Mensagens

Lutar com Deus vs Lutar contra Deus

1 de Julho 2013

Lutar com Deus vs Lutar contra Deus

Um dos significados para a palavra “enganar” é “aliviar apenas temporariamente”, algo que milhões passam a vida a fazer, quando optam por não aceitar a verdade sobre a sua própria vida…

O pior (mais triste, pobre, miserável, desprezível, infeliz) enganador não é o que consegue enganar a todo o mundo, é aquele que, além de enganar os outros, tenta enganar às três pessoas que nunca conseguirá enganar:

A Deus (impossível);
A si próprio(a) (impossível);
Ao diabo (impossível).

Jacó passou a maior parte da sua vida a tentar enganar a estas três pessoas, razão pela qual era um frustrado e em tudo o que fazia tinha maus resultados. Até que ele chegou à conclusão de que tudo o que lhe estava a acontecer era por este motivo.

1º Mas, para além de enganar as pessoas, o que já era algo gravíssimo, ele fez algo ainda pior, tentou enganar a Deus. Ele orava, em ocasiões até ofertava e era dizimista (se é que realmente dizimava), dizia ser de Deus, mas não era. A realidade é esta: não há como enganar a Deus, pois ELE SABE TODAS AS COISAS, o que foi, o que é e o que haverá de ser.

2º Jacó também tentou enganar-se a si próprio (mas não tinha como, ele sabia quem tinha sido e quem continuava a ser e sabia que não queria mais ser o mesmo!)

3º Por fim, ele tentou enganar o diabo (mas, o diabo é o mestre do engano, só perde para o coração – sentimentos, por isso, também não há como enganá-lo).

Uma coisa é lutar COM (AO LADO DE) Deus e outra completamente diferente é lutar CONTRA Deus. Até ao momento em que ele resolveu sacrificar TODOS e TUDO para Deus no Vale de Jaboque, fazendo passar TODOS e TUDO para o outro lado do rio, Jacó tinha passado a vida inteira a lutar CONTRA DEUS:

a) Quando fez as coisas do seu jeito: ao “comprar” a bênção da primogenitura de Esaú, aproveitando-se da fome do irmão;
b) Quando se fez passar pelo seu irmão, enganando o seu pai Isaque;
c) Quando fugiu de casa para “escapar” aos problemas que ele mesmo tinha criado, em vez de ficar e assumir o que fez e enfrentar as consequências;
d) Todos os anos que Jacó negou sacrificar TODOS e TUDO para Deus, no Altar;

Hoje, a mesma situação repete-se com cada ser humano. A pessoa pode lutar COM Deus ou CONTRA Deus. Enquanto a pessoa luta CONTRA Deus, é claro que ela não irá prevalecer e, por isso, o mal prevalece na sua vida. No entanto, quando ela decide sacrificar voluntariamente para o Deus Vivo, no Altar, ela passa a lutar COM Deus, passa a estar na “equipa” de Deus, e aí a história é outra, porque a equipa de Deus nunca perde. Na verdade, a pessoa só é transformada na própria bênção quando ela resolve lutar COM Deus e pára de lutar CONTRA Deus.

E quando é que lutamos COM Deus? Quando oramos intensamente, clamamos, jejuamos, perdoamos, meditamos nas Sagradas Escrituras e praticamos o que aprendemos; quando interagimos em cada reunião que assistimos, evangelizamos, fazemos o Sacrifício Perfeito Físico, Material e Espiritual, enfim, colocamos Deus acima de TUDO e de TODOS na nossa vida!

Pr. Thiago Alves
Grécia

[iframe width=”600″ height=”400″ src=”http://www.youtube.com/embed/Zlv5JCuoL0w?rel=0″]


40 comments
  1. ISLANE ROMEIRO DE SOUZA LIMA

    É VERDADE BISPO, AQUELE QUE LUTA CONTRA A DEUS ESTA APENA SE ENGANADO E ELA SABE QUE NÃO CONSERGE SE ENGANAR A SE MESMO,MAIS AQUELE QUE LUTA COM DEUS ELA FAZ A DIFERENCIA E AINDA FAZ O VERDADEIRO SACRIFÍCIO..

  2. Виталий Сухов / Sukhov Vitaliy

    Boa tarde, bispo. Ontem li um versículo que chamou muito a minha atenção: "Se não fora o Deus de meu pai, o Deus de Abraão e o Temor de Isaque, por certo me despedirias agora de mãos vazias..." (Genesis 31:42) - Jaco não chama Deus como Deus d'ele, mas como Deus de Abraão e de Isaque. Ele não tinha esse direito de chamar Deus como Deus d'ele, pois não havia sacrificado a vida dele para Deus. Nem Labão chama Deus, como Deus de Jaco: "mas o Deus de vosso pai me falou , ontem a noite..." (Genesis 31:29). Somente depois da luta com Deus, e do sacrificio feito para Deus, nos vemos na Biblia primeira vez o Deus de Israel: "E levantou ali um altar e lhe chamou Deus, o Deus de Israel" (Genesis 33:20). Sem sacrificio nos não temos direito de chamar Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, como NOSSO Deus, pois exatamente o sacrificio perfeito me da esse privilegio. Podemos ter bençoes, ser bem succedidos, aparentemente, mas não podemos chamar o Deus de Abraão como nosso Deus tambem. E muito forte!!! Que Deus abençoe o senhor.

    • Suelen

      Com certeza.Muito forte!

    • Andréa

      Excelente observação! Vou tomar essa palavra pra minha vida... Deus te abençoe e te faça sempre humilde.. forte abraço!

  3. Adriano

    Se realmente queremos mudar de vida, o caminho é a luta com Deus manifestando tambem a fe no Altar do sacrifico

  4. natalia

    Muito Forte!!

  5. leticia mairynk

    Viver enganando a si mesmo alivia a dor mas nao a arranca de nossas vidas.

  6. Josiele Leticia

    **É a mais pura verdade muitas vezes nem nos damos conta de que estamos tentando enganar essas "Três Pessoas" mas graças á Deus podemos Despertar e Lutar**

  7. E verdade bispo nao devemos enganar a DEUS mais sim confiar nele colocar todas as nossas vidas nas suas mãos no seu altar e ficar a sois com ele e lutar com ele mas pervalecer até ao fim sem esmorecer e sem duvidar ele fara de ti aquilo que nenguem mais pode fazer por ti apropria abenço.FJE ALCOBAÇA.

  8. Jéssica Araújo

    Impossível enganar a Deus, Ele está em todo lugar como onipresente, melhor que enganar é ser sincero admitir que precisa de ajuda, se revoltar e mudar. Assim como Jacó fez, não á exemplo melhor.

  9. JUNIOR - PAREDES

    Boa Noite Bispo, Infelismente vemos muitas pessoas agirem pelo sentimento de ansiedade de querer ver suas vidas transformadas na força do braço e acabam por ir pelo caminho do Engano muitas das vezes até mesmo por influencia dos outros como foi o caso de Jacó “Porventura meu pai me apalpará e serei a seus olhos como enganador; assim trarei sobre mim uma maldição, e não uma bênção. Respondeu-lhe sua mãe: ‘Meu filho, sobre mim caia essa maldição; somente obedece à minha voz, e vai traze-mos.’” Gênesis 27.12-13 Porém quando a pessoa Luta COM Deus Fica na dependencia Dele ela vence e prevalece, mas para eu lutar COM Deus Exige de minha parte Um SACRIFICIO onde eu me Despojo de TUDO E TODOS Para ficar a SÒS COM DEUS. Foi isso que Jacó fez quando lutou com Deus no Vau de Jaboque: “Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.” Gênesis 32.28 AGORA é a MINHA VEZ, Deus abençoe o senhor e sua Familia!

  10. Susana - FJE Alcobaça

    Boa noite Sr. Bispo. Esta mensagem é muito forte, Jacó só conseguiu alcançar a bênção quando se dispôs a dar o seu tudo no Altar e se entregar totalmente a Deus e o mesmo acontece connosco, enquanto não nos dispusermos a fazer o nosso tudo no Altar nada vai acontecer nas nossas vidas. Deus o abençoe

  11. N. A.

    Um dos significados de enganador que mais me chama a atenção é ILUDIR-SE. É muito comum vermos pessoas que procuram tanto uma vida realizada, que por motivos óbvios ou não ela não consegue vencer, tudo por conta desta passar a vida no engano. Consciente ou inconsciente passa os anos iludida achando que vai alcançar os seus sonhos, sendo que a sua índole é de enganador! O mais triste é que o fim de todo o enganador que não muda de carácter, é a dor de nunca ser quem sonhou se tornar.

  12. William - FJE Pombal

    Só quando deixamos de enganar e passamos a lutar com Deus é que vencemos, fazendo como Jacó nos tornaremos a própria benção.

  13. MICAEL - FJE ALCOBAÇA

    Boa noite Bispo. Mensagem muito forte. Muito obrigado. Deus o abençoe.

  14. António Carreira- FJE Alcobaça

    E verdade só Jacó e foi com muito sacrifisio pois um homem nao consege lutar ate ao amanhecer

  15. Aníbal Gomes- FJE Alcobaça

    E importamte a história de Jacó pois foi ele o unico que consegui vencer Deus pois apesar do seu nome

  16. Zelinda Carreira- FJE Alcobaça

    E verdade só Jacó e que consegui ganhar a Deus e com muito sacrifisio

  17. Carolina Gomes - FJE Alcobaça

    E verdade e imposivel ganhar a Deus mas ouve um homem que ganhou contra Deus que foi Jacó

  18. mayara santos

    De fato é impossível enganar a Deus pois Ele sabe de todas as coisas.

  19. CITLALLY

    muy fuerte este mensaje de fe y es muy cierto no podemos engañar asi mismo mucho menos a DIOS.

  20. FLORBELA SILVA - FJE PAREDES

    Boa tarde Bispo, É verdade. Enganar os outros é até possível e não é difícil, mas não é de todo uma decisão inteligente para nós mesmos, porque em nada vai alterar a nossa vida (num bom sentido). Não traz qualquer proveito. Assim como o que plantamos de bom iremos colher, plantando no sentido inverso teremos naturalmente consequências inversas. Enganar a Deus é impensável, porque Ele sabe e vê tudo, nada passa despercebido aos Seus olhos, e Ele sabe mais e conhece-nos melhor do que nós mesmos. Ao diabo será igualmente tentativa falhada, porque, mesmo que ninguém fisicamente veja, ele vê quando e em que tropeçamos e não perde oportunidade de atacar os nossos pontos fracos, além de fazer questão de nos acusar por cada erro ou pecado cometidos, a fim de nos enfraquecer e nos manter numa consciência pesada. Mas o pior mesmo é tentarmos enganar a nós próprios - o que, sim, é possível -, quando não queremos enxergar a nossa realidade. Porque afinal todos temos uma consciência, sabemos o que é certo e errado e o que temos feito. Não vale a pena, somos nós mesmos que estamos a perder, precisamos de ser "nossos próprios amigos". Por isso em toda e qualquer situação a única solução é nos aliarmos a Deus, lutando com Ele, sendo sinceros e reconhecendo aquilo em que precisamos mudar e despojando-nos de nós mesmos e de tudo aquilo que nos tem impedido de avançar. Para sermos a própria benção.

  21. Sílvia - F J Alcobaça

    Deus anseia por nos ajudar mas, por vezes, somos nós que impedimos que isso aconteça porque fazemos a vontade do nosso eu. Isso tem que mudar! Tem que haver determinação da nossa parte! Só assim seremos mais que vencedores!!

  22. Mª Carmo Carreira - Força Jovem de Alcobaça

    Como pessoas inteligentes que somos, devemos pensar que nada conseguimos com a força do nosso braço mas sim lutando com Deus! Aí sim, obtemos a resposta!

  23. Rafael FJE-Leiria

    Boa tarde sr Bispo a nossa Fé Inteligente nos arremete a Lutar ao Lado daquele que pode nos conceder a vitória sobre todo e quaisquer problemas desse mundo, a luta com Deus não é uma opção se sacrificar como Jacó, mas sim uma NECESSIDADE!

  24. Leandro - FJE Alcobaça

    Boa tarde Bispo. A mensagem mostra que se nós queremos conseguir algo temos que lutar com Deus e não contra Deus!

  25. .EDUARDO/BOQUIM/SE

    BISPO O MAIOR INIMIGO DO HOMEM E ELE MESMO,E DEIXAR DE VIOLENTAR O SEU EU.NA FE DO VAU DE JABOQUE.TCHAU.TCHAU...

  26. Não podemos açeitar nos enganar.Sabemos que a verdade deve prevalecer sempre.Deus sabe todas as coisas e não há como engana-lo dando o seu jeitinho.Sejamos verdadeiros para com o nosso Pai.Se somos fiéis a ele não pode haver medo.Queremos uma nova identidade.

  27. Márcia Sousa - FJE Paredes

    Boa Tarde Bispo Júlio! A verdade é que a nossa tendência é olhar para o "bom da fita", nos comparar a quem fez tudo certo. Mas chegou a hora de olharmos para o exemplo de Jacó e analisar a nós mesmos em quê nós temos sido enganadores, onde é que temos sido um Jacó da vida. Não adianta querer enganar a nós mesmos, temos que encarar quem somos, e mostrar para Deus que somos assim mas queremos ter uma nova identidade. Quando queremos enganar tudo e todos, acabámos por ser também enganados. Chegou a hora de assumir quem sou, mesmo que isso seja o que mais me custe. Tenho que me despojar de tudo, de todos e do meu eu, e ficar a sós com Deus. Mostrando que sou assim mas quero mudar. Mas para isso tenho que estar disposta a lutar com Deus até ao fim. Buscar em Deus incessantemente, o nosso máximo, o nosso melhor, o nosso tudo. E prevalecer. Deus o abençoe a cada dia mais e mais.

  28. Vitor Fontes-França

    E quando é que lutamos COM Deus? Ao lado de Deus? Quando provamos que estamos aptos para lutar ao lado Dele, e isso se prova através do Sacrificio total. Depois que Jacob sacrificou e lutou com o Anjo, ele provou que estava apto. Faça o mesmo e grite: AGORA é A MINHA VEZ!

  29. ALINE SOARES DA SILVA

    concordo bispo, temos que lutar com DEUS e não contra para que possamos alcança . muito mas de DEUS

  30. ELISANGELA NEIS

    Bom dia Bispo, Muito verdade. É uma questão de decisão e escolha. Ele sabia que sua vida era uma enganação, tanto que, quando resolveu realmente, com toda sinceridade, dar um basta àquela vida, DEUS veio para lhe dar uma chance. É muito forte, e é assim que sigo e luto, com o meu DEUS, somente ELE. Nessa fé eu sigo, até JESUS voltar! DEUS abençoe!

  31. Sâmara

    Bispo Obrigada pela palavra estava precisando desta orientação.Deus continue lhe usando mais e mais.

  32. João Marques (Portugal)

    Engano é faltar à verdade. É claro que todos nós erramos (começando por mim). Apesar disso, nós temos que ter o cuidado de aprendermos com os nossos erros para fazer melhor no futuro. Vamos conferir na Biblia o que está escrito relativamente a Jacó: "tudo o que fazia tinha maus resultados", e também "em ocasiões até ofertava e era dizimista (se é que realmente dizimava), dizia ser de Deus, mas não era", está escrito assim: "Então lhe disse Labão: Se agora tenho achado graça em teus olhos, fica comigo. Tenho experimentado que o SENHOR me abençoou por amor de ti." Gênesis 30 : 27 Será mesmo que tinha maus resultados? Se ele não era de Deus porque está escrito que Deus abençoou Labão por amor a Jacó? Jacó fez um voto em Betel: "E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo." Gênesis 28 : 22 Será que ele cumpriu o voto? "Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela." Gênesis 31 : 13 Nenhum de nós tem autoridade para alterar o que está escrito. Paulo dizia assim: "E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro." I Coríntios 4 : 6

    • Thiago Alves

      Caro Sr. Marques, O que Deus faz na vida de uma pessoa que o coloca acima de TUDO e de TODOS é algo completo. Quando falo sobre prosperidade, sempre digo as pessoas que não tenham uma visão reduzida, curta, e incompleta ao pensar em prosperidade como meramente dinheiro. Sim, o dinheiro (riquezas materiais) faz parte da prosperidade, mas se fosse só isso seria incompleto, e logo não seria de Deus. A prosperidade que Deus veio trazer para aqueles que estão dispostos a lutar COM Ele por meio de uma entrega/sacrifício voluntário total no altar, até alcançarem a mesma, envolve todas as áreas da vida. Ou seja, quando o Salvador disse, "Eu vim para que tenham vida, e vida com abundância" (Jn. 10.10), ele estava a dizer que o que ele quer para nós é que sejamos realizados em todos os aspectos da nossa vida aqui na terra e principalmente depois da morte. Ele quer que tenhamos as 5 áreas que compõem a vida humana preenchidas/realizadas, a saber, físico, familiar, sentimental, económico e principalmente espiritual, que é a base de tudo. Ou seja, se a vida de alguém não está realizada nestas 5 áreas, na verdade essa pessoa não está gozando da prosperidade que Cristo veio trazer. Imagine um billionário, com cancro metastizado ou uma enfermidade incurável qualquer. Pode-se dizer que é riquíssimo (monetariamente), mas é um miserável (na saúde) não acha? Me diga Sr. Marques, compensa ser billionário, e não poder fazer nada para evitar uma morte tão desgraçada como a que terá com esta enfermidade? Certamente a riqueza (apenas monetária) não compensa o fracasso na saúde. Continuando com os exemplos, outro caso seria outro billionário, saudável (fisicamente) como nunca, mas que não consegue ser feliz no amor, não é realizado sentimentalmente, não encontra a pessoa certa, ou vive sendo traído, ama e não é amado ou vice-versa. Pergunto, do que adianta a saúde física, o estatus económico de billionário, se essa área da vida está incompleta. Acaso o dinheiro resolve? A saúde intacta? Não é por este e muitos outros motivos que diariamente muitos se suicidam? Poderia ficar durante muitas horas a citar exemplos como estes e os mais diversos, porque durante anos o que faço é lidar com pessoas assim que chegam desesperadas ao Centro de Ajuda, mas creio que ja provei meu ponto. Você perguntara, caso não tenha prestado atenção, o que isto tem a ver com Jacó? Eu respondo com outra pergunta: Qual parte disto NÃO tem a ver com Jacó? Pois está completamente relacionado com Jacó! Tudo o que ele "fazia" ou "alcançava" ou quando aparentemente algo dava certo, quando ele dava seus "jeitinhos de enganador", sempre era em detrimento de alguma área da vida dele. Cada "conquista", com base na sua natureza traiçoeira, enganosa e falsa, desencadeava frustrações que de forma alguma compensavam as "vitorias" que pudesse ter tido. Vejamos: - Jacó tinha um irmão que estava desesperado para encontrâ-lo, e não porque tivesse saudades, senão porque queria exterminá-lo. (Sinceramente não considero isto BOM resultado e sim MAL) - Trabalhar feito escravo, de sol a sol, durante 7 anos para casar com a pessoa pretendida, e no dia, receber como esposa outra mulher? (MAL RESULTADO) - Trabalhar durante 14 anos para finalmente casar com a pessoa pretendida (Raquel), e agora ter duas mulheres em casa que não suportam ver uma a outra, disputando quem das duas conseguirá ter filhos, quem será mais amada e quem menos… Rivalidades e invejas entre as duas… (MAL RESULTADO) - Conseguir que o patrão diminua o seu salário por 10 vezes deve ter sido algo único na historia. (Mal resultado) - NÃO está escrito que Deus abençoou Labão por amor de Jacó, foi Labão quem disse: "Tenho experimentado que o SENHOR me abençoou por amor de ti." como o sr. citou. É claro que Labão estava dizendo isso, quem não gostaria de ter mão de obra pesada praticamente de graça durante duas décadas? (Exploração laboral; MAL RESULTADO) - Se dar tão bem com seu sogro que tem que chegar ao ponto de escapar dele com as duas filhas por não aguentar mais a frustração e o sofrimento… (MAL RESULTADO) - Ser perseguido pelo proprio sogro como fugitivo… (MAL RESULTADO) - Ver de longe o seu irmão Esaú acompanhado de 400 homens e ficar apavorado pensando que estão a vir para lhe matar… (MAL RESULTADO). Bom Sr. Marqués, como pode ver, nenhuma conquista aparente de Jacó compensava os fracasos e frustrações que ele acabava por sofrer na família, casamento, vida financeira um tanto instável por vezes, e principalmente no espiritual, pois ele não tinha paz, era vazio, não tinha o caráter de Deus. Ah, e isso me leva a conclusão que sendo Jacó o enganador e por vezes mentiroso que era antes de se tornar a própria Benção por meio do sacrifício para o Autor da Vida, não é nenhum erro da minha parte duvidar que ele tenha cumprido, fielmente, o seu voto vitalício de dizimista, pelo menos até o momento em que ele teve seu encontro com Deus cara-a-cara, afinal, a identidade dele até então era de enganador! Saudações da Grécia!

  33. Daniela Duarte _ FJE Santarem

    Boa tarde Bispo, assim como Jacó na sua época teve que fazer passar tudo e todos para ficar a sós com Deus, assim hoje é a minha hora, agora é a minha vez de ficar a sós com Deus. Eu conheço o Deus em que eu creio, eu sei o que eu quero, então nada me poderá impedir a não ser eu mesma. Estou nessa fé e tenho a certeza que agora é a minha vez, que o meu nome será mudado e a minha vida transformada. Obrigada pelo esclarecimento relativamente ao engano, porque realmente é verdade a pessoa que se engana ela acha que engana os outros, que engana a Deus e ao diabo, mas a verdade é que lá no fundo, no fundo ela sabe quem ela e essa é a oportunidade para ela ter a vida dela transformada. Deus abençoe mais e mais.

  34. Tiago Neto - FJE Alcobaça

    Bom dia , eu sacrificarei TUDO e vou lutar COM DEUS. E a minha história mudará.

  35. RafaelPrado

    Muito Forte! Quando estamos lutando contra Deus, o mal prevalece. E quando estamos à enganar alguém, essas 3 pessoas que está na mensagem acima, será impossível de enganar. Não existe nada mais forte e verdadeiro do que Lutar COM DEUS! Tem coisas que somente E'le pode fazer em nossas vidas...

  36. Joana - FJE Alcobaça

    Bom dia, só quando Jacó decidiu sacrificar de verdade e deixou de se enganar é que pôde ser a bênção. Muito forte!

  37. Cláudia Coelho

    Temos que ser o SACRIFICIO VIVO no altar! CORPO, ALMA e ESPIRITO! Sem RESERVAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.