Mensagens

O princípio que muda tudo! (parte 1)

31 de Agosto 2014

O princípio que muda tudo! (parte 1)

Por vezes, a refletir sobre o passado, chegamos a questões que nos fazem pensar e uma delas é: quem tinha mais probalidade de pecar? As pessoas do passado ou as dos dias atuais?

Quando é que seria “mais fácil” pecar? Seria na época de Abraão, Moisés, Juízes… dos grandes profetas, do Senhor Jesus, da Igreja Primitiva ou agora? Nos nossos dias?

A realidade é que a tentação existe e sempre existiu. E todos nós somos tentados ao máximo nos nossos dias, assim como no passado. A grande diferença é que, hoje em dia, existem outras coisas, como a pornografia, as drogas, a promiscuidade… porém, o pecado, a tentação é a mesma, tanto é verdade que a Bíblia refere que Deus destruiu o mundo na época de Noé porque a terra estava cheia de maldade, perversidade, crueldade e pecado.

Quando Deus decidiu destruir Sodoma e Gomorra, o insulto, o pecado, tinha chegado aos Céus. Então, não podemos pensar que nos dias de hoje é mais fácil pecar que no passado, porque, assim como nós, também eles foram tentados ao máximo!

Então? Por que motivo no passado as pessoas não caíam e se corrompiam como hoje em dia? Pastores, esposas, obreiros, membros que, tendo acesso à Palavra de Deus, a reuniões inteligentes e diárias, a programas de rádio, à internet, porque é que hoje as pessoas se deixam contaminar, influenciam ou deixam influenciar para o mal, mais do que no passado?

Por causa da falta de uma única coisa! Não é de conhecimento, de fé, de falta de uma experiência com Deus, nada disso… é por falta de algo que as pessoas tinham no passado, mais do que nos dias de hoje, que é: TEMOR AO SENHOR!

No passado:
– Não sabiam qual era o Nome de Deus, apenas chamavam de SENHOR…
– Não tinham a Palavra de Deus (até Moisés, com os 10 MANDAMENTOS, não existia nada escrito. Mais tarde é que foram escritos os Livros dos Profetas)
– Não tinham o Espírito Santo

Sim, o Espírito Santo não Batizava (fazia Morada nas pessoas) como hoje, que está em mim ou sobre cada um dos que buscam a Deus com sinceridade, abrindo o seu entendimento ou guiando-o com cada Palavra que está a ser escrita ou a ser dita para você entender e hoje ter a Mente de Cristo.

Então, como é que estas pessoas, não tendo o Nome de Deus, a Sua Palavra e o Espírito Santo, eram mais tementes, leais ou fervorosas? Elas desviavam-se do mal e não se deixavam influenciar pelos maus testemunhos ou pelas circunstâncias. E porquê? Porque tinham uma coisa que muitos, nos dias de hoje, não têm e nem se preocupam em buscar; não têm e nem sequer valorizam, que é: O TEMOR!

Era este pormenor que os fazia desviarem-se do mal, respeitarem a Deus profundamente e terem uma grande consideração por Ele. Foi este mesmo TEMOR que José revelou ter quando a mulher de Potífar se insinuou para dele. E foi este mesmo TEMOR que o guardou, iluminou, protegeu e fortaleceu.

Deus é contigo e eu também!
Bjf


18 comments
  1. Elias Pacheco

    Muito forte bispo

  2. Karla Mirela Silva

    O temor a Deus é o princípio da sabedoria, não há mal que resista ficar na vida de quem teme a Deus.

  3. Neirity Isabel dos Santos

    Boa tarde senhor Bispo! Primeiramente quero agradecer por mais um estudo que nos conforta, nos levanta, mas que também nos obriga a analisar a nossa vida com Deus e as nossas atitudes. É bem verdade que quando se perde o Temor para com Deus, todo o resto já não faz sentido(orar, jejuar, louvar, exaltar, evangelizar, etc.) porque sem o temor estamos a fazer tudo isso sem qualquer valor, sem chama, sem alegria, sem perseverança e acabamos por fazer do nosso jeito e não do jeito que agrada a Deus, torna-se apenas uma obrigação, quando na verdade, trata-se de uma oportunidade, uma honra, servir e agradar ao Deus-Vivo! Deus o abençoe!

  4. larissa

    Bispo Julio, as mensagens do senhor sempre nos ensinam muito, gostaria mesmo que o senhor escreve um livro, tipo com o nome 'NÃO DESISTA", ja existe um livro com esse nome,mas quando o senhor colocar suas mensagens irá ajudar muito mais pessoas. Tenho certeza. Creio que ainda lerei um livro do senhor e da Dona Vivi. grande abraço Bispo Julio

  5. Diana Rebelo

    Boa Noite Bp. Júlio, Podemos também substituir TEMOR por RESPEITO. Quando eu respeito Deus, eu vou não fazer nada que o desagrade, porque o amo e tenho respeito. José se manteve firme na provação porque seu TEMOR a Deus (respeito) estava acima de tudo. Se eu tiver Temor a Deus eu vou conseguir ultrapassar a provação. E Não vale a pena usar a desculpa que a carne é fraca porque está escrito que não seremos tentados além do que podemos suportar (1 Co. 10:13). Obrigado pelo post. Ajudou. Deus Abençõe

  6. Marina -FJE Figueira da Foz(V)

    Boa noite Haver tentações há e sempre haverá . Temos que estar atentos e com comunhão com Deus . Mas os que temem a Deus , desviam-se do mal, tentam andar no caminho correcto . Obrigado

  7. sandra rocha,FJE,FIGUEIRA DA FOZ

    Tentações,há e sempre haverá,mas cabe a nós estar atentos para não caír nas mesmas,temos que vigiar, orar, pedir ao nosso pai, que sejamos fortes e preserverantes.

  8. Paulo Cabral F.J S. Carlos

    Boa tarde Um cristão quando decide andar nos caminhos de Deus guardando os caminhos de Deus preceitos estatutos juízos,tem que ter em mente o temor pelo o Senhor se não haver é impossível estar perto do Senhor, ela até pode assistir as reuniões de quarta e domingo mas se não há temor o coração desta pessoa esta longe do senhor.

  9. Fábio Medeiros- FJE Açores

    Vejamos o que disse o Homem mais sábio de sempre: "Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta." Eclesiastes 7:10 Quem acha que antes ou hoje é mais difícil, é burro! Salomão é que disse, não eu! Quer dizer não foi Salomão, foi a mente de DEUS sobre ele.

  10. Joana Custódio- FJE Centro Alcobaça

    Boa noite Bispo, as tentações vêm para todos, em qualquer época, mas a decisão e atitude de cada um vê-se através do temor a Deus. Os que não temem, mais tarde ou mas cedo caem, mas os que temem a Deus, desviam-se do mal, tentam andar no caminho correto. Que Deus o abençoe.

  11. Tiago Neto FJE-Alcobaça

    Ola boa noite, o Temor na vida de uma pessoa faz toda a diferença, entre o pecar e não pecar.

  12. Micael Ferreira - FJE - Centro | Alcobaça

    Boa noite, ter TEMOR é um acto de respeito para com Deus, devemos manter sempre esse respeito sobre todas as coisas de Deus, não havendo esse TEMOR as pessoas acabam por deixar-se levar pelo pecado. Muito obrigado Bispo pela sua mensagem, Deus abençoe.

  13. Cristela - FJE Centro Alcobaça

    o bom noite esta mensagem muita forte para mim.

  14. Catarina Medeiros FJE Açores

    Se eu admitir que a tentação/pecado nos dias de hoje está mais evoluída, que estámos mais propensos a pecar nos dias de hoje, algo se passa de mal, porque é o sinonimo de que a tentação de Jesus no deserto foi pequena e que o diabo com o tempo está aumentando a tentação/pecado. Nada disto. O diabo tentou Jesus com "... manda que estas pedras se transforme em pão",... lança-te daqui a baixo";"...Tudo isto te darei se prostrado me adorares". Mateus 4.3-9. Ninguém nunca foi tentado como Jesus, ninguém. Jesus levou tudo sobre si, venceu qualquer pecado. Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. 1 Coríntios 10:13 Não aceito de maneira nenhuma a afirmação de que o tentação/pecado nos dias de hoje está pior do que no passado. Se eu dizer isto estou arranjando uma desculpa para os meus erros. Pecado é pecado, não é pecado minúsculo nem pecado maiúsculo. Não é pecado fraco nem pecado fraco, é pecado. O pecado pode ser ter cometido inconsciente como consciente continua a ser pecado. "Se alguma pessoa pecar por ignorância, oferecerá uma cabra dum ano como oferta pelo pecado." Números 15:27 Tentação é tentação, não existe tentação pequena ou tentação grande. Se vivemos no pecado é porque não temos temor e se não temos temor é pedir a Deus temor. "...e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará." Mateus 24:12 Isto quer dizer que em tempos a iniquidade (pecado) se multiplicara, ou seja, aumentara. Não diz que o pecado será maior e por isto estamos mais propenso a cair em tentação.

  15. Reijane Corrêa

    Sei o que é temor,mas também o que é medo,e me apavora só de pensar em perder o meu temor a Ele,eu temo e tremo,

  16. Vitor Rodrigues Nunes-Serra Gaúcha, Brasil

    Boa tarde Bispo!!! Graças a Deus por esse estudo, por essa Palavra. Venho no momento certo, eu estava precisando mesmo ouvir isso. De fato, é o TEMOR que faz toda a diferença :-) Deus abençoe a Iurd Europa.

  17. João Marques

    Excelente estudo. Realmente o temor a Deus é o principio da sabedoria.

  18. Fabio Dias

    Essa mensagem foi direto pra mim. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.