Mensagens

O que fazer para IMPEDIR que a sua vinda à Igreja seja produtiva?

3 de Fevereiro 2011

O que fazer para IMPEDIR que a sua vinda à Igreja seja produtiva?

Fique a olhar para o relógio porque está com pressa

Uma hora e meia… este é o tempo habitualmente estipulado para a duração de uma reunião do Encontro das Famílias, por exemplo, contudo, muitas vezes isto não acontece. Mas, ao invés de criticar o homem de Deus ou olhar impacientemente para o relógio, lembre-se por que motivo está ali. Se foi para cumprir uma obrigação, um acto religioso ou para agradar alguém, é natural que pense ou aja assim, mas se, porventura, foi em busca da Presença de Deus para a sua vida aprenda a ser flexível e pense que uma manhã durante a semana dedicada a Deus não é nada diante do que Ele fez por si, por isso, esqueça a pressa.

Fique a reparar nas pessoas e a julgá-las pela sua aparência

Existe uma única pessoa em quem você deve reparar quando vai à Igreja: Jesus. É Ele com quem você se vai encontrar e vai conversar naquele tempo específico. Desta feita, mais nada deverá tirar a sua atenção naquele momento e local. Para além disso, olhar fixamente para uma pessoa e criticar a sua aparência, seja física como o modo de vestir, é não só falta de educação, como uma atitude mesquinha, nada cristã.

Prepare os seus votos e pedidos durante a reunião

Desleixo! É o que este acto revela. Muitas pessoas invocam falta de tempo para o fazer em casa, mas se têm tempo para ver televisão ou para os seus hobbies, também terão para prepararem os seus votos e pedidos em casa e não no curso da reunião. A preparação e consequente entrega do voto é um acto solene e só isso demonstra a sua postura e empenho diante de Deus e do seu objectivo. O conselho que lhe deixo é: se pensa em preparar os seus votos ou pedidos durante a reunião não o faça! É preferível que os entregue noutro dia tendo-os, devidamente, preparado em casa.

Durante a busca do Espírito Santo fique de olhos abertos e a importunar a pessoa perto de si

Há pessoas que não sabem como se comportar no momento da Busca ao Espírito Santo. Alegam não saber orar ou louvar, por isso, aquele momento, para elas, é demasiado abstracto. E como “perdidas” que se sentem, pois não estão a orar pela sua cura, libertação de um filho ou vida financeira, permanecem de olhos abertos, distraindo-se ou algumas chegam até a importunar a pessoa que estiver mais próxima de si. O conselho que lhe deixo é que feche os olhos, concentre-se no momento que está a viver e deixe que a Presença de Deus o oriente.

……………………………………………………………………………………………………………………

Durma na reunião

Depois de uma longa semana de trabalho ou se saímos do turno mesmo antes de irmos para a Igreja, é natural que estejamos cansados, contudo, isto não é desculpa para que durmamos na reunião. Ir à Igreja não é o cumprimento de uma prática religiosa e sim uma escolha feita em sã consciência. Por isso, se escolher ir à Igreja tenha consciência de que durante aquela 1h30 dará o seu melhor: na atenção, empenho, dedicação e espírito. Faça um sacrifício e tire o máximo proveito da reunião, procurando descansar quando chegar a casa e não na Igreja.

Levante-se a toda a hora para ir à casa de banho

É perfeitamente natural e humano ter necessidades fisiológicas e não podemos avaliar as das outras pessoas segundo a nossa. Mas, a não ser que tenha uma condição de saúde que o exija, evite ir de 5 em 5 minutos à casa de banho. Este acto acabará por ser prejudicial não apenas para si, como para todo o auditório, já que interromperá o fluxo da reunião, distrairá as outras pessoas e impedirá com que você escute, possivelmente, a parte da mensagem que iria tocar no seu coração. Por isso, vá à casa de banho apenas se tiver mesmo de ir e não para ver se o cabelo está no lugar, se a roupa não está desalinhada ou se a maquilhagem não precisa de ser retocada.

Não deixe os seus filhos na EBI e brinque com eles durante a reunião

Muitas crianças “preferem” não ir à Escolinha e ficar perto dos pais durante a reunião. Contudo, ao aceder aos seus caprichos estará a prejudicá-los mais do que a ajudá-los, senão vejamos: a Escolinha não é apenas o “local” onde você deixa a sua criança apenas para “matar o tempo” ou para ela não desestabilizar a reunião enquanto você participa da mesma. A EBI é a “Igreja” do seu filho, é lá que ele aprende o caminho em que deve andar e a distinguir o certo do errado. É na EBI que a sua criança recebe o “complemento” da educação que você, como pai ou familiar, lhe faculta em casa. E lembre-se que, ao deixá-lo ao seu lado durante a reunião, terá que lhe dar atenção e acabará até por brincar com ele, mais uma vez, acabando por atrapalhar a reunião.

……………………………………………………………………………………………………………………

Chegue atrasado à reunião

Chegar atrasado a qualquer compromisso previamente marcado significa apenas uma coisa: falta de respeito para com a(s) outra(s) pessoa(s). Agora, imagine se esta pessoa que está a aguardar pela sua chegada é o Próprio Deus.Algo que deveria ter o efeito positivo na sua vida, que é a reunião a que vai assistir, começa logo a ser recebida de forma incompleta. Por isso, se deseja extrair o máximo proveito desse encontro chegue cedo, mentalize-se sobre o que foi ali fazer e entre em espírito de oração, conectando-se à energia do Criador.

Deixe o telemóvel ligado e atenda durante a reunião

Um segundo aspecto que denota não apenas falta de respeito pelo local onde se está como um total desprezo pelo que se está a fazer é deixar o telemóvel com o som ligado e, pior, atendê-lo se o mesmo tocar durante a reunião. Desde que estes aparelhos surgiram e foram incluídos na nossa rotina diária que cada vez mais parecemos ter dificuldades em nos dissociarmos deles. Há pessoas que se sentem até ‘incompletas’ quando não têm o seu telemóvel consigo, quando se deveriam sentir incompletas por não estarem a usufruir, naquele momento, da Presença de Deus.

Converse e comente a reunião com a pessoa que estiver ao seu lado

Pior do que você se desconcentrar e perder parte da reunião, impedindo que a sua vinda à Igreja seja produtiva, é fazer isso a outra pessoa. E é isto que acontece quando tenta conversar ou comentar a reunião com a pessoa que está ao seu lado. Seja um parente, um amigo ou um simples desconhecido, evite fazê-lo sob pena que tirar a atenção de duas ou mais pessoas: a sua, a do seu interlocutor e até de outras que estejam ao redor. Lembre-se que o que você está a escutar da boca do homem de Deus é para si apenas, pois cada vivência é individual, assim como acontece com aquela pessoa com quem estiver a conversar.

Por seu servo em Cristo, Bp. Júlio Freitas


29 comments
  1. Nelson Matos

    Isto é algo que as próprias pessoas deveriam saber, se vamos para um sitio onde vamos estar a ser instruídos, é normal fazer o que está descrito em cima. O que mais detesto é ouvir o telefone tocar. Gostaria de um dia quando o telefone tocasse que o Bispo ou o Pastor fosse ter com essa pessoa, aposto que nunca mais se esquecia de desligar ou colocar no silêncio.

  2. Dormans

    Temos que vigiar.

  3. Jacqueline

    Realmente muitas vezes estamos preocupados com tantas coisa q esquecemos pra q estamos na igreja.

  4. Gabriela

    É verdade Deus nos da 24horas e na hora de ouvir o que Ele tem para falar conosco muitas vezes nos distraimos olhamos para o relogio deixa o cansaço nos vencer mas temos que estar atentos para ouvir a voz de Deus

  5. Ana Patricia dos Santos Costa

    olá bispo temos que ficar atentos para esses pontos que o senhor descreve que estamos mostranto desleixo com nossa vida espiritual ,não podemos ficar tão preucupados com aduração da reunião temos que ir para igreja com o objetivo de querer algo De DEUS. ANA PATRICIA BELÉM/PA

  6. MARCLEIDE SOUZA

    DETALHES MUITO IMPORTANTE,QUE NÃO PODEMOS DEIXAR DE LADO, E DIGO POR MIM, QUANDO CHEGUEI NA IGREJA, FICAVA IMITANDO A ORAÇÃO DO PASTOR POR NÃO SABER ORAR, E NA HORA DA BUSCA NÃO ENTENDIA O PORQUE DE UMA ORAÇÃO SER TÃO ESTENDIDA, NÃO SABIA QUE PODIA SER LIVRE EM FALAR O QUE QUISESSE EM MINHA ORAÇÃO, IA PARA IGREJA PORQUE GOSTAVA, MAS NO COMEÇA NÃO TINHA PROPÓSITO OU MOTIVO, ERA UMA ADOLESCENTE. ESTA MENSAGEM É IMPORTANTE TANTO PARA AQUELES QUE ESTÃO COMEÇANDO, QUANTO PARA OS QUE JÁ TEM UM TEMPO DE IGREJA E ASSIM NÃO RELAXAR, E DEUS SEMPRE ENSINA OS SEUS QUERIDOS FILHOS.

  7. FATIMA MARQUES

    ele esta sempre cuidando de nos atravez dos ensinamentos que vem dos seus servos.Que Deus Abençoe atodos.

  8. FATIMA MARQUES

    bom dia senhor Bispo,vejo uma preocupaçao da parte do senhor em querer ajudar o povo de Deus,comc se comportar na casa de Deus,para nosso bem se nao cuidare-mos dos que estao dentro,como cuidar dos que estao ainda la fora,nos somos a igreja de Cristo

  9. ana maria lima de freitas

    oi bispo julio meu irmão saudades,tudo isso que acabei de ler é a pura verdade do nosso dia dia da igreja ex celular ligado na igreja, crianças que não vão pra escolinha, pessoas atrasada que depois que nos estamos de olhos fechado toca na gente porque quer passar agente acaba abrindo os olhos ali pronto ja nos a trabalha quando estamos falando com nosso deus.tinha um bispo chamado decoter um homem cheio de deus,mas ele era bem duro com pessoas que tinha esses modo aqui em fortaleza mas isso não deixava as pessoas chateadas a igreja e lotada que não tem nem lugar pra pessoas sentarem.ele não estar mas a que mas tenho saudades dele nos ensinou muito como devemos nos comportar na casa de Deus.

  10. Belmira Branco

    Amém a tudo, Deus abençoe o senhor, seu precioso ministério.

  11. jamile farias

    Muito obrigada Bispo pelo cuidado que o Sr.tem com agente,sempre fico me policiando sobre as coisas que o senhor falou mesmo assim aprendi ++++++++++++++++++.obrigada.

  12. marilice

    Bispo Julio. Quando chego a igreja peço a Deus que fale comigo ,muitas vezes recebo uma direção para algo que nao conseguia ver resposta. Nossa! não concebo a ideia de chegar atrasada, ou ficar desatenta ao que Deus tem para me orientar. Não posso participar de todas as reuniões ,mas assimilo tudo que me é passado>em todas que paticipo !Graças a Deus! Deus tem uma benção especial para cada pessoa que esteja preparada para receber! É preciso silenciar para ouvir! Deus o abençoe Na fé sempre!

  13. Caroline

    Olá Bispo, esse post me ajudou muito. Algumas coisas o Espírito Santo puxou a minha orelha, mas está escrito que Ele exorta a quem ama, então é só seguir a sua orientação. Eu gostaria realmente que todas as pessoas pudessem ler, para que elas pudessem ver e reconhecer seus erros e assim mudar para melhor.

  14. Marisa

    Tudo isto é muito bonito mas nos últimos tempos,digo mesmo anos,o k tenho observado é k a direcção da iurd está cada vez mais voltada em utilizar a fé dos membros para fazer votos atrás de votos,campanhas atrás de campanhas,e deixando precisamente pouco tempo pró k é mais importante "JESUS",no inicio a iurd não era nada assim,nem música de louvor há na busca da presença, aliás muito pouco tempo de busca até!Não precisamos de votos e campanhas k financiem templos luxuosos, precisamos de almas salvas e preenchidas pela presença de Deus,do k vale uma igreja luxuosa se os membros se estão a tornar estátuas de sal!E é mesmo uma pena...Jesus está a voltar,não há tempo pra luxos e sim para a salvação real de almas!Ámen...!!

    • Francisco

      Bom dia Marisa Penso que o povo de Deus têm que ter sim esses templos luxuosos. O povo de Deus tem que ter o melhor! Relativamente aos votos, em 20 anos de igreja eu nunca fui obrigada a nada...Creio que em 1000 pessoas que estejam nessa reunião 10% dessas pessoas precisem dessa campanha. Para exercitarem a Fé!!! Mais que templos Luxuosos a Igreja têm milhares e milhares de testemunhos, de vidas transformadas. Isso é que Glorifica a Deus, Testemunhos Vivos!!! Mais que músicas ou louvor de lábios Fique na Fé!

  15. Daniel-viseu

    Boa noite bispo Júlio... Todos esses itens acima é uma dura realidade! Muitas pessoas tem tempo para trabalhar, estudar, passear, viajar e devem ter! mas quando se trata das coisas de Deus ela não tem "tempo" e muitas das vezes quando vem, é fixa em seu relógio! como se estive-se a perde tempo! absurdo. O tempo que temos é curto e devemos dar o nosso melhor, focado sempre em Cristo, atento a palavra pois é isso que liberta! Que o povo e todos tenhamos essa conciência para que assim sejamos produtivos em tudo principalmente no que diz respeito a SALVAÇÃO! Felicidades e que Deus o abençoe bispo! Daniel Alves...

  16. Caros internautas! Fico feliz por partilharem e compreenderem esta visão, percebendo que não se trata de uma crítica direccionada a ninguém específico, mas de um alerta que servirá para a sua edificação, permitindo-lhe tirar o máximo proveito das reuniões a que assistir. Faça com que a sua vinda à Igreja seja produtiva, fazendo o oposto daquilo que é proposto!

  17. Filipa_ESTORIL

    Uma boa aula de Etiqueta! Já que as pessoas não fazem isso noutros locais, como por exemplo num cinema (onde têm q desligar o telemóvel, não conversar, não levantar, etc...) por que razão as pessoas hão de fazer essas figuras na IGREJA ??? Casa de DEUS !!! O Espírito Santo tbm educa o ser humano, mesmo se este não teve educação dos pais. Mas se a pessoa não se submete à consciencialização do E.S. é claro q ela vai continuar a ter tais atitudes mal-educadas. Obrigada, Bispo, por este post!

  18. thamires mendonça

    ARREBENTOU DEUS POSSA ME A JUDAR A DAR MAIS VALOR A REUNIÃO JA QUE A IGREJA É UMA FACULDADE ESPIRITUAL APRENDI COMO DEVO ME PORTA E AGORA VOU PRATICAR POIS TENHO SERTEZA SE EU DER O MELHOR PARA DEUS ELE CONSETEZA DARA O MELHOR PARA MIM NA FÉ THAMIRES JUIZ DE FORA IURD SÃO Mateus Brasil

  19. Flávia camilla

    Que bacana esta palavra! Obrigada pelo ensinamento que eu aprendi. Deus o abençoe!

  20. Benvinda

    Boa tarde Bispo Júlio Excelentes conselhos; estas atitudes erradas durante a reunião demonstram que a pessoa não têm temor a Deus, e está mesma pessoa se prejudica impedindo que a benção que ela foi buscar naquela reunião chegue atá ela.

  21. PR. Manuel Teixeira CASCAIS

    Pelo facto de muitas pessoas estarem a frequentar a igreja a ja muito tempo acabam por perder a noção de que a igreja deve ser um lugar de respeito pois é a casa de Deus. Com o tempo ela passa a se descuidar de seus compromissos com DEUS e faz da vinda a igreja uma mera rotina e acaba por chegar tarde nas reuniões, vem sem compromisso, fica desatenta ao que se passa na reunião, enfim esta a perder o brilho do Espirito Santo facilmente analisamos as pessoas acabadas de chegar ,como elas se dedicam a ouvir e compreender a vontade de Deus e como suas vidas começam a se transformar rapidamente... Com estes descuidos a acontecer podemos entender porque disse Jesus: os ultimos serão os primeiros e os primeiros serão ultimos. cada pessoa deve zelar por seu estado espiritual casa contrario ela perdera a mais valiosa de todas as coisas -A SALVAÇÃO.

  22. Ana Paula

    Como isso acontece... E o que mais acontece é o CELULAR aff como é chato você está na reunião e aquele telefone tocar...o Bispo fica irado, porque ele perde a concentração e acaba que a gente também. O Bispo Clodomir(atualmente aqui em Minas) diz que se isso acontece em um teatro a pessoa é convidada e ser retirada na mesma hora. Mas uma boa estratégia para que não durmamos, levantemos,conversemos é sentar- se bem próximo ao altar, porque ali você sabe que se dormir o Bispo ou Pr. vai disser: ACORDA DONA MARIA kkkkk, e acredito eu que ninguém quer passar essa vergonha... Devemos vigiar sempre não é Bispo? Um Forte Abraço!!!

  23. Aline

    Bispo é verdade o que o sr disse temos que prestar atenção a todos os ensinamentos pois é nas coisas mínimas que Deus nos nota. Deus abençõe.

  24. Isto infelizmente é uma realidade. Hoje em dia, vemos isso constantemente na igreja, pessoas que fazem um ou mais desses tópicos. Conhecemos a árvore pelos frutos, então uma pessoa assim, está apenas expondo o seu estado espiritual. E muitos desses depois reclamam o porque de suas vidas não progredirem. Se não respeitam a casa de Deus que estão vendo, imagine a Deus que não veem! Estamos nos fim dos tempos e o amor e temor se esfriou de muitos... Eu imagino com Deus se sente... é lastimável.

  25. Sara Quental da Silva,SETÚBAL

    muito obrigado, por estes avisos, muito importantes. sara setubal

  26. RUI

    Caro Bispo, há algo que quero dizer em relação a este tema, pois estes tópicos que o sr. colocou aqui é de extrema importância, para aqueles que querem ter resultados quando se dirigem a Deus, no entanto gostaria de partilhar um pensamento meu... Ao longo da nossa existência (falo de cada indivíduo), deparamos-nos com situações em que a pessoa tem que manter alguma descrição e educação, por exemplo: Quando somos convidados a entrar na casa, no carro, numa sala, onde por sinal nunca tenhamos entrado, há que se pedir licença ao anfitrião. Outro exemplo, é devemos sempre agradecer por um acto de cordialidade. Estes dois exemplos e muitos outros que poderia enumerar aqui, são coisas e situações que aprendi com o tempo e com a educação dos meus pais, ora quer a pessoa seja rica ou pobre, não creio que seja possível que a pessoa não se sinta desconfortável, se quando se está na Igreja e acontece uma das coisas que o sr. mencionou. Se como adultos ás vezes tentamos fazer tudo para não desagradar alguém, como podemos ter o despeito de fazer uma das coisas que mencionou dentro da própria casa de Deus? Trata-se de respeito, não de agradar a este ou aquele. Estas situações provocam na pessoa e em quem estiver por perto uma distracção e impedem que saia da Igreja com a totalidade de paz, alegria e certeza da vitória. E ainda acrescento pois, muitas das vezes quando o telemóvel toca é para nos perturbar psicologicamente, assim como acontece quando estamos a conduzir, e por isso peço ás pessoas que se deixem conduzir por Deus, começando por aplicar estes conselhos que o sr. deu...

  27. Sheila Patricia

    Bom dia,Bp. Esse estudo é muito importante e essencial, vemos que isso vêm acontecendo sempre, e a sua iniciativa é a melhor forma de orientar. Deus o abencoe.

  28. M lucia Rosa

    mto importantisimo estes cuidados! Mto obrigada SR Bispo Q Deus O abencõe cada vêz +!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.