Mensagens

O oposto da frustração

9 de Novembro 2015

O oposto da frustração

Não existe quem não a deseje, lute por ela e se questione por que motivo ela, por vezes, é tão difícil de ser alcançada…

Sentimental, físico, familiar, económico, universitário… todas as pessoas, independentemente de crença, valores, religião, estatuto social ou capacidades económicas desejam, lutam, anseiam por superar algo na vida.

É por este motivo que, para todas as direções onde olhemos, veremos pessoas frustradas, cabisbaixas, angustiadas e sem qualquer senso de resolução possível para a sua situação atual. E sabe porquê? Precisamente, porque o contrário de superação é justamente a frustração! A frustração nada mais é que a falta de uma Super Ação,

Naamã foi um herói de guerra muito famoso na sua época, por quem o Senhor deu vitórias ao seu país. Ele era incrédulo, mas, por ele ser um homem de Super Ação, que ia para as batalhas, era bem-sucedido, ao contrário do rei da Síria, que não era uma pessoa de Super Ação e que evitava as batalhas.

Assim diz a Bíblia:

[blockquote autor=”2 Reis 5.1″]Naamã comandante do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito conceito (de palavra) porque por ele (não diz pelo rei) o Senhor dera vitória à Síria.[/blockquote]

Independentemente se a pessoa é de Deus ou não, se ela é de Super Ação, terá sempre o desejo de ir além do comum, do normal, do exigido, do esperado, e o resultado é que essa pessoa vai ser sempre de superar e realizar os objetivos por si estipulados.

Já o contrário também acontece… mas, por que motivo a maioria das pessoas é frustada? Porque a maioria procura justificar a sua dor, o seu sofrimento, o seu problema, a sua derrota.

No Texto Sagrado também encontramos o seguinte sobre Namaã: “Ele era herói de guerra, porém leproso”. Ou seja, ele era um homem grande diante do rei, muito conceituado, de vitórias, herói de guerra… porém leproso. Quer dizer, apesar de todas as suas qualidades ou condições, ele não conseguira superar a lepra.

Existem pessoas no universo dos que são da Fé, assim como também dos que não são, que se encontram nesta mesma situação. Lembre-se, Naamã não era da Fé… mas, com a sua capacidade, coragem e disposição, ele tinha Super Ação e, por isso, não era frustado nas suas batalhas, como herói de guerra, como uma pessoa de extrema confiança, mesmo lutando contra o exército do Deus de Israel, ele vencia. Porque ele era um homem de Super Ação e Israel, naquela época, estava em pecado, o rei, que era fraco, mesmo sendo Rei de Israel, era frustrado.

Todavia, o “calcanhar d’Aquiles” de Namaã era a lepra, uma doença considerada imunda, dos marginalizados pela sociedade, em quem, naquela época, sequer se permitia tocar. A pessoa que tinha lepra não poderia entrar na aldeia ou na cidade, muito menos no templo.

De Super AÇÃO ou de super frustração?

Tal como Namaã, você tem sido um herói de Super Ação, mas apenas para superar certas coisas… pois, muitas pessoas tiveram uma Super Ação na vida económica, na vida profissional, universitária, mas são frustradas sentimentalmente, na saúde, pessoas que deram a vida pelo país, pela família, pelo seu trabalho, mas, hoje, são frustradas por não terem o carinho, a atenção da família, dos filhos, dos netos…

Outros há ainda que são frustrados, mesmo dentro da igreja. Estes são os “heróis da fé”, mas são “leprosos”: porque não são Batizados com o Espírito Santo; têm uma doença que ainda não superaram ou a família ainda não foi salva… a “lepra” está ali, a fazer com que aquela pessoa se sinta imunda, quer dizer, excluída.

Existia algo que Namaã não conseguia superar, que era a sua lepra…
[blockquote autor=”2 Reis 5.3″]”Disse ela à sua senhora: Tomara o meu senhor está diante do profeta que está em Samaria, ele restauraria a sua lepra”.[/blockquote]

Do que é que Naamã precisava? Ele não precisava de estar em Israel, ou num determinado lugar, ele precisava de estar diante de alguém de Super Ação. E quem era esse homem? O Profeta, o homem de Deus.

Naamã era um herói de guerra, um homem respeitado e muito famoso, grande diante do seu rei… mas ele tinha algo para ser superado e foi só quando ele reconheceu a supremacia de Deus, que Ele lhe concedeu isso.

Não aceite terminar o ano com algo que não foi superado.

Seja o que for… não falte a este evento!

Domingo, 15 de novembro, às 9h30 no Templo Maior ou no CdA mais próximo!

Deus é contigo, e eu também!

Bjf


36 comments
  1. super ação capacidade,coragem e disposição,confiança extrema,reconhecendo a supremacia de Deus,não aceito que o ano termine sem a minha superação

  2. Cristina

    Boa tarde, aparentemente Namaã tinha tudo, era respeitado, bem sucedido, até temido, o rei o tinha em grande considera~åo, mas por dentro havia algo que precisava acabar,e que ele não conseguia apesar de ser tão forte... E isso aconteceu comigo, tinha tudo,era muito bem sucedida,porém, era infeliz, queria acabar com a minha vida,não entendia porque era tão triste Mas, quando me encontrei diante de um profeta, ele me mostrou a causa da minha lepra, e fui curada,porque decidi obedecer ao profeta.

  3. Clayton Silva

    Uma abençoada noite bispo Júlio da todos. Quando se crer verdadeiramente intependente das frustrações, adversidades que enfrentamos na vida e o fato até de ser perder o que se conquistou por muitos anos ou se deixou de alcançar algo, jamais podemos nos deixar nos abater e vivermos na frustração é sim preciso ir em busca dos nossos sonhos e alcançarmos nossos objetivos, pois nem tudo está perdido ainda que ninguém acredite ou nem mesmo creiam em nós o que vale para Deus é a fé que vivemos dia a dia em saber que para Ele não existe nada que seja impossível é nem mesmo para nós que cremos. Fico agradecido pela forte mensagem de fé que nos leva a permanecer e continuar seguindo em busca do nosso sonho. Saudações. Atenciosamente.

  4. FJ Ajuda - Robin

    Boa tarde Bispo, Muito forte esta mensagem. É verdade que todos nós teremos sempre algo que superar e isso até o dia da nossa morte. Creio que aquilo que faz a diferença entre a pessoa que supera e aquela que não supera é a revolta que está dentro da pessoa. Creio que sem revolta é impossível superar o que quer que seja pois para que haja Super Ação primeiro há que haver um basta da pessoa que está a lutar, a pessoa tem que decidir e tomar uma atitude definitiva em relação ao problema que está a enfrentar. Só depois deste ponto é que a pessoa está psicologicamente pronta para superar o problema. Também creio que todos nós num determinado momento da vida vamos nos deparar com uma situação em que teremos duas escolhas superar e alcançar a vitória ou fugir e fracassar. A decisão será sempre nossa, nós é que decidimos ser bem sucedidos ou não.

  5. Pina Iavazzi

    Oggi mi rendo conto che quando ero nel mondo combattevo x avere i miei piaceri personali,cio che a me portava positività', ero molto egoista ,perche' ho combattuto x avere anche cio che poteva far male agli altri,,e visto che ero nel mondo io ho combattuto anche x cose sbagliate e quindi il diavolo mi aiutava , e tutto era piu 'facile ,e mi ritenevo una persona da "Super Azione".Ma il punto era proprio questo,che nonostante vincevo le mie battaglie,,c era sempre in me un punto interrogativo,un vuoto, ero una donna frustrata ,perche' mi mancava la battaglia piu grande da vincere: ammettere di avere una " Lebbre in me" e che solo Dio poteva guarire.Per anni sono stata frustrata,e solo quando ho capito e creduto che x vincere le vere battaglie c era bisogno di essere guarita dalla lebbre ,Dio ha fatto un miracolo in me,e ogni giorno chiedo a Dio : se ancora in me c e da restaurare mio Dio sono qua.

  6. Nilzete Luz

    Para alcançar os benefícios de Deus ou superar algo temos que nos entregar de facto e verdade, é confiar em Jesus sem reservas e sem limite. Naamã era forte homem de guerra porque confiava na força do seu braço porque confiar na força do braço é algo natural , quando ele teve que agir a força sobrenatural ele quis reservar, mas ele foi sábio e viu que a única saída para ele ser curado era uma Super Ação unindo a força natural com a sobrenatural.

  7. Vania Cunha

    Através deste post superação acaba por ter vários significados, estava a olhar a minha vida e analisando mediante a história de Naamã, nem sempre quando sou uma mulher de fé quer dizer que incluo nos meus dias Super Ações e visceversa, quando tenho uma Super Ação sou uma mulher de fé, creio que o que faz a diferença, se estou leprosa ou não, isso vai diferenciar a superação da super frustração. É normal do ser humano querer se superar em todo, mas de que adianta se o interior esta deficiente?

  8. Diego Luz

    Quando não somos pessoas de fé ativa, não conseguimos alcançar todos os nossos objetivos e acabamos frustrados diante de alguma situação das nossas vidas. A partir do momento que fazemos a Super Ação, de ir à luta com força, coragem e determinação mudamos esta situação colocando tudo nas mãos de Deus.

  9. Andreia Nova

    Naamã não tinha uma fé em Deus, era reto aparentemente, mas como era revoltado nas suas lutas ele conquistava, porém, tinha lepra, algo que o fazia padecer por dentro pois era humilhante.

  10. Marinela Vilela

    Primeiro eu preciso obedecer a palavra de Deus, para ter força, e coragem para lutar contra essa lepra que são os sentimentos e todos os problemas que eu vivo no dia a dia.

  11. Anderli Souza

    Bom dia sr. bispo, é verdade quando não superamos algo , somos surpreendidos com a frustração , e o fato de não superar está ligado ao orgulho, e em cosequencia de não se colocar toda a força naquilo que se tem que fazer, por isso dia 15 temos a nossa oportunidade de colocar toda a nossa força no Altar de Deus, deixando assim o inferno frustrado diante da nossa vitória , ele sim tem andar frustrado e não nós que somos filhos de Deus!

  12. Julianne Batista

    Bispo, bom dia! Todos nós temos algo a ser superado! Mas para superarmos primeiro devemos reconhecer essa necessidade. Naamã teve que reconhecer e obedecer a palavra do Profeta e provocar a sua Super Ação. O problema é que muitos estão dentro da igreja, que não reconhece, ou se reconhece sua necessidade de superar algo, não obedece e o resultado é uma vida frustrada. Quem quer superar algo, primeiro precisa reconhecer o que deve superar e segundo obedecer a Direção que vem do Altar ( o Profeta). Quem seguir essa direção terá uma vida realizada em todos os sentidos, assim como muitos casos verídicos de pessoas que temos no Centro de Ajuda que porque tiveram uma SUPER AÇÃO, hoje, não são mais pessoas frustadas, mas, sim realizadas. E eu sou uma delas. Mas não me acomodo porque quero superar mais e mais!!! Que Deus o abençoe!

  13. Alaine Reis

    E verdade nós que somos filhos de Deus não podemos se frustrados em nossas vidas , nós cremos no Deus vivo e não podemos ter algumas coisas superadas e ao mesmo tempo se frustrados , da mesma forma que usamos a fe pra superar algumas coisas assim devemos da continuidade nesse caminho pra venceremos a todas as batalhas , eu estou nessa Fe que o ano não pode acaba da mesma forma é assim vai se superando tudo em nome de Jesus

  14. Alaine reis

    e verdade bispo não que somos filhos de Deus não podemos ter superado algumas coisas em nossas vidas , não podemos permiti que a lepra seja em qual área que for continue , da mesma forma que vencemos tantas coisas quando superamos elas assim Tbm tem que continuar , o Sro falou algo que está dentro de mim não aceito acaba o ano da Mesma forma tem que acontece algo grandioso da mesma forma que aconteceu com naama assim tem q acontecer em nossas vidas , não podemos cre no Deus de Israel e vivemos frustrados , eo pior muitas vezes sabendo oq temos q faZe . Bom vou nessa fe essa ano não vai acaba da mesma forma eo é ou não é a decisão é minha e eu to nessa fe

  15. Thalia Presentacion

    Buona sera Vescovo, Naaman era un uomo riconosciuto per essere di azione, lui affrontava ogni ostacolo senza paura, ma ciò che li mancava era il fatto di prender un attitudine di azione per la sua salute, giacché lui si era abituato a quel problema. E questo insegnamento è anche per noi che ci troviamo dentro della chiesa, per noi che conosciamo la Parola di Dio, dove ci sono le storie reali di uomini e donne che hanno superato una determinata situazione a causa di una attitudine di azione. Anch'io, anche essendo collaboratrice, tramite questo proposito, ho trovato "una lebbra" nella mia vita, con la quale mi sono abituata a convivere, ma adesso è momento di essere umile, così come è stato Naaman, per accettare l'aiuto, che in questo caso viene rappresentato per questo Proposito del "SUPERAMENTO". Io supererò questa situazione!

  16. Debora Christina

    Dio guarda diversamente le situazione. Por ele ter dito não inicialmente poderia ter sido rejeitado na sua suplica, mas Deus valoriza o arrependimento. Naama perdeu um breve tempo quando disse não, e teve que sacrificar seu orgulho, sendo humilde, obediente e perseverante. Tantas vezes eu resisti a voz de Deus mas ao contrario de Naama, por muito mais tempo, por não querer sacrificar, o tempo passou e tive que sacrificar não teve jeito. Quanto mais rapido atendemos, a voz do profeta obedecendo e sacrificando menos tempo perdemos.

  17. Luciano Santos

    Naamã estava diante da maior e mais importante batalha da sua vida, pois para superar a lepra que estava no corpo primeiro teria que tomar uma Super Ação de vercer seu orgulho e ficar total dependência de Deus ele tinha que se entregar por completo a Palavra do Todo- Poderoso, a Superação teria que ser de dentro para fora. Obrigado.

  18. Bianca Andrade

    É verdade bispo... Naama foi humilde para aceitar o convite daquela moça, se ele fosse orgulhoso ou ainda acomodado com sua situação (doença mortal que convivia ha anos), não iria ate ao profeta (na igreja), ele iria rir, deixar a oportunidade passar como tantas pessoas fazem... Eu também não aceito que o ano acabe sem superar tantas coisas que vivem nos afrontando, eu creio na Supremacia do Deus altissimo e estou nessa fé, confiando, me lançando e me superando.

  19. Angelica - Italia

    E' como disse o sr, temos que ter dentro de nos essa fé e ter uma super-açao para superar os problemas em todas as áreas, sempre tem aquele que se mostra forte e nos impede de realizar o maior e mais importante, superar espiritualmente, sendo obediente, humilde e perseverante. alcançarei com certeza a superação desejada. Bater de frente com o problema é acreditar e fazer que o servo de Deus esta falando, OBEDECER.

  20. Linda Comperminarini

    Eu gostei muito deste texto, pois estou vivendo essa fe a semana toda. Tenho muitas coisas que preciso superar e essa leitura serviu pra me incentivar a perseverar e Superar me em tudo.

  21. Margarita

    Senza essere una persona di superamento non si può raggiungere niente, soprattutto in questo periodo in cui si trova il mondo, senza superarsi non si può raggiungere niente, e soprattutto senza l'aiuto dello Spirito Santo. Quindi dobbiamo priorizzare la Salvezza.

  22. Alexander

    Boa noite Bispo Naamã obedeceu a palavra do homem de Deus com super ação e venceu a sua frustração. Só vence a frustração quando a obediência a palavra de Deus, não adianta falar que crer somente, Tem que obedecer aí está o segredo da vitória.

  23. Débora

    Boa noite Bispo, Naamã se entregou por inteiro obedecendo o que o profeta Eliseu lhe disse para fazer. Ele obedeceu sem questionar, pois tinha consciência de sua necessidade pessoal.

  24. Caio Reis

    Boa tarde Bispo. O que diferencia o que alcança a superação e o que alcança a super frustração é exatamente a Ação. Muitos dizem creer, mas isso não basta deve haver a Ação. Namaã não somente creu, que foi o que levou o ate ao Jordão mas também agiu, ao mergulhar as 7 vezes no Jordão. Isso o fez superar lepra, e é isso que nos conduz a superar os demais problemas que se levantam na nossa vida.

  25. Francisco Baiadori

    Bom dia Bispo! E será exatamente neste dia 15 de novembro aonde as pessoas que são "heróis da fé" ou não, que tenham uma "lepra" (doença, vicios, miséria, etc) em sua vida, vão aprender a superar e todos verão que existe um Deus-Vivo em suas vidas, assim como Namã reconheceu e disse isto para o profeta Eliseu: "Eis que agora, reconheço que em toda terra não há Deus, senão em Israel." (2 Reis 5:15) Será um dia inesquecível para aqueles que estiverem presentes! Eu creio! Obrigado pela atenção e cuidado!

  26. francelino

    PARA TUDO É PRECINSO UMA ESTRUNÇÃO PARA VENCERMOS AS LEPRAS DA VIDA.

  27. Vera Santos - Suiça

    Boa noite! Eu também tenho algo a superar e não aceito terminar este ano sem essa superação. Por isso também estou nessa fé. Não aceito superar só em algumas áreas da minha vida, pois creio num Deus completo.

  28. Maik D'Oliveira Cresta

    Boa noite Bispo, Devido à minha falta de domínio dos meus sentimentos, emoções tenho perdido muito em minha vida. Isso tem sido a minha lepra ! Por isso decidi lutar para superar esta lepra, mesmo que falta poucos dias para o final do ano não quero passar o ano com esta situação. Mas sim ficar limpo para poder viver . Lá Chaux-de-Fonds Suisse.

  29. eduardo souza oliveira.boquim.se

    fe sem acao,sem revolta contra qualquer situacao,nao passa de emocao,empogacao e nao provoca solucao.

  30. jose Matoso

    Boa tarde Sr Bispo Julio , muito forte lá estarei na Vigilia

  31. Sandra

    Boa tarde, assim como era Naamã forte e valente, também existe pessoas que mesmo não sendo da igreja o são, muitas delas só lhes faltam conhecer Jesus, pelo contrário tem pessoas que mesmo estando na igreja não o são, ouvindo todos os dias a direcção, por isso não adianta o lugar mas sim a disposição da pessoa agir, e encarar e superar o que ainda falta tirar. E chegar à terra prometida.

  32. Joyce Holanda

    Olá Bispo bom dia. Essa passagem da história de Naamã, tem a nos ensinar muitas coisas, pois aparentemente ele era um homem de honra, mas poucos sabiam o que ela trazia por detrás da sua farda de comandante. Muitas pessoas carregam essa capa, se agarram a sua "posição" diante da sociedade, mas no fundo ela sabe que carrega uma "lepra" que ninguém ver, mas ela maior que ninguém sabe que ela existe. Naamã, como um comandante, já havia vencido muitas batalhas, pois creio que não era a toa que ele era o braço direito do seu senhor. Ele havia superado batalhas físicas, batalhas sangrentas, mas havia aquela que ele carregava que poucos sabiam, mas nesta batalha ele perdia, por não saber como superar esse seu problema. Este homem, mesmo sendo quem era, andava com comitivas, era importantíssimo diante dos seus soldados, ela precisava abrir mão desta posição, e expor diante de todos o seu problema, ele precisava superar, de uma vez por todas os seus problemas. Ele até questionou no começo, até em qual rio o profeta mandou ele questionou, mas por tanta insistência do seu servo, ele foi se banhar no rio Jordão, e creio que havia gente lá no rio naquele momento, creio que ele precisava expor seu problema, diante de todos. Só assim ele pode superar o seu maior problema, é assim que acontece nos dias de hoje, sempre devemos nos despojar de algo para que venhamos tomar posse da nossa superação. Deus abençoe Bispo, na fé.

  33. Ednílson Esteves

    Boa tarde Bispo, Nesta passagem nos chamam a atenção a sua disposição, vivia em outro país, mesmo leproso se dispôs a viajar,carlor durante o dia e frio a noite,dores no corpo,enfim a pessoa quando já não aceita a situação ela não olha para a condição ela luta fazendo o que for necessário para Superar,isso se chama Super Ação,quanto tantos não tem a mesma disposição vivem frustrados se perguntando por que? Bem a resposta já sabemos agora e colocar em pratica e Superar. Obrigado!!

  34. Fábio Medeiros - FJE Açores - Ilha de S.Miguel

    Bom dia sr.Bispo, O comandante Namaã era um homem de superação por natureza, porém sua natureza, isto é, sua força não era capaz de tira-lo da humilhação da lepra, somente quando fez uma super+ação, ou seja, usou a Fé no DEUS VIVO, alcançou a o milagre que lhe fez ser realizado e humilde diante da VERDADE.

  35. Emídio Manuel Santos

    Bom dia Bispo Algo que o sr menciona , que me chamou bastante atenção; " Outros há ainda que são frustrados, mesmo dentro da igreja. Estes são os “heróis da fé”, mas são “leprosos”: porque não são Batizados com o Espírito Santo; têm uma doença que ainda não superaram ou a família ainda não foi salva… a “lepra” está ali, a fazer com que aquela pessoa se sinta imunda, quer dizer, excluída." Eu vejo e entendo para mim que , não adianta dizer-se ou ser de Deus , se não nos superar-mos , pois assim como a lepra começa com uma pequena irritação de pelo e por meio da coceira faz uma ferida , que vai se alastrando pelo corpo ao ponto de apodrece-lo e levá-lo a morte, assim também acontece o mesmo na vida dos que se acham serem alguma coisa(orgulhosos, interesseiros,bajuladores,falsos,mentirosos) Pois se temos uma função ou título ,sabemos de ante mão que , nem o título ou a função de Namaã o curou ,ou o livrou do seu orgulho , mais sim quando ele fez mais do que lhe foi pedido , pois bem , a ordem era ele se lavar (limite) mais ele mergulhou 7 vezes (foi além ) Assim também para se superar é preciso fazer mais do que o pedido, esperado e desejado! Obrigado BP, por ser esse exemplo de fé a seguir!

  36. Alexandre Oliveira

    Bom dia Bispo, Naamã era convicto de sua força, perito em guerra, e até sabia como agradar ao Deus de Israel, levando conigo ofertas, demonstra o quanto era um estrategista, mas ainda não era convicto das Leis do Deus de Israel, não aceitando na primeira audiência com o homem representante do Deus Vivo, negando até em obedecer a determinação Divina, a cousa do porque se manteve tanto tempo leproso, seu orgulho, mas uma vez convencido por seus oficiais, a se despir de sua arrogância, e se dobrar à Voz do Único Deus, contrariando suas crenças. Superou um dos inimigos mais antigos que o desafiava ainda o humilhava, a causa de sua frustração, seu próprio eu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.