Mensagens

O espelho retrovisor externo

3 de Janeiro 2014

O espelho retrovisor externo

Já reparou com pormenor num automóvel desportivo? Muito além da potência, reparo nas linhas marcadamente aerodinâmicas. Elas são concebidas com um único objectivo: AVANÇAR!

Por vezes as coisas são tão óbvias que nem nos levam a pensar nelas com mais profundidade e deixamos de aprender coisas importantes.

Lembrei-me de escrever estas breves linhas para o despertar e fazer pensar duas vezes quando surgir o pensamento de ficar preso ao passado e baixar os braços. Eu, confesso, parei a pensar no que aqui lhe escrevo e aprendi. Neste desiderato, claro está, pesa a linha de pensamento e não as particularidades dos elementos envolvidos.

Cá vai:
Para que serve o espelho retrovisor externo num automóvel? Para olhar para trás. Parece óbvio. No entanto, é bem mais pequeno do que o vidro pára-brisas (este, como sabemos, serve para olhar para a frente). Muito bem.

Já reparou quão diferentes são os espelhos retrovisores externos de um camião e de um carro desportivo? Pois é, o camião tem espelhos enormes e o carro desportivo tem espelhos de reduzida dimensão. Em alguns casos são tão reduzidos que mal servem para a função que lhes cabe, ou seja, olhar para trás.

Sabe porque é que os espelhos são de reduzida dimensão? Porque os carros desportivos servem para andar rápido e quanto maior for o espelho, maior é a resistência criada, diminuindo a capacidade de progressão do veículo. Em outras palavras, só atrapalha.

Se passarmos dos carros para as motas, o espelho é literalmente “retirado” do local original. Ou seja, o desejo de progredir e vencer é tão elevado que pouquíssimas vezes se olha para trás, daí não haver necessidade de espelho. Até porque, olhar fixamente para ele é perigoso para a condução que se quer estratégica.

Na verdade, não interessa a quantos metros vem o meu adversário (até pode estar colado a mim), desde que eu seja o primeiro. Para quê estar sempre a olhar para trás?

Conclusão (e foi aqui que eu aprendi): Quem quer progredir rápido deve olhar pouco para trás.

E não é uma questão de motor pois o camião tem, tal como o carro desportivo, um motor potentíssimo. É uma questão de “arrancar” o espelho retrovisor e deixar de olhar para o passado.

Dr. César Ribeiro – Portugal

Espero ter colaborado em algo!
Bjf

Anterior

02 de Janeiro

Seguinte

03 de Janeiro


27 comments
  1. João Pedro Veiga

    Olá boa noite bp. Júlio, É muito boa esta pequena mensagem, daqui eu retiro algo de muito útil para mim e para avançar com Deus, porque eu estive afastado, estou a voltar a um mês e eu nos meus primeiros dias parecia mesmo um "camião" pensava sempre no que tinha feito, estava sempre a relembrar-me do meu passado. Mas agora é só olhar para a frente. Os meus cumprimentos, Deus o abençoe bp. Júlio! João Veiga de V.N. de Gaia

  2. Lidiane

    Verdade. Olhar para trás não nos acrescenta em coisa alguma, nos atrapalha e corremos o risco de perder o foco e bater lá na frente! Não devemos pensar no que fizemos ou deixamos de fazer no passado, e sim olhar pouco para ele por aprendizado, e fazer melhor no futuro.

  3. Olhar para trás é remoer o passado. Se queremos vencer temos que ir adiante. Olhar para frente. Ser positivos e destemidos. Olhando para trás, estamos demonstrando o quanto somos medrosos, incapazes. Não devemos nos preocupar com o que ficou para trás. Por isso os Bispo e Pastores sempre nos dão um adura dizendo: - Nosso maior inimigo, somos nós mesmos. Deus abençoe a todos!

  4. Ana Paula da silva

    Verdade Bispo se ficarmos olhando para o passado ficaremos sempre presas a elas por menor que seja o problema, se dermos muita importância se torna grande e causará grandes problemas, porque irá nos impedir de prosseguir e alcançar, o objetivo maior a salvação.

  5. Levigildo Paquete

    Bispo, até porque se Deus quisesse que olhasse-mos para trás os nossos olhos não estariam na testa, o que parece óbvio, mas é a tal coisa que parece tão óbvia que não nos deichão pensar nelas, e nos impede de aprender coisas importantes... A nossa mente necessita de ser projectada e impulsionada por nós para olhar para frente. Deus abençoe, boa noite.

  6. Tiago Duarte - FJE Agueda

    OLA Eu entendi que pormenor que seja o passado que esteja na nossa vida pode causar acidentes . Devemos só olhar para a rente porque para os acidentes acontecer são é rápido mas ara as feridas passar demora mais tempo

  7. Tiago Duarte

    OLA Eu entendi que pormenor que seja o passado que esteja na nossa vida pode causar acidentes . Devemos só olhar para a rente porque para os acidentes acontecer são é rápido mas ara as feridas passar demora mais tempo.

  8. alessandra almada

    É verdade,quando ficamos presos ao passado criamos um grande espelho na nossa vida que nos transporta constantemente para o nosso passado e assim torna-se impossível seguirmos em frente.

  9. Margarida -FJE Águeda

    Boa noite. é uma realidade, enquanto ficamos olhando para o passado estamos perdendo tento que conquistar no presente e mudar o nosso futuro. Por isso vamos olhar para cima e sempre em frente.

  10. José Antunes-FJE Águeda

    Boa noite Ficar a olhar para trás é o mesmo que olhar para o passado e é quando o diabo nos afronta. Deus não nos fez como retrovisores, porque se nos tivesse feito retrovisor tinha-nos feito carro.

  11. Vera Antunes FJE Agueda

    Boa Noite! Nós não podemos olhar para trás porque assim nós vamos estar sempre a olhar para o passado. Os espelhos retrovisores não servem para nada porque assim olhamos para o passado.

  12. Daniela Duarte-Agueda

    boa noite É verdade que por vezes temos de olhar para tras para entendermos o que queremos melhorar na vida. foi uma otima palavra

  13. Ana - luxemburgo

    Nao podemos ficar olhando para tras, isso nos impede de avançar. Além de nos fazer recordar lembranças, sentimentos que nos ferem. Isso nos faz prisioneiros de um passado, ao qual não é possivel mudar. Mas o futuro que está na frente, esse sim posso determinar qual será. Por isso a fé nos impulsiona a seguir em frente.

  14. Nayol

    Sempre que me vrm alguma lembranca do meu passado eu repreendo logo e mudo de canal (mental)

  15. Nayol

    O passado deve servir somente para nos ensinar a n errar mais,devemos tirar licoes dele e nada mais alem disso

  16. Ana

    Eu fiquei muito tempo olhando para atras e acabei parando em muitos momentos onde deveria avançar, as vezes acontece sem a gente perceber. O passado hoje para mim é só para eu ter experiencia e não trilhar mais os mesmo caminhos errados, estou decidida a não viver mais nele, nem me lamentar pelo que aconteceu. O passado não se muda, o que se muda é o futuro.

  17. Vera Santos - Ettelbruck

    Só devemos olhar para trás, para aprendermos com as nossa experiências, quer sejam boas, ou más. Se ficarmos a olhar, todo tempo, para por algo mau, que vivi, com esquecer e superar? Se fico olhando para trás, por algo bom que alcancei, como progredir e lutar para conseguir algo ainda melhor. Então aprendi que se tenho que olhar para trás, que seja por breves momentos, para nunca esquecer, tudo o que Deus já fez por mim e que me fez chegar ate aqui.

  18. João Marques (Portugal)

    Quem tenta avançar e olha para trás provavelmente vai tropeçar e cair. Entretanto o espelho nos veiculos são apenas um acessório de segurança.

  19. Carlos Quinteiro

    Muito bom assim como no automovel ficar olhando para traz muito tempo pode levar a ter um acidente grave, tembom acontece no dia a dia se a pessoa olha ficar olhando para traz não ira avançar, temos que focar no nosso objectivo e esquecer os erros do passado.

  20. Boa Tarde! Com certeza que ajudou. Eu aprendi algo que eu não sabia.. E mais que isso o facto que é apontado aqui na mensagem é clara. Eu não ando para a frente, olhando para trás, é claro que isso não é inteligente, pois algo não vais correr bem. Se falo da minha vida, a situação é a mesmo, eu não avanço se quero viver do passado. Há que deixar o que esta atrás lá atrás e me focar no que esta na minha frente...

  21. Sergio Vieira

    Ajudou sim bispo e muito...Prefiro comentar que a história é no minimo curiosa, extremamente interessante, lógica e muito inspiradora. Agora! QUANDO se fala em conquistas "futuras" a postura que devemos ter é óbvia OLHAR PARA FRENTE, se fizermos um teste: Andarmos para frente olhando para trás corremos os sérios riscos de tropeçar, podemos até fazê-lo um tempo, dois tempos, mas o resultado todos nós sabemos, é um facto...,porque não teremos noção do que está a frente e lógico no minimo chegamos no chão.... Partilharei a mesma!

  22. Marcos-Luxemburgo

    As vezes temos que olhar pelo retrovisor para não causarmos acidentes cometendo erros e assim seguirmos nossa trajectória,da mesma forma até podemos olhar para atrás,porém apenas para não cometermos os mesmos erros do passado e colocar em risco os objetivos futuros. Como o espelho retrovisor foi criado apenas para ser utilizado por breves instantes,as lembranças do passado quando surgem, devem servir somente como base de aprendizado.

  23. António Francisco

    Boa tarde Bispo Júlio e a todos. Olhar para atrás, é exactamente tirar o foco do que esta projetado. Por isso não devemos olhar para atrás, e o maior e mau exemplo de olhar para atrás, é da esposa de Ló. Obrigado e Que Deus nos ilumine.

  24. Vanda Pascoal - Ajuda, Lisboa

    É verdade. Olhar para trás é uma acção que deve ser feita pouquíssimas vezes: creio que apenas para não cometermos os mesmos erros do passado e assim prosseguir. Obrigado pelo aprendizado. Deus o abençoe.

  25. Vanderlea Hosana de Sousa Silva

    É verdade se progredimos quando realmente olhamos e focamos o que esta na nossa frente e não o que ficou para trás.

  26. Susana Pereira - Esch Sur Alzette

    E pior é que quando ficamos a olhar para trás paramos, deixamos de agir. É como quando entramos numa auto-estrada não dá para voltar para trás só podemos andar para a frente. Não existe outro caminho. Vamos em frente!

  27. Abílio Pereira - Luxemburgo

    Bom dia! Ficar a olhar para trás é ficar a perder tempo, até porque o que passou passou, o exemplo do espelho retrovisor e do vidro parabrisas deixa bem evidente a importancia de somente olhar em frente! Deus não nos fez com retrovisores precisamente porque não importa o que está atrás mas sim o que vem pela frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.