Mensagens

Mente sã em corpo são

13 de Setembro 2013

Mente sã em corpo são

São pequenos sinais ou indícios que nos denunciam. Existem certos princípios que estão por detrás do comportamento humano e que nos definem como pessoas e, especialmente, como cristãos

Para se manter uma mente equilibrada, um corpo saudável, bem nutrido e até mesmo elegante, é necessário ter certos cuidados e uma autodisciplina fora do comum e constante. Mas, o que muitos desconhecem é de que existe uma ligação estreitíssima entre a capacidade de a pessoa se autodisciplinar e a fidelidade em tudo o que ela faz. E as três primeiras Ordens que Deus deu ao homem-Adão espelham isso mesmo, senão, observe:

1ª Cultivar e guardar o jardim:

“Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.”

A primeira ordem está relacionada com o exercício diário. Sem trabalho físico não existe desenvolvimento psicológico e muito menos manutenção de um corpo saudável e ativo, mas isto não é para qualquer pessoa. É um ato de elevada disciplina e priorização de objetivos.

2ª Alimentar-se dos legumes e frutas:

“Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda a sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da Vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.”

Uma alimentação equilibrada é o princípio da saúde. E para quem pensa que é fácil, desengane-se. Infelizmente, os alimentos mais calóricos e nocivos à saúde são os mais apelativos, tanto à visão, ao olfato, como ao palato. Por isso, esta ordem de Deus também é um exercício de autodisciplina e dedicação a uma dieta alimentar saudável e equilibrada.

3º Ser fiel, não tocando na árvore no meio do jardim:

“Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da Vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal… E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”

Tudo o que é bom, saudável e produz bons frutos para a vida humana exige fidelidade-disciplina, porém, tudo o que é feito com desleixo, desconsideração e pouca vontade acaba por produzir o que é mau e nocivo, tanto para o seu corpo (sedentarismo e má alimentação provocam excesso de peso, obesidade, trazendo doenças que impedem-no de desfrutar da vida na sua totalidade, muitas vezes encurtando-a), como para o seu espírito (a infidelidade para com Deus pode acabar na morte espiritual). Por isso, em tudo o que fizer, faça sempre com fidelidade e disciplina, pois só assim obterá os frutos pretendidos em todas as áreas da sua vida!

Preste atenção a estes 3 conselhos:

1) CAMINHE: Se tem tendência para o sedentarismo, procure movimentar-se, não é necessário inscrever-se num ginásio, basta começar por caminhar pelo menos 20mins por dia. A atividade física é muito importante para evitar o excesso de peso.

2) COMA BEM! Não é uma perda de tempo! Pensar na alimentação diária é um investimento, tanto na sua saúde, como na sua qualidade de vida. Por isso, corte as calorias desnecessárias da sua dieta diária, evitando comidas muito condimentadas/gordurosas, bebidas alcóolicas, sumos gaseificados e a ingestão em excesso de hidratos de carbono.

3 – SEJA FIEL! Só o facto de se tornar Dizimista Fiel lhe permitirá, a partir de hoje, ter total domínio sobre a sua vida económica, pois passará a usar TODA A SUA AUTORIDADE, tanto no âmbito social/económico, como no espiritual, pois este não só é o seu direito, como o seu dever, já que culminará no seu testemunho que glorificará a Deus!

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!
Bjf

Anterior

12de Setembro

Seguinte

13de Setembro


23 comments
  1. Maria elisabete

    Muito inteligente ,esclarecedor ,correto eu pessoalmente tenho esse equelibrio naturalmente mas tem muita gente a precisar de colocar em prática PENSE ,VC PODE ,AUTODISCIPLINA JESUS HONRA,AMÉM

  2. Ricardo Arcanjo

    Muito Obrigado!

  3. Ximena Chile

    Gracias obispo por su comentario es muy cierto todo es un equilibrio.

  4. Tatiani

    Boa noite Bispo, È verdade temos que ser disciplinados, tanto na nossa vida fisica como na espiritual, e em tudo ser fiel, pois colheremos os frutos dessa disciplina e fidelidade. Que Deus o abencoe.

  5. Abreu Elvira Quibe

    E verdade que seguir uma vida regrada por vezes chega a ser dificil pelo facto de estarmos rodeados de muita gente que nao segue tais regras e para faze-las entender e um processo, (que se for Deus a bfazer-lhe enteder nao sera o homem, estejamos em Espirito para que entao possamos ser usados por Deus) mas eu tenho a certeza que quem quer viver dentro de tais regras consegue tudo requer um esforco e isso e o que muitos de nos nao queremos. Mas ficou dado o recado entao vamos seguir para a nossa boa saude. Maputo

  6. Vanda Pascoal - Ajuda, Portugal

    Estou nessa fé. Uma das primeiras coisas que comecei por fazer foi beber muita agua, mas agora com estes conselhos: ainda vou fazer mais pelo templo do espirito santo.

  7. Maria Firmina- Ajuda

    Boa noite Bispo, existe uma necessidade de todo o ser humano ser disciplinado tendo então de existir um equilíbrio, pois posso até dar o meu exemplo que me tenho descuidado na parte física mas agradeço o facto de se deixar usar por Deus para nos alertar dos perigos físicos e espirituais.

  8. Pâmela Escouto

    Olá Bispo, tá ligado! Sempre quando ouço a palavra disciplina me vem a mente o dia em que o Bispo Macedo disse que os nascidos de Deus são disciplinados, portanto para ter uma vida com Deus é preciso ter disciplina!

  9. Fernando - Pombal

    Boa tarde, Bispo! Conselhos praticos que faram toda diferença para mim! todos que nutrem o compromisso de glorificar o Criador com um testemunho de qualidade de vida fisico, espiritual, sabe que não é facil, porem se não começar a agir já ao invez de continuar a dar desculpas, o tempo não espera e quando cair na real, verá que tudo que fez ao longo dos anos foi sedentarismo.

  10. Cátia Guerreiro FJE Marinha Grande

    Disciplina é tudo. Quando sou uma pessoa disciplinada por mais que a minha vontade não queira, que o meu corpo implore por descanso eu controlo a minha vida com a inteligência, vou contra todas as minhas vontades e faço o que tem de ser feito. Isso vale tanto para a vida física como para a espiritual.

  11. Rosaria Ramos-FJ Ajuda

    Boa tarde Bispo,em tudo na vida se pede disciplina e fidelidade,dois frutos muito importantes na conduta da nossa vida.Que nos leva a realizaçao dos nossos sonhos

  12. Rosaria Ramos-FJ Ajuda

    Boa tarde Bispo,em tudo na vida se pede disciplina e fidelidade,dois frutos muito importantes na conduta da nossa vida.

  13. Fernanda Marcial

    Boa tarde Bispo, muito bacana este post! Se a pessoa consegue ser disciplinada no dia a dia dela com relação a sua vida e sua saúde, ela também conseguira ser fiel a Deus, realmente uma coisa esta ligada a outra e nas pequenas coisas demonstramos quem realmente somos, nunca havia visto as ordens que Deus deu a Adão dessa maneira. Na fé...

  14. Bruno Tambelini- Reboleira, Amadora

    Bispo muito bom mesmo! agora é a hora de começar a praticar. Aprendi algo não sabia que sem trabalho físico não existe desenvolvimento psicológico, muito obrigado.

  15. Beatriz FJE Figueira da Foz

    Gostei muito do que escreveu hoje bispo júlio. Temos que tirar esse ensinamento e colocar em prática. Não pode ser só teórica, é para ser posto em prática, se não, não vai valer de nada.

  16. Barbara Valdes FJE Figueira da Foz

    É isso mesmo bispo. Temos que fazer isso, fazer exercício físico, ter alimentação saudável e ser dizimista. Não esquecendo que o nosso corpo é Templo do Espírito Santo, então ele tem que estar nas melhores condições. Temos que cuidar dele. Ele tem que ser são! E para isso faz-se uso da disciplina, do controle, da auto cobrança na nossa mente.

  17. Gonçalo Lima FJE Figueira da Foz

    Olá bispo Júlio. É um prazer ler cada post que o senhor posta, pois sempre ajuda em alguma coisa das nossas vidas. Obrigada por investir no blog. Que Deus possa usar mais e mais este blog para chegar a quem mais necessita!!

  18. Daniela Silva FJE Figueira da Foz

    Bom dia bispo Júlio, Muito forte o post de hoje! Nunca me tinha apercebido de que as primeiras ordens que Deus deu a Adão é para isso mesmo. Para ter um corpo equilibrado, saudável, etc., e assim ter uma mente também ela equilibrada e sã. Existe de facto uma união e complementaridade entre o corpo e a mente. Deus abençoe o senhor!

  19. Diana FJE Figueira da Foz

    Olá bispo. É verdade isso. Temos mesmo que atentar para os 3 concelhos que o senhor deu (caminhar, comer bem e ser fiel). Muito bom o post de hoje!! Gostei muito.

  20. Fábio Medeiros- FJE açores

    "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo." 1 Coríntios 3:16-17 (ACF)

  21. Renata Pedroso - FJE Sede

    Bom dia Bispo !!! Ontem a noite ao meditar na Palavra de Deus , o Espírito Santo me deu uma dura , e agora ao chegar aqui e ler este post veio de encontro com tudo o que Ele me falou !!! Forte Abraço

  22. Yasmin Amoras- FJE Leiria

    Bom dia Bispo concordo, assim como quando era pequen e não sabia andar, dediquei-me e conssegui, logo com esforço, dedicação e perseverança nós conseguimos aquilo que queremos!

  23. Nicolás Sosa

    Se eu falhar em uma das três ordens ou em um dos três passos, me verei prejudicado, pois, se eu quero ter um resultado 100%, tenho que dedicar 100% de mim. Pessoalmente creio que, se bem as vezes é complicado, o melhor jeito de poder cumprir com estes requisitos é olhar pro futuro, não amanhã ou semana que vêm, se não daqui a 1 ano, 2 anos, ou 10 anos. Vendo assim, não terei tanta "preguiça" de colocar estes conselhos em prática. Para quem acha que é difícil, lembre-se: Um dia você não sabia escrever, nem ler, nem contar números, mais com perseverança e dedicação você conseguiu! ANIMO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.