Blog Mensagens

O Pós-Quarentena de Noé

23 de Abril 2020

O Pós-Quarentena de Noé

Na pandemia do coronavírus que estamos a viver, vemos muitos a especularem sobre como será o ‘pós-quarentena’. Uns otimistas, outros pessimistas, mas todos unânimes afirmam que é impossível descrever o que acontecerá com precisão. Se olharmos para a história da humanidade, realmente vivemos hoje uma crise sem precedentes. Mas, será que o Homem já viveu algo pelo menos semelhante? Sim! Noé e a sua família.

A maldade no coração dos homens era tão grande, que Deus trouxe o dilúvio sobre a terra. Noé achou Graça diante de Deus e recebeu as instruções para construir a arca e, assim, sobreviveria ao dilúvio, ele e a sua família. Noé obedeceu. A Bíblia diz que:

“Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.” (Gn 6.22)

Depois de anos, com a arca já construída, Deus disse a Noé:

“(…) farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites” (Gn 7.4)

Deus referiu precisamente quanto tempo iria chover, mas não quanto tempo Noé ficaria na arca. Depois de quarenta dias, a chuva parou, mas:

“as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu, foram cobertos.” (Gn 7.19)

Ou seja, mesmo depois da quarentena, Noé precisou de continuar no interior da arca, porque as águas ainda inundavam a terra.

• O que passaria na cabeça dele?
• Será que ele ficou preocupado se as reservas de comida durariam?
• Será que ficou ansioso por voltar a trabalhar?
• Será que se questionou se a terra voltaria a estar apta para o plantio?
• Será que teve problemas com os familiares?
• Será que pensou que, de facto, era o fim?

Não temos resposta às perguntas acima, mas, com certeza, pensamentos maus vieram. Entretanto, algo muito maior que os maus pensamentos prevaleceu: A Palavra de Deus.

Noé confiou na Palavra:

“Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.” (Hb 11.7)

Só a Palavra de Deus sustenta quando estamos diante de uma crise que não conseguimos prever o seu fim. Demorou mais de 300 dias para as águas baixarem, ou seja, quase um ano para Noé voltar a pisar terra firme. E a primeira coisa que ele fez foi levantar um Altar e sacrificar.

Quem confia na Palavra, sabe que mesmo que demore semanas, meses ou até mesmo anos até que tudo volte ao normal, Deus está cuidando dos que n’Ele creem.

E você? Está apegado(a) à Palavra de Deus de maneira a que a sua Fé prevalece sobre os maus pensamentos?
Você crê que Deus está cuidando de si e da sua família? Você tem investido na sua Salvação e Comunhão com Deus?

Creia. Não importa quanto dure o ‘pós-quarentena’. Com Deus, Vai arrebentar!

Deus Abençoe Grandemente!

Pr. Leandro Maniquez
Angola


One comment
  1. José Silva

    No passado criticaram a Noé por construir a arca, mas depois todos queriam se aproveitar do seu sacrifício para se salvar... Com o Senhor Jesus, não foi diferente, querem se aproveitar do seu sacrifício para se salvar... Obs. Esquecem desta palavra: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me”. Marcos 8:34 Depois desta quarentena não sabemos o que vai acontecer, sabemos que só os que sacrificam serão salvos, não dá para pegar carona no sacrifício de ninguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.