Mensagens

Invista certo!

12 de Fevereiro 2014

Invista certo!

“A fé sentimental investe no pedido e a fé sacrificial investe no sonho.”

É como se estivéssemos a subir uma escada. Por vezes paramos, descansamos e avaliamos o percurso que ainda nos falta para alcançar o topo… ou, então, apenas olhamos para o degrau que está à nossa frente e vamos subindo para ver até onde vai dar…

De uma maneira ou de outra, como seres humanos que somos, durante a subida, o cansaço físico vai-se instalando, as questões vão surgindo e a dúvida vai tentando apoderar-se de nós. A grande diferença, todavia, é que quando apenas investimos com a fé sentimental, religiosa, rapidamente esmorecemos, duvidamos e desistimos.

E porquê?
Porque o “investimento” é pequeno, logo, a esperança de retorno é igualmente pequena. Já no que respeita à fé sacrificial, não só o “investimento” é grande, como a esperança ou a expectativa são igualmente grandes, por isso, a capacidade da perseverança é bastante superior.

Investir num pedido usando a fé sentimental é como subir uma escada olhando apenas para o degrau em frente, mas usar a fé sacrificial é investir no sonho, é avaliar o percurso todo, até ao topo, estimando o esforço físico e psicológico envolvidos, sem nunca considerar a desistência ou o fracasso como uma opção.

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!
Bjf


41 comments
  1. Daniela Gonçalves - FJE Matosinhos

    - É verdade a fé sentimental só o seu nome já diz tudo sentimental vem de sentimento e sentimento é do coração , quando a pessoa usa esse tipo de fé ela limita a sua visão , ela fica só olhando para trás , mas quando e pessoa usa a fé sacrificial ela sacrifica , as suas vontades , o pecado porque ? porque ela tem visão , ela olha sim para trás mas para ver o quando é possível ela subir ainda mais e ela se satisfaz porque vê o fruto da sua Fé .

  2. ussumane

    pois é quando a pessoa usa a fé sentimental ele não avalia o percurso que ira percorrer pois ela so olha o momento , não usa uma fe racional . ja é o contrario quando a pessoa usa fe raciona , sacrificial ela não so avalia o percurso como toma as decisões de uma forma bem consciente.

  3. Olga Amoroso

    Boa tarde! Realmente Bispo, quando nós investimos com uma fé sentimental rapidamente esmorecemos. Quando investimos numa fé inteligente somos forte e perseverantes. Muitos até iniciam mas poucos terminam.

  4. Jacira Lopes (Sines)

    É um fato! Tudo depende de nós, muitas vezes não percebemos isso, se a nossa visão for de pequeno alcance o resultado assim será também. Quantas vezes não planeamos nada e queremos que tudo dê certo, culpamos a terceiros quando tudo dá errado...na verdade a fé sentimental gera cobardia e ilusão; a fé sacrificial gera coragem e revolta que são determinações incansavéis.

  5. João Marques (Portugal)

    Podemos adicionar também a fé inteligente. Esta fé sabe quando pedir ou perguntar, e sabe quando agir. Há sempre momentos que nós temos que saber como fazer e após sabermos como fazer, então é hora de agir. É assim que vencemos, é assim que vamos em frente.

  6. Rafaela Matos- FJE Sacavém

    Boa tarde Bispo, lendo este post, pode ver-se que o que nós "investimos", mostra que tipo de fé nós temo, pois se nós "investimos" qualquer coisa , claramente estamos mostrando que a a nossa fé é baseada em sentimento, mas se nós "investirmos" toda a nossa força, nos sacrificarmos estamos provando para nós mesmos e para o mundo o que nós queremos e valor que aquilo tem para nós, muito obrigada Bispo pelas suas mensagens motivadoras e inteligentes!

  7. Ariela Bunze

    Bom dia Bispo Júlio, Muito obrigada pelo post, esclaredor. A fé sentimental logo desiste no 1º obstáculo que surge, já a fé inteligente vê os obstáculos como desafios há serem vencidos, degraus feitos para alcançar o seu sonho. Deus abençoe. Sem mais, AB.

  8. Fabiana - Holanda

    Bom dia Bispo Julio, Agradeço pela mensagem. Perseverar até o fim, custe o que custar. Nao olhando para trás mas no que se quer conquistar.

  9. Rogerio Moreira - Holanda

    Bom dia... Enquanto lia pensava em algo, sobre a esperança de se alcançar o objetivo, na realidade a minha esperança em alcançar meu objetivo é tão grande quanto o meu sacrifício. Se a minha esperança desvanece é porque aquele meu "sacrifício" para alcançar meu objetivo não foi tão grande quanto eu pensei ser. Mas se a minha esperança é grande e não se abala é porque o sacrifício também foi grande foi de verdade um sacrifício. Um abraço a todos, principalmente aos da fé sacrificial!

  10. Rosa Miguel- Alvalade

    Não tem volta, para toda acção existe uma reacção. Se a minha acção é pequena, vou ter resultados pequenos e assim vai. Por isso a importância de vivermos revoltados, pois a mesma é o combustível que nos faz agir, trabalhar intensamente no meu projecto de vida. Não podemos viver satisfeitos com um degrau e sim partir para o sacrifício. Obrigado Bispo.

  11. Felipe Sousa FJE - Porto

    Boa noite Bispo ! realmente a fé sacrificial traz resultados , frutos de uma atitude inteligente, colocando de lado o sentimento , não perdendo o fcoo

  12. Marlene Nascimento (Amsterdam-Holanda)

    Boa noite, Bispo! Muito obrigado pela mensagem... O segredo é perseverar até ao fim e nunca parar de sonhar, pois o sonho comanda a vida!!!!

  13. Carlos Flores - Italia

    Muy fuerte obispo. Cuando nosotros investimos en nuestros sueños usando la fe sacrificial, no importa cuanto grande seran las dificultades, la media del esfuerzo mas mira la victoria, mas cuando la fe es sentimental, la persona se queja y desanima.

  14. Micael Ferreira - FJ Alcobaça

    Boa Noite Bispo. Não basta só investir na fé sentimental, tem que haver sacrifico, pois só com o sacrifício é que chegamos aquilo que nós queremos, no caso dos sonhos. Pois o sacrifício é a base a fortaleza da nossa fé. Muito obrigado pela sua mensagem Bispo, Deus o abençoe e até uma próxima.

  15. Diogo Rodrigues- FJE Machico

    Boa noite bispo, Quem investe na fé sacrificial sabe que vão haver lutas, desafios, vitórias e também derrotas, mas como essa pessoa investe na fé sacrificial, ao invés de investir na fé sentimentalista ou religiosa, ela sabe que a dificuldade e que o cansaço são obstáculos para atrapalhar a vitória que ela tanto deseja. Quando investimos nessa fé sacrificial sabemos que com facilidade ou não, tarde ou cedo iremos vencer porque o nosso sacrifício diário nos garante essa vitória!

  16. patricia costa Barcelona/España

    boa noite bispo,nunca vi nenhum exemplo de alguem que tenha sonhado grande investiu pequeno e conquistou grande por isso a medida da fé é feita pela coragem, e o sentimento é o que limita a fé e impede alcançar o objetivo desejado.

  17. Sandro Agostinho fj caldas da rainha

    constante sacrifício e nunca ouvir o coração pois o coração vive do sentimento e e enganoso demos ouvidos a voz da fé que nos leva a alcançar os nossos sonhos.

  18. Otilia - FJE Figueira da Foz

    Fé sacrificial vs. fé sentimental Este é duelo que existe dentro de nós, mas somos nós quem tem que decidir qual das duas usar para vencer neste mundo. Se quero alcançar algo grande, um sonho, etc., como o senhor disse, tenho que usar a fé sacrificial, pois ao usar esta fé, o meu investimento vai ser grande, a esperança e a perseverança vão ser também grandes, e vou conquistar! Por isso, para investir certo, tenho que usar uma fé sacrificial!

  19. Daniela Silva - FJE Figueira da Foz

    Boa tarde bispo Júlio, Quando usamos a fé sacrificial, fazemos além do esperado, além das nossas possibilidades, etc., o que nos permite ter a certeza da conquista do nosso sonho. Ou seja, ao materializarmos essa fé, ela torna-se prática. Mas quando usamos uma fé sentimental, não pode haver certeza da conquista do sonho, pois como é sentimental, não há sacrifício, não há materialização da nossa fé, então ela não passa de uma fé teórica.

  20. Diana - FJE Figueira da Foz

    Olá bispo, muito obrigada por esse post esclarecedor. Sei que tenho que sacrificar, usando essa fé sacrificial ao invés de usar a fé sentimental, pois este tipo de fé não leva a lugar nenhum.

  21. debora neves

    e verdade bispo a fe emotiva so nos atrapalha e muito impede a gente de chegar onde queremos e rializar nossos sonhos ela e uma arma do diabo mas cabe a nos ristir aos nossos proprios semtimentos

  22. Fábio Pestana (Loures)

    Boa tarde Bispo Júlio. É verdade devemos mesmo usar a fé de sacrificio, porque assim alcançamos o nosso sonho pela vontade do Senhor Jesus e não pela nossa. E assim usamos a razão que é o mecanismo da fé do sacrifício e de seguida esperar em Deus o tempo necessário para alcançar a resposta e a benção. Porque só assim se vence todos e qualquer sentimento e emoção que perturbe a mente e o nosso coração e temos a vitória.

  23. alfredo (frança)

    Na verdade eu diria que esta escada tem um nome escrito a cada degrau que deve ser superado a cada passo dado, mesmo avaliando a caminhada no meio do percurso vemos que ainda existe muitos degraus para subir e superar mesmo com "dores causadas pelo sacrifício " e que esta escada terminara um dia no reino dos Ceus la apenas la veremos que valeu a pena vencer cada degrau onde estão escritas muitas coisas a vencer tais como , medos ; timidez ; sentimentalismo , maus pensamentos e etc , pois aquele que vive pela fè vence é forte e supera . muito obrigado este post reafirmou mais ainda a minha fé .

  24. Gianni Da Costa- Holanda

    A decisão de ser livre, de pensar e viver de modo independente, de voar em alturas sublimes,acima das massas, é sempre uma decisão de alto custo. É fè sacrificial,as pessoas que vivem de modo diferente são pessoas de visão. Visão é habilidade de ver acima e além da maioria,não se prender a estatísticas, nao se deixar intimidar pelas circunstâncias adversas,permanecer firmes diante dos obstáculos chamado de impossibilidades,restrições e dificuldades.

  25. EDUARDO.BOQUIM.SE

    O JUSTO VIVE PELA FE, E FE E SEGUIR EM FRENTE.

  26. Boa Tarde, Bispo Julio É Verdade, todos nos estamos nessa escada uns sobem, pois não param de sacrificar mesmo sabendo que a cada degrau ficará mais dificil, a resistencia é maior. E outros que se deixam levar pelo sentimento (OS MEDOS) ficam parados e acabam descendo, perdendo assim a oportunidade de ser um vencedor, de alcançar os seus obejectivos. Então mesmo cansados não podemos deixar de investir na fé sobrenatural.

  27. Marlene Almeida - FJE Estoril

    Boa tarde Bispo, Muito esclarecedora essa mensagem. Quem usa essa fé sentimental o resultado é zero, pois não tem um objetivo fixo, por isso a desistência de muitos. Já a fé sacrificial exige esforço e perseverança, e uma vez investida o olhar para trás não consta sequer nos pensamentos, pois o resultado se torna visível.

  28. Alexandre Oliveira - Faial- Açores

    Boa tarde bispo, por isso Deus amou ao mundo de tal maneira ( um amor incondicional, amor incomparável) que deu Seu Filho Jesus Cristo (o maior sacrifício já realizado desde a criação do mundo) sem sentimento nem piedade, sacrificando-O por nós para nos dar vida abundante, e em todos os sentidos e a nossa salvação. Deus queria a muitos por isso deu o seu único Filho para obter o que queria, todos nós.

  29. Gerson Cardoso - Atenas - Grécia

    Muito boa tarde bispo. a Fé sacrificial é o que tantos falamos como também a Fé inteligente, essa fé nos leva a olhar para o nosso obejectivo, e tendo ele bem firmado consideramos as berreiras, dificuldades oposiçoes como nada diante daquilo que colocamos a nossa visão, sabemos que aquilo vai acontecer fruto do sacrificio do esforço da dedicação, está fé Sacrificial é que nos faz chamar a atenção do criador da Vida o nosso Deus de Todas as batalhas. porém a fé sentimental.......... essa nem vale apena citar, e focar no que é certo. muito bom post, inspirador!

  30. Boa tarde bispo, O sacrifício e a fé na conquista estão relacionados proporcionalmente um ao outro. Sacrifício pequeno = fé pequena (ou emotiva), não dura até o fim. Sacrifício grande = fé grande que nos leva até o fim. Fale ressaltar que o sacrifício grande tem a ver com a intensidade da entrega e não somente com um valor apresentado no altar.

  31. Bruno Santos - Luxemburgo

    Boa tarde Bispo Júlio! A fé sacrificial embora requeira esforço, devoção, perseverança e muitas das vezes dor, essa fé traz com ela o resultado almejado; Já a fé sentimental é ilusória e enganadora, pois não nos faz chegar a lugar algum. Podemos escolher qual seguir, mas não podemos esconder os resultados que mostraram nitidamente qual fé estamos abraçando. Se queremos a vida eterna, a salvação da nossa alma e ver os sinais de Deus, temos que SEMPRE abraçar a fé sacrificial. Obrigado Bispo e Deus abençoe o Sr!

  32. Sara-fje império

    bom dia bispo, Como o senhor falou a pouco,o cansaço físico vai-se instalando, mas nós é que temos a decisão se queremos continuar a subir ou se queremos descer, mas todavia aquela pessoa que ficar parada já fica na dúvida e a medida que vai abrindo mão para esses pensamentos, duvidas vai ficando mais fraca na fé. mas se sacrificar-mos pelo o nosso objetivo não vai haver barreira que nos vai deter.

  33. Tiago Neto - FJE ALCOBAÇA

    Ola boa tarde devemos lutar para termos uma fé sacrificial porque será através dessa fé que poderemos concretizar os nossos sonhos e o mais importante a salvação, mas para a ter temos que negar a nossa carne e obedecer a palavra de Deus. Muito obrigado pela sua mensagem e muito obrigado.

  34. Edmilson Monteiro FJE

    A Fé sentimental além de trazer resultados pequenos também pode trazer o resultado que não queremos, pois quem age pelo sentimento tende a ser ansioso,preocupado,medroso etc.., e por consequência dúvida do objetivo que quer chegar, logo o que ele quer nem chega a acontecer, e aí ele fica frustado e dúvida no poder de Deus. Mas o que usa a Fé inteligente,racional e prática,têm a visão de Deus que é GRANDE,e que nos faz almejar os nossos sonhos,e não só isso, Ele nos capacita não só para sonhar mas também para o tornar realidade. Deus Abençoe o BJF

  35. Fabiana FJE Alcobaça

    Bom dia, a nossa fé tem que estar sempre em alta, perante as dificuldades, que há sempre. Toda agente tem sonhos, e para nós alcançarmos teremos degraus difíceis, temos! Temos que os subir, para conquistarmos o que nós queremos e nunca desistir nem desanimar. Muito obrigada por esta mensagem, que nos dá força.

  36. Flávio Fortes - Benfica

    Bom dia Bispo. Através da conquista, quer seja espiritual, sentimental, saúde, familiar ou financeira, mede-se o tamanho do investimento: - investimento grande, conquista grande; - investimento pequeno, conquista pequena; - nenhum investimento, nenhuma conquista. Cabe a mim escolher, se eu quer ser grande, eu tenho que investir de forma grande e isso só acontece quando eu uso a fé inteligente, a fé sobrenatural. Obrigado.

  37. Anna Riita Lopes

    Bom dia Bispo Julio, hoje decidi ler um pouco dos seus postes, pois sabe sempre bem ouvir ou ate mesmo ler, as palavras de deus numa maneira mais explicita. :) Há de fato uma grande diferença entre a fe sacrificial e a fe sentimental.. eu mesma sei o que é isso.. inicialmente tive uma fé sentimental, dai ter caído duas vezes, ter-me afastado.. mas hoje tenho a sacrificial.. que me faz confiar em Deus ! que me faz sacrificar, cada vez mais para que tudo o que quero ver, eu possa ver em grande.. mas claro, temos que saber investir.. dai eu em cada oração, todos os dias, peço sabedoria.. porque Sem Deus? eu não estaria a estagiar (local onde me encontro agora, biblioteca da moita). Enfim, apesar de receber pouco, já é bom para quem não recebia nada... mas claro, que quero muito maiis.. e por isso me mantenho firmee.. na certeza de Que o Verdadeiro Deus me vai abençoaar.. mas não podemos esquecer, da obediienciia e da fidelidade... ^^

  38. Clayton Silva C.V

    Bom dia bispo e a todos. Por mais que venhamos a passar por lutas e grandes dificuldades nessa vida, devemos sempre manter em nós a fé sacrificial a certeza de que um dia nossos sonhos iram se realizar, pois Deus permite que venhamos a passar por tantas coisas nesse mundo, porém tudo coopera para o bem dos que vivem no sacrifício e ainda que não chegamos ao topo porém os nossos olhos estão na realização de nossos sonhos, não importa o quanto o mesmo durará também tenho essa fé que um dia se realizará , pois numa grande caminhada numa longa e difícil subida devemos sempre prosseguir para o nosso sonho. sonhar é viver a fé a cada dia mesmo em meio a tantos degraus da vida, vamos enfrente certos que um dia chegaremos lá. Fico agradecido por toda motivação e força nessa árdua subida.

  39. Joana Custódio - FJE Alcobaça

    Bom dia Bispo, muito obrigada por esta mensagem, porque nos permite perceber que devemos investir nos nossos sonhos com a fé sacrificial pois, só através desta, poderemos ter a vitória. Como o Bispo disse, utilizando a fé sentimental, por qualquer razão desistimos, porque esta não tem uma base sólida como a fé sacrificial. Que Deus o abençoe.

  40. Antonio Carlos

    Bom dia bispo,temos que estar na fe`sobrenatural,sempre enchotando o que se diz respeito a qualquer sentimento,desta maneira iremos glorificar ao nosso Deus,com a vitoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.