Mensagens

Culpado!

13 de Fevereiro 2013

Culpado!

“Os que estão sempre a culpar os outros pelos seus fracassos são os que nunca alcançam os seus objectivos, porque nunca aprendem com os seus erros.”

É bastante usual os individuos atribuírem o fracasso a razões que lhes são externas: família, amigos, entidades governamentais, instituições etc. Essa postura descreve uma transposição de responsabilidade que inúmeras vezes serve de argumento para justificar os fracassos. Sair de culpado e assumir o papel de vitima é para muitos mais cómodo do que assumir a culpa.

Somos seres livres e autónomos e dentro das leis estabelecidas pela sociedade temos a liberdade de escolher o nosso caminho.

Muitos seres humanos nunca alcançaram os seus objectivos, porque nunca aprenderam que o fracasso é um estimulo para começar de novo. O sucesso do passado jamais garantirá o futuro, mas diariamente temos que construir pequenos passos que nos levarão aos grandes desafios da vida. Se entre os passos que dermos viermos a cair, fomos nós os responsáveis por essa queda, teremos na próxima vez que ali passarmos identificá-la e usar de perspicácia para mudar de direcção.

Alcance os objectivos aprendendo com os seus erros, pois é o próprio individuo o único culpado pelo seu fracasso!

Te vejo na IURD, ou nas Nuvens!

Anterior

12fev

Seguinte

Sorria para a vida!


99 comments
  1. It is so easy to point a finger to blame someone else, but have you ever noticed that there are 3 more fingers pointing back at you? Because of my past failures, it was only me to blame, not my mom, not my teachers, not God and not even satan! If we want to be humble before God, we have to accept correction (no matter how painful that may be) and learn from our mistakes so that we can move forward without blaming other people.

  2. Tiago fjalmada

    Aí os erros. E bom errar porque se naunca errássemos como iríamos aprender. Aprenda com os erros e nao culpa ninguém dos seus erros

  3. Rodrigo Leng - FJ Almada

    Primeiro temos de aprender a olhar para nós próprios, termos a responsabilidade e consciência sobre os nossos atos, porque culpar os outros é muito fácil , mas assumir os nossos próprios erros já não é.

  4. PalomaLopes , FJ Almada

    Quando tentamos culpar os outros pelo nosso fracasso , tentamos fugir das responsabilidades e nunca vamos enxergar os nossos erros e nos corrigirmos . Realmente é mais fácil jogar a culpa do que ser corajoso para dizer " sim o erro foi meu " e corrigi lo

  5. Paula Matos

    Errar também faz parte da vida e é com os nossos erros é que podemos fazer de um limão uma limonada .

  6. Darlene- Ajuda

    Eu acredito que qualquer resultado, seja ele de sucesso ou fracasso, foi atingido com base em escolhas, escolhas essas tomadas por alguém portanto não vejo o motivo pelo qual nos tentamos esconder por detrás dos outros quando fracassamos. É tipico do ser humano, quando tem sucesso querer aparecer mas quando corre o risco de ser visto como fracassado logo se esconde por detrás de algo ou alguém tentando se justificar. Quando somos conscientizados e aprendemos que são os erros que nos conduzirão às melhorias, deixa de existir essa necessidade de culpar algo ou alguém pelo nosso erros, falha ou fracasso, pois neste caso assumimos o erro, corrigimos e seguimos em frente, já aquele que não assume fica estagnado.

  7. Paola Suarez

    nunca debemos señalar los herrores de los demás, primero hay que mirar para su propia vida, es por eso que la vida de muchos no avanza . debemos aprender a estancarse con pequeñas cosas

  8. Sarafina Antonio

    Eu era uma pessoa que ficava culpando os outros pelo meu fracasso e nunca mudava de vida,pelo contrario me tornava mais fraca, mas apartir do momento que comecei a culpar a mim mesma pela ma qualidade de vida,me revoltei e hoje sou muito feliz,porque para ter sucesso tem de haver uma reacção da parte da pessoa e nao deixar os outros reagir por mim.Deus abençoe.

  9. Otoniano FJAlmada

    De facto e verdade ver so erros dos outtros e nao reconhecer so nossos proportions erros . Para mim o fracasso e motivo de aprendermos para repetirmos e levantar para alcancar so nossos objectivos

  10. mara Fernanda da silva

    E verdade,se reconhecermosos nossos erros somos humilde,se nao existe orgulho no coracao. Seja transparente pra que nao haja duvidas.

  11. Caroline Fonseca- SP/ Rebecas

    Alcance os objetivos aprendendo com seus erros, pois é o próprio individuo o único culpado pelo seu fracasso! É muito triste quando uma pessoa culpa a outra por algo, que ela também errou, e pior ainda quando diz que Deus que fez aquilo! Lamentável, obrigada pelo ensinamento bispo! Deus o abençoe

  12. João Ferreira - FJ Almada

    Boa noite O principal para alcançar o sucesso e o respeito e o crescimento e desenvolvimento na vida de cada um de nós é aprendermos com os erros e quando voltarmos a passar pela mesma situação já sabemos como reagir pois já passamos por isso e já sabemos o que fazer para não voltar a cair no mesmo erro. Eu creio que os erros servem para nós amadurecermos mais e mais tanto na fé como na vida pessoal e profissional. Deus abençoe..

  13. Calebe Lopes FJ almada

    Muitas pessoas culpam os outros pelos os seus fracasos e nao veem que eles é que são culpados. Assim leva as pessoas a desistir dos seus objetivos.

  14. Neuza Matos

    Eu lembro me que muitas vezes fui chamada atenção em relação a várias coisas e que graças a essas repreenções, hoje eu sou capaz de ser uma nova e melhor pessoa, porque me aprimorei! Naquilo que me diziam que eu era fraca, tronei-me forte.Olhar para trás e ver o quanto eu aprendi, faz valer cada momento que me senti humilhada, pois serviu para eu crescer e aprender.

  15. Camila Domingues - Esteio/RS

    E inevitável que existam os erros, aliás os "nossos próprios" erros, pois para que façamos dos nossos erros um ensaio mal sucedido, e possamos aprender algo, é necessário que sejamos humildes e nos coloquemos em nossa real condição: falhos; definitivamente...não somos perfeitos!

  16. Vânia FJ ALMADA

    Aqui também deu para entender que quando as pessoas apontam para o erros dos outros e fazem a mesma coisa, também não aprendem com os seus erros, muito menos com o dos outros. Por isso não devemos culpar os outros , mas nunca apontar o dedo se também fazemos a mesma coisa.

  17. Irina soares FJ ALMADA

    É VERDADE não podemos andar por ai a culpar as outras pessoas pelo nosso fracasso, temos que reconhecer os nossos erros pois com elas alcançaremos a vitoria :) OBRIGADO BISPO POR ESSA MENSAGEM.

  18. Patrícia Amorim - Brasília

    É verdade, somos nós os responsável por nossos fracassos ou por nosso sucesso, então porque culpar o nosso próximo, que muitas das vezes não tem nada a ver com o que nos acontece, vamos assumir a nossa culpa e deixar que os outros vivam a vida deles e nós a nossa, com erros e acertos, porque não? é errando que se aprende fazer o certo, e se cair, levantaremos, pois Jesus nos ama e esta de braços abertos para nós, é só correr para Ele e tudo se resolverá, só depende de mim, de você, de cada um de nós. Ele não obriga ninguém, Ele só te espera, mas tome cuidado, vá logo pois depois será tarde demais.

  19. claudia francisco , FJ ALMADA

    é verdade,por vezes culpar os outros pelo nosso fracaso é a unica opçao,mas isso não vale de nada temos que assumir a nossa culpa pois com ela alcançaremos o nosso objetivo.

  20. ISAEL SILVA, FJ ALMADA

    Não podemos andar por ai a culpar as outras pessoas pelo nosso fracasso seja em qualquer area, temos que aprender com os nossos erros só assim alcaçaremos o nosso ojetivo.

  21. Genine Ruivo

    Sem dúvida que aprendemos com os nossos fracassos. Estes tornam-nos mais fortes, abrem a nossa visão e aumentam a nossa Fé. Quer o sucesso quer o fracasso, são consequências do caminho que levamos, das atitudes que tomamos, contudo não devemos desanimar nem culpar terceiros. Erguer a cabeça e seguir em frente! São oportunidades que nos são dadas para mudar de direcção e assim alcançarmos a verdadeira vitória.

  22. Nayza Azevedo

    Exatamente Bispo. Até mesmo no campo espiritual, quando nada está dando certo e nossa consciencia ja dá sinais de que falhamos e mesmo assim continuamos cobrando de Deus resultados. A culpa de não termos recebido o que pedimos, é totalmente nossa e temos que reconhecer isso se queremos outros resultados, crescimento e mudança.

  23. João Lourenço FJE ALMADA

    bom dia bispo É verdade mas pessoas hoje em dia só olha para os erros dos outros e não veem que o problema e os erros estão nelas mesmas. Temos e de ver os nossos erros e corrigilos.

  24. Adriano

    Bom dia, essa mensagem é forte pois muitos gostam de ser vitimas e nao gostam de assumir as culpas como foi dito, ou seja, esse é o tipo de pessoa que se esconde e diga-se de passagem que é mais dificil assumir as culpas e só quem assume as culpas é considerado vencedor pois ultrapassou o obstaculo mais dificil

  25. Bom Dia Bispo! Assumir os nossos erros demonstra CARATER, ha que entender que antes de sermos homem e mulher de Deus, devemos ser homem e mulher se e que me entendem! Se errei no caminho pra alcancar o meu objectivo, 1st devo procurar sair onde foi o erro, levantar e continuar mas agora de uma forma correcta sem apontar terceiros. Muitos falam "ahhh mas fiz isso porque voce falou!" mas pera ai ninguem nos obriga a tomar decisoes, se tomamos alguma decisao foi porque decidimos e se foi errada teremos a consequencia para amanha nao fazer o mesmo. Deus abencoe.

  26. mafer2013

    Sem duvida,quando alcanco alguma meta,fico feliz e sei que eu fiz a minha parte,quando nao a alcanzo tb,foi culpa minha;mas aceito aprender hoje que e so um estimulo para comecar de novo.B dias.

  27. Isabel Leite - Alagoas

    Palavras de sabedoria. Gostei muito deste post. Vamos ser inteligentes, ao invés de procurar culpados, procurar a solução correta.

  28. Angelica

    Muy bueno obispo

  29. Stefanie SP/ Ribeirão Preto /REBECAS

    Boa Noite Bispo Temos que aprender a dar a volta por cima através de nossos erros, para de acusar pessoas pelos nosso fracassos, como o Sr. disse,Alcance os objetivos aprendendo com os seus erros, pois é o próprio individuo o único culpado pelo seu fracasso!

  30. vera - FJEViseu

    o que sempre aponta o dedo, nunca será feliz porque a frustração toma conta do seu ser.

  31. Jessica - FJEViseu

    Somente os valentes vencem o seu eu para assumir que errou, lutar para não repetir o mesmo. Na vida sempre vamos deparar com situações desse género porque somos humanos, mas precisamos ser valentes.

  32. William FJE - Pombal

    è com os erros que aprendemos a dar a volta por cima das dificuldades, identificando e assumindo, podemos fazer dos erros, degraus para alcançar a vitoria.

  33. Lúcia - FJE Viseu

    Realmente não é facil assumir o erro diante dos outros. Mas somente reconhecendo, temos forças para lutar e ir adiante para que vejam que errar é humano e que somos capazes de reverter seja a situação que for.

  34. LEANDRO - FJE POMBAL

    Apontar o dedo e culpabilizar os outros é realmente a justificativa dos fracos e orgulhosos, pois não têm coragem e humildade para olhar para si mesmos e assumirem a responsabilidade do seus fracassos ou frustrações. Já o humilde reconhece onde falhou e no que precisa melhorar, e é corajoso para tentar de novo. Somos senhores do nosso próprio futuro!

  35. Junior - FJE Pombal

    Realmente, o nosso eu diante dos nossos erros sempre deseja colocar a culpa em outras pessoas. Aprendemos e amadurecemos na vida e na nossa fé com os nossos erros, mas sempre temos que vigiar, pois existe erros que pode nos custar muito. Vamos permanecer vigilantes todos os dias!

  36. Edmisa Fontes - FJE Viseu

    Para assumir o erro é preciso quebrar o orgulho, passar a ser humilde e reconhecer que errou. Porque se isso não acontece, nunca chegamos a lado nenhum. Os humildes sempre vencem porque estão dispostos a aprender sempre e a dar a volta por cima.

  37. martim FJE Leiria

    assumir as responsabilidades por nossos actos com coragem e disposição, nos coloca a favor da vida e ela nos apoia sempre com deus

  38. maria FJE Leiria

    uma pessoas que se sente culpada vive na esperança que alguém faça as coisas por si então prefere colocar as culpas nos outros e por vezes mais fácil porque quando se tenta algo e não se consegue não se quer fraquejar de novo então é preferível serem os outros culpados dos nossos fracassos.

  39. veronica FJE Leiria

    bispo obrigada pelas suas palavras. Com tudo isto aprendia que o homem que se julga superior atribui as culpas aos outros mas um homem de deus a si próprio.

  40. Micaela Sofia - FJE Figueira da Foz

    Boa noite bispo E verdade quando as outras pessoas nos metem a culpa sem terem razao. as vezes elas fazem isso em diversos casos como na familia, amigos, entemidade govarmental. isso vem ao acaso de essas pessoas nao terem os seu objectivos realizados chamanse a essas pessoas envegosas.

  41. Viviane Souza - FJE Pombal

    É realmente muito mais comodo procurarmos um responsavel pelos nossos erros do que assumir e querer mudar e fazer de novo e tentar acertar. Quando nós reconhemos e assumimos a culpa e pedimos ajuda a Deus, tudo fica mais leve, e assim conseguimos trilhar o caminho em frente e sem o peso da culpa que acusa na consciencia.

  42. Nirma Jacira - FJE Leiria

    De facto, é muito mais fácil culpar os outros pelos nossos erros, assim nunca nos podemos sentir culpados ou que fracassamos em alguma coisa, visto que temos sempre alguém em quem colocar as culpas... mas o facto é que se culpamos sempre os outros de facto não tem como crescermos com os erros uma vez que é como se nunca o tivessemos cometido, já que a culpa nunca é nossa. É uma grande virtude sabermos reconhecer nossos erros e assumirmos que somos culpados, infelizmente nem todos nós a temos...

  43. Beatriz Motta

    Boa noite sr. Bispo, realmente o ser Humano procura o caminho fácil, e é sempre mais fácil culpar o seu fracasso nas circunstancias da vida ou nas pessoas que nos rodeiam, do que assumir que se algo não deu certo é porque o mesmo não colocou toda sua forca ou investiu em algo certo. Mas quem vive uma vida com o Criador tem de admitir os seus erros e crescer com eles, guarda-lo na memória e partir com toda força para o próximo objetivo. Na fé.

  44. Lilene FJE Leiria

    É as vezes é mais facil assumir o papel de vitim a do que o de culpado.

  45. Greta FJE Leiria

    Boa noite Bispo! se todos os seres humanos vissem os fracassos como um estimulo para se começar de novo, afirmo que não existia um so país pobre na face da terra. pois todos nos seriamos riquissimos.

  46. EduardoFJE Leiria

    Olá sr Bispo! infelismente é a realidade, o sucesso do passado, jamais garantira o sucesso no futuro ou do futuro. Deus o abençoe

  47. Roberta

    Olá, Quando olhamos para os outros, esquecemos de nós mesmos, aí esta a importância de termos o nosso objetivo e lutar por ele. Lamentar ou culpar alguém por causa da situação não vai resolver o problema, o que resolve é você ir em frente, sem olhar para ninguém, e é só assim que você se tornará um VENCEDOR!!! É com os erros que aprendemos e adquirimos experiência!!!

  48. wanessa

    Não podemos atribuir os nossos fracassos, ou as nossas vitórias e conquistas a ninguém, somente nós somos responsáveis, temos sim que aprender com os nossos erros para não errar mais.

  49. jose de ribamar

    Holá, Bispo Julio. Buenas Noches..............Conozco algunas personas paisanos mio que hoy estan de vuelta a mi Pais. No reconociendo sus errores por imcompetencia propia , culpando a todos , incluso sus familiares. Hay un dicho que dijo: ( No tengas invidia, de mí, lucha y trabaja). Un saludo especial.

  50. Heidi Morais

    Uma realidade muito presente nos dias de hoje... Não assumir sua culpa!!! Somente os reconhecem os seus erros, os assume e busca corrigi-los, é que são capazes de serem pessoas melhores, de se tornaram maduras, equilibradas e evoluídas. É por esse motivo, que não são poucas as pessoas que infelizmente cometem sempre os mesmos erros, vezes após vezes. É com a aceitação das nossas falhas, que temos forças e direção para fazermos diferente e sermos diferentes. Eu optei em ser melhor, por isso, decidi por aceitar que sou falha e que cometo erros, entretanto, estou disposta a assumi-los e corrigi-los.

  51. SORAIA

    É muito fácil culpar os outros o nosso fracasso, e qdo fazemos entramos na zona de conforto, e deixamos de olhar para os erros. Nasce o medo e desistimos dos nossos obejtivos. Muito forte na fé

  52. PAULO DIEGO FJE-POMBAL

    muitas das veses as perssoa de hoje em dia procura algo pra colocar a cupa e se faser de vitimas, por isso o fracasso e comum na vida dessas perssoas, como o bispo disse o fracasso e o estimulo para o sucesso, sem o fracasso nunca e jamais vao ter uma vitoria gloriosa, ou seja o sucesso vem la de baixo as lutas as quedas as decepçao sem esses elementos nao vem o sucesso, sem luta nao a vitoria.

  53. Joana - FJE Alcobaça

    Boa tarde Bispo, é uma realidade que as pessoas têm culpado os outros pelos seus próprios fracassos, em vez de se focarem no futuro. Muito forte. Que Deus o abençoe.

  54. Bruna Gouveia - Almada - Portugal

    Boa tarde BpJúlio. É verdade muitos não alcançam os seus objetivos porque por uma derrota ou outra desistiram de lutar, sem luta não há vitória. Temos que aprender com os nosso erros, eles servem para isso e para amadurecermos e não desistirmos. Não devemos culpar ninguém! Tentar não significa conseguir, mas todos os que tentaram um dia conseguiram.

  55. Ludmila Alves, FJ Almada

    É mais fácil apontar o dedo para os outros do que olhar para nós mesmos e reconhecer que a culpa foi nossa.

  56. Quando falam de Culpado ou vc ta errado lembro logo de Jesus que não veio pra julgar o mundo e sim salvar .

  57. Ana Beatriz

    A humildade é um ponto muito importante na vida do cristão,temos que ser humildes para reconhecer niossos erros e concertá-los de forma que nunca prejudique ninguém.

  58. Daniel Rodrigues - FJ Almada

    Quando apontamos o dedo a alguém temos 4 apontados para nós. È muito fácil "dar á lingua" quando são os outros a errar, mas quando somos nós, ai já é complicado. Antes de julgarmos, pensemos se já fizemos o mesmo e se errámos e se fomos o suficientemente fortes para levantar e seguir em frente !

  59. Se falhamos é que porque tentamos, então não desviemos do nosso foco, devemos continuar firme ate alcançar nosso objetivo.

  60. O Unico que nunca errou nessa terra aqui foi Jesus ele tem que ser nosso referência, nosso exemplo e se erramos vamos olhar pra frente pois ele nos dá uma nova chance.

  61. Todos nessa vida ja erraram então vamos tentar a cada dia mais procurar acertar , pois quando erramos aprendemos, com nosso erro a não errar mais.

  62. Errar e Acertar dois verbos ou seja duas acções que podem nos trazer a vitória sucesso, quando a derrota em nossa vidas mais devemos pensar assim eu errei mais agora vou acertar e seguir frente na fé.

  63. Raquel Leng - FJ Almada

    ''Os que estão sempre a culpar os outros pelos seus fracassos são os que nunca alcançam os seus objectivos, porque nunca aprendem com os seus erros.” È sempre mais fácil colocármos a culpa em alguém dos nossos fracassos, familia, namorado, marido, amigo/a, patrão, etc .. Independentemente do que seja, a culpa dos nossos erros ou fracassos é sempre nossa! Através dos nossos erros somos castigados, e a culpa nunca é dos outros! Esta mensagem foi sem dúvida reflectora! Na fé.

  64. Reina Carrasquel-Charallave- Venezuela

    Es cierto Sr. Obispo los errores y fracasos solo sirven para encontrar un motivo más de superarnos, hay que ver en las dificultades una oportunidad para intentar de nuevo hasta lograr nuestras metas pautadas. EN SI CADA OBSTACULO ES UN ESCALON PARA SUBIR HASTA NUESTRA META. EN LA FE

  65. Paloma Lopes , FJ Almada

    Sem duvida. O tempo que perdemos a procurar um culpado ja tínhamos começado de novo. Muitas vezes perdemos tempo e deixamos oportunidades passarem porque nao reconhecemos que o erro foi nosso . É sempre mais fácil colocar a culpa nos outros.

  66. Olá Bispo o ser humano gosta muito de jogar ,a culpa nas outras pessoas apontar o dedo julgar , e este tipo de pessoas que gosta de jogar a culpa nas pessoas nunca erra só acerta .

  67. A minha opinião é essa quem nunca errou nessa vida, todos erraram, veja o exemplo do Rei Davi, ele errou, mais reconheceu seu erro, quando erramos e reconhecemos nossos erros concerteza Deus nós dá uma nova chance.

  68. vera lúcia

    Boa tarde Bispo,é verdade é mais fácil culpar os outros que assumir nossos fracassos,já passei por isso vivia culpando as pessoas por aquilo que não conquistei,quantas oportunidades perdidas por não encarar meu erro e depois culpar os outros. hoje aprendir se não conquistei ainda aquilo que almejo á culpa é só minha,hoje eu assumo isso,e as coisas estão começando á mudar.assuma seus erros você vai se sentir muito melhor. um abraço que Deus o abençôe

  69. Para ser bem sucedido não posso olhar para meu fracasso como desistência mas usa-los a meu favor, não ficar vendo os erros dos outros e acusar, mas corrigir. Se quando bebes tivéssemos medo de falhar poucos andavam. Para alcançar a vitoria temos que provar o fracasso, as vezes amargo, duro, mas quando corrigimos o sabor da vitoria é a paz, missão cumprida. Nosso fracasso só vai ser uma derrota quando nos permitimos que ele seja.

  70. paula ferreira FJE Leiria

    é verdade bispo por vezes é muito mais fácil apontar o dedo dizendo que o nosso fracasso deriva do um acto de uma outra pessoa, assim é nos mais fácil seguir com a nossa vida sem nos preocuparmos muito, mas para sermos felizes isso tem de mudar e tomar-mos uma atitude de sabermos realmente o que queremos enquanto pessoas e como um ser que tem atitudes que também essas tem consequências

  71. Algumas pessoas desistem dos projectos e sonhos já no primeiro fracasso ou dificuldade. Algumas não chegam nem mesmo a tentar, por achar que não conseguirá e com isto perdem a capacidade de aprender com o fracasso, com o erro e com a derrota, faz-se o próprio derrotado, ao invés de transferir seus erros em estimulo para fazer a diferença e ser vencedor.

  72. Edna Almeida - FJ viseu

    A nossa vitória depende da nossa reação diante das situaçoes difíceis de assumir o erro. Temos que reconhecer que somos falhos, mas que a próxima vai dar certo e admitir que erramos sem temer a nada nem ninguém. Dói na hora mas no fim trás um gozo na alma.

  73. Arikson - FJ viseu

    As vezes precisamos errar para aprender. Porque podemos aproveitar esse erro para irmos adiante sem errarmos mais. O erro trás-nos experiencia. Depende da forma como reagimos diante da situação

  74. Quem nunca errou! O problema não é errar mas não assumir, não ser humilde suficiente para reconhecer. Reconhecer nos faz consertar e vencer. Usar nossa fraqueza como estimulo para identificar o erro e vencer.

  75. Quando pensamos em erro logo ligamos a fracasso. Mas o que seria de todas as invenções tão usadas por nos se grandes estudiosos tivessem desistido? Thomas Edison, fracassou 9.999 vezes na tentativa de inventar a lâmpada ? E ele diz: "na verdade não fracassei em nada nestas 9.999 tentativas. Ao contrário! O que fiz foi descobrir, com sucesso, 9.999 razões que impossibilitavam o funcionamento da invenção" Depende de nós acusarmos os outros, atribuir fracasso aos outros. Ou realmente reconhecer e recomeçar ate acertar. Cabe a nos vencer ou ser vencido, acusar ou reconhecer

  76. Greika Katielly

    Nos somos responsaveis pelas vitorias e pelas nossa derrotas,o que temos que fazer e tirar o melhor de cada situação pois aprendemos com tudo que acontece em nossas vidas.

  77. Nossos acertos não justificam nossos erros , mais nossa humilde de reconhecer e começar tudo de novo sim.

  78. Ser humilde e aceitar que errou e por isso, como se diz quem planta colhe , se a pessoa errou deve se concertar e seguir em frente o cair é do homem mais o levantar de Deus .

  79. Vânia FJ ALMADA

    Antes de apontar o dedo a alguém, é melhor olhar para dentro de si, antes de julgar qualquer pessoa, porque ninguém é perfeito e todos nos erramos!

  80. Boa tarde Bispo devemos aprender com nossos erros, mesmo para a gente acertar muitas vezes eramos , mais devemos entender que a culpa é nossa e de mais ninguém .

  81. Auelde Almeida - FJ viseu

    Culpar os outros é muito fácil. Esquecemos que muitas vezes precizamos que alguém nos chame atenção para concertarmos o que está errado, e que só assim teremos sucessos.

  82. Gianni Da Costa

    Justificar um erro é errar outra vez!

  83. João Marques (Portugal)

    É como o Thomas Edison, ele errou cerca de mil vezes antes de conseguir por a lampada a funcionar, perdão ele descobriu cerca de mil maneiras para não construir a lampada. Todos nós erramos, mas temos que aprender a não repetir o erro do passado. Eu falo isto porque sei o que fiz no passado e o que não voltarei a fazer ainda que a religião me convide.

  84. Lurdes Rodrigues - FJE VISEU

    De nada adianta arranjar um "bode expiatório" quando o nosso PRINCIPAL INIMIGO sou EU MESMO. Se ontem falávamos da importância de uma atitude positiva, creio que este post vem complementar o assunto. Devo deixar de colocar defeitos no que me rodeia e trabalhar em mim mesma anulando minhas dificuldades e apostando nas minhas capacidades!

  85. Diana Rebelo - FJE VISEU

    Certo dia uma senhora que eu já não via há um certo tempo veio ao meu encontro. Quando lhe perguntei como ela estava, a resposta que obtive foi: "Está tudo difícil! Tento arranjar emprego mas as pessoas que vêm de outras cidades trabalhar para aqui roubam-nos o lugar." Eu respondi: "Então mas tem procurado?" - ao que ela respondeu: "Ah, já procurei! Já não vale a pena porque a resposta é sempre a mesma." O problema aqui é que ela tinha-se deixado vencer pela situação. Quantas vezes eu também fui assim. Na rua o que mais ouvimos é: "Está difícil, não vai conseguir trabalhar na sua área! Está tudo cheio, não tem lugar para mais ninguém. Até que eu entendi que era eu que tinha que provocar uma diferença. Em vez de me resignar e desistir, era necessário provar na minha primeira e breve abordagem à empresa, o meu caráter e mostrar que eu seria uma peça indispensável. Só assim, Deus pode fazer a parte e juntar a minha para a situação mudar.

  86. Pamela- FJAlmada

    Muitas pessoas desistem de perseguirem os seus objetivos porque no passado tentaram uma vez e nao deu certo, voltaram a tentar uma segunda e ate uma terceira vez e voltaram a perder, então acabam sempre por desistirem, sendo vencedidos pelo fracasso, pelo desanimo, etc. Elas nao olham para os seus erros como uma forma de aprendizagem para o seu próprio futuro, em vez de pensarem onde é que falharam para poder emendar , nao, preferem ficar chorando e murmurando e quando se apercebem ja nao tem sonhos nenhuns para realizar. Eu aprendi que quando erro, nesse erro eu aprendo uma lição para a minha vida para que no futuro nao venho a cair no mesmo erro do passado.

  87. Graciene Leandro

    É vdd Bp. nos somos os únicos culpados pelos nossos fracassos ou sucessos.

  88. Susana - FJE Império

    Muito mais fácil que assumir as culpas é encontrar um outro para culpar...

  89. Janete

    É A PURA VERDADE!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.