Mensagens

O Espírito do Amor

6 de May 2012

O Espírito do Amor

[audio:amor.mp3]

A definição de felicidade é de um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico, emocional e psíquico, em que o sofrimento e a angústia estão ausentes.

A busca pela felicidade é descrita como uma procura incessante, a qual cria uma sede insaciável em quem não a consegue encontrar. Na verdade, não foi à toa que Cristo se comparou a uma fonte de água a jorrar para a vida Eterna, como tal, o poço representa o Senhor Jesus e a água o Espírito do Amor.

A vida amorosa de uma pessoa pode ser a maior fonte da sua felicidade física ou da sua infelicidade ou tristeza. E, infelizmente, está mais do que provado que inúmeras pessoas, ao longo dos anos, já se perderam na fé por causa da vida sentimental.

Muitas pessoas já se conformaram com a impossibilidade de virem a ser felizes no campo sentimental, pois acreditam ser uma ‘área demasiado complicada’. Concluem não depender tanto do Poder de Deus, mas sim da sua incapacidade ou do outro em manter uma relação feliz.

E é por todos os motivos atrás apontados que iremos a Israel numa missão: Resolver os problemas na vida sentimental! Iremos ao Poço de Jacó, pois, como a Bíblia em diversas ocasiões nos relata, foi junto aos poços que as grandes mulheres de Deus foram encontradas (Génesis 24.15 – Rebeca, Génesis 29.9 – Raquel; João 4.7 – a mulher samaritana)

Jacó sacrificou 14 anos pela vida sentimental, mas que “lhe pareceram como poucos dias…” (Génesis 29.20), pois foi por amor e não por um desejo sexual, e a verdade é que, sem o casamento, ele não teria tido o sucesso que teve, nada do que ele projetara se teria cumprido na sua vida. O próprio Senhor Jesus, que é o Noivo, sacrificou pela Noiva, que é a Igreja.

Pela vida sentimental, as pessoas fazem de tudo e muitos chegam até a investir um alto preço no casamento, que às vezes termina em tempo record. Muitos pais, por exemplo, costumam dizer que só vão descansar quando o filho casar, pois o casamento é visto como uma segurança em todos os aspetos, especialmente emocional e materialmente.
Por mais que você contradiga esta realidade, é um facto que a pessoa não consegue ser feliz enquanto não tiver a situação sentimental resolvida. Ser feliz no amor é uma necessidade da alma. E o que deseja a sua alma? O amor? A Bíblia diz: “Esse dinheiro, dá-lo-ás por tudo o que deseja a sua alma” (Deuteronómio 14.26).

Ainda nos dias de hoje, em muitas culturas, os pais dão o dote pelo casamento dos filhos, mas, no caso de Abraão, Ele mandou o dote (pois todo o sacrifício que se faz pela vida sentimental é pouco), antes mesmo de saber quem seria a noiva, pois tinha a certeza que o seu servo encontraria a esposa para Isaque. A bênção espiritual e económica Isaque já tinha, só lhe faltava, então, a sentimental, que seria o fiel da balança, ou seja, o equilíbrio para as restantes áreas da sua vida.

A maior herança que Abraão deixou para Isaque foi o seu testemunho da fé e do seu casamento.
A maior herança que Isaque deixou para Jacó foi o seu testemunho da fé e do seu casamento, quem ficou com o dinheiro de Isaque foi Esaú, e sabemos qual foi o fim de cada um deles.

Temos ensinado, incansavelmente, nos Centros de Ajuda que a maior preocupação em relação à herança que as pessoas devem deixar para os filhos é o seu exemplo de fé e o testemunho do seu casamento, pois quantos pais se preocuparam em deixar uma casa ou dinheiro e essa herança transformou-se apenas em motivo de brigas, virou pó!

“A maior decisão que o seu filho vai tomar não é se vai cursar medicina ou engenharia e sim com quem irá casar.”

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!

previous post

Feliz dia da Mãe

next post

A “indelicadeza”