Mensagens

Desculpas esfarrapadas!

20 de Setembro 2013

Desculpas esfarrapadas!

“Não tente reverter os seus erros com desculpas esfarrapadas, porque isto fará de si um farrapo.”

Seja sincero, ninguém gosta de assumir que errou. Porquê? Porque é difícil, constrangedor, por vezes humilhante e, aparentemente, enfraquecedor. Por isso, muitos optam pela saída mais fácil, que é apresentar desculpas que, muitas vezes, são apelidadas de ‘desculpas esfarrapadas’.

E o que é uma “desculpa esfarrapada”? É uma justificação sem qualquer sustentação; é uma tentativa de dar uma satisfação que não apresenta qualquer crédito ou lógica; é um argumento que é válido apenas na ótica de quem o apresenta… e quem nunca apresentou uma “desculpa esfarrapada”? Todos! Pois, num momento de fraqueza, são poucos os que evitam recorrer a desculpas para tentar justificar os seus erros.

Porém, inconscientemente ou não, a realidade é que as desculpas acabam por ser piores que o erro cometido, mais vale admitir o(s) seu(s) erro(s) e emendar-se, ou seja, evitar cometê-los novamente. Encare o erro como as pedras de tropeço inevitáveis, que servirão para uma aprendizagem e crescimento interiores e não como uma vergonha a ser camuflada a todo o custo, pois disto resultará apenas uma coisa, a sua fraqueza e eventual derrota!

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!
Bjf


19 comments
  1. ricardo lima

    Ser verdadeiro e a melhor saida quando a gente comete um erro,pois a sinceridade,ser verdadeiro tras a misericordia sobre nos,ser mintiroso e nao querer assumir os nossos erros e mesma coisas de esta errando novamente e desta vez pior ainda.

  2. Muito importante assumir os erros. Eu pessoalmente ja tive a dificuldade em não conseguir pedir desculpas a ninguem mesmo sabendo do meu erro, e arranjava "desculpas Esfarrapadas" para tudo e mais algo. O dia em que pedi perdão assumindo o que fiz pela primeira vez, senti-me, com mesmos 100kg que nunca tive fisicamente. Relamente isso é um vicio e cresce com a pratica consciente ou incosciente. Obrigado

  3. Bruno

    Muito interessante Bispo . Realmente é dificil para nós assumir-mos o erro , mas atrsvés desse erro nós aprendemos a não comete-lo novamente e evoluirmos como pessoa

  4. Ricardo A.G

    Muito bom!

  5. Vanda Pascoal - Ajuda, Lisboa

    É verdade, a "desculpa esfarrapada" sem espreita, cabe a nossa comunhão com Deus vencê-la! Força povo de Deus.

  6. ximena

    Debemos asumir nuestros errores y ser si,si o no,no eso muestra caracter de Dios.Gracias obispo

  7. João Marques (Portugal)

    Essa expressão "desculpa esfarrapada" utiliza-se muito cá em Portugal. A desculpa é sempre um a tentativa de fugir à responsabilidade, mas a desculpa não tem a capacidade de resolver problemas. Provavelmente a desculpa até vai agravar, porque a pessoa que se desculpa não consegue reconhecer o seu erro.

  8. Susana Ribeiro - FJE Imperio

    Admitir os nossos erros é difícil mas faz-nos avançar, porque mesmo sendo difícil admitir e dar a cara tiramos um peso de cima de nós mesmos e damos uma nova oportunidade a nós mesmos a oportunidade de fazer melhor. Obrigada, nunca iremos ser perfeitos mas podemos sempre melhorar e aprender :)

  9. Susana Fernanda

    Boa tarde, Sr. Bispo, o que mais tenho ouvido de desculpas esfarrapadas é: "eu não mudo porque Deus não quer que eu mude, eu já pedi mas Ele não me muda" "é porque tenho de ser assim". Eu penso que somos moldados todos os dias quando olhamos para dentro de nós e percebemos que existe algo na nossa maneira de agir de falar que o Senhor Jesus quer moldar, então ELE nos chama atenção,quando temos os nossos ouvidos sensíveis à SUA VOZ vamos ouvir e deixar que nos molde. Ter coragem para assumir o erro, como o Senhor Bispo disse, ninguém quer, mas o que tem de prevalecer é a vontade que agrada a Deus e não a minha vontade, ou seja vai haver Sacrifício! Aí serei moldada, purificada para que a imagem do SENHOR JESUS se espelhe em mim, isso será todos os dias até ao fim dos nossos dias ou que o SENHOR JESUS VOLTE!!! Na Fé!!

  10. milaine

    Desculpas são saídas de orgulhosos,porque não assumir e mudar de atitude?Eu sei não é fácil ,mais se está escrito que tudo posso.Então tudo posso naquele que me fortalece!!!!

  11. RAIMUNDA ALVES LISBOA

    BOM DIA BISPO! Verdade ,eu graças ao senhor Deus , eu sempre fui uma pessoa muito focada na verdade , essa coisa de desculpa para me nunca funcionou pois tenho certeza das minhas atitudes tomada e nunca tive ou tenho vergonha de assumir todo meus erros ... sei que estou em uma grande libertação em minha vida... nesse assunto nunca fui atingida ,, uma coisa eu tenho certeza hoje eu posso dizer que tenho um Deus de verdade e esse Deus está restaurando minha vida a cada dia mais ..graças a todos que são enviados por Deus e também a minha forca de vontade e fé em meu único Deus vivo e verdadeiro . um grande abraço a todos vçs.. especialmente para o senhor que nos ajuda e a cada dia nos passa um estúdio que serve para nós ter mais e mais fé em Deus .. aprender também a superar todas barreiras que tem em nossa vida ... QUE DEUS TE ABENÇOE A CADA DIA MAIS .Obrigado !!!!

  12. Iara Pires Alves

    Bem verdade Bispo, a desculpa esfarrapada é a forma mais fácil e fraca de me livrar de uma determinada situação, confesso que tenho sido um farrapo! Obrigada por ouvir esta verdade!

  13. Andreia fje carregado

    Boa tarde bispo, é verdade "quem dá desculpas farrapadas se tornará um farrapo".É mais facil dar 1000 e 1a desculpas que ate podem ser verdade do que assumir aquilo não aconteceu,ou n deu certo,... porque eu não me esforcei minimamente pra tal. Agr me lembrei quando estava me convertendo disseram-me "mts pensam que o pior inimigo é o diabo(óbvio n estamos a despreza-lo) sem mas n o nosso pior inimigo somos NÕS mesmos"

  14. Daniel Silva - FJE-AJUDA

    Boas, pois e muitas das vezes as pessoas ate sabem o que aconteceu e nos ao inventarmos essas desculpas, ate acabamos por mostrar o tão ridículo conseguimos ser ...

  15. Felisbela Campos- Ajuda

    Boa tarde Bispo, de facto todos nós em determinado momento recorremos a uma desculpa esfarrapada mas a verdade é que nesse momento é que caímos no ridículo pois como já o próprio nome indica que é uma desculpa feita de farrapos portanto mais tarde ou mais cedo a pessoa que a pratica vai ser exposta.

  16. Glauce Mendes - GO

    Penso que muitas vezes o "homem" tende a desculpar-se e não admitir o erro, porque a atitude de humildade está ligada ao ferir o EGO. Que como o sr bem disse, é pertinente de todos nós, ou seja, todos nós tendemos a usar de desculpas. Esse maldito EGO é o que nos impede, muitas vezes de avançarmos em nossa vida, quer seja interiormente ou exteriormente. Vale uma reflexão profunda sobre esse assunto, para que antes de usarmos o caminho mais "fácil", possamos ser fortes o suficientes para admitir, reconhecer e mudar da forma correta. Tenho certeza que a vida de muitos de nós se tornará até mais leve depois desse exercício. Maravilhoso post! Obrigada!!!

  17. Fábio Medeiros- FJE Açores

    "Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal." Provérbios 24:16 (ACF)

  18. Bete Vieira

    Bom dia Bispo. Quando não assumimos os nossos erros, nos fazemos uma pessoa fraca, e isso é uma escolha nossa, porque sempre nos é apresentado dois lados ou de assumir ou fugir. Mas quando optamos pela primeira escolha, é porque dentro da pessoa há uma sinceridade e desejo de mudança, esta sinceridade lhe faz reflectir sobre aquele erro. Quando assumimos estamos a ganhar forças para combater as mentiras e sugestões esfarrapadas.

  19. Ricardo Arcanjo

    Bom dia bispo. Eu gostei muito, falou diretamente comigo. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.