Mensagens

Dar o troco

12 de Agosto 2013

Dar o troco

“Sempre que somos ultrajados, temos que decidir que via tomar: a da excelência e do perdão ou a da imperfeição e do rancor.”

São dois caminhos, duas estradas que se colocam diante de nós, que, na verdade, se traduzem numa escolha, entre fazermos a nossa própria vontade ou optarmos por fazer o que é certo. E o que é o certo? Será que é sempre contrariarmos a nossa vontade?

Analisemos como, habitualmente, o ser humano reage a um insulto, ofensa grave ou afronta. Pacificamente ou com igual ou superior agressividade? Com o perdão instantâneo ou com rancor e uma mágoa que perdura?

A realidade é que a vontade humana é sempre de revidar, de ‘dar o troco’, pois o contrário é ‘ser banana’, um fraco, uma pessoa que não se sabe defender.

Que via tomar? Independentemente do julgamento alheio, o Senhor Jesus respondeu a uma pergunta sobre quantas vezes devemos perdoar, da seguinte forma: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” (Mt. 18.22)

Devemos ainda entender que, quem perdoa, não está a fazer um bem ao perdoado, ou a Deus, e sim a si mesmo!

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!
Bjf


24 comments
  1. Renato

    Parabéns pela palavra do Senhor!!Mas sinceramente,no mundo de hj;poucos passariam pela peneira.Gracas a Deus nunca perdi um ente querido por violência.levanto o chapel naquele sequestro q o pai pagou aos seqüestradores,mesmo assim teve seu filho morto pq ele reconhecemos bandidos.este pai ainda ensina presidiários a plantar,até mesmo os q fizeram a barbárie com seu filho.nao sei se seria capa d fazer o mesmo,pois a justiça no Brasil cada vez favorece os errados.obrigado pela atenção!!

  2. Samuel de Oliveira Neto - São Gonçalo RJ - Brasil

    Boa Noite Bispo!!! Arrebentou, Muito Forte!!!

  3. salomao56y

    37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! 38 Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta; A Sentença é a Morte..............

  4. salomao56y

    34 Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade; 35 Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar. A Sentença é a Morte....

  5. salomao56y

    23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. 24 Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo. A sentença é a Morte,,,,,,,,,,

  6. salomao56y

    27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. A sentença é a Morte----------

  7. Kezia

    Olá bispo. boa tarde... A verdade é que, a primeira reação do ser humano ao ser injustiçado é querer se vingar e fazer algum mal ao causador. Porém para nós que somos de Deus preferimos ser um banana para este mundo mais vencer essas injustiças deixando Deus tomar a frente e nos dar a vitória.

  8. Daniela - Fj Matosinhos

    - O que mais me chamou atenção foi o que o Senhor Jesus disse :“Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” - Temos que perdoar as vezes que forem necessárias , seja qual for o tamanha da ofensa . - quem é que é perfeito e nao erra ? O Senhor Jesus tambem nos perdoa , seja qual for o nosso erro !

  9. diogo

    bom dia bispo julio, uma palavra muito forte e que é base de uma vida cristã para um verdadeiro cristão, que pena que não vemos a pratica dela no meio dos que se dizem cheios do Espirito santo.

  10. Cristiana Fj Amadora

    Boa tarde. "Devemos ainda entender que, quem perdoa, não está a fazer um bem ao perdoado, ou a Deus, e sim a si mesmo!" Concordo com esta afirmação, quando guardamos magoa ou rancor de alguém nos somos os principais prejudicados. Ao alimentarmos estes sentimentos criamos um mau estar, além de que passamos a ter maus olhos e desconfiamos de tudo e de todos! Com o perdão o nosso coração e a nossa mente ficam deste modo limpos. Continuação de um bom dia :)

  11. suely silva

    é maravilhoso cada dia aprender coisas que nos renovam e fazem o esperito se elevar, sentimo-nos leves e o perdão também faz isso com a gente., nos enche de bem estar, sentimo-nos mesmo revigorados, enquanto quem carrega mágoas, ódios e vingança não conseguem sentir esta leveza de espirito., seguem tristes, infelizes, com um peso na alma, mas teimam em não perdoar., quando de fato só estão fazendo mal a si próprio., não é fácil, mas devemos ser superiores e isso quer dizer perdoar e sermos mais felizes., obrigado bispo julio, eu sempre pensei assim, mas nem sempre agia desta maneira, mas aprendí que assim eu sofro menos, do que não perdoando, e se eu nãoquero sofrer, eu perdoo, é simples.

  12. Pâmela Escouto - Curitiba / Paraná

    Olá Bispo, é verdade. A nossa carne quer sempre revidar, dar o troco, porém a palavra e a vontade de Deus diz que devemos dar a outra face, perdoar quantas vezes for preciso, daí a importância de ter o domínio próprio, quando temos domínio sobre nossas atitudes temos equilíbrio na escolha das nossas decisões.

  13. FRANCISCO SILVA-ALHANDRA

    OLÁ BISPO, AS PESSOAS PROCURAM SEMPRE OS CAMINHOS MAIS FACEIS PARA SE RESOLVER TUDO, O CAMINHO DAS ÀGUAS É O QUE MUITOS TEM SEGUIDO. SÓ QUE MUITOS ESQUECEM QUE SE É MAIS FACIL PERDOAR, ENTÃO PORQUE ODIAR? NÃO SÃO POUCAS AS PESSOAS QUE NESTE CASO PREFEREM O CAMINHO MAIS DIFICIL, QUE É O DE ODIAR,POR SEREM DOMINADAS PELOS SEUS SENTIMENTOS, QUEM PERDOA USA A INTELIGENCIA, INDEPENDENTIMENTE DAS INJUSTIÇAS OU DIFICULDADES QUE PASSA NA SUA CAMINHADA, É PASSIFICO E TEM PAZ. UM ABRAÇO

  14. Carlos Correia

    É muito importante na altura da ofensa,que a pessoas,coloque um cadeado no seu coração para que as emoções não venham a fluir à flor da pele.Saber perdoar é saber usar a fé.O vencedor é aquele que se vence a si mesmo.

  15. Iara Alves Amadora

    Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” (Mt. 18.22) Devemos ainda entender que, quem perdoa, não está a fazer um bem ao perdoado, ou a Deus, e sim a si mesmo! Depois do versículo citado, o Sr disse tudo, ninguém faz mais que a sua obrigação e ninguém sai mais beneficiado por perdoar, que a própria pessoa em questão. A vontade e a natureza do ser humano estão destorcidas em relação à vontade do Criador, de Deus. Sempre nos iremos deparar com as duas opções, perdoar ou guardar mágoa, responder agressivamente ou ser pacífico, pensar e agir com respeito, guardar rancor ou não de alguém, entre muitas outras coisas, porque Deus nos deu essa liberdade, nós podemos decidir como queremos e iremos agir, de forma certa ou errada, cabe a nós assumirmos as suas consequências também, sem que venhamos a culpar alguém ou alguma coisa das nossas más ou boas decisões. A cada dia sou mais grata a Deus e ao CdA que me tem ensinado a vencer na vida e principalmente a vencer o meu próprio "EU".

  16. Lisnorka

    Gracias señor Obispo si la carne reacciona con rencor e irá, más el Espirtu. Nos lleva a. Dejar todo en las manos. Del qué todo lo puede y vence. POr qué Dios no nos ha dado un Espíritu de temor sino de poder y dominio propio(e aquí la gran diferencia, saber dominar esa irá que nos produce cuando somos vituperados ofendido o calumniados) Más si vencemos esto , habremos derrotado al diablo. Que quiere siempre vernos fuera del Espíritu para acusarnos. gracias por tan buena enseñanza Dios le bendiga

  17. Rosa

    Querido Bispo Júlio ! Boa tarde . Esta mensagem é muito pertinente e nos faz ver como reagimos diante de certos factos . Infelizmente nem sempre as nossas reações são as mais correctas ou prudentes diante de certas situações . Confesso que mesmo não reagindo o primeiro pensamento que vém na minha mente em certos casos não é o melhor ... Tenho necessidade de trabalhar mais em mim sobre isso . Um abraço para o Senhor e Vivi

  18. fatima figueiredo

    Sr. Bispo, tenho estado a passar por uma situação desta, decidi escolher a estrada do perdão, mas é muito difícil porque por vezes a pessoa não se contenta com o perdão e vai provocado para sair-mos do espirito, desagradando assim ao Senhor Jesus, temos de ser muito fortes para superar. Mas o que importa verdadeiramente é fazermos a vontade de Deus, e assim glorificarmos o senhor Jesus com as nossas vidas Muito obrigado por esta palavra esta mesmo a precisar desta força, que Deus o ilumine sempre para nos poder ajudar.

  19. Fábio Medeiros- FJE Açores

    " Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis." Romanos 12:14 (ACF)

  20. Jonatas AMADORA

    Às vezes até em conversas em que o assunto são discussões ou brigas que aconteceram me perguntam: " E tu nao dizes nada?" e não digo nada mesmo, porque até mesmo em conversas/fofocas somos convidados a insultar uma outra pessoa que não está presente, por isso temos de estar sempre atentos.

  21. Danilson Pires AMADORA

    Bom dia Bispo, Se quiser a casa brilhando tenho que limpa-la sempre, independentemente de quem a sujou,se foram meus filhos ou os do vizinho.A casa é minha e quem mora nela sou eu, não interessa se o vizinho vem ou não me ajudar, ele tem a casa dele para cuidar, e o que ele faz la na casa dele não deixa a minha mais limpa,antes pelo contrario tenho que estar sempre atento para que o lixo dele não venha entrar na minha, estar sempre vigilante, para que não venha a ter muito lixo a remover. Agora se a deixar sujo porque não foram meus filhos nem eu quem o sujou, quem é que convive com a porcaria? Qual é o beneficio que a sujeira trás para a minha saúde e a dos meus filhos?Nenhuma. Então convém que tenha sempre na mente que quando tomo atitude de perdoar quem sai a ganhar sou eu, porque mantenho a minha casa limpa(a minha consciência),não tem onde os vizinhos apontarem o dedo(acusação) e a minha casa brilha cheira bem(tenho paz), e quem passar ao pé deseja sempre entrar, os meus amigos gostam de estar na minha casa. Quem gosta de estar ao pé de pessoas rancorosos , que esta sempre a soltar fumos pelas narinas?é igual a exemplo da casa, entrarias numa casa que lixo já te comprimente da porta? Não, agora imagina essa casa sua, será que os seus convidado entrariam? " Que via tomar? Independentemente do julgamento alheio, o Senhor Jesus respondeu a uma pergunta sobre quantas vezes devemos perdoar, da seguinte forma: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” (Mt. 18.22)" EU LIMPO A MINHA CASA QUANTAS VEZES FOR PRECISO.

  22. Rafael-FJE Leiria

    Boa Tarde sr Bispo, realmente esse post trata de uma realidade e para que essa virtude(perdão, que diga-se de passagem a que mais afronta nosso "EU") se manifeste só através de um encontro uma experiência pessoal para com O Espírito Santo! O qual nos faz ter o perdão e a compaixão como virtudes tão raras nos dias de hoje!

  23. Bom dia . Cada vez mais o ser humano vai perdendo essa capacidade de perdoar . Isso é triste , porque perde também a humanidade e aumenta a distância entre as pessoas . O perdão faz bem , a pessoa sente-se leve , sem o peso na consciência . Mas há pessoas que preferem seguir o caminho que mais lhes convêm , o caminho do não perdoar , o caminho da mágoa . Obrigado por mais esta mensagem deveras inspiradora .

  24. Junior Figueiredo

    Bom dia bispo, Todas as vezes que acontece situações difíceis que envolve outras pessoas, mesmo eu tendo razão ou não, sempre peço perdão a outra pessoa envolvida. Essa atitude faz eu eliminar de uma vez por todas as acusações que o mal tentará contra mim em minha consciência. Isso faz eu caminhar de cabeça erguida e lutar com todas as forças para destruir a todas as barreiras que me impede de alcançar os meus objectivos. Um abraço bispo e obrigado por sempre compartilhar connosco as inspirações que o Criador tem lhe dado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.