Mensagens

Influente ou influenciável?

20 de Novembro 2012

Influente ou influenciável?

Quando Deus chama alguém para um determinado propósito, essa pessoa torna-se influente.

Influente porque tem a capacidade de influenciar quem a rodeia, através do poder da sua Fé.

Influente, pois ela é importante na função que desempenha para o seu Senhor.

No entanto, temos visto, tanto na Bíblia como com os próprios olhos, que muitos que um dia foram influentes, deixaram de o ser…

Isso acontece quando o influente se torna influenciável.

Influenciável é aquele que não tem opinião própria. Ele não é definido na sua fé e, por isso, ouve a tudo e a todos. Depende dos outros, das circunstâncias e opiniões alheias.

O influenciável não pode receber responsabilidade, pois, ao deixar-se influenciar, torna-se irresponsável.

O mesmo não acontece com o influente, pois ele não se deixa influenciar…

Isso não significa que o influente não seja humilde para analisar as circunstâncias e até escutar os conselhos dos outros. Porém, ele não depende de terceiros e é bem definido na sua fé.

Tem opinião própria, pois sabe em Quem tem crido.

Tem sentimentos, mas age pela razão.

Ouve as opiniões, pois está apto para aprender, mas baseia-se única e exclusivamente na sua Fé inteligente.

Por isso, é influente e não influenciável.

O influente é responsável.
O influenciável torna-se irresponsável.

E você, como tem sido?

Bp. Rui Silva
Responsável pelo Trabalho Evangelistico da IURD na Holanda

Anterior

19denovembro

Seguinte

Monte Nebo


16 comments
  1. Junior Figueiredo

    Boa noite bispo, quando estamos no mundo somos constantemente influenciados por viver literalmente envolvido pelos sentimentos que não dá a direcção certa para vencer e superar, mas quando chegamos no centro de ajuda aprendemos a influenciar a tudo e a todos que estão a nossa volta de uma forma equilibrada através de uma Fé viva, inteligente, forte com direcção na palavra do Criador. O ambiente e as situacoes muda o influenciável, mas o influente muda o ambiente e as situações. Muito bom o post!

  2. Nossa, escrevi sobre isso em meu blog recentemente. Não com essas palavras, mas o mesmo assunto: "E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça. E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si. E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu.” 1 Samuel 17:38-40 Essa parte foi a mais dirigida a mim de toda a leitura rsrs. Geralmente quando estamos em dúvida ou tentando decidir um caminho a seguir terminamos ouvindo palpites e orientações de familiares ou amigos, ou seja, procuramos a Fé, o talento, a armadura dos outros ao invés de usar as nossas. Sei que as pessoas que amamos querem apenas nos ajudar, e é bom ouvir outros pontos de vista de vez em quando, mas há não esqueça que a vida é sua e é você quem precisa saber o que você quer, e após saber precisa confiar nos planos que traçou para si mesmo. Claro que esses planos têm de ter a direção de DEUS, então antes de procurar outros conselhos, procure os DELE. Você não pode colocar nas mãos dos outros as decisões que vão definir sua vida e seu futuro. É você e DEUS. Davi não ficou apoiado na armadura de Saul, muito menos apoiou-se no conhecimento e talento do rei para as guerras. Ele lutou com suas armas, ele confiou nos seus próprios planos guiados por DEUS, e assim ele foi vitorioso. Independente de ouvir: “Ah faz assim; não faz assado; seria melhor se você fizesse dessa forma..” , seja uma pessoa definida e firme no seu ponto de vista. Aprecie o que você tem e aperfeiçoe isso. Invista no seu próprio talento."

  3. Iracelmasanto

    Bom dia bispo, certamente lendo este post, vem um grande desejo, vontade e força para nos tornarmos influente, se não o formos. Esta vontade é necessária mas não é o suficiente! Temos que sacrificar. E podemos começar analizando o nosso eu, identificando a raiz e a destruindo. Não podemos duvidar, mas crêr que nos tornaremos o filho de Deus que sempre quisemos ser, pois é Ele que efetua em nós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa e perfeita vontade.

  4. Ingrid Sousa

    Que bacana bispo... Devemos nos tornar cada vez mais influentes e ter uma Fé bem definida. Saber o que queremos e o que Deus quer de nós, e consequentemente, obedece-lO em tudo. Deus abençoe o senhor ...

  5. Bispo Julio, é muito forte. Quando nos deixamos influenciar pelas pessoas à nossa volta, nos tornamos sem personalidade própria, nos tornamos manipuláveis, perdemos então a capacidade de agir por conta própria. O pior é que quando somos influenciáveis, demoramos muito para notar isso, pois acontece quase que de maneira automática. Esse texto é ótimo para que nós venhamos refletir sobre nossa vida :) Que Deus abençoe muito o sr. e a dona Vivi.

  6. Micaela Pietro

    Na semana passada o pastor da minha região (Matosinhos) disse palavras como essas para mim. A verdade é que muitas vezes eu me deixava influenciar, por pequenas coisas mas que um dia mais tarde poderiam se tornar maiores, apesar de eu estar firme na fé. Porem a partir do momento em que ouvi que EU tenho que ser influente, algo mudou dentro de mim pois percebi que realmente isso é a mais pura verdade. Esta palavra foi muito forte para mim e interiorizei dentro de mim, tanto que as minhas atitudes daquele momento para frente mudaram em relação a isso. Hoje posso dizer que não me deixo influenciar!

  7. herbert ferreira

    grande verdade SR BISPO! POIS O CRISTÃO DEVE SER APENAS INFLUENÇIADO POR DEUS OU PELAS COISAS DE DEUS, POIS SE ASSIM NÃO FOR NÃO EXISTIRÁ PERSONALIDADE E SEM PERSONALIDADE TEREMOS INSTABILIDADE E A INSTABILIDADE TRÁS A DESOBEDIENÇIA! IRMÃOS! SEJAMOS POIS FIRMES E FORTES NO PROPOSITO DE DEUS NAS NOSSAS VIDAS PARA QUE UMA VEZ APROVADOS POR ELE POSSAMOS VIR A INFLUENÇIAR MUITOS COM O NOSSO TESTEMUNHO DE VIDA E CARACTER!

  8. João Marques

    É muito verdade. O influente é aquele que se move com segurança, ele sabe o que quer, ele realmente não se deixa levar na onda ou na multidão ou por palavras persuasivas.

  9. Liliana Carvalho- Carnaxide

    Eu posso dizer que há muito tempo atrás foi uma pessoa influenciável, não pelas pessoas pois nunca deixei que as outras pessoas me levassem por maus caminhos mas fui influenciável pelos meus sentimentos. Quando gostamos de uma pessoa mas sem primeiro usar a razão, questionar se estamos preparados, se essa paixão vai ajudar me a crescer ou levar me ladeira abaixo os sentimentos falam mais alto e foi o que aconteceu. Gostei de uma pessoa e vieram me dizer que essa pessoa tinha acabado com a namorada devido, ele gostar de outra pessoa que supostamente era eu. Por vários dias torturei-me, senti-me culpada por eles terem acabado chorava só de lembrar. Mas cada vez de eu pensar "Eu ouvi, mas não tenho a certeza porque é que estou aqui a chorar? Será que este sentimento é verdadeiro ou é enganoso? Não será melhor pedir ajuda em Deus? Uma direcção para a minha vida?" Deixei que o meu coração tomasse a direcção, e por causa disso sofri como se diz o coração é enganoso e não é pouco. Mas hoje já não sou assim, quando os sentimentos querem falar mais alto, penso e uso a razão. Se nos deixamos ser influenciáveis vamos sofrer muito nesta vida. Devemos pensar assim " Jesus quando esteve aqui na Terra foi influente ou influenciável?"

  10. Carlos Correia

    O influente é todo aquele cujo o carater é determinado.Claro ele ouve as opiniões dos demais,mas ja tem um ideia bem definida daquilo que quer alcançar.A principio essa pessoa pode até nem agradar a todos mas a sua determinação faz dele um vencedor.Assim diz a palavra de Deus: "Mas para o poderoso era a terra,e o homem tido em respeito habitava nela.Jó 22.8

  11. Carlos Silva

    Muito forte bispo. Sendo influenciavel a pessoa se torna fraca. Quando no meio dr peasoas fortes, na fé, são também aparentemente fortes, mostram crer e tudo mais. Mas na presença do mundo, das más influencias, também eles assim se tornam, optando por o caminho errado. Há que ser influente e não orgulhoso. Humilde, mas não influenciável. Deus abençoe!

  12. Vitor,Salvador do Sul-RS

    Deus falou comigo nessa mensagem.Sou influente,mas estava ficando influenciável.Ainda bem !!!

  13. Carlos Velasco - Ajuda

    Temos de procurar ser definidos em tudo o que fazemos para não sermos influenciados mas sim, influenciar. Assim quem nos rodeia, vai ver em nós um exemplo a seguir, não porque somos melhor do que os outros, mas porque temos a força para lutar pelos nossos objectivos, mesmo passando por problemas e lutas, não se desiste.

  14. Marta

    Influente pode ter certeza.

  15. Claudia-RS

    Influente Bispo !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.