Mensagens

Escravos & Livres

7 de Fevereiro 2014

Escravos & Livres

A escolha é minha, sua e de cada ser humano que opta, mais do que por aquilo que quer ser, pela vida que quer viver neste mundo…

“Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre. Mas o da escrava nasceu segundo a carne; o da livre, mediante a promessa (…) Vós, porém, irmãos, SOIS FILHOS DA PROMESSA, como Isaque.” (Gálatas 4.22-23;28)

Abraão deve dois filhos, um era o filho da escrava (circunstância) e outro era o filho da livre (promessa), aquele que nascera da escrava já nasceu como escravo e, por conta disso, não herdou os bens do pai.

Já o que nascera da livre era filho e não bastardo e, por isso, não somente herdou os bens, mas também a Promessa de Deus.

Isaque era o filho da Promessa e, sendo filho da Promessa, semeou, creu e colheu 100 vezes mais.

O que vemos nos nossos dias é a mesma realidade da época de Isaque, pois, a partir do momento em que nos tornamos filhos da Promessa, passamos a ter direito a cada uma das Promessas de Deus, pois, está escrito que:

[floatquote]”Sabei, pois, que OS QUE SÃO DA FÉ SÃO FILHOS DE ABRAÃO.” (Gálatas 3.7)[/floatquote]

Aquele que entende esta verdade passa a ter intrepidez para semear sem olhar para as circunstâncias, pois o livre semeia pela obediência à Palavra de Deus. E é exatamente isto que Ele requer de cada um, obediência absoluta à Sua Palavra. Diga-se de passagem que foi esta mesma obediência que levou Isaque a permanecer naquela terra de seca (Génesis 26), pois, sendo o filho da Promessa, ele cria no cumprimento da mesma.

[floatquote]“Contudo, que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava será herdeiro com o filho da livre. E, assim, irmãos, somos filhos não da escrava, e sim da livre.” (Gálatas 4.30-31)[/floatquote]

Os carnais, por sua vez, não creem, estes são os filhos da escrava, que nasceram escravos e são escravos dos problemas, traumas e complexos e, porque não creem, acabam por perder os direitos de filho e, consequentemente, ficam de fora das bênçãos de Deus.

Reflita sobre as seguintes questões:
– Como é que você tem semeado: segundo as circunstâncias ou por obediência à Palavra de Deus?
– Quem é que você deseja ser: filho da escrava ou filho da Promessa?

Ou seja, a escolha é sempre sua!

Pr. Luciano Almeida
Bucareste-Roménia


47 comments
  1. Ana Dias

    Em todo o nosso dia-a-dia devemos meditar naquilo que temos sido, consciencializarmo-se as nossas atitudes e comportamentos têm de facto demonstrado se somos filhos de Deus ou não. A nossa obediência revela o nosso caráter.

  2. Rui dos Santos | FJE_Santarém

    Até aqui tenho semeado com a carne, e para dizer a verdade nao tenho colhido nada de bom. Agora, com todo este ensinamento é tempo de semear com a palavra de Deus, semear com a minha fé inteligente. Deste modo é impossivel falhar! Obrigado.

  3. Lara Martinho Luzio- FJE-Alcobaça

    Boa tarde, bispo Júlio Eu quero ser filha da promessa e não da escreva por isso tenho de mostrar este meu querer nas minhas escolhas, nas minhas ações. Muito obrigada por esta palavra, Que DEUS o abençõe.

  4. Luís

    Quando não se é uma pessoa indefinida, então a fé fica oscilando no dia a dia, ou seja, a pessoa semeia pela circunstâncias, um dia semeia, no outro já não, porque não tem a força e coragem necessárias. Mas, quando se apoia nas escrituras Sagradas, as circuntâncias nao interessam e esta permanece firme com Deus e semeia sem qualquer tipo de medo. O segundo tipo de pessoa aqui descrito é o tipo que Deus procura e é preciso lutar diariamente para nunca se desistir e jamais abrir mão da crença nas promessas Dele, as quais trazem os resultados positivos para a vida de quem as vive.

    • Luís

      *definida

  5. Áurea Miranda Estoril

    Boa noite, É muito importante refletir quem a pessoa têm sido, filho da escrava,ou filho da livre. Pois de nada adianta saber o que é certo,mas fazer o errado. Ou seja, não basta eu dizer que sou filho da livre, e não mostrar o mesmo através gda minha vida, dos meus frutos diários, de minhas constantes atitudes. Essa palavra serviu muito para mim, muito obrigada!

  6. Tiago Lima - Fje Figueira da Foz

    Boa noite Bispo Júlio, Deus sempre permitiu que fossemos livres para escolher o que queremos, a verdade é que as nossas vidas são feitas de escolhas, e para essas escolhas temos de usar a fé inteligente... Temos de agir sobre a palavra do Senhor e não sobre certas circunstâncias como você menciona. Ser escravos não é so depender de alguem aqui na terra, mas sim também depender do pecado e de tudo o que não agrada a Deus.

  7. Maria Neto - FJE ALCOBAÇA

    Ola boa noite, muitas pessoas consideram se livres porque não são escravas de ninguém mas por não terem Jesus são escravas do pecado, dos vicios e do diabo que deita e rola que faz o que quer. Por vezes as pessoas nao querem se humilhar perante Deus mas acabam por se humilhar perante diabo sem elas quererem. Nós nos tornamos filhos da promessa uando buscamos a ajuda de Deus nos humilhamos e nos esforçamos para obedecer a Deus. Obrigado por me dizer como me tornar filho da promessa.

  8. Micaela Vieira Neto - FJE ALCOBAÇA

    Ola boa noite, Nós só podemos nos tornar filhos da promessa se obedecermos a Deus pois Isaque só pode ser abençoado porque obedeceu á direcção dada por Deus. Isso mostra que se não obedecermos a Deus de maneira nenhuma seremos abençoados mas também que só temos de obedecer a palavra de Deus para sermos abençoados coisa tão simples mas nem todas as pessoas querem fazer. Muito obrigado por esta mensagem

  9. Antonio Neto - FJE ALCOBAÇA

    Ola Somos nós que escolhemos se somos filhos da promessa ou filhos da escrava através das atitudes que todos nós tomamos diante de Deus, porque todos nós temos a escolha de obedecer a palavra de Deus ou não e quando não obedecemos automaticamente nos tornamos filhos da escrava. Muito obrigado por esta mensagem

  10. Sandro Agostinho fj caldas da rainha

    e verdade nos somos quem decide qual vontade e que vamos fazer se a vontade do diabo se a vontade de Deus,por isso temos que manter o nosso foco 100% em Deus para que o diabo não nos possa distrair do nosso foco. Deus abençoe o senhor.

  11. Tiago Neto - FJE ALCOBAÇA

    Ola boa noite, Eu quero ser filho da promessa, pois só ele poderá conquistar as promessas feitas por Deus neste mundo e no por vir. Pois quero conquistar a promessa mais importante a da Salvação, que o filho da escrava não pode conquistar. Abraços e muito obrigado

  12. Mario Giovannoli Lugano Svizzera

    Sono nato schiavo, imprigionato nel mondo, in balia delle circostanze; il mio destino sembrava tutto scritto; ma una luce è entrata nella mia vita, la luce della verità, la luce del nostro Salvatore. La verità mi ha liberato dalla schiavitù, ora sono libero di scegliere, e ho scelto. Ho scelto di lottare, di morire e nascere nuovamente per essere figlio legittimo, pronto a pagare il prezzo di questa scelta, con la certezza della promessa, uscirò dal deserto e arriverò alla terra promessa.

  13. Marlene Almeida - FJE Estoril

    Boa noite bispo, Para que a pessoa se torne livre, tem que se livrar primeiro de tudo o que lhe escraviza, só lançando fora é que poderei experimentar desse verdadeiro livramento.

  14. Sara Monteiro - FJEstoril

    Eu desejo ser filho da Livre, e opto pela Obediência à Palavra de Deus. Creio que não há limites na minha fé e tenho certeza de que verei as Promessas de Deus a se concretizarem na minha vida.

  15. Sara Monteiro - FJEstoril

    E

  16. Micael Ferreira - FJ Alcobaça

    Boa noite. Nós colhemos no futuro aquilo que plantamos no presente. O tempo de eu ser filho da escreva já passou, eu quero ser filho da promessa. Muito forte essa mensagem bispo, Deus o abençoe a si e também ao Pr. Luciano, até uma próxima.

  17. Diogo Rodrigues- FJE Machico

    Boa noite bispo, Nós, como a bíblia ensina somos livres de semear, mas escravos daquilo que vamos colher. O que determina o que vamos colher é a semente que lançamos à terra. Se lançarmos sementes carnais vamos colher coisas da carne, seremos filhos da escrava; porém, se lançarmos à terra as coisas espirituais e a fé sobrenatural colheremos 100 vezes mais coisas espirituais e aí seremos filhos da promessa; verdadeiros filhos de Abraão.

  18. Rafael FJE Coimbra

    Boa noite, realmente somos livres para semear, mas não podemos escolher o que colheremos, pois é a lei da física e esta escrito na palavra de Deus, "o que o homem semear, isso também ceifará", infelizmente as pessoas preferem planatar a desobediência, claro colherão frustações e decepções! O fraco se deixa influenciar por tudo e todos, já o forte além de influenciar é definido e decidido. Obrigado por compartilhar connosco sr bispo a mensagem do Pr.Luciano!

  19. João Paulo - FJ Alvalade

    Boa-tarde! A liberdade é a qualidade de fazer uma escolha (de ser aquilo que eu quero ser). Quem é escravo, tem uma vida totalmente restrita. Por causa disso, intendo que o escravo não é apenas aquele que foi vendido e comprado por alguém. Mas como também aquele que é limitado por conta do medo, vergonha, dúvida, pecados etc... Saudações cordiais

  20. Rita Caetano-CdAj Carregado

    Boa tarde sr.Bispo,quero ser filho da promessa,mas tenho consciencia de que para tal,preciso me manter sempre obediente e fiel.Obrigada por suas direçoes...

  21. Joana Custódio - FJE Alcobaça

    Boa tarde Bispo, eu quero ser Filha da Promessa, por isso tenho que me comportar como tal, tenho que fazer as minhas escolhas de acordo com a vontade de Deus. Através da obediência a Deus é que nos tornamos Seus filhos. Muito obrigada por esta mensagem. Que Deus o abençoe.

  22. Iolanda Figo

    Quem crê nas promessas de fato, desafia, o que sente, o que vê e prova a sua fé conscientemente. Semeando assim, a fé se fortalece, torna-se independente e traz benefícios.

  23. Fabiana FJE Alcobaça

    Boa tarde, eu quero ser um filho da promessa, os que têm Fé, vão sempre ter Fé até ao fim. Eu tenho fé e creio nele, o nosso Deus é grande e poderoso! Obrigado Bispo.

  24. Fábio Medeiros- FJE Açores

    "Mas a todos que O receberam, aos que creem no seu Nome, deu-lhes a prerrogativa de se tornarem Filhos de Deus." João 1.12 (Almeida 21)

  25. Felipe Sousa FJE - Porto

    Muito Forte!!! aprendi que independente das circunstâncias não posso me deixar levar pela carne , mas como um Filho da Promessa devo tomar posse daquilo que meu.

  26. Boa tarde Bispo! O filho da promessa sempre está a olhar para as coisas que não se vê, ou seja vive apoiado na fé sobrenatural, por isso não tem medo de semear, pois sabe que ainda que as circuntancias não o ajudem, mesmo assim Deus nunca irá desamparar ele! Um forte abraço para o senhor e família

  27. Bom dia, a pouco tempo li essa passagem. É muito forte, todos nos temos esse direito de escolher Deus deixou isso bem claro na sua Palavra. Mas cabe a mim e a você que tipo de escolha fazemos . O filho da escrava semea olhando para as circunstâncias que tem vivido (olhando para os problemas), o filho livre ele semea pela Obediência a Deus ele não olha para os problemas porque a confiança dele,está em Deus. Deus o abençõe.

  28. Katia Taborda

    Boa tarde, bispo Julio! Filha da Promessa porque vivo na verdade e nao olho para as circunstâncias so sempre indo contra deles e fica atenta e obediente na Palavra do Senhor.

  29. Vanda Pascoal - Ajuda, Lisboa

    Verdade. Eu escolho ser filha da promessa e peço a Deus forças para sempre cumprir a sua vontade. Vamos nessa fé.

  30. José Varela - Miratejo Portugal

    Realmente é muito explíçito esta comparação, quem escolhe ser um e outro somos nós, quem crê,deixa de ser filho de escrava e passa a ser filho da livre,ainda que a situação parece ser difícil,o filho da livre crê na promessa e vai em frente,já o filho da escrava fica parado achando que é o destino ser escravo dos problemas...muito forte o que bispo postou...obrigado.

  31. Bruno FJE - Cacém

    São as escolhas que fazemos nesta vida que nos torna o que somos. Se quisermos render aos problemas que nos cercam, nós somos nada mais, do que filhos do escravo, que só vê as coisas pelo que elas são. Porém, se dermos ouvidos à voz de Deus e obedecermos po completo a sua Plavra, então somos filhos do livre, cm todos os direitos, teremos acesso à Promessa de Deus.

  32. Lena Sukhova - Ucrania

    Boa tarde, bispo Julio. Pelos olhos humanos, ser um filho da Promessa é mais difícil do que ser filho da escrava, pois exigi de mim obediência total a Palavra de Deus. Mas quem nasceu de Deus sabe, como vale a pena ser Obediente a Essa Palavra Santa, que somente me traz as bênçãos! Eu sou sim, e quero sempre ser o filho da Promessa! Obrigada por compartilhar.

  33. Marcos

    Viver da promessa é um caminho realmente mais duro de se viver somente filhos de deus sao capazes de enfrentar ou de o fazer, a presença do espirito santo em nossas vidas faz mudar muitas coisas a nossa volta, Como ja é certo aquele frase mais vale deus refazer o mundo do que refazer seus filhos, mas aquele que planta a semente com um bom proposito , não digo para si proprio, mas por honra ao altissimo concerteza por este deus terá bons olhos mesmo em meio das suas dificuldades. NÃO desista!!! esse é o lema, deus conhece cada coração

  34. Ricardo - Caldas da Rainha

    Isso é tão certo que encontramos pessoas completamente à deriva. Dizem acreditar, mas na verdade estão perdidas com as suas dúvidas, seus pensamentos, suas opções e até com aquilo que acham ser o melhor para elas com base no que sentem. Na verdade não deixam de ser escravos, limitados pelas circunstancias, pois com todas estas situações, as pessoas perdem tempo a olhar para o que não interessa e usam argumentos como: "Deus não vê?" ou "onde está Deus ?" e coisas do género, quando na verdade, tudo o que está a acontecer é fruto da decisão da própria pessoa.

  35. Domingas Eugénia- Alvalade

    Ser livre é ter paz! A certeza de quem somos para Deus e nenhum sentimento nos domina a não ser a certeza que Ele nos ama e nos aceita como somos, e isso nos faz valorizarmos a nos mesmas, e obedecendo permanentemente! Obrigada Bispo

  36. A nos foi dado o livre arbitrio para escolher entre semear ou não semear . Se semearmos , também podemos escolher , o que semear . Ou seja , temos a liberdade para escolher a qualidade das nossas sementes . Se semeamos boas sementes , haveremos de colher bons frutos , mas se fizermos o contrario , vamos colher maus frutos . É simples de perceber e de executar .

  37. Marlene da Conceição- Alvalade

    A nossa Obediência flui do nosso amor por Deus. Se amamos o Senhor, teremos vontade de servi-lo; e servindo a Deus, teremos vontade de obedecer aos seus mandamentos.

  38. Neuza Chimuco- Alvalade

    Boa Tarde Bispo, A escolha é realmente minha! A nossa vida tem que estar no centro da vontade de Deus, porque Ele não quer o pior para nós, mas o melhor! Tudo depende da minha ATITUDE para com Deus!

  39. Rosa Cristina - Alvalade

    Boa Tarde Bispo, Depende só de mim!Eu posso vencer e conquistar aquilo que desejo, mas para tal acontecer preciso obedecer a Deus e usar a fé que o Espírito Santo colocou dentro de mim. Colocando a minha fé em prática, eu terei forças para obedecer à voz de Deus e , assim desfrutar dos benefícios que isso pode trazer na minha vida. PORÉM: a escolha é minha! Obrigado Bispo, por essa consciência!

  40. Rosa Miguel- Alvalade

    Boa Tarde Bispo, Quando confiamos n´Ele, temos paz, ainda que em momentos de dificuldades, porque sabemos em quem cremos, e que Ele não irá nos decepcionar. Eis a razão pela qual é preciso buscar um relacionamento pleno com Deus, para que possamos dizer nos momentos difíceis: " Porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso..."(2 Timóteo 1.12). Obrigado Bispo

  41. João Aníbal-Alvalade

    Boa Tarde Bispo, Obedecemos a Deus porque reconhecemos a Sua soberania; porque queremos imitar Sua santidade e porque somos gratos pelas graças que Ele nos dispensa.

  42. Laura Raphaella - Ucrânia

    Filho da Promessa! Com certeza os que crêem, e creram até o fim, herdaram essa herança. Deus abençoe o sr e esposa.

  43. Paulo cabral FJE S.Carlos

    A obediência absoluta a palavra de Deus e pelejando pela fé que nos faz filhos da promessa, mas se agirmos segundo as circunstâncias estamos a ser filhos da escrava

  44. Gianni Da Costa

    As pessoas que sabem quem sao, que possuem um claro senso de sua missao e que compreendem o plano e o propósito de Deus para as suas vidas sao as que experimentam satisfaçao genuine. Isso nao significa que nao enfrentem obstáculos extremos. Pelo contrário, significa que aprenderam a enfrentar esses desafios de maneira a transformer os obstáculos em oportunidades. Em vez de tropeçar neles, continuam através deles. Pense nisto: “Os obstáculos sao aquelas coisas assustadoras que você vê quando tira os olhos do alvo”

  45. Alexandre - Belgica

    Os da fé nao olham as circunstancias eles obdecem por isso semeiam, mesmo que as condiçoes sejam desfavoraveis.

  46. Alexandre Oliveira - Faial- Açores

    Bom Dia Bispo, quem semeia a obediencia recolhe a gratidão de Deus, e uma vez Deus se agradando de nós, nos da tudo que precisamos, satisfazendo os nossos desejos e retribuindo a essa obediencia exercida. Obrigado Bispo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.