Mensagens

O buraco no casulo

31 de Março 2012

O buraco no casulo

Estava um homem a descansar debaixo de uma árvore quando notou, pendurado acima da sua cabeça, um casulo de cujo interior tentava sair uma pequena borboleta.

O homem passou a observar os esforços da larva, que inicialmente fez um minúsculo buraco na parede do casulo e depois começou a aumentá-lo, com enorme esforço.

As horas passaram. O homem foi e voltou, mas a borboleta não fazia nenhum progresso no seu árduo trabalho. Apenas debatia-se, alternando a posição do corpo recém-formado. O homem, aflito com a situação do inseto, resolveu ajudá-lo.

Tirou do bolso um canivete e, com ele, de um golpe só, cortou o casulo que o prendia.
Imediatamente, a borboleta estatelou-se no chão e, por mais que sacudisse as asas, elas não respondiam, porque não tinham crescido o suficiente para aguentar o seu peso.

Por falta de exercício para sair do casulo, ela estava muito gorda e não conseguia voar. Debateu-se assim por horas e finalmente morreu no meio da relva, deixando perplexo o homem que pensara em facilitar-lhe a vida.

Os seres humanos, assim como as borboletas, quando precisam de sair do casulo, têm de vencer as dificuldades a partir dos seus próprios esforços. Excesso de proteção acaba por prejudicar a evolução e atrasar a mente.

Por isso, ao ter de enfrentar uma situação muito difícil, não se entristeça, caso você não encontre a ajuda esperada. Talvez, ter de se desenvencilhar sozinho do problema seja necessário para o seu crescimento.

Ao resolvê-lo, você estará pronto e livre, como uma borboleta, para continuar o seu caminho.

Espero ter colaborado em algo, Bjf

Anterior

Um mau dia?

Seguinte

Quem queremos ser?


54 comments
  1. Anne Caroline Soares

    Muitas vezes me deparei enfrentando várias situações difíceis e me vi sozinha, mas foi em meio a essa solidão, foi que meu relacionamento com Deus se fortaleceu, porque eu estava sozinha de ajuda humana, mas da ajuda Divina, eu estava completa, e foi somente assim que consegui vencer e sair fortalecida! Obrigada bispo, só me ajudou a crer mais e mais que estou no caminho certo.

  2. Vânia FJ ALMADA

    Na vida nós temos vários problemas, uns mais difíceis que os outros, mas temos que sair do casulo e ir resolver e não deixar que eles tomem conta de nós.

  3. andreia poa

    na nossa tragetoria passamos por situacoes que as vezes nao entendemos no dia de hoje mas concsrteza e acrecentado na nossa vida temos que estar dispostos e ser objetivos

  4. andreia poa

    na nossa tragetoria passamos por situacoes que as vezes nao entendemos no dia de hoje mas concsrteza e acrecentado na nossa vida

  5. Bellyze Farias

    Isso mostra o porque que os desertos existem...são situações em que ninguém pode passar pela gente nem mesmo nos ajudar é uma batalha individual e intransferível...e serve tanto para o nosso crescimento e amadurecimento sem falar que é uma expsriência que vc vai ter com Deus. Os desertos não são fáceis nem muito menos agradáveis mas totalmentes necessários e indispensáveis... Na fé, Bellyze Farias.

  6. Isso me lembra o que o sr sempre ensinou " ninguem fara por voce, o que voce tem de fazer!" interessante as pessoas ate podem ajudar mas nunca poderam fazer aquilo que so eu posso fazer! Aprendi que as dificuldades vem nao para 'sentir' mas sim para fazer uso do potencial dentro que mim.

  7. Inalda Carvalho

    É muito forte, até Deus não dá as bênçãos sem primeiramente haver um esforço da nossa parte tem que ter o exercício da fé e esse exercício é individual

  8. Claudia-RS

    Obrigada,Bispo Júlio ! Essa mensagem me fortaleceu mais ainda.Por que muitas vezes estamos no ardor da lutas ou dificuldades, que tentam nos enfraquecer e cansar, mas é nesta situação que o poder de Deus se aperfeiçoa em nós.Justamente quando nos revoltamos e nos esforçamos mais ainda para vencer nossos erros,defeitos, fraquezas e etc.Da Fé.

  9. Muy fuerte, hay cosas en las que necesitamos de la ayuda de las otros.Pero otras en las debemos luchar nosotros, por que si Dios permitio que pasasemos por aquello, es porque El sabe que necesitamos de esa lucha para madurar, crecer y tornarnos mas fuertes.

  10. Rafaela

    Ajudou sim,, e muito... Pois as vezes achamos, que ter lutas e problemas não tem nenhum lado bom, mas é ai que não devemos nos entregar ou reclamar, mas sim agradecer por que a todos os momentos Deus está ao nosso lado, e que cada luta serve para nos tornemos cada vez mais fortes, para sermos capazes de vencer sem precisar de se apoiar em qualquer outro ser humano! Deus abençoe...

  11. Bispo é a mais pura verdade existe situações na nossa vida precisammos passar para o nosso proprio crescimento espiritual e quando temos ajuda de alguém em certas situações acaba atrapalhando temos que vencer sozinhas para aprender.

  12. Isolda Costa

    Com certeza Bispo , excesso de proteção prejudica e muito,novas situações ,novos problemas nos são impostos a cada dia e temos que aprender a lidar com eles,pedindo somente a ajuda e sabedoria de Deus.

  13. Domênika Reniane

    Com certeza Bispo realmente acredito nisso que quando passamos pelas lutas estamos amadurecendo até mesmo na fé pois assim crescemos e cada dia mais forte. Na Fé

  14. Camila Alves

    Boa noite bispo Bispo, as vezes a pessoa esta passando por alguma situação, e Deus não nos da algo, que nao possamos suporta, infelizmente o erro de muitos é quererem que outras pessoas façam o que elas tem que fazer. Tai o motivo de muitos reclamarem dizendo que Deus esqueceu da pessoa, Ele não esqueceu, Ele quer que você vença com a ajuda Dele.

  15. Fernanda Mello

    Com certeza Bispo. A partir do momento que entregamos nossa vida para Deus, tudo que acontece é para o nosso bem. Às vezes o excesso de cuidado sufoca a fé, por isso devemos ter cuidado até mesmo na hora de ajudar alguém. Para uma criança aprender a andar ela cai diversas vezes, se machuca, até conseguir. É assim q Deus age conosco, Ele sempre nos ajuda a levantar, mas ele não impede que nos machuquemos. Isso é o que amadurece a nossa fé!

  16. layna elyse -salvador ba

    é verdade quando passamos por situações complicadas queremos logo ajuda alguém pra conversar ñ sabemos nos que nem sempre seremos ajudado passar por lutas também e provação de Deus e DEUS vai abençoá

  17. Priscila

    Muito Forte mesmo, As vezes quando estamos passando por problemas dificeis e ate mesmo impossiveis de se resolver pensamos: Sera que ninguem no pode fazer isso ou aquilo pra mim? Mas é como diz o post acima se alguem ''facilitar'' para nos nao iremos ter estruturas para passar por lutas maiores e assim seremos debeis e dependentes das pessoas que na verdade se nos ajudarem só iram atrapalhar a nossa vida. Deus Abençoe.

  18. maria do Céu

    No caso da borboleta acima descrita melhor teria sido que não lhe facilitassem a vida pois o seu desenvolvimento aconteceria de forma natural, através do se próprio esforço pela sobrevivência. Similarmente precisamos dar tudo de nós para alcançar o que precisamos e dar o valor. Quando não podemos contar com ninguém ao nosso lado, para nos ajudar, aprendemos como superar o maior obstáculo , e discernimos de uma forma clara de que afinal não estávamos sózinhos.

  19. milena

    Realmente as vezes pensamos que estamos ajudando as pessoas agindo pelo sentimento quanto na verdade estamos impedindo elas de sairem da situação e se revoltarem e so assim vencer assim como a borboleta

  20. Erica

    Temos sempre um casulo para enfrentar ou um fogo para passar mas temos que ir na fé.Enfrentar sem medo e sem receio pois a vitória já é certa.É nessas horas que mostramos onde está nossa dependência:se em Deus,no sobrenatural ou se no homem,no natural.Se é em Deus àpos tudo(toda dificuldade),temos uma bagagem de vida para ensina e mostra.

  21. Nem tudo é da vontade de Deus mas tudo tem a permissao de Deus, tudo o que nos acontece, cada deserto, por que passamos é permitido por Deus para nos preparar para aquilo que queremos la na frente. o deserto leva nos a ganhar estrutura e maturidade espiritual e em todas as areas.

  22. rosangela costa

    Realmente, estas mensagens só nos trás FORÇA para continuarmos. Existem problemas que parecem nunca ter fim, mas se não desistirmos e perseverarmos em enfrentá-los e nos esforçarmos tenho a certeza que iremos ser preparados para bençãos maiores que DEUS quer confiar em nossas mãos e para isso que muitas vezes passamos por obstáculos para obter maturidade e condições de recebê-las

  23. Vanessa Ribeiro

    Boa noite bispo! Gostei muito desse post, era o que precisava ouvir, é verdade as vezes esperamos que alguém venha nos tirar do casulo tornando assim as coisas mais fáceis.É o que pensamos, mas acaba piorando, e o que tinhamos de aprender no casulo, não aprendemos. Somos iguais as borboletas há um tempo certo para as coisas acontecerem. Devemos sair sozinho de nossos casulos para assim nos tornarmos lindas borboletas por esse mundo mostrando assim a beleza de nosso Salvador o Senhor Jesus.VANESSA RIBEIRO POA/RS

  24. cíntia oliveira

    Ola Bispo bacana essa mensagem!!! Assim como a borboleta tambem temos nossas fases na vida e somente com DEUS é que conseguimos a força que presisamos parA passar por todas essas fases que a vida nos da, varias barreiras que somente com o ESPÍRITO SANTO conseguimos vencer. Na fé Cíntia.

  25. Gina Coelho . Almada

    masBoa noite sr. Bp, enquanto forem outros a resolver os nossos problemas, nunca crescemos nem amadurecemos, é no deserto sozinhos (como Jesus)que desenvolvemos e nos tornamos indepentes das pessoas dependente de Deus~. Deus abençoe.

  26. Ana Patrícia Duarte - Fortaleza/CE

    Muito bom esse texto Bispo! Tem batalhas em nossas vidas que temos de lutar sozinhos. Pode ser doloroso, mas ao final vemos que desenvolvemos até habilidades que não imaginávamos ter, encontramos uma força dentro de nós que não pensávamos que pudesse existir. Antes de tomar a atitude de buscar ajuda de terceiros, é melhor tentarmos sozinhos, e ao final teremos crescido como pessoas, como servos e amadurecido espiritualmente. Cada situação vivida é para que aprendamos algo. Eu tenho plena convicção que Deus não dá ponto sem nó.

  27. Sandra Serra

    Boa noite,Bispo Julio! Muito forte!é isso mesmo, por vezes é necessário a pessoa passar pelas dificuldades e problemas sosinha,ora é aí que fica provado quem a pessoa é.Toda essa dificuldade vai lhe dar mais força e coragem para ultrapassar todos os obstáculos e vencer.Pois sem sacrificio não há vitória! K DEUS o abençoe mais e mais...

  28. Sara Brandão

    É verdade, por vezes, quando a vida nos traz momentos que temos de nos esforçar procuramos "sempre" um ombro amigo, que nos ajude a resolver os nossos problemas, ou melhor alguém que consiga os resolver por nós, e quando aparentemente está tudo resolvido, voltamos a fazer o mesmo e lá vamos nós a correr atraz daquela pessoa que nós ajudou, e se ela já não estiver lá para ti? Desistimos á primeira, ou vamos procurar outro ombro amigo? Assim NADA SE RESOLVE só piora, além de não aprendemos com os nossos erros NUNCA vamos conseguir enfrentar e vencer as nossas barreiras dia após dia!!! O ideal é não procurar ninguém para resolver os meus problemas, porque se os problemas são MEUS sou eu que os tenho de resolver e vence-los de cabeça erguida.

  29. Eduardo/Boquim/Se

    ArRENBENTOU

  30. Anabela Frangão-Almada-Portugal

    Boa Noite Senhor Bispo Algumas vezes,o esforço é justamente o que precisamos na nossa vida,para nos tornarmos mais Fortes e mais capazes,ás vezes o esforço é necessário para o nosso crescimento e fortalecimento .Se vivêssemos a nossa vida sem passar por quisquer obstáculos,talvez não conseguíriamos ser tão Fortes quanto podemos ser,precisamos aprender a tirar o melhor dos momentos de sofrimento.E entender que o sofrimento é apenas um momento e que vai passar.Deus Abençõe Senhor Bispo Um-Bem Haja.Na Fé

  31. Michelle

    Ola bispo, E verdade porque muitas vezes sempre achava falta de alguen me ligar e perguntar como eu estava.... mais nunca tive isso entao eu apredi que minha luta era so eu e Deus e tinha que para de pensar que os outros tinhao que me ajudar. E creci espiritualmente dependando mais de Deus do que ninguen.

  32. Letícia Ferreira

    É verdade Bispo, são as dificuldades que nos fazem sair da zona de conforto e confrontar a situação para que possamos vence-la e quando ultrapassamos-a sem a ajuda de terceiros fica em evidência a nossa força e faz-nos livres para alcançar o nosso objectivo.

  33. Gabriella

    Adorei a história, é muito verdade essa palavra. Temos que ser duros as vezes, sem agir pelo sentimento pois assim só atrapalha. Muito fortee!!

  34. sayanne de almeida

    Realmente tem situações que devemos resolver nós mesmos isso serve para o nosso crescimento e amadurecimento.

  35. aline santos salvador/ BA

    olá bispo Júlio é exatamente assim que acontece, normalmente eu gosto daquelas pessoas que não dão nada por mim me olham com desprezo mas, ao ser passado uma difícil tarefa eis que me faço também destaque. quando temos muita ajuda não queremos nos esforçar por saber que alguém fará por nós.

  36. Lucélia Santos

    Bispo muitas são as vezes que queremos as coisa facis para nos, queremos uma ajudinha daqui outra dali enfim, e acabamos sempre por quebrar a cara ao inves do galho prentendido. Deus abençoe.

  37. Darlene Monteiro

    Por vezes em determinadas situações ansiamos por uma ajuda mas nem sempre essa ajuda é benéfica. As facilidades que surgem nos nossos caminhos tornam-se empecilhos porque há coisas que temos que aprender sozinhos para estarmos preparados e para crescermos e isso aplica-se ao mundo fisico e ao mundo espiritual. A intenção de quem ajuda até pode ser a melhor mas por exemplo nesta situação da borboleta isso não aconteceu.

  38. Cátia Isabel - Império

    É verdade Sr, bispo por vezes temos de nos desenvencilhar sozinhos para aprender a superar qualquer situação sem a ajuda de ninguém, pois aquele homem queria facilitar o trabalho da recém borboleta, mas no final só a prejudicou. Sem lutas é impossível vencermos, pois é através delas que nos tornamos cada vez mais fortes e capacitados para alcançar o que Queremos.

  39. Lorena Oliveira

    E muito forte nunca tinha escutado ou lido essa histórinha mas isso mostra q as dificuldades nos ajuda a amadurecer e quando esperamos alguém ajuda pode até nos prejudicar. Na fé Lorena

  40. Leidiany

    Aprendi algo muito forte. De todas as situações difíceis que agente passa faz agente crescer espiritualmente e faz agente ser mais forte do que antes.

  41. Erica Vanessa dos Santos Oliveira

    Quando passamos por situações complicadas em nossa vida, só queremos ajuda, sem pensar no que é melhor pra nós. Com o tempo percebemos que o que acontece com a borboleta, é também com a gente, aprendemos com as lutas e nos tornamos pessoas cheia de força e coragem.

  42. VIVIANE SANTOS

    Verdade Bispo na maioria das vezes quando estamos passando por dificuldades não escontramos a ajuda que tanto precisamos, mas depois la na frente vemos que aquela dificuldade foi para o nosso amadurecimento, para nosso crescimento.

  43. Akemily Simões Filho - Ba

    Olá Bispo muito bacana esse post é a pura realidade as vezes não entendemos o porque daquela situação mais isso acontece para conseguirmos andar com as própria pernas e conseguir pelo nosso próprio esforço! Na fé.

  44. Veridiana - SP

    Boa tarde, Bispo Júlio! Com certeza o senhor ajudou bastante com esse post, essa dependência é algo muito ruim e para nós mesmo, não podemos ficar esperando que alguém venha nos ajudar, precisamos passar por lutas para que com elas venhamos crescer e nos fortalecer! Que continue o abençoando de maneira grandiosa!

  45. Paula Alexandra

    Boa tarde Sr. Bispo , este texto é muito forte, porque ás vezes a pessoa passa por problemas e quer ter uma ajuda de alguem mas existe coisas que tem que ser a pessoa sozinha para que não morra mais tarde , para que fique apta a ultrapassar barreiras que aparecem na vida.

  46. Marlucia Baptista

    Boa Tarde bispo, sou uma leitora assídua do seu blog, só peço a Deus q continue a usa-ló para abençoar as nossas vidas, esse como tantos outros q li é muiitoo boom, muittoo profundooo, q atrávez dessas lindas mensagens almas sejam ganhas para o reino do nosso Deus,na fé

  47. Josefa - Império

    É verdade Bispo as vezes vem muitos com a boa intensão de ajudar e acaba atrapalhando sendo que há situações que é necessário enfrentar sozinhos para nosso crescimento espiritual. Deus o abençoe cada dia mais.

  48. Diris

    È quem sabe o meu problema é realmente como este casulo,ore por me.Que Deus o abençoe fica fé

  49. Alexandrina Sousa

    São as dificuldades e os obstáculos que nos mostram até onde somos capazes de ir. São elas que nos dão a consciência das nossas capacidades, nos revelam a força e a coragem que não sabíamos ter. É traves das dificuldades que descobrimos e desenvolvemos o nosso potencial... Quem as evita não cresce e sua visão não evolui.

  50. Grasiele Alves

    é verdade bispo não adianta esperar ajuda de ninguém até porque temos que contar somente com Deus!

  51. Sara Miyazaki

    Olá Bp. Julio Gostei do post, além de eu ter aprendido algo ele concerteza quando passa por uma situação assim dai entenderei que não devo me entristecer,dai entra aquela palavra tudo coopera para o be daqueles que amam a Deus. Continuamos nessa Fé...... Que Deus Abençoe de Forma Grandiosa!

  52. gabriel santana

    muito forte bispo ta ligado

  53. geraldina

    Isso é verdade bispo, muita das vezes eu procuro ajuda de alguem para resolver alguns problemas, mas quase sempre nao encontro, quando pesso ajuda na igreja o pastor ou a esposa me mostram claramente que querem que seja eu sosinha a resolver esse problema, e assim sendo sou obrigada a resolve-las sosinha, por mais incrivel que pareça eu sou grata a eles por isso. Agora ja consigo resolver muitos problemas sem ter que percorrer a ajudas. QUE DEUS ABENCOE

  54. Marciano Aureliano

    Com certeza, colaborou bispo! Este texto faz-nos refletir a respeito das muitas situações que representamos essa borboleta. Não morremos, mas de certo perdemos oportunidades para progredir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.