferreira - FJE - Centro | Alcobaça

    Boa noite, muitos tem diante de si a palavra de Deus, mas por causa da falta de Temor prejudicam a sua vida, como o Bispo falou o ter Temor "...guarda e protege, ilumina e fortalece..." só assim conseguimos chegar até Deus, corrompendo com o nosso próprio "eu" e viver a palavra de Deus. Muito obrigado Bispo por essa mensagem, Deus abençoe.

  14. Andreia Conceição - Costa da Caparica

    Boa noite Bispo. Achei muito forte este post. Pois quando tenho temor a Deus, eu vigio, eu estou sempre atenta, pois procuro sempre agradar a Deus. Agora quando eu não vigio, quando me distraio com as coisas deste mundo me deixando levar por elas, eu mostro para Deus que não tenho temor por Ele. Todos os dias da minha vida e a partir de agora vou procurar estar sempre alerta, pois aí eu mostro o que Deus é para mim! Abraço!

  15. FJE LEIRIA - Jaime Cardoso

    Não tenho nada acrescentar, disse tudo.

  16. Cristela-FjE-Centro Alcobaca

    O tarde as palavra que DEUS fala coisa muito empronta para nossa vida tera a nossa fe.

  17. Estela Nogueira

    Tenho aprendido muito! O temor é o principio de tudo.

  18. Agostino Mário FJE CENTRO Coimbra

    Boa tarde Bispo, de facto isso é algo em que todos nos devemos meditar eE temos TEMIDO a Deus ou não. Porque quem TEME a Deus com as suas atitudes O HOnra e quem não Teme Desconsidera, despreza e por isso são desmerecidos e acabam por esfriar na fé e cair. Pois o TEMOR é que nos faz ficar vigilantes a tudo e guardar a nossa Salvação. Obrigado Jesus por essa inspiração do sr Bispo Julio

  19. Tiago Neto FJE-Alcobaça

    Ola boa tarde, realmente a falta de Temor prejudica muito o cristão pois é o Temor que nos protege de ferir e desagradar a Deus, é como um alarme que soa quando estamos prestes a fazer algo que desagrade a Deus.

  20. Antonio Carlos

    Bom dia bispo,um grande exemplo nos deixou os homens de Deus no passado,Davi por exemplo mesmo sabendo que Sal não estava bem ousou se levantar contra ele,e outros.

  21. Fábio Medeiros- FJE Açores

    "O meu corpo se arrepiou com temor de Ti, e temi os Teus juízos." Salmos 119.120 Quando uma pessoa tem temor a DEUS, até o Seu Nome lhe provoca arrepios, pois ela imaginando a Sua Majestade não se contêm.

  22. Joana Custódio - FJE Centro, Alcobaça

    Bom dia Bispo, antigamente o povo não tinha a Palavra de Deus, não tinha o Espírito Santo, entre outras coisas, e não era por isso que deixavam de seguir a Deus. Atualmente, Deus colocou tudo à nossa disposição para que o possamos servir, mas algumas pessoas arranjam desculpas para não o fazer, tudo por falta de temor a Deus. Devemos vigiar e guardar o nosso temor a Deus. Que Deus o abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.