Mensagens

O que ele ensina, você não vai querer aprender

8 de Abril 2016

O que ele ensina, você não vai querer aprender

Tudo começa porque alguém o fez primeiro e, assim, vieram os seguidores…

Tanto nos bons como nos maus exemplos, em tudo sempre houve um pioneiro, a primeira pessoa a fazer algo… e o primeiro rebelde da História da Criação foi, nada mais, nada menos, que Lucifer… Mas como? Onde e Porquê?

A realidade é que a primeira rebelião de todas está envolta num cenário e ambiente que, para nós, ainda é um “mistério”, algo totalmente desconhecido, pois ela teve lugar no Céu.

Todos sabemos bem quem é o diabo e do que ele é capaz, por isso, Deus nos deixou o alerta:

“não deis lugar ao diabo.” (Efésios 4.26)

…já que o pecado da rebelião é, precisamente, “convidar” o diabo a entrar e a ficar connosco (nos influenciar), pois, caso contrário, ele não tem lugar na nossa vida, no nosso casamento ou família…

Porém, quando resistimos ao Espírito Santo (que, como já disse anteriormente, é o início da rebelião, daquela que está no nosso íntimo a fervilhar e da qual ninguém tem conhecimento), acabamos por dar lugar ao diabo, que é o mesmo que dizer que estamos a dar lugar à rebelião, a mesma que fez Lucifer tornar-se “diabo”.

Assim afirma o Texto Sagrado:

“Para isto Se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.” (1 João 3.8)

E qual foi a primeiríssima obra do diabo? Justamente: A REBELIÃO!

Ele primeiro orgulhou-se e depois rebelou-se! Ele desejava ardentemente ser igual a Deus, por isso originou e alimentou um motim no Céu, pensando que iria vencer. Por isso, a primeira obra do diabo não foi na terra… e sim onde estavam a justiça, a pureza, o amor, a bondade, a Luz, a vida, ou seja, Deus!

Observe que vivemos num mundo de injustiça, maldade, promiscuidade, mentira, egoísmo, violência, incredulidade, trevas… porém, em nós, está o mesmo Espírito que está nos Céus! E o que é que o diabo mais deseja hoje em dia? Ele quer destruir a obra de Deus que jaz em nós, assim como ele tentou no Céu… e já que não conseguiu destruir o Céu, quando ele destrói, separa de Deus um dos Seus filhos, é como se estivesse a destruir um pedacinho do Céu aqui na terra.

Sim, o Senhor Jesus já derrotou o mal-pecado, a rebelião e, para isso, Ele teve que vir à Terra, pois o diabo continua até hoje com a sua obra de rebelião. Por isso, o nosso trabalho como Filhos de Deus é destruir as obras do diabo, começando pela rebelião, pois, através dela vêm todas as outras desgraças conhecidas e desconhecidas!

Observe o que afirma a Bíblia Sagrada:

“A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.” (Mateus 4.1)

E qual foi a tentação do diabo? Basicamente, fazer com que Jesus se rebelasse contra a Vontade do Pai! Pois Ele veio para obedecer, como o disse por 7 vezes:

“Eu vim para fazer a Vontade do Pai…” (Jo 6.38)

Não pense que o Senhor Jesus não tinha as Suas próprias vontades e sentimentos, mas, Ele sabia que, se desse lugar às mesmas, estaria a rebelar-se contra Deus-Pai!

E o que tem isso a ver consigo?

Hoje em dia, você é um cristão, um representante de Jesus na Terra! Mas, o trabalho do diabo e seus demónios continua a ser fazer com que você se rebele contra Deus, ao resistir ao Espírito Santo.

“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tg 4.7)

Então, a única forma de resistir à rebelião é sujeitando-nos a Deus, e, por outro lado, se também resistirmos ao diabo, ele, eventualmente, acaba por fugir de nós. Porém, se resistimos a Deus, automaticamente, sujeitamo-nos ao diabo, e ele não só permanece, como acaba por nos destruir, como foi o caso de Judas.

É o temor, a obediência e a humildade que nos guardam, que é o oposto do orgulho, que gera a resistência, a desobediência e a rebelião.

Mas o diabo não desiste, pois ele mostra os prazeres, fantasias, ilusões, mente, ilude, oferece, cega e tenta com tudo o que ele tem (e o que não tem), pois assim o fez com o Senhor Jesus quando O levou ao deserto. O seu objetivo é de que venhamos a resistir ao Espírito Santo, que sucumbamos nos momentos de fraqueza, sem superarmos as frustrações.

E quando é que esta fraqueza toma conta de nós?

Quando tiramos os olhos do mais importante, quando nos deixamos iludir e a nossa atenção recai sobre o brilho ilusório que este mundo proporciona.

Deus é contigo, e eu também!
Bjf

Anterior

08 Abril

Seguinte

09 Abril


146 comments
  1. Carlene

    O DIABO QUE COLOCAR DENTRO DE NÓS A REBELIÃO PARA QUE ASSIM VENHAMOS NOS VOLTAR CONTRA Deus.

  2. Bárbara

    Não devemos nos rebelar contra Deus,porque assim estaríamos fazendo como Lúcifer.

  3. Daniele

    Muito forte esse post! Ao negar a vontade de Deus estou dando lugar ao diabo e da mesma forma ao desobedecer fazendo como Lúcifer fez quando se rebelou contra Deus. Devo tomar cuidando com o que penso, falo pois qualquer coisa que eu guardar de ruim pode dar início a uma rebelião.

  4. Rita Gomes

    Todos os que se rebelam carregam dentro de si o sentimento de lucifer

  5. Adriana Martens

    Muito forte! Enxergar a rebelião sob este ponto de vista abriu minha visão! Quando resistimos aO Espírito Santo, e A Sua vontade, estamos na verdade dando lugar ao diabo, escancarando a porta de nossas vidas para que ele entre e cause toda sorte de destruição. Agora compreendo que se busco a Deus, aO Espírito Santo, dou lugar À Ele, e A Sua vontade, estou promovendo a vitória aqui na terra, a mesma que Deus promoveu lá no céu, quando expulsou o diabo e seus anjos.

  6. Danielle Brosk

    Por isso é necessário fazer uma manutenção diária do que ouvimos, pensamos e guardamos, pois o mínimo detalhe pode ser início de uma grande rebelião.

  7. IZAURA FERRAZ

    Deus ja nos disse nao deis lugar ao diabo...e por que ele sabia que o diabo vinha para querer o lugar dele na nossas vidas,e somente nos obedecendo a ele,fazendo a vontade dele,nos afastando do pecado o diabo nao ia ter lugar na nossa vida,..

  8. Sil

    Resistir ao diabo e deixar de fazer as nossas vontades e assim nao permitir que agente acabe se rebelando contra Deus, precisamos nos colocar sempre a disposição de Deus em obediencia, temor e humildade.

  9. isabell

    todos saem que o pecado pertence ao diabo ,mas nao deixam de pratica-lo

  10. Odenise Reis Moura

    DEVEMOS sempre está aos pés do SENHOR JESUS porque somente buscando a humildade o temor e a o bediencia conseguimos vemçer ao diabo

  11. MARIA

    Precisamos nos apegar em Deus, e não as coisas desse mundo, porque as coisas desse mundo não são de Deus.

  12. Marta Silva

    Nosso coração clama por fazer coisas contrárias à vontade de Deus, o segredo é se apegae na Sua Palavra e praticá-la com toda nossa força.

  13. Tamires

    O diabo foi o primeiro a criar uma rebelião, quando quis e desejou tomar o lugar de Deus, por não ter conseguido o que queria, continua tentando e hoje cada pessoa que ele consegue derrubar é como se tivesse tirando um pedaço do céu. Porém nós devemos seguir o exemplo do Senhor Jesus e se guardar das armadilhas, ciladas, ilusões, e brilhos desse mundo que são um atrativo do diabo para nos derrubar.

  14. Natália Martins

    Muito forte essa mensagem, pois nos faz avaliar que quando damos vazão às nossas próprias vontades estamos, na verdade, nos rebelando contra o próprio Deus.

  15. Josy

    Não podemos nos deixar enganar pelas coisas que o mundo nos oferece,pq assim nos afastaremos de Deus,dando o espaço que o diabo precisa para destruir nossa vida.

  16. JOLYENE PINHEIRO

    Quando nos colocamos a disposição de Deus, com temor, obediência e humildade estamos resistindo ao diabo, por isso é importante vigiar a todo tempo para não cairmos nas armadilhas do diabo.

  17. ana

    resistir ao diabo e vencer nossas prioridades porq quando a nossa mente esta ocupado pelas coisas de Deus facilmente percebemos quando vem essas rebelios tentando entra na nossa vida

  18. ana

    resistir ao diabo e vencer nossas prioridades porq quando a nossa mente esta ocupado pelas coisas de Deus facilmente percebemos quando vem essas rebelios tentando entra na nossa vida

  19. Eliza Carvalho do Nascimento

    A rebelião é imperdoável por Deus, visto que nem o seu antigo anjo Lucifer que se rebelou, Ele poupou, lançando-o então fora do céu para sempre, junto com seus seguidores. Deus quer que sejamos obediente e humildes e que resistamos todo as sugestões do diabo.

  20. WYSLENE NASCIMENTO

    O QUE ELE ENSINA VOCÊ NÃO VAI QUERER APRENDER? Quando nos colocamos a disposição de Deus, com temor, obediência e humildade estamos resistindo ao diabo, por isso é importante vigiar a todo tempo para não cairmos nas armadilhas do diabo. A nossa salvação é preciosa e devemos guarda-lá seguindo o exemplo do Senhor Jesus praticando o que ele tem nos ensinado.#Rush 2016

  21. Mariuda Sidenia da silva Rego

    É o temor,a obediência e a humildade q nos guardam,q é o oposto do orgulho ,que gera a resistência,a desobediência, e a rebeliao.

  22. joselia

    Obedecer somente obedecer vai me garantir viver longe da Rebeldia

  23. Julyana Falcão

    É o temor, a obediência e a humildade que nos guardam, que é o oposto do orgulho, que gera a resistência, a desobediência e a rebelião.

  24. alessandra pires do amaral

    A rebelião acontece quando resistimos em obedecer a palavra de Deus, assim nos sujeitamos a fazer a vontade do diabo, e o que o diabo mais quer é destruir a obra de Deus é nós tirar a salvação

  25. Michele Vale

    Temos que ser muito forte as investidas do Diabo, pois como ele sabe que tentando destruir a nós que somos filhos de DEUS ele não desiste nunca, ele até foge de nós quando resistimos, mas ele volta sempre volta e temos que esta alicerçados se consagrar é um dos caminhos que temos para nos livrar dessas pragas, palavras, sentimentos, basta ele ver uma oportunidade que nos seres humanos damos ai la vem ele. Temos que sempre buscar o Esp Santo e nos voltar para DEUS.

  26. Leonice Bueno

    Quando resistimos ao Espírito Santo e a Sua vontade, nos sujeitamos ao diabo. E essa rebelião contra Deus, vem quando a pessoa não se entrega e se submete à Ele, preferindo os prazeres carnais e ilusões diabólicas, que levam ao mesmo destino de todo o inferno: a morte eterna.

  27. Claudia

    Quando resistimos a voz do Espirito Santo seja num simples convite para vim na quarta-feira, até nos separar das coisas do mundo, ou simplesmente buscar mais.... nos rebelamos contra Ele

  28. Alaynne da Silva

    Sabemos que, a quem o titulo se refere é o diabo. Ele foi o primeiro rebelde da história da criação. Quando a pessoa resiste à vontade do Espirito Santo, ela esta se rebelando contra Deus, dando lugar ao diabo, que tem o objetivo de destruir a obra de Deus em nós. Este trecho da bíblia fala fortemente: "Eu vim para fazer a vontade do Pai" (Jo 6:38). o próprio Jesus tinha suas vontades, sentimento, mas procurou fazer a vontade de Deus. Assim como Jesus temos que resistir ao diabo, rebelião e nos sujeitarmos a Deus, com temor, humildade e obediência.

  29. Cíntia Pimentel Araújo

    Não devemos jamais resistir ao Espírito santo, pois quando o fazemos estamos automaticamente dando espaço para o diabo agir, estamos nus sujeitando a ele e deixando que ele destrua a obra de Deus aqui nessa terra. É como se estivéssemos nos rebelando contra o próprio Deus e nos aliando ao diabo.

  30. thamires costa de almeida

    SEm palavras.... o inicio de todo mal, alem do orgulho é a Rebelião, o querer fazer do nosso jeito, o dizer não ao querer do Espirito Santo, a rebelião e o que tornou o diabo em diabo, é o que mais nos afasta de Deus, a falta do obedecer, da humildade...

  31. luciana raus

    o diabo faz de tudo para afastar um filho de Deus do seu Pai.assim é como se ele estivesse destruindo um pedacinho do céu;e afrontando a Deus com a nossa rebeldia

  32. Greizi Assunção

    O diabo está ao nosso de redor para que venhamos cair,e fazer a sua vontade ...se não vigiar até nos pequenos detalhes pode ser fatal...Então temos sempre que estar em comunhão com Deus...para que sejamos fortes e viemos ter a sabedoria de Deus para nos guiar.

  33. stephanie

    Tudo que o diabo quer é que façamos a vontade dele, alegando assim que é o melhor a ser feito. Muitos caem nessa armadilha pois fazem a vontade do mal alegando não ter tantas consequências porque "Deus é amor e misericórdia" assim fazem o que querem, e mal sabem que esse mal feito lhes trás grandes consequências. Nós temos que vigiar para não cair nessas armadilhas, mesmo que seja sacrificante temos que fazer a vontade de Deus.

  34. Cláudia Neves

    O diabo sempre quis ser igual à Deus,como isso não acontece,ele faz de tudo para influenciar aqueles que se encontram fracos e perdidos,mesmo sabendo que somos feitos à imagem e semelhança de Deus.Como seu plano de rebelião no Céu não teve êxito,hoje luta a todo momento para arrancar de nós o que existe de mais precioso,a presença do Espírito Santo. O diabo trabalha dia e noite para que venhamos nos rebelar contra o nosso Criador e assim perder a nossa salvação,algo que jamais terá.

  35. Helamin Bezerra

    Por este motivo nossa maior luta está na mente, pois a rebelião começa com um pensamento, uma voz sutil... Que se não detectada pode criar raízes fortes e nos tirarmos o foco primordial que é estar sujeitos á vontade de Deus.

  36. naira teresa

    Nós temos que resistir ao diabo e a única forma de fazê-lo é se sujeitando a Deus..o nosso temor,humildade noa guardam nos colocam longe da rebelião...

  37. Leni Meira

    Não. ..ja senti na pele o que e ...viver sem vida com Deus.Hoje eu não quero. .aprende r com ele..nem dar lugar ...a ele...

  38. Leni Meira

    Não. ..ja senti na pele o que e ...viver sem vida com Deus.Hoje eu não quero. .aprende r com ele..nem dar lugar ...a ele.

  39. Renata

    O propósito do diabo é tirar as pessoas da presença de Deus. Mais o senhor Jesus veio ao mundo na forma humana pra nós deixa o exemplo q ele foi tentando mais venceu pq ele obedeceu e deu ouvido a voz de Deus. Então cabe a nois a escolher qual voz a ouvir a de Deus ou a do Diabo.

  40. Adrielly França

    A todo momento o diabo tenta nos colocar contra Deus, ele trabalha na mente pois foi onde iniciou a queda dele. Para estarmos fortes para passar pelo deserto, precisamos estar em comunhão com Deus, assim como Jesus. Temos que nos sujeitar ao Espírito com temor, obediência e humildade, assim não há lugar para o diabo.

  41. Lencci

    São tantas coisas que o mundo nos oferece ara que venhamos virar as costas para Deus e uma vez que a pessoa se ilude ou se contamina ela se torna filho do diabo porém nos que conhecemos e vivemos na disciplina da palavra temos que ser forte e resistir toda armadilha que o diabo faz para separar-nos de Deus . Porque ele mas deseja é que nos rebelemos contra Deus.

  42. ELBIA

    SE QUEREMOS FAZER VALER O IDE DO SENHOR JESUS , QUE É DESTRUIR TODA A OBRA DO DIABO,TEMOS QUE MANTER EM NÓS O TEMOR AO SENHOR, A OBEDIÊNCIA E A HUMILDADE.POR QUE DO ORGULHO NASCE A REBELIÃO E ISSO NÃO PROVÉM DE DEUS,.

  43. Rosângela

    Muito forte, bispo! Que eu não me deixe iludir por esse mundo e que jamais nasça a rebeldia em mim, em nome de Jesus!

  44. Luana Soares

    O diabo está o tempo todo investindo em armadilhas para nos derrubar, ele usa como ísca aquilo que mais precisamos naquele momento, como fez com Jesus no deserto, tudo para nos fazer resistir a Deus. Por isso devemos estar atentos, resistir ao diabo e a vontade da nossa carne e nos sujeitarmos ao Senhor Jesus.

  45. gabriela

    O diabo faz qualquer negocio pela nossa alma, é por isso que temos que andar vigilantes quanto o nosso procedimento aqui este mundo, e fazer valer a nossa salvação que é o mais importante.

  46. Bruna

    Muito forte! A todo momento o diabo está investindo, mais quando nós sacrificamos a nossa vontade e obedecemos a Deus, teremos força para lutar contra as investidas dele.

  47. lucia paula

    nós recebemos em nossa casa quem convidamos, através das nossas atitudes abrimos as portas da nossa vida, coração para tudo aquilo que é contra vontade de Deus o diabo nos iludi mas quando voltamos para luz que é Jesus o mal se dissipa. não abra sua casa para qualquer um somente para aquele que esta acima de todo nome Senhor Jesus.

  48. "Não deis lugar ao diabo..", nós aproximar de Deus nos sujeitar a Sua Soberana Vontade. O diabo como ser enganador, faz de tudo para cairmos em pecado. O que devemos fazer a fugir, não dar brecha pra ele e nos apegamos a Deus.

  49. Paulo Cabral

    Bom dia Quando obecemos Deus não tem como o diabo tocar em nòz, o objetivo dele um pedaço do reino dos ceus aqui na terra ou seja um cristão, cabe á nóz açentuar a nossa vida na palavra de Deus para não dar lugar ao Diabo.

  50. josina santos

    Verdade temos que nós revestir da armadura de Deus para não cair na cilada do diabo,temos que vigar, ser humilde, e ter comunhão com Deus para que possamos esta fortes espiritualmente.

  51. angelica

    do mesmo jeito que o diabo tentou jesus no deserto,ele nos tenta todos os momentos para pecarmos contra deus,mas se nos obedecermos ao senhor não vamos querer aprender o que ele ensina.

  52. cheila

    eu vim para fazer a vontade do pai,jó 6.38,por isso a primeira obra do diabo não foi na terra e sim onda estavam a justiça,a pureza,o amor,a bondade,a luz,a vida,ou seja deus.

  53. É forte, devemos sempre ficar alerta com nossas atitudes, pensamentos, temos que ter temor, e obediência e humildade na obra de Deus.

  54. Rosa N

    É forte entender que o princípio da rebelião não começou na terra e sim no céu. Por isso temos que manter a nossa mente pura. E olharmos apenas para Deus. Se desviarmos a nossa atenção, acabamos por dar lugar ao diabo. E nos tornando rebeldes.

  55. Daiane Maressa

    A tua vida sera mais clara que ao meio dia, embora escurecer sera como amanhecer. Jó Gosto muito dessa passagem porque somos humilhados todos os dias o diabo se levanta de hora em hora de minuto em minuto mas se irmos contra ele de certo que ele fugira e embora tudo escureça em um certo momento amanha sera outro dia e melhor e com vitorias porque não aceitamos o diabo em nossas vidas!

  56. stephani

    devemos sempre estar em alerta com nossas atitudes, pensamentos, sentimentos etc. Para que o diabo não nos influencie. Obedecendo sempre a palavra de Deus e eliminando qualquer brecha; Sempre estando em comunhão com Deus, mantendo os olhos Nele para não nos contaminarmos.

  57. Eliane Oliveira Lima

    O diabo nunca desiste de nos tentar, ele vai sempre nos perseguir cabe nós resistirmos e lutar para permanecermos fiéis ao nosso Deus e não darmos ouvido as vozes do diabo e nem sucumbirmos diante das suas investidas temos que resistir até o fim e ele fugirá de nós.

  58. michellycarvalho

    E dessa forma o diabo tem trabalhado pesado sem cessar para nós destruir ,e através da rebeldia ele encontra brechas para nós distanciar de DEUS ,assim nós tornamos pressa fácil para ele ,por isso como o SENHOR JESUS nós ensinou ,sobre tudo o que se deve guardar guarda o teu coração porque dele procedem as fontes da vida.

  59. Joyce

    Sábias palavras Bispo, temos que estar a todo momento ligado em Deus para que não nos perca e assim o diabo ache brecha em nós. Muito interessante esse assunto de rebelião eu nunca parei para pensar que quando nos resistimos a Deus automaticamente nos rebelamos contra sua vontade.

  60. Samela

    Quando resistimos ao Espirito Santo, abrimos brecha para o diabo. Tudo o que o diabo quer é destruir a comunhão que temos com Deus, ele quer nos destruir assim como fez com muitos anjos no inicio, quer que resistamos a Deus e deixemos ele entrar. Mas se resistirmos a ele e nos sujeitar a Deus, ele fugira.

  61. JANAINA PEREIRA

    Fortíssimo!!! Temos que vigiar todos os dias para não cair nas ciladas do diabo, permanecer em constante vigilancia, orar, obedecer, agradecer, fugir das contendas, porque o diabo não dorme, ele fica esperando uma brecha para agir e não devemos deixar isso acontecer por isso temos nos entregar por completo para o nosso Deus, sendo ouvinte e praticante da sua palavra.

  62. ana julia gomes da cruz

    Ou destruímos as obras do diabo, sendo contra a rebelião, nos sujeitando a vontade de Deus. Ou o diabo destruirá a obra de Deus em nós, pois se dermos ouvidos a sua voz, já não fazemos mais a vontade de Deus e damos automaticamente lugar ao diabo.

  63. Jéssica

    O diabo nunca vai parar de nos tentar, para que venhamos perder nossa salvação. Só vamos nos manter salvos se nos sujeitarmos a Deus, vivendo com temor e em obediência a sua vontade.

  64. claudineia de araujo de souza

    temos que vigiar o diabo esta nos rondando porque ele nao disistiu da nossa alma ele nao se cansa ele e perseverante nos temos que ser muito mais que ele.so assim vamos conseguir continuar olhando para Deus e manter nossa comunhao com nosso criador.

  65. Desobedecer é um ato de rebelião contra Deus.

  66. Priscila pereira

    Nossa vigilância tem que ser dobrada a cada dia, pois o diabo cria situações para nos afastar de DEUS, colocando dúvidas, fantasias, ilusões oferecendo o mundo. Por isso que temos que tomar cuidado para não tirarmos os olhos do foco, que é nossa salvação.

  67. Carla Sofia Azevedo

    Boa noite Bispo Júlio... concordo completamente... só quem tem a vida 100% no altar, teme, se humilha e obdece a palavra de Deus.. pois sua vida (como a minha) depende da Sua direção...

  68. Alexandra Monteiro

    Devemos todos os dias vigiar, porque o Diabo vai tentar de tudo para nos destruir, vai tentar sutilmente de todas as maneiras, fazer com que tiremos os olhos do mais importante. Quando sujeitamos a Deus, aí não damos brecha para o mal.

  69. Lucia Rueda

    No debemos dejarnos llevar por las ilusiones de este mundo que son pasajeras, ni de orgullo pues Dios nos colocó aquí en la tierra para hacer Su voluntad.

  70. Bianca

    Quando nos esforçamos em fazer a vontade de Deus o mal não pode nos tocar.

  71. Renata Aires

    Nossas vidas precisam estar voltadas ao único que pode nos dar tudo aquilo que precisamos para viver bem nesse mundo tenebroso. Mesmo com nossas lutas e problemas, jamais devemos duvidar de que DEUS está agindo em nosso favor e, se ainda não conquistamos algo, sem dúvidas é porque ainda não chegou o momento certo, porém, devemos sempre estar pautados na palavra de DEUS. O segredo para não se distrair com o brilho desse mundo é permanecendo e sendo praticante da palavra, não somente ouvinte. Que DEUS nos dê forças e sabedoria para nunca nos rebelarmos contra ELE. Nosso bem mais precioso é DEUS e está nas nossas próprias condutas o poder de recebê-lo. Precisamos obedecer. E isso sempre para o nosso próprio bem.

    • Renata Aires

      Caso contrário, estamos dando brechas para o diabo vir e, sorrateiramente, nos destruir.

  72. Diana Reis

    O diabo sempre vai querer nos tirar da presença de Deus com todas as armas e artimanhas dele, devemos ficar atentos vigiar, orar, fugir das contendas, fofocas, mais olhos, manter foco em Deus pra que não venhamos cair nas ciladas dele.

  73. Erika Queiroz

    Ao resistirmos ao diabo e nos colocamos à disposição de Deus fazendo Sua vontade e seu querer, temos a certeza de Deus dentro de nós com a transformação da nossa mente e isso sim é extraordinário!

  74. Muito forte! Tenho meditando neste versículo Resistir ao diabo e ele fugirá de vós

  75. Mari

    É muito importante está atenta as investidas do diabo pois ele não desiste de nós e só conseguiremos com a obediência e o temor ao Senhor Jesus.

  76. temos que vigiar todos os dias e resistir ao diabo, pedindo sempre a ajuda de DEUS para ele nos livrar do mal.

  77. Angelica

    Isso ocorre muito no nosso meio , cristão poi o diabo tem usados muito no nosso meio onde não imaginamos , por isso temos que ficar atentos a todos a nossa volta e filtrar tudo que ouvimos

  78. Cristina

    É bem Verdade o que o Diabo Ensina Nunca é bom e a gente Não vai gostar de aprender, e a Única forma que temos de Resistir as influências dele é Sujeitando-se à Deus.

  79. Fátima

    A nossa salvação e alho precioso que devemos guardar, não caindo nas ciladas do diabo,mas estar sempre atenta e praticar a fé inteligente!

  80. Bruna

    Muito Forte. Não podemos tirar os olhos do nosso foco que é a salvação da nossa alma. Temos que olhas sempre para o Senhor Jesus e exemplo que Ele nos deixou que é o de obediência até o último instante de sua morte.

  81. Clayton Silva

    Uma a enviada noite bispo Júlio e á todos. Quem vive debaixo da obediência a Deus não vive na rebelião ou seja, é temente a Cristo e vive de acordo com a vontade de Deus. Fico agradecido Atenciosamente.

  82. Vanessa Fernandes

    Muito forte bispo!Não podemos desviar os nossos olhos de Deus, pois Ele é o único que nos oferece o melhor,pois no mundo é só ilusão do diabo.

  83. Roberto

    Interessantisso artigo... Te vejo na IURD ou nas Nuvens!?

  84. jeisa

    muito forte Bispo temos que vigiar muito ,porque o diabo nao brinca e nos também nao temos que brincar com DEUS ... DEUS quer a nossa alma para salvar ,basta nos nus entregar totalmente pra DEUS e sem reserva .o mundo e so ilusão que o diabo mostra ,temos que andar ao contrario desse mundo .

  85. Erika Acero

    Nuestra lucha es diaria contra el mal, el mal nos lanza sus dardos inflamados de dudas, malicia,... pero somos nosotros quien le tenemos que mostrar cual es su sitio y demostrarle que no manda en nosotros, ahí está la importancia de ser obediente a la voz de Dios, a sus consejos. Ya que cuando pedimos fuerza a Dios, Él físicamente no nos la da al contrario nos da la dirección para ser fuertes.

  86. muito forte Bispo e a nossa lutar diária não podemos esquecer que devemos diariamente nos sujeita a Deus.para não dar lugar ao diabo em nossa vida.devemos sempre manter um espírito manso e obediente.nos fortalecendo espiritualmente para que o mundo é o diabo não venha nos atrair com o brilho ilusório deste mundo.

  87. patricia

    o diabo sempre vai agir tentando nos fazer rebelar contra a palavra de Deus, isso é um fato. só que ele nao tem dominio sobre nós, se escolher-mos ser fiel e ouvir a voz de Deus, ele(o diabo) nada poderá contra nós.

  88. Ivanir

    Durante todos esses anos o diabo tem feito apenas uma coisa? Ele tem desacreditado os homens fazendo da verdade uma mentira e da mentira uma verdade. Mas aquele que é de Deus nunca se confunde por mas imperceptível que seja no final a verdade sempre sobressai.

  89. DeuzivaniA de Jesus Santos

    O diabo deixou ser dominado pelo orgulho e desejou ser como Deus no céu, visto que seus projetos falharam hj ele continua investindo assiduamente em tirar a glória de Deus atraves de nossas vidas, quando adoramos e obedecemos a Deus. O diabo vem nos ludibriar com as tuas ofertas ilusórias e assim tendo a nossa adoração que somente Deus é o merecedor. Por isto a nossa luta e diária , vigiando e nos purificando para jamais sermos contaminados pela nossa natureza pecaminosa e dominados pelo orgulho , o qual nos impede de termos o Reino de Deus dentro de nós.

  90. Fernanda

    Muito forte , bispo. A nossa luta é diária, não podemos nos esquecer que devemos diariamente nos sujeitar a Deus para não dar lugar ao diabo em nossas vidas. Devemos sempre manter um espírito humilde e obediente, nos fortalecendo espiritualmente para que a rebelião e o mundo não venha nos atrair.

  91. Aline Oliveira B. Sabino

    Muito forte Bispo... O diabo tenta a cada instante tentar tirar os nossos olhos do Espírito Santo, tentando nos fazer olhar para as falas humanas os erros, graças ao Senhor Jesus hoje temos o perdão de Deus, podemos conquistar a nossa salvação dia após dia, o que não é fácil, mas como a palavra diz.. .Nós é que devemos resistir, e olhar sempre para o Senhor Jesus.

  92. Ariane do Carmo

    Todo momento lutamos contra tudo aquilo que desagrada ao Espírito Santo, já que o diabo investe pesado para que venhamos nos rebelar contra a Deus e seus mandamentos. Se no céu o espírito da rebelião conseguiu espaço para agir imagina aqui nesse mundo podre que habitamos. Para isso não ocorrer é necessário que vivamos em obediência a Deus, vigiarmos a todo o momento para que não venhamos seguir exemplos do próprio diabo.

  93. Márcia Rocha

    Como me fortaleço com suas publicações Bp.Julio. As vezes começo a olhar para as circunstancias e me sinto a quilometros de distancia de Deus!As suas publicações,fotos e comentários é uma ajuda e tanto, para que possamos acordar e continuar olhando para o alvo que é o Senhor JESUS!!!! Obrigada por estar sempre em alerta!

  94. Rebeca

    Bom dia Bp Muito forte essa palavra...o diabo quer o que é puro,santo,assim como no céu tudo era santo ,nós também que temos o espirito de Deus somos assim, mesmo sendo pecadores .Por isso o diabo faz de tudo para nos corromper, fazer com que venhamos a nos rebelar contra o nosso criador e passar a ser um ser como ele sujo,orgulhoso ,impuro .Temos que está atento para não da continuidade ao que ele começou. Que Deus abençoe o sr e sua familia abundantemente

  95. Ines Santos

    Muito forte esta mensagem bispo . Tenho estado a meditar em algumas dessas passagens, principalmente quando o Senhor Jesus foi levado pelo Espírito Santo ao deserto para ser tentado e vi que a principal arma que temos para derrotar o diabo é a Palavra de Deus, o Senhor Jesus usou-A em todas as situações, isso mostrou-me que tenho que valorizar a Palavra, conhecê-La e vivê-La.

  96. Marta Pinho

    Muito forte ! O nosso foco tem de estar sempre em servir a Deus que é nada mais nada menos que destruir as obras do diabo. Resistir ás tentações, aos sentimentos errados, aos vícios é resistir ao diabo e fazendo isso ele não terá mais controlo sobre a nossa vida mas, se não fizermos isso, desobedecendo a Deus, aí acabamos por resistir ao Todo Poderoso e aí o diabo toma conta da nossa vida. Temos de estar vigilantes e submetermo-nos á Voz de Deus e assim nenhum mal poderá nos atingir ! Deus abençoe.

  97. Raquel

    Devemos nos sujeitar a Deus e resistir a todos os enganos do diabo, nos render a Jesus Cristo para q Ele habite em nossos corações e sejamos fortes para resistimos a todo mal.

  98. Silvana Focetola

    Quando eu resisto ao Espírito Santo, automaticamente estou dando lugar ao diabo na minha vida. Por isso não devo tirar os meus olhos do mais importante e sempre me sujeitar à DEUS. Obrigado Bispo me ajudou muito!

  99. Cassélia Muniz

    Precisamos estar sempre em comunhão com Deus vigiando e orando, para que não venhamos ceder as tentações sugeridas pelo mundo. Infelizmente muitos deixaram de buscar a Deus e passaram a buscar os seus próprios interesses e hoje vivem uma vida de destruição.

  100. Jessyca Otero

    Muito forte Bispo, o único jeito de resistirmos ao diabo e todas as suas obras de rebelião é sujeitarmos à Deus e fazermos a Sua vontade.

  101. Alexander Santos Lima. Cacém

    Muitos outrora tinham o Espírito Santo e caíram, assim como o diabo. O Senhor Jesus, deixou-nos o exemplo de como permanecer, firme. Temos de ser humildes, obedientes e temer à Deus. Temos de focar em Deus, e não nas coisas desse mundo, ou em nós, para não correr-mos o risco de pensar-mos que somos autosuficientes.

  102. Vilma dos Santps

    Devemos nos sujeitar a Deus em todo tempo, obedecendo Sua palavra e fazendo Sua vontade, pois só assim, não daremos vazão para o mau entrar.

  103. Vilma dos Santps

    Devemos nos sujeitar a Deus em todo tempo, obedecendo Sua palavra e fazendo Sua vontade, pois só assim, não daremos vazão para o mau entrar.

  104. Meryane Senna

    Aquele que se deixa iludir pelas suas próprias vontades,pelas situações que o diabo cria no dia-a-dia e deixa de ouvir a voz de Deus, se rebela contra o Espírito Santo, por isso temos que estar sempre blindando a nossa comunhão com Deus, para não dar margem a atuação do diabo!

  105. Aryane

    Devemos sempre guarda o coração, pois la esta a fonte de todo mal, o orgulho, a rebeldia, enfim tudo que o diabo ama.

  106. Thaís A C Silva

    Em pensar que rebelião não é somente o que vemos na TV, o que acontece em presídios, o simples fato de não fazer a vontade de Deus é uma rebelião, e temos que vigiar porque quando desagradamos a Deus agradamos ao diabo.

  107. Victor

    Boa noite Sr.bispo Com certeza bispo quando a gente não obedece a voz de Deus o diabo ele entra na vida da pessoa e a pessoa passa a fazer vontade dele a não obedecer e ser orgulhosa rebelião para que isso não acontece na nossa vida a gente tem obedecer a palavra de Deus e ser humilde para ouvir e temer deus.

  108. Adriana Ventura

    Por isso precisamos sempre vigiar e blindar nossa fé, para não cair .

  109. Lucas FJE Costa da Caparica

    Se não vigiarmos a todo o instante, estamos propícios a dar lugar ao diabo, porq ele não para de tentar, de colocar pensamentos, de por idéias contrárias às de Deus. Eis ae a importância de usar uma fé consciênte e inteligente e também de não parar de vigiar. Numa guerra soldado não dorme e nem nos podemos durmir.

  110. Laleska Caroline

    Tudo começa com o orgulho,quando deixamos o orgulho tomar conta de nós supostamente logo damos lugar para o diabo agir,sujando o nosso coração! Dai começa a rebelião passamos a desobedecer a palavra de Deus! Mais se resistimos ao diabo e obedecemos a palavra de Deus ele não tem como agir em nossas vidas!

  111. Raul Silva-Funcha1

    Quando seguimos ao próprio DEUS estamos a viver a Lei que caracteriza a obediência. Lucifer não quiz obedecer, e de um modo geral tem feito os seus seguidores diários a muitos anos atrás e ainda atualmente,através da desobediência a palavra de Deus. somente o obedecer,disciplina definirá em ser um verdadeiro seguidor do Senhor Jesus através de um modo sacrificial.

  112. Anita Silva- Funchal1

    O obedecer nos leva a definir a quem estamos a servir e quando se trata da salvação não é diferente. A própria desobediência de lucifer o levou ao seu devido lugar onde já sabemos hoje. O temor a DEUS é a grande importância em manter a própria salvação.

  113. Jenifer

    Muito forte, e é exatamente isso que acontece, quando deixamos de dar o nosso melhor para Deus para se submeter a pensamentos de orgulho, já que é forma que o diabo vem trabalhando para nos derrubar. Aprendi que sempre tenho que cuidar com meus pensamentos para não deixar que o sentimento de orgulho tome conta, não quero seguir esse exemplo e mais tarde acabar em meio a essa rebelião.

  114. cida fernandes

    O diabo quer nos fazer resistir ao Espirito Santo,para que possa ter acesso aos que são de Deus #Rush2016 #Godllywood

  115. ivoneide

    logo quando comecou essa rebeliao que o diabo fez no ceu. aqui na terra tudo mudou começando com o pecado de eva e adão ai tudo se tornou dificil para a vida do ser humano ate os dias de hoje.

  116. Vinicius

    Boa tarde Bispo ! uma coisa me chamou atenção , que quando a rebelião começa é porque o cristão para de olhar para Deus e começa a olhar para as suas vontade , aos sentimentos , emoções , orgulho . Como também o diabo espera que demos uma brecha para ele entrar , seja numa palavra de ofensa que recebemos , ou situações que passamos no trabalho ou até com pessoas na igreja. Não posso olhar para essas lutas e nem para o que falam de mim ou a situação , e sim em fazer a vontade de Deus. De ser humilde , obediente , manter a minha comunhão e minha fé Forte no SENHOR , e Disciplinado na palavra de Deus.

  117. Wanessa Carvalho

    Essa é uma reflexão muito valiosa, nos momentos de dúvidas ou tribulação é sempre bom rever o que estamos pensando ou fazendo, para que não nos rebelemos contra Deus e assim fazer o que o diabo quer!

  118. Daniela

    E verdade muito forte bispo. O Diabo esta SEMPRE a ver se tem uma brecha para poder nos destruir, mas quando o nosso coraçao, a nossa mente esta em Deus ele ate pode estar ao nosso derredor mas nao vai conseguir entrar pois nao encontrara brecha alguma. Ele vai sempre nos tentar fazer cair, ou sentir alguma coisa ou ate mesmo montar ciladas para que nos duvide mos ou nos deixe mos conduzir pelos sentimentos ou pensamentos. Mas e ai que nos devemos ser mais fortes pois se somos de Deus, se ELE nos deu a honra de ter o seu espírito o Diabo não tem onde pegar, a única saida para ele e mesmo partir. Mas devemos estar sempre atentos pois o diabo e muito astuto e bastante inteligente, mas nos com Deus devemos estar sempre em alerta pois por vezes pensamos que e de Deus e depois cai mos na cilada do diabo. A nossa vida deve estar firmada com Deus e estar mos sempre atentos para poder ouvir sua voz. Obrigado bispo por esta mensagem. Que Deus o abençoe mais e mais.

  119. noem

    Muito bom e e exatamente nestes momentos que temos que não só orar mas especialmente vigiar....

  120. Alice F Costa - Força Jovem VFX

    Podemos ver que não importa o lugar a onde nos estamos nem muito menos a nossa posição dentro da igreja, temos o exemplo do Diabo que estava onde havia justiça, amor, paz e foi rebelde para com Deus e depois temos Jesus que esteve aqui na terra onde a tudo o oposto do céu mas mesmo assim foi fiel para com Deus. O objectivo do Diabo sempre será destruir a obra que Deus fez em nossa vida, mas nos damos permissão para isso quando não vivíamos , quando deixamos de nos examinar, se realmente estamos fazendo as nossas vontades e sentimentos, ou indo contra eles, me sujeitando a Deus, fazendo a vontade dele e não a minha negando o meu, me colocar sempre a sua disposição e me humilhar perante Ele, e principalmente sendo obediente para com a Sua Palavra.

  121. Jaqueline Oliveira

    Muito forte, Bispo! Nós precisamos estar diariamente resistindo ao diabo, fugindo de seus conselhos e devemos nos sujeitar sempre à Vontade de Deus.

  122. Geovana Alves

    Verdade, nós solos representantes de Deus aqui na Terra, por esse motivo devemos resistir ao Diabo e ensinar aquele que ainda não conhecem a o fazer.

  123. Renata Castro

    De fato, quando deixamos de obedecer a Deus, estamos nos rebelando contra Ele e assim estamos fazendo a vontade do diabo, estamos seguindo seu exemplo. Dessa forma, deixamos com que ele entre em nossas vidas, destruindo nossas famílias, casamento e por aí vai. Essa é a forma que Ele encontrou de dar continuidade a rebelião feita no Céu. Mas quando nos submetemos ao mesmo Espírito que está nos Céus, frustramos os planos do diabo e de seus demônios, que é fazer com que a gente se rebele contra o Espírito Santo. O que devemos fazer é temer, obedecer e vigiar para que assim como aconteceu no Céu, as obras do diabo sejam destruídas em nossas vidas e fazer com que ele venha a fugir de nós. "Resisti ao diabo e ele fugirá de vós"

  124. Erica Santos

    Muito forte Bispo, quando obedecemos a palavra de Deus sujeitamos a Ele e o Diabo foge da gente.

  125. zuleide

    Não podemos jamais dar ouvidos ao diabo, se fizermos isso estamos perdidos, temos sim é que nos sujeitarmos ao Espirito Santo.

  126. Adailma Gonçalves

    Temos que está vigilantes e jamais deixar brechas para que o diabo venha ter acesso a nossa vida. E não podemos jamais resistir ao Espírito Santo, mais sim sujeitar a Sua Voz e obedecer.

  127. Sonia

    Bom dia, Muito forte !! esta palavra , a vigilância tem que ser constantes, para não dar brechas ao diabo.

  128. GISLENE

    Olá Bispo, a muito tempo tenho acompanhado as mensagens pelo Blog, e agradeço a Deus por abrir os meus olhos através destas mensagens. Até então já imaginei várias razões pelas quais o diabo tem nos tentado, mas nunca pensei sobre o que foi descrito: "...porém, em nós, está o mesmo Espírito que está nos Céus! E o que é que o diabo mais deseja hoje em dia? ". A mesma rebelião que houve nos Céus, a mesma que o diabo tenta causar dentro de nós, tentando fazer com que venhamos cometer os mesmos erros que um dia o diabo cometeu nos Céus. Essa mensagem para mim serviu como um incentivo vindo de Deus, para despertar mais e mais pessoas do sono da morte causado pelo diabo dentro da igreja e pelo mundo afora. “Para isto Se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.” (1 João 3.8). Que Deus continue usando ainda mais o senhor para nos ensinar, e que ele possa criar em mim as condições para me usar ainda mais, me capacitando para salvar a outros. Amém

  129. kÁTIA

    Muito forte essa mensagem!! De fato quando tiramos o foco de Deus e nos deixamos envolver com coisas que não dizem respeito a fé, automaticamente vamos deixando de lado o mais importante que é ouvir e obedecer a voz do Altíssimo. E gradativamente vamos negligenciando-O . Portanto estejamos sempre atentos para não nos deixar envolver com o ilusório e cair em tentação, mas sejamos sensíveis ao Espírito Santo e o mais Ele nos dará.

  130. valdirene

    E verdade Deus se agrada dos humildes e sincero pois onde a o orgulho nao a espaco pro Espirito Santo habitar e agir

  131. Valdiene Gomes

    Devemos vigiar para não dar lugar ao diabo, pois quando resistimos ao Espírito Santo automaticamente estamos dando lugar a ele, e isso é o que ele precisa para nos manter distantes de Deus. A rebelião é desagradável aos olhos de Deus, pois todos aqueles que o amam obedecem a Sua voz.

  132. Eduarda da Graça

    nao vou permitir que o diabo destrua a obra de Deus na minha vida. e tenho que resistir ao diabi e não ao Espirito Santo. e o objetivi di diabo é m fazee resistir ao Espirito Santo. e a solução é eu mi sujeitar a Deus.

  133. Daniel MacArthur

    Bom dia Bispo! A rebelião nasce quando não há uma obediência para com a vontade de Deus , isso é rebeldia é um princípio satânico . Para que estejamos bem aos olhos de Deus temos que obedecer lo , pois é isso que Deus espera de todos nós .

  134. Fábio Medeiros - FJE Açores - Ponta Delgada

    Bom dia sr.Bispo, Na tentação do deserto o diabo revelou as três maiores características do "filho da perdição" ou "anticristo": 1. Falsa unção; ("Transformar as pedras em pães") 2. Blasfémia no Templo; ("Falsos Evangelhos, isto é, seitas") 3. Reino das Trevas; ("Adoração a si mesmo, exaltar o ego") Quando nós nos deixamos cair em algumas destas, estamos sendo rebeldes contra DEUS, embora até pensemos que O estejamos a servir, tal como muitas pessoas pessoas que falam de DEUS, mas estão longe Dele.

  135. Leandro Souza - Funchal I

    Olá a todos! Deus em sua infinita grandeza nos tem dado a conhecer o nosso inimigo e assim como combate-lo, por isso devemos tomar uma atitude diante das obras do diabo, quem é de Deus ouve as palavras de Deus e assim pratica, para que tudo vá bem, e assim derrotarmos todo o mal, essa disciplina de fé leva a possuir a vitória absoluta, aqueles que rejeitam e vivem na indisciplina estarão a mercê do mal...

  136. Tânia Afonso

    Bom dia ,pois não é fácil lutarmos contra as vontades do diabo pois ele todos os dias nos coloca em situações para nos cairmos em tentação mas quando nos temos uma fé inteligente sabemos que temos de passar por cima dele , que não podemos fazer a sua vontade por isso cada dia que passa temos que buscar a Deus com todo o nosso coração e coloca-lo acima de tudo . Sem o Espírito Santo não somos nada nem ninguém.

  137. Fabiana Volpin

    Bom dia Bispo e à todos, Bispo o que me chamava atenção é justamente que nenhum outro ser colocou o orgulho no diabo, mas nasceu dentro dele o desejo de Ser mais que Deus, por meio deste desejo ele instigou os outros, querendo que o mesmo sentimento de orgulho nascesse nos demais, Por esta razão eu tenho que me policiar pois sei que o Diabo quer a todo custo colocar dentro de mim o desejo de me sujeitar as minhas vontades, e como cristã deve haver da minha parte a fé para resistir o diabo e me sujeitar a Deus. Sou eu que decido a quem me sujeitar!

  138. Antonio Volpin

    Bom dia Bispo e à todos, O Caminho de Deus é o da sujeição, o do diabo, da rebelião. O Senhor Jesus nos ensina mais de uma vez a importância da vigilância, mas vigilância do que? Justamente nossas ações e reações! Para permanecer se sujeitando a Deus, é necessário estar com os olhos fitos n'Ele a todo instante, buscando a cada dia obedecer Sua voz sem restrições, pois um desvio pode ser fatal. Muito obrigado

  139. Lucio Machado

    Bom dia Bispo Júlio. Devemos ter total atenção mencionado neste post, e principalmente estar atentos a nossa ações e reações, a fim de sabermos se estamos sendo rebeldes ou não. Por vezes algo que seja "aparentemente" simples, ou seja; é desconsiderado, não se da a devida atenção, acaba por nos afastarmos de Deus com o tempo, e como mencionado, leva-nos mais próximo do diabo. A rebelião pode estar em pequenas atitudes, cabe a cada um estar VIGILANTE, de maneira que esteja sensível aos mínimos detalhes, e assim qualquer sinal de rebelão ao Senhor Jesus, ser totalmente contra, assim como rever as ações, e muda-las de imediato. Muito obrigado.

  140. Levi da Luz - Lisboa/Portugal

    Bom dia bispo, Me chama a atenção que sempre há um primeiro a fazer algo, tanto bom como ruim, depois disso vem os seguidores. O pai da rebeldia é o diabo e a própria humildade é Deus. Por isso todo que quer se manter na presença de Deus deve estar sempre em humildade e obediência a Deus e as autoridades constituídas por Ele.

  141. Alexandre Santos

    Bom dia Bispo E são muitos os que têm caído nesta ilusão do mundo, o apego a coisas P, pessoas e sentimentos tem segado muitas pessoas e por este motivo o diabo tem ganhado força na vida das mesmas e desgrudo um por um e levado estas pessoas, Cabe a mim olhar para onde realmente interessa que é o altar de Deus, por que ali tem tudo que eu preciso, não há outro lugar . Obrigado Bispo

  142. Francisco Baiadori

    Bom dia Bispo! Muito forte! Por isso devemos sempre olhar para o Autor e Consumador da Fé: o nosso Senhor Jesus e seguir os bons exemplos que temos aqui na Terra de homens e mulheres de Deus que andam segundo a Justiça Divina, sem se importar com o que o diabo nos sugere (pois tudo que ele oferece é passageiro), mais resistindo a ele e ele fugirá de nós. Obrigado pela atenção e cuidado!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.