Mensagens

O poder das palavras (II)

2 de Maio 2011

O poder das palavras (II)

Começam por simples letras que se associam a outras… assim nascem as palavras, fonte de poder ou de destruição, dependendo de quem, como e por que motivo as usa

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Todas as coisas foram feitos por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” (Jo 1 e 3)

Foram as palavras, no caso, as proferidas por Deus, que nos trouxeram à existência, por isso, as palavras que proferimos são acção, e, como seres criados à Sua Imagem e Semelhança, tal como Deus, as nossas palavras também transportam poder.

Contudo, é também a Bíblia que nos alerta que “De uma só boca procede bênção e maldição”, pois, “Com ela, bendizemos ao SENHOR e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus” (Tiago 3.9-10). Por isso, tenha sempre em atenção que “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.” (Provérbios 18.21).

Na Bíblia podemos encontrar várias situações em que as palavras foram usadas com poder, o qual estava no interior de quem as proferiu:

Para Criar
“Haja luz” (Génesis 1.3)

Para Dominar
“Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos…” (Génesis 2.20)

Para Abençoar
“Deus te dê do orvalho do céu, e da exuberância da terra, e  da fartura de trigo e de mosto: Sirvam-te povos, e nações te reverenciem; sê senhor de teus irmãos, e os filhos de tua mãe se encurvem a ti; maldito seja o que te amaldiçoar e abençoado o que te abençoar” (Génesis 27.28-29)

Para Amaldiçoar
“Então, lhe disse Jesus: Nunca mais coma alguém fruto de ti!” (Marcos 11.14)

Para Destruir
“Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.” (Tiago 3.6)

Segunda parte…

Para Vanglória

“Assim, também é a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!” (Tiago 3.5)

Para Consolar

“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (2Pedro 5.6-7)

Para Curar

“Então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja, feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado.” (Mateus 8.13)

Para Ressuscitar

“E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: desatai-o e deixai-o ir.” (João 11.43-44)

Para Salvar

“Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.” (Romanos 10.9-10)

Exercício para hoje:

1. Elimine as palavras negativas do seu vocabulário;
2. Acredite nas suas próprias capacidades, tornando-se na sua própria claque;
3. Repita, todos os dias, palavras de incentivo para si mesmo;
4. Assuma as responsabilidades de tudo o que acontece consigo;
5. Mude aquilo que precisa de ser mudado.

Por todos os motivos apresentados, cada um de nós deve assumir a sua própria responsabilidade ao falar. As palavras tem uma força própria, semelhante à da lei da gravidade, ou seja, quando atiramos algo para o ar, é mais do que certo que regresse à terra! Imagine, então, que cada palavra que sai da sua boca vai para cima? Num dado momento, elas cairão… resta saber: serão boas ou más palavras? Imagine que as palavras boas são como flores perfumadas e as palavras negativas como pedras. O que você tem atirado? Flores ou pedras? Por isso, seja – conscientemente – responsável por tudo aquilo que diz…

“Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.” (Mateus 12.36-37)

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!


31 comments
  1. Andre Cruz

    Cordiais Saudações, Bispo!! Devemos urgentemente manter uma real e total vigilância quanto as nossas palavras, do contrário iremos prestar contas de todas elas.

  2. Deus deu-nos o dom da palavra, mas temos que ter muito cuidado quando as pronunciamos.

  3. Carleide Lima - Cenáculo do ESPÍRITO SANTO - Sobradinho (Sede) - DF

    E não esqueçamos que de uma mesma fonte não pode jorrar água doce e salgada!

  4. Muito profundo este post, pois abre a minha visão para muitas coisas, e me faz despertar e ficar ainda mais alerta com minhas palavras!

  5. Daniel - BR

    Bispo é realmente verdade, pois a nossa palavra não sai de nossa boca vazia, ela carrega um Espírito, resta saber si é positivo ou negativo, que é determinado por aquilo que esta dentro de nós, por isso que aquele que si encontra bem espiritualmente as sua palavras são poderosas, diferente daqueles que carregam consigo um mau Espírito, de sua boca sai de palavras terríveis e depreciativas.

  6. Denis Ricosti

    Bispo muito forte a palavra tem pode di levantar a pessoa ou destruila porque a palavra é vida ou morte Deus abençoei bispo em nome de Jesus

  7. ♥ ઇ‍ઉ Camila Cristina de A. Marques - SEDE - Padre Miguel -RJ ♥ ઇ‍ઉ

    Boa tarde Bispo Julio, Realmente as palavra sempre tiveram e sempre vão ter um poder enorme em nossas vidas, e como o senhor falou estarei colocando em pratica essa listinha que o senhor falou: Exercício para hoje: 1. Elimine as palavras negativas do seu vocabulário; 2. Acredite nas suas próprias capacidades, tornando-se na sua própria claque; 3. Repita, todos os dias, palavras de incentivo para si mesmo; 4. Assuma as responsabilidades de tudo o que acontece consigo; 5. Mude aquilo que precisa de ser mudado.

  8. ♥ ઇ‍ઉ Camila Cristina de A. Marques - SEDE - Padre Miguel -RJ ♥ ઇ‍ઉ

    Boa tarde Bispo Julio, Realmente as palavra sempre tiveram e sempre vão ter um poder enorme em nossas vidas, e como o senhor falou estarei colocando em pratica essa listinha que o senhor falou.

  9. Que Deus lhe de muita sabedoria, pois o seu texto foi muito útil, Manuela membro

  10. Paloma de sousa

    Bispo Julio é verdade a boca fala o que o coração está cheio,e vou praticar os exercícios.Boa tarde!Que Deus abençoe o senhor e toda sua família abundantemente... Paloma-PE

  11. Bp. Júlio é sempre um prazer enorme visitar o seu blog pois sempre tem algo que vai acrescentar na nossa vida, algo edificante! Esse artigo é muito forte e excelente, hoje mesmo vou compartilhá-lo com as obreiras estou certa que elas irão gostar muito. Que Deus lhe abençõe

  12. Excelente postagem bispo. A palavra tem um poder tremendo podendo abencoar ou amaldicoar, pode trazer bencao ou maldicao para quem fala. Temos que ter muito cuidado com que o que sai da nossa boca, nao podemos nos esquecer que o que contamina o homem é o que lhe sai da boca nao o que entra! Deus abenceo o senhor bispo.

  13. Bom Dia Bispo, muito forte essa segunda parte! com certeza vou estar realizando os exercícios para hoje, isso me ajudará muito. Sempre na Fé!!!

  14. Bispo, Obrigado for the word of faith. by reading this I come to realise that words also show the Spiritual level of a person and they also describe the level of our faith. They hold power to characterise the one who uttered them.

  15. João Marques (Portugal)

    Temos que ter muito cuidado com o que falamos. Até nas nossas orações temos que confessar a vitória e não a derrota. Infelizmente há muitas pessoas a confessar derrotas nas próprias orações. Como é que Deus vai poder abençoar se começamos a confessar que a pessoa A ou B está nas drogas, ou porque está a sofrer, etc? "O SENHOR dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará." Isaías 14 : 24

  16. josé

    Bom dia Senhor Bispo, que Deus sempre lhe conceda inspirações de uma forma maravilhosa! Eu creio que a Palavra é uma semente, os corações são a terra, se a semente é boa, ela irá trazer frutos de edificação, se a semente é má ela irá trazer frutos, mas de destruição. Tudo depende da intenção da Palavra, existem Palavras que levantam, fortalecem, ensinam, esclarecem, confortam; mas existem Palavras que têem outra intenção, de magoar, entristecer, enfraquecer, confundir, atrasar, impedir, fazer cair. Agora também depende da terra, se a terra é boa dá bons frutos, se é má, dá maus frutos; para a terra ser eficáz, tem que estar limpa e vazia, para receber a semente, A Palavra de Deus, e no seu tempo, haver a diferença, de uma vida má, amarga, para uma vida de qualidade, doce. "Pois tudo o que o homem planta, disso colherá!..."

  17. fatima sequeira,império

    quantas são as pessoas que chegam ao cdae,com suas vidas destruídas,porque ouviram uma palavra que as amaldiçoou,palavras essas,proferidas,até por um pai(mãe)num acto de raiva,como:"nunca vais ser ninguem" ou "não vais ser feliz com ninguem".Isso se tornou o futuro dessas pessoas,até que um dia encontraram a resposta,ao procurarem ajuda,e receberam a Palavra de Vida,Palavra essa que transforma suas vidas,Biblia,e que ABENÇOA;graças a DEUS.obrigada por esses ensinamentos que são tão preciosos,DEUS abençoe

  18. Camila Agnes - Barueri/SP

    Olá Bispo! Muito forte! Temos um poder incrível, nas palavras. Por isso, devemos fazer bom uso delas! pois, através delas é que somos e conquitamos!! E é através delas também, é que ganhamos almas para o Reino de Deus! Na fé, Camila Agnes

  19. Muito edificante Bispo... Temos que ser cautelosos no nosso falar, porque ao mesmo tempo que temos poder para resgatar, salvar um vida, tbm temos poder de amaldiçoá-la! E se temos esse PODER que Deus nos proporcionou, porque não usá-lo para benefício do reino de Deus??? Precisamos ser atenciosos no falar, e plantarmos vida onde não há, determinarmos com o poder das palavras que haja vida, que haja salvação, que haja conversão, que haja cura!!! Que Deus ilumine a todos... Abraço!!!

  20. Aventino Pinto de Moura

    È verdade sr. bispo Julio, da mesma boca saem palavras para abençoar e palavras para amaldiçoar, por isso temos que ter muito cuidado antes de falar para que não haja palavra de morte mas si palavra que dê vida, porque na verdade, as pessoas lá no mundo já cançadas de ouvir palavras de derrota. Mas graças a Deus que dentro do Centro de Ajuda encontram palavra de ânimo, de vida , graças ao trabalho que a iurd tem vindo a desenvolver ao longo dos anos. Tudo isto acontece pelos ensinamentos dos servo de de Deus,que sempre nos ensinam e mostram a palavra de Deus. Que Deus abençõe o sr. bispo e o seu ministério...

  21. Muito forte, temos que pensar antes de sair falando qualquer coisa. Me ajudou muito, principalmente depois de uma situação que passei ontem na igreja.

  22. BISPO JÚLIO , ÓTIMA POSTAGEM , TEMOS QUE TER A MAIOR ATENÇÃO COM AS NOSSAS PALAVRAS , PÓS PODEMOS DIZER ALGO PARA O BEM OU PARA O MAL , MAS O DEVER DO CRISTÃO É DE FALAR PALAVRAS DE BENÇÃO E NÃO DE MALDIÇÃO

  23. Uma palavra bem colocada trará benefícios em todos os sentidos , seja espiritual ou físico ; porém a palavra mal colocada trará danos muitas vezes irreparáveis para quem não tem estrutura para ouvir ; como já diz numa passagem da bíblia : a palavra dura suscita a ira, mas a palavra branda desvia o furor ... isso não apenas se refere a questão de uma conversa ou discursão entre duas pessoas , mas também em outras situações da vida , com amigos , vizinhos , amigos de trabalho , irmãos na fé , alguém desconhecido , etc... Já ouvi também dizer que uma palavra dura dói mais que um tapa , daí o motivo acima citado em dizer : O PODER DAS PALAVRAS , porque elas tanto ferem e amaldiçoa dependendo de como são ditas; como também consolam , amam , e abençoa dependendo de quem as diga !

  24. Sim Bispo estamos no limite o tempo todo, podemos cruzar a linha a cualquier momento, precisamos TER muita atençao com as nossas palavras ate porque ellas mostrao o que esta dentro de nos e as veces surpreende ate agente mesmo. O que eu, pessoalmente, acho mais difícil é saber perceber o impacto que ellas trazem ao ouvinte e isso pra mim é muito importante ja que todos nós aprendemos naturalmente a ignorar as bobagens que ouvimos uns dos outros, porem quando as palavras sao impactantes é difícil de esquecer. Nós desde Argentina, lhe mandamos saudaçoes ao senhor e sua esposa.

  25. Bom Dia Bispo, é a mais pura verdade, temos q tomar o máximo de cuidado com o que falamos, pois nossa palavra tem grande poder, como o senhor diz no texto, tanto para abençoar como para amaldiçoar, Deus nos deu autoridade para abençoar o povo, enquanto lá fora pessoas recebem palavras de derrota, dentro da igreja elas recebem palavras de benção, cura, libertação, enfim, temos q ser usados para abençoar a todos q estiverem ao nosso redor. Na Fé! Deus abençoe essa semana para todos nós!!!!!!!!!

  26. João Marques (Portugal)

    As palavras também são usadas para passar a verdade ou a mentira. Já tive a oportunidade de verificar que algumas pessoas acreditam naquilo que o demonio fala quando está manifestado numa pessoa. As pessoas até utilizam as palavras do demonio para mostrar aquilo que as pessoas devem fazer ou deixar de fazer numa campanha. Estava a ouvir o bispo Macedo falar sobre este assunto na palavra amiga do dia 11/04/2011. Ele disse uma grande verdade. Nós não podemos dar importância aquilo que os demonios falam, nós só nos podemos guiar pela palavra de Deus. As palavras podem fazer muita coisa, então vamos usar as Palavras daquele que é omnisciente, omnipresente e omnipotente, tudo o resto é palha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.