Mensagens

Mentir é morrer… espiritualmente

1 de Fevereiro 2011

Mentir é morrer… espiritualmente

No decorrer da passada semana você respondeu a uma enquete aqui no nosso Blog, sobre se devemos ou não dizer a verdade, em qualquer circunstância. Muito obrigado por ter participado e por ter deixado a sua opinião, aqui fica o que eu penso sobre o assunto…

Quando questionados se gostaríamos de saber a verdade, em qualquer circunstância, poucos de nós diríamos que não, a não ser por pura cobardia. É inegável que muitas das verdades que são ditas provocam sofrimento e dor, e todos estamos cientes disso, mas o que é a ausência delas? Nada mais do que viver uma pura ilusão. Mesmo as “mentiras piedosas”? Sim. Dizer uma mentira piedosa é distorcer ou faltar à verdade com um objectivo, à partida, inofensivo. Contudo, quando se tira a sua “capa”, a sua aparência, o que fica, é o seu conteúdo: a mentira. E a vida divide-se desta forma, entre o certo e o errado, a verdade e a mentira, não há meio termo!

Sempre que estiver em dúvida se deverá dizer ou não a verdade, nunca se esqueça: as mentiras são perigosas, já que são ditas intencionalmente e com o objectivo de destruir e enganar, pois o pai da mentira é o diabo Qualquer mentira ou omissão acaba por ter este impacto, tanto na sua vida como na das pessoas que o rodeiam, já que uma mentira é como uma bola de neve, que se avoluma e leva tudo o que se coloca à sua frente, de forma indistinta.

“Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo.”

(Tiago 3.2)

Por seu servo em Cristo, Bp. Júlio Freitas

Anterior

110 ou 220?

Seguinte

Dar ou receber?


11 comments
  1. é verdade Bispo, pois eu já tive isso mentia compulsivamente.toda hora,todo instante mais ai eu percebi que pra receber o Espirito Santo eu prescisava falar a verdade por mais que doesse. e eu que nem uma tola á receber O Espirito Santo desse jeito.hoje eu não minto luto contra as adversidades,contra os maus pensamentos. e sei que a mentira é inimiga da fé,mata a fé do servo de Deus.hoje não sou mentira,hoje sou verdade.foi uma decisao dificil pra mudar mais hoje eu não tenho medo de pagar as conscêquencias por nada a verdade por mais que doa é a melhor professoa. ela nos faz ser verdadeiros com as pessoas e com nós mesmos.

  2. Sheila Patricia

    ...infelizmente essa é uma das maiores estrategias do diabo, se nao for a maior, pq junto com ela vêm todas outras coisas, o engano, a ilusâo o despero, o medo e o pior deles a prisâo da alma...devemos sempre estar atentos, pq jamais existirá uma mentira boa, ou benefica.

  3. Raquel Melo Fortaleza-Ce

    Bispo não é fácil perder, mas quando somos sinceros, não estaremos perdendo estaremos ganhando com Deus, a mentira só leva a destruição, se a pessoa não se arrepender ela fica presa a mentira, mas se há uma sinceridade, a misericórdia de Deus alcança e Deus dá a Vitória, então a melhor coisa a se fazer é dizer a verdade em todos os momentos.

  4. Débora Batista Assunção

    Bom Dia Bispo, Na minha opnião não existe mentira piedosa, nem mentira boa, por se tratar de uma arma do diabo e do seu próprio carácter pois ele é pai da mentira não devemos usá-la em nenhuma circunstância, até porque Jesus fala para termos cuidado com as raposinhas,toda mentira embora pareça pequena e inofensiva cresce, o problema é que quem mente numa coisa pequena provavelmente não têm nenhuma dificuldade em mentir numa coisa grande e sem dúvida uma mentira vêm sempre acompanhada de outros tipos de pecados, Há pessoas que mentem para conseguir as coisas outras mentem para se defender, independentemente do motivo que a mentira é usada a verdade sempre aparecerá, pois não há nada em oculto que não seja revelado, e quem a usa torna a sua palavra ilegítima visto que ninguém acredita em mentirosos, a pessoa que mente embora se arrependa sempre é vítima de desconfiança vemos então que a mentira prejudica em 99% a credibilidade de uma pessoa. Nós os filhos de Deus temos a sua natureza e o seu DNA , se o diabo é o pai da mentira quem mente têm o DNA dele, a pessoa pode ser a melhor pessoa do mundo mas se ela mente não nasceu de Deus.

  5. poxa bispo, eu acho o senhor tão diferente... sempre que leio me surpreendo com a maneira esclarecedora que o senhor ponhe a palavra de Deus ao nosso alcance, do mais simples ao mais culto, poderão sempre entender a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Muito obrigada, sempre!

  6. Kelly Carvalho

    Bom dia Bispo, muito interessante essa mensagem, muitas pessoas mentem pensando em serem beneficiadas, mas não pensam que mais cedo ou mais tarde estaram colhendo aquilo que plantaram, falar a verdade é somente para aqueles que são nascidos de Deus e que sabem que seram justificados por Ele. Sempre na fé!

  7. Adailson Lisboa

    Verdadade, Deus abençoe plenamente o senhor... esse blog é o ponto de avivamento espiritual...

  8. Heidi Morais

    A mentira nada mais é que iludir a si mesmo. Nada há em oculto que não seja revelado, mais cedo ou mais tarde tudo vem as claras. Ai eu me pergunto, será mesmo que vale a pena mentir, se a verdade será revelada? A mentira destrói e enfraquece. Ela torna a pessoa dependente. Então, por mais que seja vergonhoso, doloroso, humilhante, a verdade sempre LIBERTARÁ. Sinceramente, acho lindo a pessoa q mesmo podendo ser "prejudicada", diz a verdade. Pode-se até "perder", mas a seu tempo, saberá que a verdade compensa.

  9. Rui Loureiro

    Há um ditado que diz que a mentira tem perna curta, isto quererá dizer que ainda que seja uma mentira ou uma "mentirinha", ela acabará por ser descoberta, e aquilo que á partida foi dito como uma forma de evitar um desgosto ou sofrimento a alguém por mais pequeno que seja, torna-se o núcleo de algo maior, pois se no centro de uma relação, de uma amizade ou de um convívio se encontra a mentira, isso fará estragos a nível catastróficos. A mentira pode aliviar mas, a sua consequência é o desastre total. Por isso mais vale uma verdade que magoa agora do que uma mentira que destrói depois...

    • Concordo 100% com a opinião do Rui. Cristo é a verdade, e quem vive na mentira não pode fazer parte dEle. Muitas vezes as pessoas mentem para evitar problemas, mas a mentira é o começo de um problema maior. A verdade pode doer, mas a consequência da mentira dói mais.

  10. Muitos mentem para tentar fugir das consequencias de actos ou beneciar-se numa situação. Agora para quem é de Deus, a mentira natuaralmente não existe, mesmo quando temos que pagar um alto preço por dizer a verdade, e até ser perseguidos por dizer a verdade. Eu na minha caminhada de fé nesses anos de conversão, incontáveis vezes fui perseguido, nocalteado por dizer a verdade. E a principio parecia que fiz algo mau, pelo menos e o que faziam-me pensar. Mas quem planta a verdade, vai colher bons frutos, no momento fui perseguido mas depois fui honrado por Deus. Quem mente pode ser exaltado pelos homens momentaneamente, mas depois sofre as consequencias pois como diz a bíblia: "Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto." Marcos 4:22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.