Mensagens

É possível mudar, sim!

23 de Fevereiro 2015

É possível mudar, sim!

Longe de ser a epítome da perfeição, Jacó sempre foi conhecido e apontado, inicialmente, pelos seus defeitos. Mas, como seria Jacó antes de ser Transformado num Novo Homem?

Jacó, desde o seu nascimento, ficou com a marca de usurpador. Ele queria, a todo o custo, ter direito, mesmo ao que não era seu de forma legítima, como a bênção do seu pai Isaque, que, pela tradição, deveria ser transmitida ao primogénito, no caso, Esaú. Por isso, desde cedo Jacó criou uma imagem totalmente contrária à de um típico herói da Fé. Atente às suas características:

  • Era visto, descrito e tratado por todos como um enganador;
  • Nem o próprio pai cria nele;
  • O irmão não o respeitava e o odiava de morte;
  • O seu sogro e patrão, primos e cunhados, não confiavam nele;
  • Era visto como um enganador…

O Ponto de Viragem:

[floatquote]“… mas ele ficou para trás, sozinho.
Aí veio um Homem que lutou com ele até o dia amanhecer.
Quando o homem viu que não podia vencer, deu um golpe na junta da coxa de Jacó, de modo que ela ficou fora do lugar. Então, o homem disse:
— Solte-me, pois já está amanhecendo.
— Não solto enquanto o Senhor não me Abençoar — respondeu Jacó.
Aí o Homem perguntou:
— Como você se chama?
— Jacó — respondeu ele.
Então o Homem disse:
— O seu nome não será mais Jacó. Você lutou com Deus e com os homens e venceu; por isso o seu nome será Israel.
— Agora diga-me o Seu nome — pediu Jacó.
O Homem respondeu:
— Por que você quer saber o meu nome?
E ali Ele Abençoou Jacó.
Então Jacó disse:
— Eu vi Deus face a Face, mas ainda estou vivo.
Por isso, ele pôs naquele lugar o nome de Peniel.
O sol nasceu quando Jacó estava saindo de Peniel, e ele ia mancando por causa do golpe que havia levado na coxa.” (Génesis 32.24-31 NTLH)[/floatquote]

Você sabe como ficou Jacó depois de ser Transformado num Novo Homem?

Foi chamado pelo Próprio Deus de:

  • Forte;
  • Corajoso;
  • Príncipe;
  • Vencedor;
  • Foi reconhecido como verdadeiro Filho primogénito da Fé de Abraão, seu avô, e Isaque, seu pai;
  • Foi reconhecido pelo irmão como o Abençoado de Deus;
  • O sogro e primos pediram-lhe perdão e pediram que fizesse aliança com eles, porque viram que ele andava com Deus;
  • Foi visto e reconhecido como príncipe do Deus-Vivo.

Observe que Jacó teve que “ir ao fundo do poço”, humilhar-se diante de Deus, reconhecendo os seus erros, limitações, fracassos por culpa própria, pedir perdão a quem ele falseou e entregar-se a uma luta com o Próprio Deus para ser Abençoado, transformado na pessoa que sempre quis ser, mas não sabia como, procurando sempre meios duvidosos para o conseguir.

Na verdade, Jacó, à semelhança de todos nós, só conseguiu ser tudo, a partir do momento em que, diante de Deus, reconheceu que não era nada!

Reflita, medite e pratique!

Deus é contigo e eu também!
Bjf

Anterior

23 fevereiro

Seguinte

24 fevereiro


20 comments
  1. marcos

    Excelente, vamos utilizar esse estudo e fazer uma encenação sobre Jacó no dia da bíblia . Abraço

  2. Patricia Loiola

    #DesafioGodllywood (10ªsemana) Enquanto não nos entregarmos pra Deus e admitirmos que não somos nada,que precisamos Dele,nunca seremos diferente,ninguém vai ver a diferença na gente! Temos que nos humilhar e ai veremos e todos verão a glória de Deus em nossas vidas!

  3. josiane

    Quando queremos mudar a nossa criatura devemos confiar somente em Deus, pois no final ele nos recompensará com o maior de todos os milagres a Salvação .

  4. Shirley Sampaio

    E possível ser outra pessoa te nova natureza só a pessoa querer mais para isso acontece à pessoa tem que morrer para este mundo morrer para suas vontades canais, não e fácil mais quando realmente queremos nossas atitudes mudam nos aproximamos mais de Deus. Termos que priorizar Deus colocando Ele em primeiro lugar em tudo, e quando nos aproximamos mais de Deus dia após dia vai mudando nossos pensamentos e atitudes.

  5. Verônica Regina

    Todos nós temos a oportunidade de sermos melhores, de sermos diferentes do que éramos ou do que somos, basta querer, ser humilde e reconhecer que sem Deus não somos nada e entregar a vida a Ele. Não falo de religião, pois religião não muda ninguém, o que muda é você de fato e de verdade quere mudar e reconhecer que só consegue essa mudança se procurar ajuda de Deus, pois com a força do braço você pode ter uma melhora, mas mais cedo ou mais tarde voltara as praticas do passado.

  6. Taiane Cazumbá

    Arrebentou!!! É possível mudar sim!! Para que possamos ser transformados, nosso arrependimento tem que ser sincero... Jacó é a prova de que, com Deus, podemos mudar, basta lutarmos para isso e e buscar ouvir a voz d'Ele.

  7. Kátia

    Poço dizer que eu cheguei ao fundo de poço quando, deixei o orgulho tomar conta de mim e a magoa dominar meu coração, minha vida se tornou apagada não tinha força nem de orar. Mais quando a pessoa reconheci que sem Deus não e nada, olhei pra minha vida quando estava bem com Deus, vi que ao passar do tempo fui me afundando sem perceber cabei na lama espiritualmente que não desejo pra ninguém o que passei, só quando agente reconheci que precisa de Deus e deixa o orgulho e perdoa os que lhe fez mal, então de Deus começa agir de dentro pra fora... como Ele fez na minha vida poço dizer que hoje sou uma pessoa trasnformada.

  8. ana clara

    Muito forte, hoje em dia é assim que acontece, as pessoas tem que chegar no fundo do posso para reconhecer que não são nada perante a Deus.

  9. Viviane Santana

    Enquanto não descermos não alcançamos as benção de Deus, a Plenitude dEle. é profunda a história de Jacó e realmente podemos dizer que é exatamente o que se passa com muitos de nós.. Antes de termos o nosso encontro com Deus, somo pessoas horríveis dignas de pena.. usurpadoras como o próprio Jacó era.. mas Ao ter esse tão sonhado encontro, Mudamos e somos OUTRAS criaturas em Cristo. É o nosso tudo, que na verdade é tão pouco, pelo TUDO de Deus!

  10. Priscila Nascimento - Estoril

    Só haverá uma transformação em nós, quando decidimos reconhecer que não somos nada diante de Deus, e que nós é que necessitamos Dele, de sua misericórdia, A partir do momento que eu reconheci que a culpa do meu interior estar apagado era somente minha, eu me redimi diante de Deus, me humilhando a Ele, clamando por Sua misericórdia, e Ele me ouviu. Pois a decisão de mudar partiu de mim, e é exactamente assim que tem que ser.

  11. elaine

    Meditar cada palavra é um alimento para alma. E esperança para continuar lutando porque uma hora vai acontecer. É só perseverar!

  12. A mudança acontece quando perseveramos e nos entregamos de fato e de verdade.

  13. Camila Maria

    Um exemplo de perseverança. Mesmo sendo tão difamado dentre o povo, Jacó não deixou de lutar pela benção do Anjo. Mesmo não sendo digno, ele lutou até o fim e a conquistou! Muito forte...

  14. SHIRO TASHIMA

    muito interessante a historia de Jacó.

  15. Alexandre Oliveira - Faial- Açores

    Bom dia Bispo, Todos os dias temos que ser golpeados em nossas carne, pois essa dor é a dor do novo nascimento, sem essa dor não se nasce de Deus, ela está ali para nos lembrar o que passamos para nascer de Novo, para se tornar uma nova criatura temos que sentir essa dor, esta dor é a dor da renúncia, a dor do novo nascimento, que faz uma pessoa que quer realmente nascer de Deus se esforçar, para deixar a velha criatura.

  16. Eurico

    Que mensagem libertadora!! Quantas foram as veses que ninguém mais acreditou em mim sendo um jaco da vida actual.. e com lutando com Deus, tudo deu certo.. no seu tempo, o que se determina assim sucederá!!

  17. O principio da mudança acontece quando a pessoa é humilde para reconhecer os seus erros. É possível mudar?sim, é possível. Mas essa mudança só é possível quando se quer mudar. E se quero mudar e reconheço que preciso de Deus então Deus age e transforma tudo como fez com jacó que até mudou de nome para Israel. De orgulhoso a humilde.De usurpador a príncipe e vencedor.

  18. Fábio Medeiros - FJE Açores - Açores

    O Patriarca Jacó lutou como Príncipe diante de DEUS, por isso foi chamado de Israel; Ele lutou para ter acesso à primazia das Bênçãos Celestiais("lugar dos Príncipes"), pois não aceitava qualquer Bênção de DEUS, por isso mais tarde o SENHOR JESUS afirmou: "...assentar-se-ão à mesa com Abrãao, e Isaque, e Jacó, no Reino dos Céus." Mateus 8.11 Jacó teve seu sonho cumprido, pois estará assentado nos primeiros lugares no Reino dos Céus. "Mas agora desejam uma melhor, isto é, a Celestial. Por isso também DEUS não se envergonha deles, de se chamar seu DEUS, porque já lhes preparou uma cidade." Hebreus 11:16

  19. Antonio Volpin

    Bom dia Bispo e à todos, Muito forte mesmo, ele lutou para SER mudado. Hoje a maioria das pessoas querem mudar aos outros, sempre apontam o dedo aos outros, não reconhecem. Jacó foi completamente o oposto , ele queria mudar, queria ser mudado , a ponto de lutar com o próprio Deus e prevalecer. Se tornou um príncipe , filho da FÉ. muito obrigado

  20. Teles Andrade

    Bom dia Bispo Da a entender que Jacó sempre foi orgulhoso, mas quando Deus perguntou para ele "Como você se chama? " o orgulho dele podia falar mais alto e faze-lo dizer "sou o neto de Abraao ou filho de isaque" mas ele preferiu aproveitar aquele momento e ser sincero "sou Jacó".. Por outras palavras, sou usurpador, enganador, etc E Deus a partir daquele momento deu-lhe um novo nome ( uma nova vida). Muitos de nós quando chegamos ao CdA somos um "Jacó", mas quando reconhecemos o que somos verdadeiramente, Deus vê em nós espaço para trabalhar, e aí sim... Ele da-nos um novo nome!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.