Mensagens

Não dê negas aos outros

21 de Agosto 2013

Não dê negas aos outros

É a dor que nos causa o mal alheio… Não, de facto, não é qualquer pessoa que sente compaixão pelo próximo, na verdade, é preciso ter um coração puro, sincero e cheio de vontade de ajudar…

Um leproso aproximou-se do Senhor Jesus e suplicou-Lhe de joelhos, dizendo: “Se quiseres, podes purificar-me.” (Mc 1.40) Este leproso tinha a certeza que Jesus podia curá-lo, porém, não tinha a certeza se isso era da Sua vontade, ou seja, de purificá-lo, de o tornar livre.

A lepra é uma doença que vai consumindo, corroendo a pessoa, pouco a pouco. A lepra não mata da noite para o dia, por vezes, ela leva décadas a matar uma pessoa. E aquele homem, mesmo coberto de lepra, viu no Senhor Jesus a saída, a solução, para aquela situação ou problema impossível. Como não existia cura para a lepra, ele, então, não mediu esforços, colocando-se de joelhos, dizendo: “eu sei que o Senhor pode, mas não sei se o Senhor quer, se essa é a Sua vontade??!”.

Com certeza, ele já teria ficado de joelhos diante de muitos médicos, de muitos deuses ou diante de muita gente, como muitas pessoas que você conhece, como amigos, familiares, companheiros de trabalho, clientes, vizinhos, que já se prostraram diante de diretores de bancos, Segurança Social, médicos, advogados, familiares ou amigos, a pedir ajuda. Mas, a resposta tem sido sempre negativa: “não posso… não tenho… não quero”.

As Escrituras Sagradas revelam o seguinte: “Se quiseres, podes purificar-me. Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica limpo!” (Mc 1.40-41). Jesus mostrou-se compadecido, respondendo de forma assertiva: “QUERO! FICA LIMPO”. Em primeiro lugar, o Senhor Jesus estendeu a Sua Mão, tocou nele e só depois disse “Quero, fica limpo!”. Quando o homem se levantou, estava completamente livre daquela lepra maldita! Imagine, se o Senhor Jesus não Se nega a estender a mão a um leproso, a um viciado, a uma pessoa endividada, violenta, perturbada, espírita, idólatra, rancorosa, negativa, orgulhosa, quem sou eu, você ou nós para negarmos também a estender a mão a quem quer que seja? Não é verdade? Por isso, aprenda a exercitar a sua compaixão!

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!
Bjf


33 comments
  1. Parker

    Não concordo

  2. suely silva

    adorava viver neste mundo., onde todos tivessem compaixão uns pelos outros e a igualdade social seria constante., isto, sabemos será possível no mundo em que Deus está preparando para os seus escolhidos., quero ser um dos escolhidos do nosso jesus e desejo que todos consigam merecer esta herança de Deus., claro que só fazendo a nossa parte isto será possível, e se o senhor nosso Deus assim o quizer., assim será.

  3. Iara Alves Amadora

    Se hoje aqui estou foi porque me estenderam a mão, me ajudaram, ensinaram, tiveram paciência comigo até eu permitir que Deus agisse dentro de mim. Houve um resultado tão nítido, tão grande, que todos os dias tenho viva em mim essa atitude para com o próximo. É fundamental deixarmos nos ser usados como instrumentos. Este "estender a mão" alimenta a alma é maravilhoso demais!

  4. Olá bispo! É bem assim que acontece mesmo.... As vezes negamos ajuda a quem está tão perto da gente. Temos que estar atentos a essas oportunidades que o Próprio Deus nos dá de falarmos dEle e ganharmos almas.

  5. Micael - FJE ALCOBAÇA

    Boa noite Bispo. A compaixão pelo próximo cada vez mais mal se vê na sociedade as pessoas estão mais frias, já não pensam nos outros, dizem e fazem coisas sem pensar nas consequências que isso pode trazer ao outro. Uma mensagem forte que deixa a pensar. Deus o abençoe. Até uma próxima.

  6. boa noite bispo julio mt edificante este post,algo tão simples que não custa nada,mas que para muitos e um sacrifício fazer algo pelo o próximo,o senhor jesus deixou bem claro isso num dos mandamentos dele,amar o próximo como a nos próprios,por ai já podemos ver o seguinte que se a pessoa não ajuda o próximo,ela tb não se ama a ela própria,essa e a realidade!

  7. Lara Martinho Luzio-FJE Alcobaça

    Boa noite, bispo É verdade, muitas pessoas querem ser ajudadas mas depois quando é para ajudar ficam de braços cruzados sem fazer nada. Mas isso tem de mudar, não podemos viver assim, não podemos ser assim temos de mudar.

  8. Tania torres

    E forte essa mensagem ,e deixa nos a pensar devemos ajudar o próximo sim ,mostrando onde estão as ferramentas para vencer ,falando na igreja e em como o senhor Jesus pode mudar a sua vida ,mas normalmente não e essa ajuda que as pessoas querem e a ajuda monetária mais nada .Dai infelizmente já penso duas vezes antes de dar a mão a alguém .

  9. Micaela Bento - FJE Figueira da Foz

    Boa tarde bispo E bem verdade que sem deus nos nao conseguimos nada mas o senhor jesus teve compaixao com o leproso e foi salvo da aquela lepra maldita

  10. Marjhory

    Que bacana, Bispo! Realmente quando estendemos a mão a alguém, estamos imitando o próprio Senhor Jesus, e que honra infinita é imitá-lo! Que Ele nos ajude a fazermos assim a todo tempo.

  11. Ruben A.

    Amém!

  12. Pedro Ferreira/FJ Almada

    Nós não podemos nos rebaixar perante as dificuldades.

  13. Beatriz Ramos FJ Alcobaça

    È verdade e preciso ter bom coraçao para ajudar um leproso

  14. António Carreira- FJE Alcobaça

    Boa tarde Bispo O Senhor Jesus teve compaixão do leproso e curou e hoje em dia as pessoas cada vez estende menos a mao aos outros mas Deus

  15. Aníbal Gomes- FJE Alcobaça

    Boa Tarde Bispo No mundo em que vivemos sao cada vez menos pessoas a ajudar o proximo mas Deus pode ajudar

  16. Zelinda Carreira- FJE Alcobaça

    Boa tarde Bispo E verdade hoje em dia sao poucas as pessoas a estender a mao as outras mas essas pessoas querem a mao estendida para eles e depois nao ajundao os outros

  17. Rayanne Almeida

    E verdade Bispo devemos sempre ajudar nosso semelhante agente ver hoje em dia no mundo ai fora existe muitas pessoas que são egoístas, que pesam só em si ex: desse homem que estava com lepra e cansado de se ajoelhar-se diante de muitos ,mas a solução para a sua cura foi o nosso Deus, só ele teve compaixão ,daquele pobre homem que estava necessitado , Jesus sempre estende as mãos para os que estão leprosos , os necessitados, somente ele ,pois o amor de Deus e sublime e soberano . Devemos sempre seguir o exemplo do nosso Deus ,ajudando sempre o nosso próximo.

  18. Rafael St. Denis França

    É verdade Bispo , se nos quando chega-mos ao Centro de Ajuda estávamos assim e Deus nos ajudou, nos libertou , nos salvou. Então ele conta com cada um nos para fazer o mesmo por aqueles que estão na mesma situação que nos tivemos um dia. Vamos em frente nessa GUERRA.

  19. Boa tarde Bispo E verdade a lepra e uma doenca que não tem cura e muitas pessoas egenoram um leproso e nos temos de dar a mao uns aos outros

  20. Joana - FJE Alcobaça

    Boa tarde Bispo, esta mensagem realmente dá que pensar. Muito obrigada. Que Deus o abençoe.

  21. Pâmela Escouto - Curitiba / Paraná

    É verdade Bispo, devemos ser imagem e semelhança de Cristo aqui na Terra, tendo as mesmas atitudes que Ele teve, andando como Ele andou!

  22. Stephane Angoli- FJ Ajuda

    Boa tarde Bispo, é nosso dever enquanto cristãos estender a mão ao próximo pois se o Senhor Jesus não tivesse usado alguém para me estender a mão quando me encontrava no fundo do poço com certeza eu hoje não estaria aqui postando este comentário manifestando desta forma a minha gratidão.

  23. Marta Marques FJE Benfica

    Boa tarde. Como está escrito, nós somos a luz do mundo. Num mundo onde reina o egoísmo e o egocentrismo cabe a mim, que conheço o Senhor Jesus, fazer a diferença.

  24. Robin Nziuki- FJAjuda

    Boa tarde, nos dias de hoje o Senhor Jesus continua a estender a sua mão a muitos leprosos, lepra essa que se encontra no interior pois a meu ver essa é pior que a lepra exterior. Falo por experiência própria pois cheguei ao centro de Ajuda através de um jornal "Eu era assim" colocado na minha caixa de correio portanto hoje vejo esse jornal como a mão do Senhor Jesus estendida na minha direcção dizendo: "Robin eu quero que sejas livre desse vazio, dessas angústias, dessa tristeza" e de facto assim aconteceu... o que procurava nas amizades erradas, nas discotecas e que nunca encontrei, acabei por encontrar quando tomei a decisão não apenas de ler os diversos testemunhos que estavam no jornal mas sim visitar o local que frequento assiduamente há 6 meses e que tem mudado o meu interior a cada dia. Quem perde? Aquele que está leproso por dentro e não reconhece!

  25. Daniel Silva

    Daniel Silva FJAjuda - quando precisamos de ajuda e todos nos viram as costas negando essa ajuda, isso nos fere profundamente, no entanto, o Senhor Jesus e o único que jamais negara essa ajuda e ainda nos dias de hoje Ele usa os seus servos para manterem essa mão estendida assim como Ele fez com o leproso .

  26. Tatiana Ramos-FJ Ajuda

    Boa tarde quem é servo sempre tem esse fruto de compaixao.Asim como um dia precisou hoje vai dar a quem precisa.

  27. Rosaria ramos

    Boa tarde Bispo é verdade a muita gente leprosa espiritualmente,querendo ajuda,e batendo na porta errada,é por isso que o CENTRO DE AJUDA esta espalhado por todo o mundo para estender a mao a esses leprosos

  28. Julianne Batista

    É verdade bispo, se não estamos sensíveis a dor da pessoa, será impossivel ajudá-la!

  29. Darlene Monteiro- Ajuda

    Bom dia Bispo! A verdade é que no mundo em que vivemos poucos são aqueles que estão dispostos a estender suas mãos para auxiliar o próximo, pelo contrário esperam sempre ver uma mão estendida em sua direcção. Mas, os nascidos de Deus, os que já tiveram um dia a mão do Senhor Jesus estendida a seu favor não têm essa visão, esses mantêm sua mão constantemente estendida esperando aqueles que desesperadamente procuram uma solução para suas vidas destruídas.

  30. Graciana Santos

    Bom Dia Bispo, essa palvra mostra realmente a vida que a sociedade esta levando cada dia mais individualista, mais egoista... Devemos sempre ter bom coração e bons olhos assim como o de Jesus e ajudar a todos sem olhar pra quem.... Quem pensa no proximo pensa como DEUS.

  31. Bom dia bispo . Essa é uma grande realidade . A sociedade atravessa uma crise tal , que a maioria das pessoas , parece que voltaram ao individualismo de há uns séculos atras . Perdeu-se o amor pelo próximo , a compaixão . O egoísmo avança como se fosse uma praga . So uma pessoa com o coraçao puro como JESUS pode ajudar quem mais precisa . É isso que se precisa fazer , e é isso que o CENTRO DE AJUDA faz , ajuda a todos sem ver a quem . Obrigado por mais uma mensagem inspiradora e util .

  32. Bom dia Bispo, isso é a pura realidade, que Tiago na sua Epistola diz: "Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e nao o faz nisso está pecando." Tiago 4.17 Ou seja, se o nosso Senhor teve compaixao, nos temos o mesmo dever de estender as maos para os leprosos deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.