Mensagens

O sábio e a borboleta

7 de Maio 2011

O sábio e a borboleta

Havia um pai que morava com as suas duas jovens filhas, umas meninas muito curiosas e inteligentes. Elas sempre faziam muitas perguntas. Algumas, ele sabia responder. Outras, não fazia a mínima ideia da resposta. Como lhes pretendia oferecer a melhor educação, mandou-as passar as férias com um velho sábio que morava no alto de uma colina.

Este, por sua vez, respondia a todas as perguntas sem hesitar. Já muito impacientes com a situação, pois constataram que o tal velho era realmente sábio, resolveram inventar uma pergunta que ele não soubesse. Passaram-se alguns dias e uma das meninas apareceu com uma linda borboleta azul e exclamou para a sua irmã: “Desta vez o sábio não vai saber a resposta!”. “O que vais fazer?”, perguntou a outra menina. “Tenho uma borboleta azul nas minhas mãos. Vou perguntar ao sábio se a borboleta está viva ou morta. Se ele disser que ela está morta, vou abrir as minhas mãos e deixá-la voar para o céu. Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la rapidamente, esmagá-la e, assim, matá-la. Como consequência, qualquer resposta que o velho nos der vai estar errada.”

As duas meninas foram, então, ao encontro do sábio, que estava a meditar sob um eucalipto na montanha. A menina aproximou-se e perguntou se a borboleta na sua mão estava viva ou morta. Calmamente, o sábio sorriu e respondeu: “Depende de ti. Ela está nas tuas mãos.”

Reflexão:
Assim é a nossa vida, o nosso presente e o nosso futuro. Não devemos culpar ninguém porque algo correu mal. O insucesso é apenas uma oportunidade para começar novamente com mais inteligência. Somos nós os responsáveis por aquilo que conquistamos ou não. A nossa vida está nas nossas mãos, como uma borboleta azul. Cabe-nos escolher o que fazer com ela! Não deixe ninguém interferir nisso. Nunca!

Espero ter colaborado em algo, Bjf


20 comments
  1. Patrícia Amélia

    Essa mensagem é simplesmente demais, muito linda, levo ela sempre na minha vida por onde vou e passo. Gosto de mostrar para as pessoas a simplicidade e capacidade de cada um poder resolver sua vida ou afazeres.

  2. MARCIANO MORAES

    as perguntas fazem parte do nosso dia a dia, e muitas das vezes queremos elas mastigadinhas prontas, quanto muitas das vezes ela esta dentro de nos e cabe a nos mesmos resolvermos o que devemos fazer com ela ,nesse caso da borboleta o SABIO deixou bem claro que as pessoas tem que tomar sempre uma atitude para sua vida não dependendo de ninguem para direciona la a fazer o que bem entende,cabe ela resolver se vai fazer as coisas certas ou erradas a decisão é que vai mostrar o carater da pessoa e dizer quem ela e´realmente .que DEUS abençõe a todos.

  3. Angelinapais

    Sempre aprender com a palavra de Deus :) obrigado

  4. Mirna Castanho

    Realmente ,somos totalmente responsaveis por nossas conquistas e derrotas.

  5. Carleide Lima - Cenáculo do ESPÍRITO SANTO - Sobradinho (Sede) - DF

    Sou "apaixonada" p/ simplicidade e veracidade dessa mensagem. É algo muito, muito forte. Somos responsáveis p/ nossas escolhas, pois todos os dias temos que escolher algo: a vitória, a derrota, construir ou destruir, enfim, tudo. Que DEUS abençoe o senhor e a sua esposa cada vez mais, Bispo! Obrigada p/ sempre nos mostrar a Melhor Escolha: O SENHOR JESUS.

  6. Edilane xavier

    Olá, bp, muito obg por mais uma ms de fé, todas essas mensagens me servem pra me dar força e seguir em frente, mesmo com tantos obstáculos que eu estou encontrando pra conseguir meu objetivo...

  7. lucas

    muito legal bispo que Deus te abençoe!!!

  8. maria angela

    OI BISPO!!QUE MENSAGEM LINDA.É TÃO BOM LER E ENTENDER,ISSO NOS TORNA MAIS FORTES PARA CONTINUAR A LUTAR E A ENFRENTAR TODOS OS OBSTÁCULOS QUE APAREÇAM EM NOSSA VIDA.QUE VITORIA,ESTARMOS LIVRES E ESTARMOS COM DEUS PELA NOSSA PROPRIA DECISÃO.AMEM,QUE DEUS O ABENÇÕE.

  9. Linda a mensagem e muito edificante! Nosso futuro, nossos sonhos, nossas metas estão em nossas mãos, e tudo vai depender das nossas escolhas e atitudes! Podemos escolher a vitória mesmo diante dos osbtáculos, ou o fracasso de nem mesmo "agir" diante dos desafios! Tudo depende de uma escolha, do nosso ponto de vista! Que Deus ilumine a todos... Abraço!!!

  10. cintia

    olá Bispo!! Essa mesnsagem é muito bacana, pois nas nossas mãos esta a escolha da nossa vida, tanto o fracasso quando a vitoria esta dentro de nós, só quem pode nos parar somos nós mesmos, e as escolhas de ontem estamos colhendo hoje e as de hoje vamos colher amanhã.

  11. daniela

    bispo estava precisando ouvir mensagens assim muitas vezes a gente pensa que a melhor saida para uma situaçao dificil é colocar alguem para ser culpado tambem .

  12. Mónica Duarte

    Boa noite Sr. Bispo. A mensagem é muito forte, adorei! Mostra a realidade tal e qual como ela é; a nossa vida está nas nossas mãos, devemos investir a nossa força naquilo que é construtivo de modo que possamos atingir o sucesso que tanto desejamos! Obrigado por partilhar a mensagem connosco.

  13. Cida Paz

    Olá, BP. Júlio. Uma simples história simples que traduz exatamente vários questionamentos "os por quês" da vida que sempre ficam em evidência. Obrigado por compartilhar!

  14. Rayanne Oliveira Portugal

    É verdade, se algo corre mal é porque nós mesmos colocamos a nossa vida neste caminho. por isso é importante nos alimentarmos esperitualmente para que saibamos agir, vigiar e outras coisas.

  15. Fábio Aquino

    Muito bom.

  16. Patricia Aleixo

    Boa tarde, Bispo. As meninas sabiam que o velho era sábio, no entanto queriam provar que este não teria tanta sabedoria assim. Mas, como o velho estava de vigia (meditar) ele conseguiu que os planos destas (meninas) fossem frustrados. Assim é a vida, muitas vezes as situações surgem mas estas são para que nos tornemos mais "sábios". Vigiemos e aproveitemos nossas oportunidades, ainda que estas não se apresentem como tal.

  17. bispo júlio , ótima postagem , é verdade que mos responsáveis por aquilo que conquistamos ou não , nossa vida está nas nossas mãos, como uma borboleta azul , obrigado pela mensagem bispo

  18. Sempre vai ter a nossa volta, pessoas com sua opnião ou conselhos para tudo. Mas não importa quem agente na volta ou o que estas pessoas dizem. Tudo dependem de nossas escolhas.

  19. Sonia

    Olá bispo, gosto muito das mensagens do senhor,me fazem refletir e as uso para passar a outras pessoas para que, assim como minha mente recebe essas palavras de fé, outras pessoas também venham se alimentar de coisas positivas e produtivas. Deus o abençoe. (mais)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.