Mensagens

Bem e Mal têm a mesma face?

15 de Novembro 2010

Bem e Mal têm a mesma face?

Conta uma lenda, referente à pintura da Santa Ceia ou “A Última Ceia de Jesus com os Seus Apóstolos”:

Ao conceber este quadro, Leonardo Da Vinci deparou-se com uma grande dificuldade: precisava de retratar o bem – na imagem de Jesus e o mal – na figura de Judas, o amigo que resolvera traí-lo durante o jantar.

Interrompeu o trabalho a meio, até que conseguisse encontrar os modelos ideais.

Certo dia, enquanto assistia a um coral, viu num dos cantores a imagem perfeita de Cristo. Convidou-o para o seu atelier, e reproduziu os seus traços em estudos e esboços.

Passaram-se três anos. A “Última Ceia” estava quase pronta – mas Da Vinci ainda não tinha encontrado o modelo ideal de Judas. O responsável pela igreja começou a pressioná-lo, exigindo que terminasse logo o mural.

Depois de muitos dias procurando, o pintor finalmente encontrou um jovem prematuramente envelhecido, bêbado, esfarrapado, atirado na sarjeta.

Imediatamente pediu aos seus assistentes para que o levassem até à igreja.

Da Vinci copiava as linhas da impiedade, do pecado, do egoísmo, tão bem delineadas na face do mendigo que mal conseguia permanecer em pé.

Quando terminou, o jovem – já um pouco refeito da bebedeira – abriu os olhos e notou a pintura à sua frente. E disse, numa mistura de espanto e tristeza:

– Eu já vi este quadro antes!

– Quando? – Perguntou um surpreso Da Vinci.

– Há três anos atrás, antes de eu perder tudo o que tinha. Numa época em que eu cantava num coro, tinha uma vida cheia de sonhos, e o artista convidou-me para posar como modelo para a face de Jesus.

Moral da história:

O Bem e o Mal têm a mesma face! Tudo depende apenas das decisões que tomamos nas encruzilhadas da vida… por isso, não se deixe pintar, pinte a sua vida.


7 comments
  1. Faber

    Depois de visualizar as imagens da Santa Ceia. Vejo uma mulher ao lado direito de Jesus, (lado esquerdo na imagem) seria esta Maria Madalena? Alguem?

  2. phelipe

    eu achei essa obra muito linda, imprecionante

  3. “Há dentro de nós uma chama sagrada coberta pelas cinzas do consumismo, da busca de bens materiais, de uma vida distraída das coisas essenciais. É preciso remover tais cinzas e despertar a chama sagrada. E então irradiaremos. Seremos como um sol.”

  4. Duas coisas chamou a minha atenção: 1 - Nós apresentamos por fora o que somos por dentro. O meu exterior é o reflexo do meu interior. 2 - O homem vê o exterior mas Deus o interior.

  5. Meu Deus, muito forte!!! refletimos aquilo que realmente existe dentro de nós....apenas uma decisão pode mudar tudo isso...a Decião correta, firmada em Deus! Deus o abençoe Bp.

  6. Daniela s. Freitas

    O bem tem uma face bem definida, tem características inconfundíveis. O mal também tem características próprias, porém, já faz algum tempo o mal tem se camuflado com uma falsa aparência de bem e tem enganado muitas pessoas. A falsa aparência de felicidade quando uma pessoa está bem economicamente, quando está saudável, quando tem a posição social tão desejada engana até ela mesma mas não engana o tempo. O tempo é usado pra mostrar a verdadeira face das pessoas. Quem é de Deus não é imutavel (só Deus é) mas é constante e mesmo no tempo ruim mantém a face resplandecente, a face do bem, a face de Deus. um abraço bispo Deus é com o sr e com agente também.

  7. Ana Paula

    Bom dia Bispo, Nós somos responsáveis pelas nossas vitórias ou derrotas, tudo depende das nossas inclinações... Amo esse blog! Na fé! Ana - Brasil/MG

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.